Autor Tópico: Vacas Magras  (Lida 12081 vezes)

amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.369
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Online: 26 de Junho de 2014, 20:20:42
Olá pessoal.
Impressão minha ou estamos passando por um período de 'vacas magras' aqui no fórum?
Salvo aqueles tópicos que bombam direto (5Dc, Manuais e EU), fora isso as coisas estão bem paradas. Os "figurões" no bom sentido, sumidos, os temas polêmicos ausentes...
Será efeito da copa?
Abraços, galera.



Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2014, 21:39:24
Olá pessoal.
Impressão minha ou estamos passando por um período de 'vacas magras' aqui no fórum?
Salvo aqueles tópicos que bombam direto (5Dc, Manuais e EU), fora isso as coisas estão bem paradas. Os "figurões" no bom sentido, sumidos, os temas polêmicos ausentes...
Será efeito da copa?
Abraços, galera.

Reparei também,sinto até falta hahahaha
mas isso não é exclusivo só aqui no MF não....tem fóruns que ficam parados por dias, até semanas, acho que esse é aé bem movimentado  :ok:

mas realmente,os "figurões" deram uma sumidinha   :ponder:



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2014, 21:51:17
Depois de participar de alguns fóruns, de diferentes temas, cheguei a uma conclusão: a atividade em um forum é cíclica. Tem altos e baixos, sempre tem um período de fervor e depois uma queda. Isso porque as pessoas vão se cansando um pouco dessa coisa de fórum. Daí aos poucos vão deixando de frequentar, e o fórum vai caindo. Daí os novos foristas precisam "assumir", e até que isso aconteça, rola um período de latência.


Depois de um tempo, sobe de novo, com muita gente diferente do ciclo anterior. Mas sempre tem os persistentes, aquelas pessoas que permanecem por vários ciclos seguidos. Tem gente que realmente gosta e não se cansa de fóruns.


Eu tenho maus altos e baixos. Várias vezes tenho vontade de mandar todo pro espaço e abandonar de vez todos os fóruns, mas meses depois volto a frequentar. Acontece com todo mundo, acho.


Mas eu acho que o fórum anda bem movimentado ultimamente. Não sou tão antigo aqui pra saber quem são os "figurões" sumidos, mas todo dia aqui tem dezenas de tópicos ativos que participo.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2014, 22:00:06
Também sinto isso Aldo. A produção de conteúdo interessante e participação da "diretoria" tá bem fraca aqui.
Com isso o fórum não deixa de ser legal, mas perde um pouco do encanto.

E também concordo com o Humberto. Mas tem uma infinidade de fatores que levam a essa "sazonalidade".


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #4 Online: 26 de Junho de 2014, 22:12:25
O Fato é,um espaço como esse é uma verdadeira escola,todos os dias aprendo algo novo,todos os dias pessoas de caráter aparecem,fiz grandes amizades nesse fórum,pessoas que tem mudado muito minha forma de agir e pensar,digo mais,deixaram de ser virtuais e se tornaram reais  :ok:

acho que é para isso que serve uma comunidade como essa,isso que importa,independente  da atividade . :ok:

nossa quase chorei hahahaha


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2014, 22:16:58
digo mais,deixaram de ser virtuais e se tornaram reais


Acho que isso é o mais importante. Um fórum te dá a oportunidade de conhecer um bocado de gente, e se você consegue transformar isso em amizades reais, o "legado" fica. O povo daqui de São Paulo, por exemplo, acabou se aproximando bastante, tudo por conta inicialmente do tópico do livro que o Marcelo criou.


E isso já me aconteceu em outros fóruns de que participo, acho muito bacana! Acho que até por isso eu não tenho essa percepção de que o fórum está passando por um período de baixas, porque tem várias atividades relacionadas ao MF que estão rolando.  :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2014, 02:29:42
Os assuntos comecam a se repetir e so atraindo pessoas novas para manter os velhos assuntos atona.

Eu tenho tambem usado mais sociais midias como G+ e LinkedIn, em sociais midias meus textos e discussoes atingem maior publico e tem mais chance de terem respostas. Ja em forums iguais a esse eu sei que a maioria dos assuntos que eu me interesso e trazer nao terei resposta ou participacao de ninguem, ou quase ninguemquando apenas 1 ou 2 participam com apenas 1 post.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2014, 03:22:16
É isso mesmo, depois de um tempo, a maioria dos assuntos começa a ficar repetitivo e desinteressante.

A uns dois anos eu postava quase todo dia aqui no fórum, e hoje, apesar de eu acessar todos os dias para ler os novos tópicos, posto em poucos.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Marcos Cardoso

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 391
  • Sexo: Masculino
  • Apenas um novato
Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2014, 08:14:30
Acho que o fórum virou classificados de equipamentos de fotografia e tecnologia em geral.
Sem câmera :(


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2014, 08:53:43
Humberto disse tudo... todo forum tem seus altos e baixos, tem sempre gente velha saindo, gente nova e gente que persiste.

Sobre o assunto do tópico "vacas magras", não são apenas os "figurões" que criam tópicos interessante ou polêmicos, acho que isso cabe a todos... venho de outro fórum que contempla outro assunto, eu já sabia que tópico sobre café e cerveja no "Papo Furado" iriam bombar kkkkk :D

Acho que falta mais cooperativismo por aqui, mais gente comentando, criticando. As pessoas postam suas fotos e querem ser criticadas e elogiadas, mas quando outra pessoa posta ele dá uma olhada rápida, pensa "OK" e não escreve nada, se o cara for novo e completo desconhecido, aí piorou.
« Última modificação: 27 de Junho de 2014, 08:55:25 por vinicius83 »
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2014, 09:01:15
Um pouco de tudo que já foi dito.

Mas vamos combinar que deve ser um saco para os membros da "diretoria" entrarem e darem de cara todo dia com posts do tipo: Tenho R$ 135,00 para gastar e gostaria de uma indicação de uma cam para isto ou aquilo. Ou então ler o colega dizer: estou tirando umas fotos num quarto escuro e as "imagens" estão muito ruins. Será que minha lente está com problemas? Ou ainda entrar no Corredor e ver colegas postarem fotos para avaliação geral que eu não mostraria nem pra minha mulher. Aliás, fotos que eu apagaria na própria cam, e o colega achando que a foto está o máximo. Deve ser um saco ver isto ano após ano porque assuntos novos e interessantes são realmente muito poucos.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Anderson Sales

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 886
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Junho de 2014, 09:02:36
Acho que falta mais cooperativismo por aqui, mais gente comentando, criticando. As pessoas postam suas fotos e querem ser criticadas e elogiadas, mas quando outra pessoa posta ele dá uma olhada rápida, pensa "OK" e não escreve nada, se o cara for novo e completo desconhecido, aí piorou.

Ótima observação.
Nikon D5200 + Nikkor 18-55mm + Nikkor 35mm 1.8G
Panasonic Lumix FZ-150
Flickr: http://www.flickr.com/photos/dusales/


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 27 de Junho de 2014, 09:10:57
Ótima observação.

kkkkk to vendo que vc tem um topico que postou e ninguém comentou, vou dar uma olhada mas não sou nenhum expert ein, afinal não comentam minhas fotos também.  :ok:
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #13 Online: 27 de Junho de 2014, 09:15:41
Os assuntos comecam a se repetir e so atraindo pessoas novas para manter os velhos assuntos atona.

Esse é sempre o maior problema do formato de fóruns. Mesmo a moderação agindo constantemente, é difícil evitar que os assuntos se repitam. Quem é mais antigo no fórum se cansa de sempre responder as mesmas coisas, e acaba se afastando e se restringindo a outro tipo de tópico.

Mas vamos combinar que deve ser um saco para os membros da "diretoria" entrarem e darem de cara todo dia com posts do tipo: Tenho R$ 135,00 para gastar e gostaria de uma indicação de uma cam para isto ou aquilo.

Isso é péssimo. Já fui moderador de fórum, e é a coisa que dá mais desânimo. Daí você vai lá, tranca o tópico ou mescla com outro, e o forista fica revoltado, sempre rola um stress, chato mesmo... Por isso também acho que sempre deve haver um rodízio na moderação, natural que aconteça. Desde que eu entrei aqui, já tiveram vários bons moderadores que caíram fora e outros bons que surgiram.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.368
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 27 de Junho de 2014, 09:19:42
...

Acho que falta mais cooperativismo por aqui, mais gente comentando, criticando. As pessoas postam suas fotos e querem ser criticadas e elogiadas, mas quando outra pessoa posta ele dá uma olhada rápida, pensa "OK" e não escreve nada, se o cara for novo e completo desconhecido, aí piorou.

2x
Também concordo!!
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.