Autor Tópico: Lightroom 5 - problemas com visualização de imagens  (Lida 29859 vezes)

Domy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Julho de 2014, 16:54:43
Amigos,
Alguém que use o Lightroom 5 já teve este tipo de aviso: O LIGHTROOM ENCONTROU UM ERRO AO FAZER A LEITURA DO CACHE DE VISUALIZAÇÃO E PRECISA FECHAR - o lightroom tentará corrigir este probelma da próxima vez que for iniciado?
Ocorre que inicializo novamente e outra vez acontece a mesma coisa, de modo que não consigo sequer abrir o Lightroom, muito menos visualizar qualquer imagem.
Alguma boa alma sabe a solução para esse problema?
Obrigado!
Domy



gamaral

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Julho de 2014, 17:38:34
Domy,
Eu tive esse problema várias vezes. Normalmente ocorreu com ao Lightroom aberto, e deu queda de energia/bati no cabo e o pc desligou.
Mas pode ser outro poblema que gerou corrompimento do arquivo de cache.
Não se preocupe, é só o cache de visualização, ou seja,as imagens renderizadas pelo lightroom para exibir na tela. Não afeta os arquivos originais.
Tem que excluir manualmente o cache. Na próxima vez que abrir o catálogo no lightroom, ele reconstitui esse cache.
No Windows o cache fica em:
C:\Users\USUÁRIO\AppData\Local\Adobe\CameraRaw\Cache

Exclua todo o conteúdo da pasta e abra o lightroom que funcionará.
« Última modificação: 26 de Julho de 2014, 17:40:06 por gamaral »
Canon EOS 550D/T2i | EF-S 18-55 IS - EF-S 55-250 IS | Canon SX110 IS
http://500px.com/gamaral
http://www.flickr.com/photos/gilmardoamaral/


Domy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Julho de 2014, 18:18:50
Gamaral, desculpe minha ignorância, mas não consigo achar o endereço que me passou.  Encontro usuários nos arquivos de programas; depois tenho administrador e púlbico.  Em administrador não aparece os dados que me passou.  Estou usando o Creative Cloud, não sei se é por isso o problema.  As quedas de energia que mencionou realmente ocorreram. 
Tenho algum outro caminho?
Desde já te agradeço e muito tua atenção,
Obrigado!
Domy/Enio Godoy



Domy

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Julho de 2014, 19:14:51
Gamaral, achei a pasta indicada, mas ela já estava vazia...

Alguma outra sugestão?

Obrigado!

Enio Godoy



cirinho

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
  • Luz , é Quase tudo.
    • watts 82988505385
Resposta #4 Online: 27 de Julho de 2014, 07:20:56
Acho  que é isso.
rro "O catálogo do Lightroom não pode ser aberto"
Apesar da estrutura do catálogo do Lightroom ser bem robusta, em algumas situações podem acontecer problemas. Um erro comum  é a mensagem “O catálogo do Lightroom denominado [Nome do seu catálogo] não pode ser aberto porque já está aberto em outro aplicativo. Saia da outra cópia do Lightroom antes de tentar iniciar” quando tentamos abrir o programa depois de uma queda de energia ou um travamento que nos força a reiniciar o computador.
 Se tentarmos clicar em “Continuar” nada acontece, e caso tente-se clicar em “Escolher um catálogo diferente” a seguinte tela surge:
 Porém ao tentar abrir o arquivo, voltamos para o erro anterior.  Parece que o problema não tem solução, mas na verdade, é bem simples. Basta abrirmos a pasta onde está gravado o arquivo do Catálogo, normalmente fica em “Minhas Imagens” dentro de uma pasta Lightroom:
 Observe que dentro desta pasta, além do arquivo do seu catálogo, facilmente identificável pelo ícone do Lr, há um arquivo com exatamente o mesmo nome, porém terminado em .lock . Este arquivo é gerado pelo Lightroom enquanto está trabalhando, para evitar que outro instância do programa tente abrir o mesmo catálogo. Em alguns casos, um travamento ou uma queda de energia pode deixar esse arquivinho para trás, gerando o problema. Basta então apagá-lo, e o Lightroom deverá abrir na próxima tentativa, quando fará uma verificação na estrutura do catálogo para ter certeza que está tudo ok:
 E se tudo der certo, você poderá continuar utilizando o Lightroom normalmente!
 
Compartilhe!

Ciro Barbosa
Nikon D850 + Nikon 24 70 2.8ED +  + Sgma 70 -200 APO EX DG HSM ll   ++SB800 + SB900 + 2 SB 700 + radios Flashs
instagran @cyrobarboza.


rericsonm

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 10:07:17
Olá pessoal, consegui resolver o problema acima abrindo um catalogo já existente clicando com o botão direito do mouse e escolhendo abri catalogo no lightroom 5.3. Espero ter ajudado.


Lu di Mello

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #6 Online: 15 de Junho de 2015, 15:31:22
Olá, amigos.

resolvi me inscrever nesse site, porque foi aqui que encontrei resposta para esse problema que estava me perturbando também.

Eu também não encontrei o link informado por um dos colaboradores aqui, mas partindo disso, fiz o seguinte:

1) Cliquei em Imagens (que é a pasta onde ficam meus catálogos);
2) Entrei no catálogo que havia dado problema, após queda de energia;
3) Lá estavam dois arquivos gerados pelo Lightroom. Como eu não sabia se esses arquivos eram importantes para o programa ou não, cliquei em cada um com o botão direito, entrei em propriedades para ver o horário em que esses arquivos tinham sido criados. Vendo que os horários batiam com o momento da queda de energia, eu os apaguei. Daí, o catálogo voltou a funcionar imediatamente. Os arquivos deletados tinham o nome de root e prewiews.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Lu di Mello


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2015, 16:01:09
Aproveitando  o tópico... Assinei o Creative Cloud e estou com problemas para registar o Lr e o PS...
Não sei que problemas tenho no Ps, já que ainda nem cheguei a utiliza-lo... mas o Lr não abre a aba de revelação!
Alguém tem uma dica para que eu possa fazer esse registro?
Não recebi o número de serial quando baixei ele no site da Adobe! e mesmo com o Creative aberto e o Lr logado na minha conta, não está funcionando!

Dicas?

Abraço
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Adriana Furquim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #8 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 23:10:22
Amigos,
Alguém que use o Lightroom 5 já teve este tipo de aviso: O LIGHTROOM ENCONTROU UM ERRO AO FAZER A LEITURA DO CACHE DE VISUALIZAÇÃO E PRECISA FECHAR - o lightroom tentará corrigir este probelma da próxima vez que for iniciado?
Ocorre que inicializo novamente e outra vez acontece a mesma coisa, de modo que não consigo sequer abrir o Lightroom, muito menos visualizar qualquer imagem.
Alguma boa alma sabe a solução para esse problema?
Obrigado!
Domy


Adriana Furquim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #9 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 23:15:15
Oi, pessoal!
Não consegui resolver o meu problema com nenhuma das indicações mencionadas aqui!
Limpei a memória. Aliás, tentei achar a pasta e não consegui.
Tentei abrir uma foto existe em "abrir com" e não seu certo
Não encontrei arquivos dobrados para poder deletar
Definitivamente o meu lightroon não abre. Tenta abrir, da a msg de erro na visualização do cache e fecha

Alguém pode me ajudar?


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.062
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 00:15:58
Oi, pessoal!
Não consegui resolver o meu problema com nenhuma das indicações mencionadas aqui!
Limpei a memória. Aliás, tentei achar a pasta e não consegui.
Tentei abrir uma foto existe em "abrir com" e não seu certo
Não encontrei arquivos dobrados para poder deletar
Definitivamente o meu lightroon não abre. Tenta abrir, da a msg de erro na visualização do cache e fecha

Alguém pode me ajudar?

Ja tentou reinstalar o LR?
Eu não sei se vai funcionar...mas faz assim. Procura essa pasta:

Ja tentaram entrar em Imagens/LightRoom e apagar todas os arquivos de catalogo que tem lá? Pode ajudar...
Mas na dúvida, antes de apagar, cria uma cópia de segurança e coloca em qualquer outro lugar.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2017, 00:16:35 por Danilo_cs »


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.062
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 11:25:14
Vou deixar minha sugestão completa aqui:

Desinstale o Light Room. Se fizer isso pelo IOBIT Installer, seria até melhor porque você pode apagar os todos os resíduos que ficar. Mas só tome cuidado para não apagar sem querer arquivos de outros APP da Adobe.

Depois vai em C://Imagens/LightRoom. Apague essa pasta caso ela tenha ficado
Depois para garantir vá em C:\Users\(seu nome de usuario. No caso o meu é Danilo)\AppData\Local\Adobe\Lightroom Apague tudo o que tiver lá
Depois vá em C:\Users\(seu nome de usuario)\AppData\Roaming\Adobe\Lightroom e apague tudo o que tiver lá tambem

Eu nunca fiz isso, nunca tive esse problema, mas o defeito deve estar em uma dessas 3 pastas ae. Eu acredito que vai dar certo.....

Se der...fala pra gente se deu  :ok:

Por via das dúvidas crie um ponto de restauração antes de iniciar o processo. Se der alguma zica já é só restaurar