Autor Tópico: Sony RX100 mk3: impressões de uso...  (Lida 16111 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 27 de Agosto de 2014, 16:30:30
Tem alguns pontos de uso prático adicional que foram muito importantes na compra da RX: o excelente recurso de panorama da Sony (equivalente ao da XT-1); recursos específicos para autoretrato ("selfies"), incluindo contagem regressiva opcional para evitar tremor ao pressionar o disparador, flash acionável e sem atrapalhar a visão do display voltado para frente; e o EVF que fazia toda diferença sob sol forte, inclusive com correção de dioptria até -4 (meu grau de miopia...).  :ok:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 27 de Agosto de 2014, 17:58:08
Tem alguns pontos de uso prático adicional que foram muito importantes na compra da RX: o excelente recurso de panorama da Sony (equivalente ao da XT-1); recursos específicos para autoretrato ("selfies"), incluindo contagem regressiva opcional para evitar tremor ao pressionar o disparador, flash acionável e sem atrapalhar a visão do display voltado para frente; e o EVF que fazia toda diferença sob sol forte, inclusive com correção de dioptria até -4 (meu grau de miopia...).  :ok:

Correção de dioptria é excelente nos evf ainda mais pelo fato de termos o review da imagem e os menus.

E o da Em1 é muito mais abrangente do que o da 5D3, que pra mim já tá no último grau.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #47 Online: 27 de Agosto de 2014, 20:30:46
Considerando qualidade de imagem:

Se (m43 com lentes certas = APS-C)
E (Fuji APS-C com lentes Fujinon = FF)
Então m43 = FF? :shock:

 :hysterical: :D

Acho injusto comparar a GM1 com lente kit "24-64" 3.5-5.6 com a RX100III, que tem lente "24-70" 1.8-2.8. A 12-32 é +/- 2 pontos mais escura, então pra tirar a mesma foto em baixa luz, a vantagem do sensor maior não seria perdida por usar ISO 2 pontos acima? :ponder: A comparação justa seria com a lente 12-35 2.8 para m43 que é bem maiorzinha, daí a Sony ganha em portabilidade disparado.

Em tempo, estou defendendo a Sony mas para mim, que tiro mais fotos durante o dia, eu compraria a GM1 12-32.  :ok:
« Última modificação: 27 de Agosto de 2014, 20:33:45 por Kokimoto »
D600 - E-M10


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 27 de Agosto de 2014, 22:38:40
Considerando qualidade de imagem:

Se (m43 com lentes certas = APS-C)
E (Fuji APS-C com lentes Fujinon = FF)
Então m43 = FF? :shock:

 :hysterical: :D

Acho injusto comparar a GM1 com lente kit "24-64" 3.5-5.6 com a RX100III, que tem lente "24-70" 1.8-2.8. A 12-32 é +/- 2 pontos mais escura, então pra tirar a mesma foto em baixa luz, a vantagem do sensor maior não seria perdida por usar ISO 2 pontos acima? :ponder: A comparação justa seria com a lente 12-35 2.8 para m43 que é bem maiorzinha, daí a Sony ganha em portabilidade disparado.

Em tempo, estou defendendo a Sony mas para mim, que tiro mais fotos durante o dia, eu compraria a GM1 12-32.  :ok:

Normal que quando gostamos de determinada marca tendemos a defende-la, enaltecendo seus pontos positivos, etc e tal. Normal e nada contra, mas não podemos defender "nossa" marca querendo denegrir a marca concorrente de forma desleal.

O que você colocou faz todo sentido, ou seja, temos que comparar banana com banana, laranja com laranja, senão não vale.

Eu tenho a RX-100 e tenho dito insistentemente que quem procura algo REALMENTE compacto e com qualidade de imagem que pode ser comparada com minha D7000 em 95% do casos (para uso amador), a Sony é absolutamente imbatível.

Claro que há outras pequenas notáveis por aí que merecem todo nosso respeito, e esta Lumix citada é uma delas, mas de novo temos que comparar coisas semelhantes, senão fica tendencioso e o que parecia ter alguma lógica, perde a credibilidade.

Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 27 de Agosto de 2014, 23:04:36
Considerando qualidade de imagem:

Se (m43 com lentes certas = APS-C)
E (Fuji APS-C com lentes Fujinon = FF)
Então m43 = FF? :shock:


Não.

m43 é um pouco pior em qualidade que a APS, que é um pouco pior que a FF, isto considerando de forma genérica. Nada impede que alguém prefira a imagem de uma m43 em relação a uma FF.

O mais importante é que uma m43 nas mãos de um sujeito um pouquinho mais preparado vale mais que uma A7 nas mãos de um menos preparado fotograficamente.

E fotografia não é só qualidade de imagem.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #50 Online: 27 de Agosto de 2014, 23:10:21
Cláudio, você levou mesmo a sério essa baboseira?  :D Teve até o trabalho de responder.  :D
D600 - E-M10


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #51 Online: 27 de Agosto de 2014, 23:29:55
Só passando pra puxar a orelha (a minha inclusive) de não desvirtuarmos mais ainda o tópico. Vamos tentar nos manter na RX100 III e nas comparações com ela, se for o caso...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 27 de Agosto de 2014, 23:57:16
Cláudio, você levou mesmo a sério essa baboseira?  :D Teve até o trabalho de responder.  :D

Sim.


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 28 de Agosto de 2014, 09:43:50
Só passando pra puxar a orelha (a minha inclusive) de não desvirtuarmos mais ainda o tópico. Vamos tentar nos manter na RX100 III e nas comparações com ela, se for o caso...

Falando em comparações...
- A Nikon Coolpix A é só um pouquinho maior e tem um sensor APS-C porém a lente é fixa e não é lá muito luminosa como a RX100 III
- A Canon PowerShot G1 X Mark II tem um sensor de 1.5 (que se aproxima mais do APS-C) mais ela é muito parruda pra um bolso de calça jeans
- A NEX(3,5,6,A6000 e etc) com sensor APS-C com uma lente pankake parece ser menos parruda que a G1 X MII porém ainda não cabe num bolso de calça tranquilamente
- A Lumix GM1 tem um sensor 4/3 é um pouco menor que a menor das NEX da sony (Nex-3) e encaixa no bolso mais tranquilo com uma pancake, e será lançado em breve uma GM2

Essas são todas alternativas para quem procura câmeras menores e potentes... quase todas as câmeras que citei não tem viewfinder (tirando algumas da linha NEX) é logico que a RX100 III tem outras tecnologias que algumas das câmeras que citei não tem, afinal é uma camera nova.

Se alguem tiver mais sugestões de comparação é só falar... isso ajuda bastante pra quem está procurando uma camera de bolso
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #54 Online: 28 de Agosto de 2014, 10:05:07
Da mesma forma que todas as listadas foram com sensor maior que o da RX100, poderiam ser listadas todas as com sensor menor. Aqui entrariam as Panas LX7, Canon G15 ou G16, Olympus XZ-1 e XZ-2, entre outras.

Particularmente tenho muito interesse neste nicho de mercado. Uma compacta de bolso será uma das minhas próximas aquisições. Mas continuo achando que desvirtua um pouco o tópico que trata da RX100 III e das impressões de uso dela. Talvez possamos criar um novo tópico do tipo "Compactas de alto desempenho - Opções de compra" ou algo assim...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #55 Online: 28 de Agosto de 2014, 10:11:44
É que vc comentou "comparações" ai comparei...  kkkkk
Melhor não compararmos nada por aqui então, deixe o espaço para o pessoal que tem RX100 III, deixar suas experiencias e suas fotos com a cam.

Vou criar o topico então, vai demorar um pouco tudo bem né?
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #56 Online: 28 de Agosto de 2014, 10:20:40
Sem problemas, acho que ficará mais organizado e será uma opção para discutirmos bem além da RX100 ;)
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


SrKaiN

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #57 Online: 25 de Outubro de 2014, 01:38:04
Comprei uma RX100M3 hoje e estou maravilhado.
Realmente é impressionante o que essa pequena consegue de resultados.
Sou um amador que está aprendendo mais sobre fotografia e espero me divertir bastante com essa câmera.

Abs.


MarioNeto

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 699
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/mariofreitasneto/
Resposta #58 Online: 28 de Outubro de 2014, 12:20:12
Essa RX100 III realmente parece ser uma grande câmera: é um conunto muito completo, num pacote pequeno e com ótima qualidade de imagem.

O que me faz não colocá-la como minha primeira opção de compacta é a falta de um hotshoe. Para mim ele não ia fazer falta em viagens, mas em muitos eventos sociais em que eu gostaria de levar a câmera em conjunto com um flash dedicado pequeno eu sei que ia me arrepender. A qualidade de imagem não me parece muito inferior à nova Panasonic LX100, mas essa me parece um conjunto mais completo, apesar de um pouco maior e mais cara. Meu teste agora vai ser ficar com a LX100 como única câmera e ver se me satisfaz.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #59 Online: 19 de Novembro de 2014, 22:41:30
Estou com uma também.

Para uma compacta, a qualidade de imagem é impressionante.
D600 - E-M10