Autor Tópico: Como tirar fotos do cêu sem tremer as estrelas?  (Lida 42696 vezes)

danielodonto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 30 de Abril de 2015, 17:36:30
Galera, só vi esse tópico hj.

Sou fotografo de moda e meu hobby é fotografar paisagens noturnas.

Já usei lentes 50mm, 35mm, 24mm (1.4L melhor que eu já usei pra esse tipo de foto), 15mm fish e 14mm ronikon. qq dessas lentes é no mínimo 2.8 e faz uma diferença absurda.

acho que a galera falou bem da técnica de foto, mas falou pouco da pp. sempre tento fazer a foto mais clara possível, até quase estourar o branco. e depois corrigir no LR e PS.
Esse link é uma baita ajuda pra quem tá querendo fotografar perto de cidades http://www.justinngphoto.com/2014/05/16/how-i-photograph-the-milky-way-from-light-polluted-skies-of-singapore/

essa primeira foi tirada no meio do Rio de Janeiro, na lua cheia


O resto, nenhuma é "no meio do nada"




Jonas, conta pra nós ai que equipamento usou, e se possivel abertura, iso e tempo que usou... Só pra ajudar os curiosos.  :ok:




Belo Tópico hein! Com um pouco de paciência, quem estiver interessado no assunto, lendo todos os comentários já sai daqui com boa idéia de como fazer. :clap:
Canon 70D + 24-105mm F4 USM + EF 50mm 1.8 STM
Nikon D5100 + 18-55mm + Flash Circular
Foz do Iguaçu - Pr

https://www.flickr.com/photos/danielodonto/


RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #91 Online: 30 de Abril de 2015, 18:01:55
Acompanhando as dicas dos amigos  :snack:
"O importante é o que importa e vice-versa"


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #92 Online: 01 de Maio de 2015, 18:08:01
 :snack:
Fábio Pedro.


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #93 Online: 02 de Maio de 2015, 18:37:54
Jonas, conta pra nós ai que equipamento usou, e se possivel abertura, iso e tempo que usou... Só pra ajudar os curiosos.  :ok:




Belo Tópico hein! Com um pouco de paciência, quem estiver interessado no assunto, lendo todos os comentários já sai daqui com boa idéia de como fazer. :clap:

Daniel,

todas as fotos são com iso 3200 ou 6400, abertura no máximo 3.2 e velocidade entre 20 e 30 segundos. usei uma 5d mk3 e uma 6d.

foto 1 - 24mm f1.4
foto 2 e 4 - 15mm fisheye f2.8
foto 3 - 14mm 2.8

Abraços


S.SILVA

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #94 Online: 13 de Maio de 2015, 22:29:25
Olá pessoal. Acabo de me inscrever no fórum e acho fantástica essa troca de informações e experiências. Minha pergunta é sobre foco, especialmente naquelas condições de completa escuridão. Além da possibilidade do foco manual no infinito, alguns já citaram aqui a técnica de se focar manualmente e diretamente nas estrelas, usando o zoom no modo live view. Alguém aqui usa a técnica de usar o foco automático mesmo, em algum objeto relativamente próximo, como uma árvore, com auxílio de alguma luz artificial, como lanterna? Neste ultimo caso, a nitidez das estrelas seria muito afetada pelo fato de o foco ter sido feito em um objeto próximo?


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #95 Online: 13 de Maio de 2015, 23:28:25
Seja bem vindo  S.SILVA!!!  :ok:

Boa pergunta a sua, tenho a mesma dúvida também gostaria de saber se alguém "já tentou focar com laterna" e "sem lanterna direto na estrela", qual ficaria melhor?

As minhas últimas tentativas, onde tive os melhores resultados desde então, eu foquei direto nas estrelas usando o zoom do liveview, usei foco manual, o automático não pegou.

Abs
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #96 Online: 14 de Maio de 2015, 12:21:48
Aprendendo bastante
 :snack:


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #97 Online: 14 de Maio de 2015, 12:45:29

Depois da bateria de fotos, resolvi fotografar a via láctea, que estava na direção ao contrário da represa.

Céu de Santa Rosa by Manoel Jr., on Flickr
Nikon D3200 - 18mm - 20s - ISO 12.800

Esta aqui é a foto original antes da pós. clica nela para abrir em 100%, tem muito ruído!



Gostaria de saber o que você alterou na pós.
Ficou uma diferença (pra melhor) enorme!


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #98 Online: 15 de Maio de 2015, 00:29:16
Oi João da Ega!

Editei no Lightroom 5.6, nesta ordem:

Tom,
Contraste
Exposição
Realce
Sombra
Recorte de Branco
Suavização da luminância
Detalhe da luminância
Nitidez

E depois fui misturando estes comandos até atingir o que eu queria.

A foto original ficou tudo vermelho, mas a "cor da noite" era mais ou menos esta da foto editada. Já as estrelas, tinham muitas a via lactea só se via um aglomeradinho pequeno nem 30% do resultado final. Mas já na foto aparecem outros milhões de estrelas que os olhos não veem, é sempre uma surpresa quando vejo a foto depois de tirar.

Eu já tirei tanta foto do céu de noite, e jogava tudo fora porque ficava vermelho, mal sabia que dava para arrumar! 

Este link aqui, que o Jonas passou é ótimo!   Fala bastante do trabamento de imagem para foto na cidade. http://www.justinngphoto.com/2014/05/16/how-i-photograph-the-milky-way-from-light-polluted-skies-of-singapore/ 


Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


João da Ega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Eu, caçador de mim.
Resposta #99 Online: 15 de Maio de 2015, 07:40:08
Obrigado, Manoel.

No meu primeiro post aqui falei que pretendia trocar minha superzoom por uma DSLR por causa de limitações daquela, e citei uma tentativa de registrar uma foto noturna, quando a superzoom limita o ISO em 80 quando a velocidade é superior a 1,3".

Mal sabia que é muito mais trabalhoso fazer belas imagens, mas tô aprendendo aqui  :snack:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.545
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #100 Online: 15 de Maio de 2015, 08:29:18
Alguém aqui usa a técnica de usar o foco automático mesmo, em algum objeto relativamente próximo, como uma árvore, com auxílio de alguma luz artificial, como lanterna? Neste ultimo caso, a nitidez das estrelas seria muito afetada pelo fato de o foco ter sido feito em um objeto próximo?

Bom, objetos relativamente próximos estão, como vc escreveu, relativamente próximos. Então afetariam o foco nas estrelas, sim. Mas não vejo problema em focar manualmente nas estrelas usando o live view e zoom. 


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #101 Online: 16 de Maio de 2015, 13:40:52
Existe limite na distância de focagem?

Tipo, depois de tantos metros tanto faz a distância que o objeto estaria?  Como se eu focar uma coisa a 500 metros ou a 2000 metros a focagem seria a mesma ou não? hum... Perguntando de outra forma, se eu focar algo a 500 metros uma coisa que esteja mais distante também ficaria em foco devido a algum tipo de limitação no foco? Sabe aquele de infinito, depois de quantos metros é ele?

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #102 Online: 18 de Maio de 2015, 13:37:25
Existe limite na distância de focagem?

Tipo, depois de tantos metros tanto faz a distância que o objeto estaria?  Como se eu focar uma coisa a 500 metros ou a 2000 metros a focagem seria a mesma ou não? hum... Perguntando de outra forma, se eu focar algo a 500 metros uma coisa que esteja mais distante também ficaria em foco devido a algum tipo de limitação no foco? Sabe aquele de infinito, depois de quantos metros é ele?

Valeu!

Então Manoel,
Cada lente tem uma distancia de foco infinito, isso é, depois de tantos metros tá tudo em foco.
Quanto mais wide a lente menor a distancia de foco infinito.
Pra focar as estrelas  ideal é conhecer a lente que estás usando. (Eu geralmente levo uma lanterna potente e faço foco automatico em algum a uma distancia maior do que o foco infinito da lente.)
Vale a pena dar uma estudada em hiperfoco também.

Um Abraço


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #103 Online: 18 de Maio de 2015, 22:30:29
Eu comprei uma lanterna creed justamente para isto, que ilumina até 200 mt de distância (e realmente funciona), mas não sei porque, não usei ainda na hora de fotografar, acabo mirando nas estrelas e indo na fé. Vou experimentar da próxima vez.

Está ai uma coisa boa que eu não sabia "hiper foco", vou procurar a respeito, valeu Jonas!

Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #104 Online: 23 de Junho de 2015, 22:42:15
Tirei umas essas noites...o que acham?

1.

Milky way by Rafael Vega..., no Flickr

2.

Milky way by Rafael Vega..., no Flickr
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos