Autor Tópico: Cientista mineira revoluciona física com fotografia quântica  (Lida 3691 vezes)



Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2014, 14:53:03
Entendi tudinho, vou tentar fazer igual aqui no estúdio, kkkkkkkkkkkkkk


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2014, 15:51:04
Muito legal! Mas a matéria induz a pensar que a informação viaja mais rápido que a luz, o que não é verdade.

A explicação involve uma matemática que meu reles diploma de engenheiro não permite nem sonhar em entender, mas ainda assim acho o assunto muito interessante e se algum colega físico quiser explicar em linguagem dos mortais, gostaria de ouvir.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2014, 17:09:16
Ih, isso é papo de fisico de partículas, uma raça que nem eles mesmos se entendem.

Uma das teorias por trás desse efeito, que em inglês chama-se Quantum Entanglement é que algumas das propriedades das partículas estão associadas a campos em outras dimensões, e que essas dimensões seriam infinitamente pequenas, então seria um atalho para a informação. Notem que isso é pura teoria e nem os maiores cientistas da atualidade, como Stephen Hawking, Leonard Susskind e outros mais , dentre eles o próprio Einstein admitem que simplesmante não sabem o porque, mas realmente o fato acontece, já foi medido. É daquelas coisas que nem adianta fritar os miolos, se esses caras não conseguiram, pelo menos até hoje, quem somos nós para sequer palpitar..


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2014, 17:18:38
Tentei fazer dois fótons entrelaçados irem em direções opóstas aqui, um deles de encontro a uma pastilha Valda mas eles entraram em um wormhole e se encotraram novamente sem achar a pastilha Valda...

Só isso que tenho a dizer... :ok:
Fábio Pedro.


Carlos Forti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2014, 17:23:53
A explicação involve uma matemática que meu reles diploma de engenheiro não permite nem sonhar em entender, mas ainda assim acho o assunto muito interessante e se algum colega físico quiser explicar em linguagem dos mortais, gostaria de ouvir.

Imaginei Sheldon Cooper iniciando essa explicação...  :hysterical:
Analista de sistemas, consultor de TI, desenvolvedor e fotógrafo amador... Lendo e aprendendo

Canon T3i + EF-S 18-55mm + Flash Yongnuo YN-468-II


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2014, 17:31:18
Será que esse princípio está no caminho de explicar a dualidade onda-partícula da luz? Einstein torcia o nariz pra física quântica porque ela conta com o princípio da incerteza e pra Einstein "Deus não joga dados"... Mas ele teve que admitir a contra gosto que a física quântica explicava melhor a parte da luz que se comporta como partícula, uma vez que a Relatividade só explica as ondas... O sonho dos físicos teóricos da atualidade é fazer o "casamento" das duas teorias, o que explicaria muita coisa que está sem resposta no Universo. A resposta deve estar escondida em algum buraco de minhoca ou ainda em alguma corda da teoria do Hawking. Será que a Dança do Universo do Marcelo Gleiser se dá dentro de uma casca de Noz??  :shock: :shock: :shock:

Fritou...  :aua: :aua:


 :D


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2014, 17:41:02
Ih, isso é papo de fisico de partículas, uma raça que nem eles mesmos se entendem.

Uma das teorias por trás desse efeito, que em inglês chama-se Quantum Entanglement é que algumas das propriedades das partículas estão associadas a campos em outras dimensões, e que essas dimensões seriam infinitamente pequenas, então seria um atalho para a informação. Notem que isso é pura teoria e nem os maiores cientistas da atualidade, como Stephen Hawking, Leonard Susskind e outros mais , dentre eles o próprio Einstein admitem que simplesmante não sabem o porque, mas realmente o fato acontece, já foi medido. É daquelas coisas que nem adianta fritar os miolos, se esses caras não conseguiram, pelo menos até hoje, quem somos nós para sequer palpitar..
O que eu pedi ajuda aos universitários foi pra explicar por que a ação fantasmagórica a distância não significa que a informação viaja mais rápido que a luz. Nem Sheldon Cooper explica! (Ou melhor, explicação tem na Wikipédia, o duro é eu entender...)
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 29 de Agosto de 2014, 18:14:07
Tentei fazer dois fótons entrelaçados irem em direções opóstas aqui, um deles de encontro a uma pastilha Valda mas eles entraram em um wormhole e se encotraram novamente sem achar a pastilha Valda...

Só isso que tenho a dizer... :ok:


Kkkkk !


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 29 de Agosto de 2014, 21:10:19
vou deixar para meus bisnetos entenderem...  :aua:
W. Jesus - Flickr


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 29 de Agosto de 2014, 21:58:49
Estou no time dos com diploma de engenharia que se sentem mais ignorantes que o de costume ao ler esse tipo de matéria. Opa, péra... matéria ou partícula? E a fritada never ends...

Mas falando sério, esse tipo de estudo é incrível mesmo. E o experimento, apesar de não provar muita coisa além do que já se sabia, parece muito ilustrativo e pode abrir novos campos nessa parte da imagem.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 29 de Agosto de 2014, 22:49:57
Muito legal! Mas a matéria induz a pensar que a informação viaja mais rápido que a luz, o que não é verdade.

A explicação involve uma matemática que meu reles diploma de engenheiro não permite nem sonhar em entender, mas ainda assim acho o assunto muito interessante e se algum colega físico quiser explicar em linguagem dos mortais, gostaria de ouvir.

hihih... O pior é que viaja e já foi provado. No entrelaçamento quântico a mudança da partícula par ocorre praticamente instantaneamente, independentemente da posição ocupada pelos pares. Uma pode estar aqui e a outra do outro lado da Via Láctea.
Quando isso foi proposto Einstein fez piada, mas hoje é um modelo bem aceito. Isso não quer dizer que é correto.  ;)
Só as próximas décadas dirão.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2014, 23:32:50
hihih... O pior é que viaja e já foi provado. No entrelaçamento quântico a mudança da partícula par ocorre praticamente instantaneamente, independentemente da posição ocupada pelos pares. Uma pode estar aqui e a outra do outro lado da Via Láctea.
Quando isso foi proposto Einstein fez piada, mas hoje é um modelo bem aceito. Isso não quer dizer que é correto.  ;)
Só as próximas décadas dirão.

Pior que até agora nada foi provado de que algo possa viajar + rápido que a luz. No caso do entrelaçamento a explicação também pode ser outra:

"A opção restante seria aceitar que existe algum processo subjacente - por assim dizer, "fora" do nosso Universo - que tem um efeito sobre o nosso espaço-tempo equivalente a considerar que uma coisa pode afetar outra, independentemente da distância entre elas, em uma velocidade infinita.

Seria o efeito borboleta levado ao extremo dos extremos, no sentido de que alguma coisa poderia afetar outra, em qualquer parte do Universo, não como uma cadeia de acontecimentos sucessivos, mas direta e imediatamente.
 
Estaríamos então em um Universo marcado pelo que os físicos chamam de "não-localidade".

Em um Universo não-local, cada pedaço do Universo pode ser conectado a qualquer outro pedaço, em qualquer lugar, instantaneamente - seria algo como a abolição do movimento como fenômeno necessário para interligar dois pontos.

É claro que isso desafia a nosso senso comum sobre a realidade, representando uma outra solução radical.


Bizarro? Poderia ser pior:  :D

Mas os físicos afirmam que é preferível aceitar essa opção do que a comunicação a uma velocidade mais rápida do que a da luz, porque então eles não teriam nenhum outro fenômeno, e os experimentos mostram que nem neutrinos superam a velocidade da luz."



http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=alem-espaco-tempo-influencias-escondidas&id=010130121112


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #14 Online: 30 de Agosto de 2014, 07:09:30
hihih... O pior é que viaja e já foi provado. No entrelaçamento quântico a mudança da partícula par ocorre praticamente instantaneamente, independentemente da posição ocupada pelos pares. Uma pode estar aqui e a outra do outro lado da Via Láctea.
Quando isso foi proposto Einstein fez piada, mas hoje é um modelo bem aceito. Isso não quer dizer que é correto.  ;)
Só as próximas décadas dirão.
Permita-me discordar. A mudança em uma partícula ocorre instantaneamente, mas não é possível transmitir informação assim. Vou refrescar a memória e depois digo o motivo.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube