Autor Tópico: Eleições 2014  (Lida 8254 vezes)

FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 330
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 28 de Agosto de 2014, 12:40:00
Concordo integralmente com o fato de que não teremos a solução com nenhum dos três melhores cotados.

Mas e aí, como fazer?

Eu preguei por algum tempo o voto nulo. Imaginem, hipoteticamente, uma eleição para cargos majoritários onde quando abrirem as urnas encontrarem 80% de voto nulo! Sinal que 80% da população estaria dizendo: não concordo com nenhuma das opções.
Mas isto é utopia, sei disto.

Ou é sinal que alguém venceu no primeiro turno precisando de 10% +1 voto!!!


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #31 Online: 28 de Agosto de 2014, 13:51:46
Votarei na Luciana Genro. Sem dúvidas. :ok:
Na minha opinião, é a única que representa mudança e demonstra capacidade.

Essa de não votar em alguém só por que não está bem nas pesquisas é um pensamento circular muito perigoso.
:ok:
É isso aí.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #32 Online: 28 de Agosto de 2014, 16:30:18


A única forma de fraudar eleições que utilizam o voto no papel é trocar a urna durante o transporte da zona eleitoral até o local da apuração dos votos.

De forma alguma. Já houve caso no Brasil em que um dos apuradores foi pego com uma mini caneta alterando todos votos em branco.

Você pode fraudar a apuração, a soma, a totalização, a colocação dos resultados no sistema...




Sendo assim, cuidado sim com as pesquisas, já que lamentavelmente nem todos são sérios e isentos.

E acho extremamente saudável que possamos conversar e discutir assuntos relativos à nossa política aqui neste fórum. Com civilidade e sem extremismos, é possível sim discutir política. Assim como o é discutir futebol. Eu torço para o Palmeiras e meu irmão para o Corinthians. Não vamos nos matar por isto, não é mesmo?

Concordo.

Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 28 de Agosto de 2014, 16:55:59
Ou é sinal que alguém venceu no primeiro turno precisando de 10% +1 voto!!!

Sim, claro.

Mas o que eu quis dizer é que se HIPOTETICAMENTE isto ocorresse, mesmo um Zé Mané qualquer assumindo com apenas 10% de votos, duas coisas ficariam claras, cristalinas para nossos políticos. ´
1) Que o povo não quer mais isto tudo, tal como está, e aí talvez viesse uma reforma política de verdade, já que, por incrível que possa parecer, há políticos interessados na coisa pública.
2) Imagine um presidente ou um governador sendo eleito com APENAS 10% de votos. Que representatividade ele teria? Nenhuma. Apesar de eleito. E qualquer greve pararia o país. Até que o mandato não se sustentaria. E novamente talvez pudesse vir uma reforma política séria.

Mas isto é utopia, eu sei.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 28 de Agosto de 2014, 16:56:40
Semana passada tive uma reunião de trabalho onde estava presente um assessor de determinado político importante aqui de São Paulo. Era amigo de uma das pessoas que eu estava me reunindo. Entre uma conversa e outra, esta pessoa me informou que determinado Instituto de pesquisas muito conhecido, se reúne mensalmente no Palácio, com grupo do governo.

Sendo assim, é de se esperar que haja Institutos e Institutos de pesquisa, ou seja, muito embora todos digam que há todo um critério para a elaboração das pesquisas, a interpretação dos resultados pode eventualmente ficar a cargo de pessoas que podem tender para um lado ou para outro, ao fazer suas análises.

Vejam a pesquisa anterior, para presidente. Ibope e Datafolha davam resultados muito parecidos para o 1º turno, para Dilma e Aécio, ou seja, ambos Institutos empataram nas suas análises e resultados. Ambos davam mais ou menos os mesmos números para os dois candidatos, para o primeiro turno. Já na simulação para segundo turno, os números dos dois Institutos eram absolutamente díspares. Um dando 10 pontos percentuais de diferença, em relação ao outro. Ora, se pelos critérios adotados, para o primeiro turno os dois institutos apontavam mais ou menos os mesmos números, porque raios para uma simulação de segundo turno, os dois Institutos tiveram resultados tão diferentes. Um dos dois errou.

Sendo assim, cuidado sim com as pesquisas, já que lamentavelmente nem todos são sérios e isentos.

E acho extremamente saudável que possamos conversar e discutir assuntos relativos à nossa política aqui neste fórum. Com civilidade e sem extremismos, é possível sim discutir política. Assim como o é discutir futebol. Eu torço para o Palmeiras e meu irmão para o Corinthians. Não vamos nos matar por isto, não é mesmo?

Concordo plenamente. Nunca levo a sério qualquer pesquisa de imediato. Números são muito fáceis de manipular para dar um entendimento diverso ao que realmente é. Eu sempre tento analisar a pesquisa antes de tirar qualquer conclusão, independente do que vejo em jornais, revistas, pessoas comentando.

Quanto às reuniões e manipulações, eu não duvido que ocorra em algumas pesquisas, mas não creio que ocorra nas principais pesquisas, como a de eleições.

E isso é, ao meu entender, facilmente explicado. Vamos à esta pesquisa do IBOPE, ela foi encomendada pela Rede Globo e O Estadão. Apesar de saber que a mídia é muito manipuladora, não creio que estas duas entidades conceituadíssimas se prestariam a comprar uma pesquisa manipulada, sob o risco de sujar imensamente a credibilidade destas empresas.

Além deste blá blá blá, há coisas concretas que confirmam que estas pesquisas não são manipuladas (não drasticamente). Eu ouvi duas entrevistas 2 dias após a pesquisa sair:

Uma delas com um dos grandes do PT, que afirmou que o PT faz pesquisas diárias e que eles confirmam a ascendência da Marina e afirmam que agora ela está estável quanto aos votos, confirmaram que o Aécio está com os 19% "cravados", mas afirmou que a dilma tem mais votos (não da para levar em conta, já que é o PT afirmando).

Outra com um dos grandes do PSDB, que afirmou que o resultado apontado condiz na íntegra com as pesquisas diárias executadas pelo partido.

Além disso, eu tenho contato com um candidato a governador afiliado à Marina, que me afirmou que nas pesquisas realizadas pelo partido, a Marina já estava quase empatada com a Dilma, e de fato está, com 5% de diferença entre as duas segundo o IBOPE, quando ele me falou aquilo quase ri da cara dele, já que eu não imaginava que a Marina chegaria perto dos 29%, quebrei a cara.

Ou seja, há inúmeras formas de "fiscalizar" as pesquisas destes órgãos, e não tenho dúvida que se o IBOPE manipular algo vão descobrir, sejam pelas pesquisas dos partidos, sejam pelos "concorrentes", como o DataFolha, por exemplo.

Desta forma, estas grandes pesquisas eu encaro como sérias, sem GRANDES manipulações, mas que deve ser analisada como qualquer outra pesquisa, ou seja, com parcimônia e analisar como qualquer pesquisa, falível.
W. Jesus - Flickr


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 28 de Agosto de 2014, 16:58:52
E acho extremamente saudável que possamos conversar e discutir assuntos relativos à nossa política aqui neste fórum. Com civilidade e sem extremismos, é possível sim discutir política. Assim como o é discutir futebol. Eu torço para o Palmeiras e meu irmão para o Corinthians. Não vamos nos matar por isto, não é mesmo?

Completando, também acho muito bom isso. É difícil ter lugares na internet ou fisicamente assim.  :clap: :clap: :clap:
W. Jesus - Flickr


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 28 de Agosto de 2014, 17:08:23

De forma alguma. Já houve caso no Brasil em que um dos apuradores foi pego com uma mini caneta alterando todos votos em branco.

Você pode fraudar a apuração, a soma, a totalização, a colocação dos resultados no sistema...



Concordo.



Mas eu me referia em conversar civilizadamente e sério. Se é para brincar, podemos também, mas aí já não pode, nem deve ser levado em consideração.

Pegar números de Maio ou Junho do ano das eleições, onde as campanhas de radio e TV sequer começaram, obviamente não servem pra nada. Os candidatos não eram conhecidos. Sendo assim as pesquisas, NAQUELE momento, estavam corretas, pois esta era a percepção obtida nelas. É o mesmo que pegar uma pesquisa em MAIO/14 e ver os números que a Marina tinha e os números que a Dilma tinha. Digo maio porque talvez neste momento ainda não havia sido decidida a ingressão dela no partido do Eduardo Campos. Nas pesquisas portanto ela aparecia como virtual candidata. Pegar estes números naquele momento e comparar com os números que serão apurados após as eleições, também não vale nada. Como podemos ver, a Marina venceria e vencerá a Dilma no segundo turno. Assim, dentro do mesmo critério, será colocado: MAIO/14: Marina 12% - Dilma 48% - DEU MARINA. Mas isto não quer dizer que a pesquisa estava errada em maio.

Serve pra que esta informação? Pra nada.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2014, 17:10:35 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #37 Online: 28 de Agosto de 2014, 18:29:26

De forma alguma. Já houve caso no Brasil em que um dos apuradores foi pego com uma mini caneta alterando todos votos em branco.




Isso ai é um ponto fora das estatísticas. Quem faz isso atualmente deve ser um imbecil (como no caso do vazamento das provas do ENEM), já que tem câmeras por todos os lados (obviamente, estou falando dentro dos estabelecimentos).


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #38 Online: 28 de Agosto de 2014, 18:29:57
* citei a imagem sem querer...


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 28 de Agosto de 2014, 20:28:19


Aqui faço questão de responder, vamos lá, um a um:

1- Eleição à governador da Bahia de 2006:

REF: http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/historicopesquisaeleitoral/Paginas/default.aspx?k=Anos=2006%20AND%20CargosEleitorais=Governador%20AND%20Estados=%22Bahia%22



De fato, na pesquisa de julho, Jaques Wagner tinha apenas 13%, porém as próprias pesquisas do ibope daquele ano até a eleição que ocorreu em outubro muita coisa mudou no cenário e as pesquisas previram esta reviravolta. Olha a ascensão gigantesca do Jaques Wagner no período! Tornando previsível que ele estava muito vivo na disputa.

2- Eleição à presidência em 2010:

REF: http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/historicopesquisaeleitoral/Paginas/default.aspx?k=Anos=2010%20AND%20CargosEleitorais=Presidente



Creio que não preciso dizer nada né?

3- Eleição à prefeitura de SP em 2012:

REF: http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/historicopesquisaeleitoral/Paginas/default.aspx?k=Anos%3D2012%20AND%20CargosEleitorais%3DPrefeito%20AND%20Estados%3D%22S%C3%A3o%20Paulo%22%20AND%20Municipios%3D%22S%C3%A3o%20Paulo%22&start1=1





Assim como no primeiro caso, o Haddad começou com bem pouco em junho/agosto, mas ganhou muitos votos durante sua campanha, o que é perfeitamente possível e normal e apontado em todas as pesquisas do IBOPE. No primeira eleição, ninguém sabia quem iria disputar o segundo turno. Haddad ganhou por pouco.

Não pesquisei os percentuais efetivos das eleições, mas creio que o que eu trouxe basta para explicar meu ponto.  :ok:
W. Jesus - Flickr


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 29 de Agosto de 2014, 08:31:36
Num tópico recente eu me ofereci para comprar, PELO DOBRO DA COTAÇÃO DO DIA, Ações da Petrobrás.
Ninguém apareceu para vender.
#Chatiado.
Deixei de ganhar um bom dinheiro.  :aua: :aua: :aua: :aua:

Papéis da estatal atingem valor mais alto em 22 meses; pico de R$ 21,05, nesta semana, representou alta de 72% sobre pior cotação no ano, de R$ 11,81, em março; além da especulação feita em torno das pesquisas eleitorais, agora investidores reconhecem que elevação para 1,95 milhão de barris/dia de petróleo extraídos pela estatal no País garante ótimos resultados financeiros; da área do pré-sal já saem mais de 500 mil barris/dia nos primeiros poços; "É a Harvard das águas profundas", comparou, elogiando, o banco Credit Suisse; JP Morgan e Goldman Sachs também recomendam compra dos papéis em razão de "crescimento consistente" na produção; presidente Graça Foster comemora: "Aqui dentro temos uma espécie de mantra: produção, produção e produção", diverte-se ela


Só passei aqui para dizer isso.  :D :D :D :D :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.369
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #41 Online: 29 de Agosto de 2014, 09:32:12

Só passei aqui para dizer isso.  :D :D :D :D :D


Na boa Lord, mas baixou o nível nesse post  ;)
nesse tópico até o momento a tônica era outra.
segue o barco


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 29 de Agosto de 2014, 09:45:01
Na boa Lord, mas baixou o nível nesse post  ;)
nesse tópico até o momento a tônica era outra.
segue o barco
Desculpe-me.
Pensei que a Política Econômica fosse relevante para um tópico que reflete sobre as Eleições do presente ano.
Segue o barco.  :ok:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 29 de Agosto de 2014, 10:18:24
Bem, como não poderia deixar de ser, SÓ SE COLHE O QUE SE PLANTA. Tanto tempo fazendo nada, não poderíamos esperar outra coisa. Brasil em recessão em pleno 2014, quando o mundo todo está saindo dela. Até a Espanha já melhorou. Mas a pergunta que fica é: Mariana eleita conseguiria colocar o país pra andar, com todo este nariz torto para os políticos, para o agronegócio, etc...?

A economia brasileira, medida pelo PIB (Produto Interno Bruto), encolheu 0,6% no 2º trimestre em relação aos três meses anteriores. Além disso, os resultados do 1º trimestre foram revisados de alta de 0,2% para queda de 0,2%. Com dois trimestres seguidos de resultado negativo, considera-se tecnicamente que o país está em recessão.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/08/29/economia-encolhe-06-no-segundo-trimestre-e-brasil-entra-em-recessao.htm
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.839
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #44 Online: 29 de Agosto de 2014, 10:22:55
Marcar aqui para aocmpanhar a evolução do tópico  :snack:

Vamos ver como o público vai reagir aos resultados de debates e campanha. Marina da Silva foi a primeira pessoa política que segui no twitter, quando ela saiu do PT para o PV. De lá pra cá, as coisas mudaram muito e hoje a vejo fora do seu quadrado. E está um tanto explícito nas propostas vazias que tem apresentado, pois acredito que no fundo ela sabe que terá que fazer muito mais concessões do que planejava e que abraçou o apoio de muita gente que pensa diferente dela.