Autor Tópico: Como tirar fotos do cêu sem tremer as estrelas?  (Lida 42696 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #75 Online: 21 de Abril de 2015, 12:06:51
Oi Felipe!

Eu tenho uma 50mm f/1.8, eu sempre levo ela e a 300mm com intenção de usar, mas acabo ficando só com a 18mm na máquina. Certa vez até usei mas não consegui focar de jeito maneira, mas não usei o liveview, da próxima vez, já vou levar ela acoplada na máquina, tiro a primeira foto com ela as outras com a 18mm para poder comprar.  Ontem estava olhando ela, e a única lente que tenho com marcação de foco, nela deveria ser mais fácil focar o infinito... Vou testá-la, apesar da área de cobertura ser muito menor.

Outro dia vi no flirck uma foto tirada do chão para o céu, ficou show de bola!

Se eu focar o infinito no tripé, mas mudar a máquina de posição tipo, apoiar ela no chão, eu teria que focar novamente, o foco irá ficar ruim?

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #76 Online: 21 de Abril de 2015, 13:53:36
o problema da 50mm é que qualquer velocidade um pouco mais lenta ja vai gerar star trail, sem contar que 50mm é muito fechada, em FX ja é, em crop é demais. O ideal é uma ultra wide angle bem clara, 35mm 1.8 ou 1.4 é bacana, mas ela só é wide realmente em FX e nao chega a ser ultra wide como uma 20mm ou uma 14mm...

Para fotos de céu a questao é bem simples, quanto mais, melhor; quanto maior abertura, melhor, porém vai ser dificil voce achar uma lente ultra wide mais aberta que 2.8, o resto fecha mto o angulo de visao e nao te da fotos interessantes...

Quanto maior o ISO, melhor, porém uma camera de entrada nao vai ter ISO bonito acima de 400, uma fullframe talvez chegue nos 1600 sem perder qualidade, mesmo assim não é muito.

Quanto maior o tempo de exposição, melhor, porém, muito tempo de exposição gera star trail, ai a solução seria um sky tracker que tem um custo!

Essas minhas fotos são bem antigas Manoel, a primeira mesmo deve ter mais de seis mêses.
« Última modificação: 21 de Abril de 2015, 13:56:52 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #77 Online: 21 de Abril de 2015, 17:53:48
O André já deu as dicas, e é isso aí.

Cuidado com esse conceito de que existem fotos com ISOS altíssimos sem ruído. Acho que não é bem assim.

Acontece que fotógrafos perdem horas retrabalhando imagens em programas como Lr e principalmente Ps, então o que vc está usando como base são resultados e não arquivos raw.


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 22 de Abril de 2015, 01:54:52
Oi gente!

Lendo por ai sobre fotografia noturna, encontrei um tópico falando sobre "Dark Frames", uma técnica em que se tira a foto com o iso alto e com a redução de iso da camera desligada, e depois tira-se a mesma foto sem mudar nada só que agora com a lente da máquina tampada para se obter somente os ruidos, e depois edita no PS, o cara disse que isto é muito utilizado hoje em dia.

Alguém já ouviu falar nisto?

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 22 de Abril de 2015, 05:15:02
Olá manoelnikon
Eu não sei como se faz isso usando o Photoshop mas sei que com o DeepSkyStacker (DSS) é possível fazer isso automaticamente usando várias fotos, dark frames e light frames.
Essa técnica é boa porque muitas vezes acaba nem sendo necessário aplicar redução de ruido convencional dos programas de edição e a foto não fica com aquele aspecto "plastificado".
O único problema do DSS talvez seja para fotos onde há objetos estáticos (montanhas, árvores, etc) no mesmo frame que as estrelas.

Com a 50mm (75mm equiv. em 35mm) f/1.8 que vc tem dá pra tirar fotos de regiões específicas do céu. Tenho uma lente f/1.4 com campo de visão equivalente a uma 50mm (em 35 mm) e acho ela muito boa para tirar fotos de determinadas constelações. Usando ela em abertura máxima consigo bons resultados com iso 800 e ~6s. Creio que com a sua prime você também consiga bons resultados utilizando configuração semelhante.

Só por curiosidade... No último post que você colocou três fotos, por que na primeira foto você usou iso 800 e na segunda iso 12800?


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #80 Online: 22 de Abril de 2015, 10:46:48
Oi gente!

Lendo por ai sobre fotografia noturna, encontrei um tópico falando sobre "Dark Frames", uma técnica em que se tira a foto com o iso alto e com a redução de iso da camera desligada, e depois tira-se a mesma foto sem mudar nada só que agora com a lente da máquina tampada para se obter somente os ruidos, e depois edita no PS, o cara disse que isto é muito utilizado hoje em dia.

Alguém já ouviu falar nisto?

Valeu!

Existe uma função dentro da sua câmera que já faz isso, chama-se "redução de ruido de longa exposição".
Assim, a própria camera faz essa combinação da imagem que vc captou com uma foto totalmente preta.

Por isso que com essa função ligada temos que esperar o mesmo tempo de exposição para a geração do arquivo final e sua aparição na tela LCD.

Esse ajuste é o único que afeta o arquivo RAW.

Sugiro deixar sempre ligada essa função. Claro, será chato quando vc fizer uma exposição de 30 minutos, pois terá de esperar mais 30 minutos pra que a foto fique pronta na camera. Mas o resultado vale a espera!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #81 Online: 22 de Abril de 2015, 11:06:04
Existe uma função dentro da sua câmera que já faz isso, chama-se "redução de ruido de longa exposição".
Assim, a própria camera faz essa combinação da imagem que vc captou com uma foto totalmente preta.

Por isso que com essa função ligada temos que esperar o mesmo tempo de exposição para a geração do arquivo final e sua aparição na tela LCD.

Esse ajuste é o único que afeta o arquivo RAW.

Sugiro deixar sempre ligada essa função. Claro, será chato quando vc fizer uma exposição de 30 minutos, pois terá de esperar mais 30 minutos pra que a foto fique pronta na camera. Mas o resultado vale a espera!

Essa minha observação vai ser feia, mas se quiser cancelar essa redução de ruído de longa exposição nas Nikon, basta desligar e ligar a câmera depois de terminar a exposição principal. Não recomendo, mas funciona.


danielsa

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #82 Online: 22 de Abril de 2015, 21:06:00
Esses tempos encontrei um site que mostra a poluição das luzes das cidades. Bem interessante para quem quiser encontrar um céu bem escuro:


http://www.blue-marble.de/nightlights/2012
Assunto não é sujeito.


Zarley Starling

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
  • Sexo: Masculino
Resposta #83 Online: 22 de Abril de 2015, 22:38:54
Tenho uma Canon 60D e lente Noct-Nikkor 58mm f1:1.2. á para usar nesta fotos do céu?
« Última modificação: 22 de Abril de 2015, 22:39:19 por Zarley Starling »
Canon 7D, lente Canon EF-s 24-105mm L, lente Canon EF-S USM 70-300mm, lente Canon EF-S 55-250mm, lente Aus Jena Tessar 50mm f:2.8 com adaptador,Radio Flash Cactus 4, Lente Canon EF-S 18-55mm, ente Canon EF-S 10-18mm,


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #84 Online: 22 de Abril de 2015, 22:47:11
Tenho uma Canon 60D e lente Noct-Nikkor 58mm f1:1.2. á para usar nesta fotos do céu?

Na real qualquer lente da, só que cada uma dará um resultado diferente, algumas umas baitas porcarias.

Essa que vc citou é boa por ter uma grande abertura, porém 50 mm, até como o André já comentou é um angulo muito fechado. 18 ainda é pouco, vc vai olhar aquele céuzão cheio de estrelas e quando enquadrar vai pegar uma pequena fatia dele ma foto.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #85 Online: 22 de Abril de 2015, 23:47:32
Tenho uma Canon 60D e lente Noct-Nikkor 58mm f1:1.2. á para usar nesta fotos do céu?

A Noct é uma das melhores lentes pra se fotografar estrelas, apesar do ângulo fechado. Pelo projeto, ela não apresenta distorções comuns à lentes de grande abertura. Mas pra usá-la, o ideal seria uma câmera Nikon. Se não te interessar e quiser vender, avise.


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #86 Online: 23 de Abril de 2015, 00:58:18
Oi gente!

Como sempre as dicas de todos vocês são excelentes!

danielsa, este mapa http://www.blue-marble.de/nightlights/2012 de  poluição das luzes das cidades é muito bom!!!  Eu estava planejando em ir parar numa região agora ví que lá tem muita poluição, vou para outro lado.

Raphael, a D3200 não tem exatamente  "redução de ruido de longa exposição", tem apenas uma função "redução de ruído", acredito que deva ser a mesma coisa, a menos que a de longa seja turbinada. Eu sempre deixo ligado justamente por não saber outra forma de remover.  Mas é muuuuito chato esperar o mesmo tempo da foto para então ver que ficou uma me$%da. Mas quando a foto sai boa vale a pena, sem ele o ruido parece ser 10X maior!

...
Só por curiosidade... No último post que você colocou três fotos, por que na primeira foto você usou iso 800 e na segunda iso 12800?

Oi edstk!

Eu já tinha tirado a sequencia de fotos que eu queria, que era da represa e já iria vir embora. Tirei esta foto de bobeira achando que ficaria ruim, era a foto de saideira, mas acabou que gostei dela mesmo com ruidos. : )

Eu entrei no site do DeepSkyStacer, valeu pela dica, lá tem bastante informação a respeito disto. Parece fácil de início mas ví que é bem complicado...  Pena que eu não tenho um cabo disparador...  Seria uma mão na roda para isto. Tenho só o controle remoto. Eu vou instalar o programa aqui e fazer alguns testes.

A 50mm em DX é quase uma lente de zoom, a área dela realmente é muito fechada, realmente é aquilo que o Raphael falou "vc vai olhar aquele céuzão cheio de estrelas e quando enquadrar vai pegar uma pequena fatia dele ma foto."   

Acho que ao invés de tirar foto só do céu, e usar ela para fotografar algum objeto + o céu no fundo, vai ficar bem bacana, tipo umas pedras ou uma árvore seca e o que sobrar é estrela.

Valeu!
« Última modificação: 23 de Abril de 2015, 01:00:40 por manoelnikon »
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #87 Online: 29 de Abril de 2015, 21:46:17
Galera, só vi esse tópico hj.

Sou fotografo de moda e meu hobby é fotografar paisagens noturnas.

Já usei lentes 50mm, 35mm, 24mm (1.4L melhor que eu já usei pra esse tipo de foto), 15mm fish e 14mm ronikon. qq dessas lentes é no mínimo 2.8 e faz uma diferença absurda.

acho que a galera falou bem da técnica de foto, mas falou pouco da pp. sempre tento fazer a foto mais clara possível, até quase estourar o branco. e depois corrigir no LR e PS.
Esse link é uma baita ajuda pra quem tá querendo fotografar perto de cidades http://www.justinngphoto.com/2014/05/16/how-i-photograph-the-milky-way-from-light-polluted-skies-of-singapore/

essa primeira foi tirada no meio do Rio de Janeiro, na lua cheia


O resto, nenhuma é "no meio do nada"




manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 30 de Abril de 2015, 00:59:43
Oi Jonas!

Ótima as fotos!

A no Rio de Janeiro, e a segunda foto principalmente.  Parece quase de dia com estrelas.  :ok:

Eu li o link que vc postou, muito bacana, pena que o céu está nublado aqui, se não eu já faria um teste.

Mas vem cá, as imagens estão em tamanho pequeno, então elas não mostram quase nenhum ruido ou a trilha das estrelas.  Este tipo de técnica dá para deixar a foto em 100% ou pelo menos com 2480px de largura e boa aparência, ou precisaria salvar a foto menor para não deixar aparecer?

Valeu!

Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #89 Online: 30 de Abril de 2015, 17:03:01
Oi Jonas!

Ótima as fotos!

A no Rio de Janeiro, e a segunda foto principalmente.  Parece quase de dia com estrelas.  :ok:

Eu li o link que vc postou, muito bacana, pena que o céu está nublado aqui, se não eu já faria um teste.

Mas vem cá, as imagens estão em tamanho pequeno, então elas não mostram quase nenhum ruido ou a trilha das estrelas.  Este tipo de técnica dá para deixar a foto em 100% ou pelo menos com 2480px de largura e boa aparência, ou precisaria salvar a foto menor para não deixar aparecer?

Valeu!

Manoel, Obrigado!
Essas fotos estão pequenas pq eu peguei do meu instagram.
Ruido sempre existe, a parada é tratar na pós, a segunda e a ultima fotos eu tenho impressas aqui e quase não rola ruido.
quanto ao trail, é usar a tecnica 1/600 mesmo (eu aprendi como 1/500 hahaha)

Um Abraço