Você sinceramente acha que isso é arte?
Tem gente que acha que Wandy Andy Warhol fez arte assim como Dulchamp, pq o trabalho dessa artista nao seria?
O fato eh que a maioria das pessoas que criticam "isso nao eh arte" ou "diz que gosta so para dizer que eh cool" costumam fazer tais criticas antes mesmo de avaliar o trabalho, baseando-se apenas no pre-julgamento daquilo que esta fora do comum, tradicional ou ate forra do normal.
Baseado no conceito dos trabalhos e na biografia dos artistas, da para se perceber claramente que quase todos, se nao todos os fotografos que aparecem com seus trabalhos nesse link que abriram o topico, sabem muito bem o que estao fazendo e tem a execucao do seus conceitos super claras. Seja eu gostando do conceito e resultado ou nao. So isso ja coloca um pe no considerado mundo das artes. Mas ironicamente, a grande maioria das pessoas que criticam fazem suas criticas de maneira extremamente cega, sem se darem o trabalho de lerem, pensarem e analiseram os trabalhos em si. E pior ainda, a grande maioria desses criticos que chamam os trabalhos dos demais de lixo, atentam criar algo com ar artistico baseado em nada e estremamente as cegas, muito diferente dos gabaritados artistas que tais criticos chamam de lixo.
Esse video da mulher colocando ovos de tinta na gavina nao eh diferente. No primeiro momento qualquer um vai pensar "mas que merda essa louca esta fazendo". Mas uma pessoa consiente vai buscar e analisar as motivacoes e ideias que fizeram essa artista "se comportar de talmaneira", como faria com qualquer outra pessoa em qualquer situacao. E sabendo que o mundo das artes de hoje nao eh nada alem de conceito, essa busca nao nao eh nem dever mas sim obrigacao para quem realmente quer saber e entender o que se passa.
Quem aqui leu sobre esse trabalho dela antes de pensar em postar qualquer resposta aqui, ou antes de formar uma opiniao sobre ela e o trabalho dela?
What the spectators are about to expect, is the compressed birth of a piece of art.
Slowly the egg leaves the natal canal of the artist and smashes on the canvas, red colour flows out. The next egg contains another colour and so bit by bit, accompanied only by loud "Plops", an abstract art work originates -- archaically, uncontrollably and intuitively. At the end of this almost meditative art birth performance the stained canvas is folded up, smoothed and unfolded to a symmetrically reflected picture, astonishingly coloured and full of strong because universal symbolism.
The "PlopEgg Painting" itself releases a loose chain of thoughts -- about the creation fear, the symbolic strength of the casual and the creative power of the femininity. A comparison to wild associations arises and by the intensity of the seen and experienced, one becomes clear: the art needs like so often the corporeity to be able to manifest itself.
Milo Moire's performances start with daydreaming, with (every)daily, personal physical experiences which condense by wild associations to an internal whole piece of art about to mature and enter the world. The corporeity becomes the need for her artistic expression to make the happened - also for the spectator - experienceable. Milo Moire describes her art, as an „art led by intuition. To create art, I use THE original source of the femininity -- my vagina".
Milo Moire opens her performance cycle "The PlopEgg Painting Performance # 1 - A Birth of a Picture" on the famous art fair Art Cologne -- a place at which the art gets involved in the flirtation with big figures. The hashtag 1 stands for the first Art-Birth-Picture. Other performances should follow worldwide.
Within the context of art (performance), commerce (art fair) and opinion creation (media) a deliberate-accidental creation act happens, which instantly provokes ambivalent interpretations. „In my art i try to create mental doors", the artist says. And there is always at least one door left to pass through a mirror.
Em resumo, o trabalho eh sobre "o expressado nascimento da obra de arte", de maneira arcaica, incontrolada e intuitiva. Ela procura provocam pensamentos sobre o medo da criacao, o poder simbolico do casual e o poder criativo feminino. Tambem a clareza de que a arte com frequencia precisa do corporal ou material para ser capaz de se manifestar.
A performace comeca com o sonho diario, fisical pessoal experiencias pela selvagem associacao ao todo da obra de arte dentro de nos que esta para amadurecer e adentrar o mundo. O corporal se torna a nescessidade para a expressao asrtistica acontecer, como tambem para se tornar experienciavel aos expectadores da arte. A artista descreve a sua arte como Arte guiada pela intuicao. Segundo ela, para criar arte ela usa a fonte original de sua femininidade, a vagina dela.
A imagem espelhada do canvas dobrado esta relacionado com o que ela descreve "Na minha arte eu tento criar portas mentais , e sempre tem pelo menos 1 porta deixada para se atravessar um espelho".Agora, obviamente a arte dela eh mais a performace de como a arte foi criada do que a criacao em si. Tudo nao passa de simbolismos ou puro conceito, como eh a tendencia e normas da arte de hoje em dia. Independente de tudo, pessoalmente eu gostei do resultado da pintura final. Ficou bonito e interessante.
Mas sobre a performace e a conceitualizacao da arte, existe existe uma forte propaganda na propria descricao da obra e performace. O mundo da arte de hoje, tenta manter a arte em si viva atravez de glorificacao da performace, algo endeusado, glorificado, alem da compreencao e padronizacao das massas, para posar como sublime. Mas a verdade eh que arte nao eh nada alem do que as demais criacoes de hoje em dia nas demais areas. Vazia, pobre ou ate mesmo inexistente. No lugar da arte existe um espetaculo pq a sociedade ou realidade passou a ser sinonimo disso, espetaculo e entretenimento.
Isso significa que nao eh a arte do fulano ou da loca pelada soltando ovo pela vagina que eh um lixo, ou que simplesmente nao eh arte. Nada eh arte se for levar o assunto a serio. Arte, principalmente Fine Arte ja nao existem ha muito tempo. O que chamamos de arte hoje nao passam de produtos comerciais, entretenimento e espetaculo.
Tudo eh passivel a ser artistico hoje, basta adicionar um conceito e descontextualizar o objeto ou ideia da sua origem ou ate mesmo utilidade. Sendo assim, nada de fato eh arte. E foi essa a critica de Dulchamp ao assinar e exibir um urinol, essa foi a grande sacada de Andy Warhol ao apresentar como arte meros produtos da industria do entretenimento ou da industria comercial. Essa eh a hironia feita por John Baldessari em queimar tudo que ele fez ate certo tempo baseado nas artes classicas e passou a criar arte baseado no nao artistico. Mas ate isso ja esta se perdendo forca e graca e se tornando repetitivo. Do mundo das arte de verdade ja nao vem mais nada, eh inexistente.
Por isso eh injusto apontar o dedo a 1 artista que leva o mundo da arte de hoje a serio, pq enquanto vc ri ou falamal dele e das obras dele, outros falam mal de vc e de suas obras baseado em copias saudosistas de uma padronizacao classica, e ate mesmo por ter medo de sair desse padraozao clichezado para tentar criar "arte de verdade" ou ate mesmo "criar algo de fato". Algo tambem relacionado com o medo que a artista dos ovos na vagina menciona e representa em sua obra.
Eh igual apessoas que nao ajuda ninguem reclamando da eficiencia daqueles que procuram maneiras de ajudar.
E aquele tal de Picasso que pensava que era artista pintando e desenhando igual uma crianca de 7 anos de idade!?!? Essa galera que diz que gosta de Picasso, de Pollack, de Van Gogh, Mannet e Monnet deve ser so para ficar posando de cool. Como se o que elez fizeram fossem arte..