Autor Tópico: Processamento e Organizacao de suas fotos  (Lida 2872 vezes)

mlarroyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Setembro de 2006, 13:19:25
Conforme o dia passa, temos mais e mais fotos em nosso Harddrive e qual seria  a solucao?

Como seria bom ter um harddrive de 10Terabiytes (10 mil gigabytes), ou 50 harddrives de 200GB (risos).

TEnho um espaco em disco para armazenamento de 1Tera, e normalmente um projeto basico com 200 fotos, chego a acumular ate 20GB em arquivos PSD, JPEG, CR2 e se eu nao souber tratar isso, em poucos meses ficarei sem espaco.

Sigo algumas regras basicas para organizar meus arquivos e vou compartilhar aqui com todos.

99% das minhas fotos sao tiradas em RAW, com isso tenho que perder tempo editando e corrigindo fotos. Mais ae vai meu processo.

Depois de uma sessao de 2 ou 3 horas de fotografia tenho entre 200 a 300 fotos de um cliente chego em casa e nao vejo a hora de ver o produto impresso, mas vamos parar de enrolar e falar logo aqui.

Post Processing RAW

Coloco o meu CF (Compact Flash) no meu computador, crio uma sub pasta dentro da minha pasta de fotos (Marcio Pix -> 2006 -> Setembro -> NomedoEvento)
ex: D:\My Documents\Marcio Pix\2006\Setembro\Cars

Crio uma pasta dentro de Cars chamada RAW e copio todas as minhas fotos nessa pasta (eu seleciono somente as fotos e nao as pastas do meu CF)

Enquanto esta copiando meus arquivos eu abro o Adobe Bridge, procuro e seleciono a pasta que acabei de criar (RAW), e vou renomear as fotos que tirei. Adobe Brigde -> Tools -> Batch Rename

Onde renomeio com o seguinte nome:

EVENTO_DDMMYY_NUMERO.


Se vc tiver um bom computador nao demora mais que alguns segundo para fazer isso.

Depois disso eu preciso criar um arquivo cache para essas novas imagens que copiei para o computador, para fazer isso eh facil, somente clique em Tools -> Cache -> Build Cache for subfolder.

Faco um

Agora vou atualizar o meu metadata em todas as imagens de uma vez soh, para fazer isso vc precisa primeiro criar um template.

Crie um arquivo PSD, basico e nao precisa ser em alta qualidade, esse meu por exemplo tem menos de 1MB.


Agora vc vai clicar em File -> File Info
Acrescente suas informacoes.

Normalmente eu adiciono informacoes nos seguintes campos. Description, IPTC Contact, IPTC Image, IPTC Status, Origin. Nao eh obrigado atualizar todos os campos.

Quando terminar nao clique okay, ou se vc foi apressadinho e clicou... volta la e

Para salvar seu template... coloque o nome que vc quiser, o meu esta Marcio's template.

Agora volta para o Adobe Bridge, selecione todas as imagens da pasta RAW e clique em Tools -> Replace Metadata -> Marcio's Template. Agora todas suas imagens serao atualizadas com seu nome e Copyrights.

Ufaaa... ate aqui eu gasto em media menos de 5 minutos para fazer tudo isso (depois de baixar os arquivos do CF).

Abode Camera RAW (ACR)

Agora faco as alteracoes necessarias no ACR, tenho um processo que uso que nao me toma muito tempo tambem, mas nao irei falar sobre isso aqui.

Agora volto para o Bridge e vou acrescentar Rating para minhas imagens.
Unrating para fotos que nao estam boas
Rating 1 star para normal
Rating 2 stars para boa
Rating 3 starts para otima

Pensa da seguinte maneira. a cada 10 (1 star) vc tem q ter 1 (2 stars), a cada 10 (2stars) vc tem que ter 1 (3stars).

Com isso vc tera uma piramide muito boa de selecao de fotos. Nao coloque tudo em 2 ou 3 stars. Lembre-se que 1star nao eh ruim... sao fotos normais ... que estao boas e o cliente vai gostar. Eu nunca uso 4 ou 5 stars....

Depois delete fotos que realmente estao horriveis.

Agora selecione TODAS as fotos novamentes e acrescente keywords and phrases para facilitar em uma futura pesquisa ou procura no seu computador.


Depois disso eu uso do Image Processor para converter todas as minhas imagens rated com 1, 2 e 3 stars para PSD.
Dentro da minha pasta CARS, agora tenho duas sub pastas
RAW e tambem PSD.
---------------------------

Aqui vai meu checklist:




Ufa... cansei... ate aqui uso esse processo, e sabado vou testar meu novo processo para prepar as fotos para impressao, se der certo eu compartilho com vcs...

abracos ... e espero que isso ajude .


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2006, 14:43:28
O meu processo é basicamente o mesmo. Só alguns detalhes mudam.

Eu uso pastas com os nomes dos clientes frequentes e (infelizmente) não tenho muita paciência para dar rating e nem adicionar keywords.
O meu inferno é o tamanho dos PSDs que eu gero, já que gosto sempre de mante-los e faço sempre uma edição não destrutiva, que resulta em arquivos com MUITOS layers e máscaras.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


mlarroyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Setembro de 2006, 15:35:59
Gabriel,
Eu normalmente fico somente com duas layers mais um mask no maximo.
Levels, Curves, sharpness eu faco um merge porque sei que nao irei mais alterar esses valores... com isso ganho com o tamanho dos meus psd


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #3 Online: 22 de Setembro de 2006, 15:45:47
Como faço muitas fotos de produtos, ambientes, etc, as minhas edições tem bem mais etapas, por isso o tamanho.
E sempre corre o risco de alterar alguma curva. Só descansar o olho da imagem por 10 minutos que quando voltar vai ver que ela tá diferente de quando fechou.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2006, 12:45:39
Ois!
Meu workflow não é tão sofisticado quanto o de vcs.
Mantenho as fotos com o nome originado pela camera, apenas adiciono uma letra no final ( w se for preparada para web, bw se tiver conversão preto e branco, e por aí vai).
Quando termino, entrego e recebo $ pelo trabalho, e vejo que está tudo certo, ponho tudo em DVDs  > os CR2, os PSD e os JPGs finais. Arquivo os DVDs em pastas com o nome do cliente , a data e o conteúdo. Dependendo do caso, faço duas cópias em DVD, por segurança. Isso feito, no meu computer vai tudo pro lixo.
()s
GuiGui


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2006, 20:31:20
Muito interessante este workflow.  :thmbup:
O meu nem de longe se parece com isso. Mas estou tentando e experimentando algumas coiasas e definindo alguns padrões p/ o meu workflow.

Muito legal, gostei da iniciativa de descrever um workflow. Ajudou em algumas coisas por aqui e me chamou a atenção p/ outras.

Hoje eu estava olhando algumas coisas sobre o Bibble e vi que eles possuem no site alguns tutoriais em vídeo.

O interessante que o vídeo do workflow tem uma boa semelhança com o que vc descreveu.
Segue o link p/ quem tiver interesse.
Bibble Learning Center


[ ]'s
 
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 25 de Setembro de 2006, 22:35:15
Marcio, o unico conselho que eu lhe daria é ao inves de:
EVENTO_DDMMYY_NUMERO, usar EVENTO_YYMMDD_NUMERO
 :thmbup:  


mlarroyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2006, 12:24:15
Obrigado pelos comentarios.

Meu workflow foi sim baseado em diversos profissionais da area e principalmente nas dicas do NAAP..... National Association of Photoshop Professionals (NAPP)

Estou querendo diminuir meu tempo em relacao a preparacao de fotos para impressao e para web.

Estou montando um checklist e meu workflow para tomar o minimo de tempo possivel... estava pensando em fazer um video ou colocar somente aqui em texto... o que vcs acham?


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #8 Online: 26 de Setembro de 2006, 14:09:10
Se não for abusar muito de sua boa vontade, poderia colocar os dois.   :laughing:

Confesso que a idéia do vídeo me agradou muito.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Paulo Dupin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.102
Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2006, 15:46:26
Dúvidas sobre o Photoshop (no caso, CS2)

Tenho bastante experiência no uso do Paint Shop Pro (ex-Jasc, atualmente Corel).
Mas agora preciso entender (aprender) mais Photoshop.

Dúvidas:

- algumas imagens ao serem reduzidas para publicação (de 2048x1536 para 800x600, por exemplo) perdem muito a definição de linhas (os bigodes de um gato, por exemplo)  e surge serrilhado.
Existe uma "melhor maneira" de se fazer isso?
Estou fotografando em 3MP... diminuo para 2? (1632x1224)

- após trabalhar a imagem, ao salvar... como manter os meta-dados EXIF?

Agradeço antecipadamente a ajuda dos Mestres.
 
Paulo Dupin
Belo Horizonte MG
too old to rock'n'roll, too young to die


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #10 Online: 26 de Setembro de 2006, 16:06:18
Citar
Dúvidas sobre o Photoshop (no caso, CS2)

Tenho bastante experiência no uso do Paint Shop Pro (ex-Jasc, atualmente Corel).
Mas agora preciso entender (aprender) mais Photoshop.

Dúvidas:

- algumas imagens ao serem reduzidas para publicação (de 2048x1536 para 800x600, por exemplo) perdem muito a definição de linhas (os bigodes de um gato, por exemplo)  e surge serrilhado.
Existe uma "melhor maneira" de se fazer isso?
Estou fotografando em 3MP... diminuo para 2? (1632x1224)

- após trabalhar a imagem, ao salvar... como manter os meta-dados EXIF?

Agradeço antecipadamente a ajuda dos Mestres.
Realmente a interpolação para diminuir no photoshop deixa a foto com menos detalhes. A solução é aplicar um unsharp mask depois de reduzir, ou para quem prefere a preguiça e dispensa controle e qualidade, interpolar usando o método "bicubic sharper".

Para manter o EXIF das fotos é só trabalhar em cima da foto inicial, mas para não perder o original, use o "save as". Não sei se o "save for web" mantém ou não o EXIF das fotos.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


aminrp

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • http://www.talentmodels.com.br
Resposta #11 Online: 26 de Setembro de 2006, 22:14:44
Apartir dessa aula, sou outra pessoa (tinha colocado "outro homem" mas ficou esquisito...hehe)...rsrsrs.Valeu mesmo.Achei a melhor forma de organizar as fotos em meu PC. Até então deixava como a máquina registrava.Valeu mesmoooooo.Abraço.
ANDERSON A. - RIBEIRÃO PRETO/SP
REBEL XT 350D + PHOTOSHOP CS

www.talentmodels.com.br
TALENT REPUBLIC MODEL AGENCY


Paulo Dupin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.102
Resposta #12 Online: 27 de Setembro de 2006, 22:40:27
Citar
Citar
Dúvidas:

- algumas imagens ao serem reduzidas para publicação (de 2048x1536 para 800x600, por exemplo) perdem muito a definição de linhas (os bigodes de um gato, por exemplo)  e surge serrilhado.
Existe uma "melhor maneira" de se fazer isso?
Estou fotografando em 3MP... diminuo para 2? (1632x1224)

- após trabalhar a imagem, ao salvar... como manter os meta-dados EXIF?

Realmente a interpolação para diminuir no photoshop deixa a foto com menos detalhes. A solução é aplicar um unsharp mask depois de reduzir, ou para quem prefere a preguiça e dispensa controle e qualidade, interpolar usando o método "bicubic sharper".

Para manter o EXIF das fotos é só trabalhar em cima da foto inicial, mas para não perder o original, use o "save as". Não sei se o "save for web" mantém ou não o EXIF das fotos.
Gabriel, obrigado pela instrução.

A aplicação do Unsharp Mask realmente resolve o blur causado pela redução e permite mais controle sobre o resultado.
Mas ainda fica o problema de serrilhamento em linhas com qualquer inclinação ou curvatura. Isso parece não ter solução, correto?

Sobre o EXIF: confirmando, perde-se no "save for web"
 
Paulo Dupin
Belo Horizonte MG
too old to rock'n'roll, too young to die


mlarroyd

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Setembro de 2006, 17:36:37
Estou desenvolvendo meu novo site, apos termina-lo (dentro de 3 semanas) vou gravar o video com processo de imagens e tambem meu processo antes de realizar a impressao.

Obrigado pelos comentarios e dicas
Abs
 


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.778
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2006, 00:18:08
Citar
Estou desenvolvendo meu novo site, apos termina-lo (dentro de 3 semanas) vou gravar o video com processo de imagens e tambem meu processo antes de realizar a impressao.

Obrigado pelos comentarios e dicas
Abs
Jóia!  :thmbup:
Estaremos aguardando. hehehe

Com estas dicas do seu workflow já consegui vislumbrar alguns melhorias no meu.  :thmbup:

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.