No comunicado da Olympus a garantia mundial será valida para produtos comprados até o mês de setembro, inclusive.
Realmente uma noticia muito ruim para usuários; provavelmente a intençao foi brecar o mercado paralelo, sobretudo nos USA onde pequenas empresas de países asiáticos e importadores locais vendem diretamente ou no eBay/Amazon por preços menores do que os oficiais e usufruem da mesma garantia, uma questão realmente dificil de resolver em um mercado tão aberto como o norte americano. Problemas alfandegários em remessas de peças e equipamentos certamente geram altos custos para o fabricante, o que também deve ter pesado na decisão. Nao temos nada com isso e o fato é que os consumidores de países periféricos serão os mais prejudicados por essa politica; mas para a empresa, mesmo que nao consumamos mais os seus produtos o impacto na receita será zero. Particularmente isso nao vai me impedir de comprar seus produtos ou de outro fabricante qualquer no exterior. A vantagem de pagar um preço muito menor do que os praticados localmente, por um produto de qualidade que atenda meu gosto e necessidades, creio que compensa o risco. Mas se outro fabricante oferece produto similar com garantia mundial, claro que passa a ser mais vantajoso (afinal, qual dos grandes ainda tem garantia mundial?). Para os inseguros e que nao se importam em pagar os altos preços, que embutem gordas margens de lucros (tipicas no Brasil) e impostos sem fim, é o caso de comprar aqui no Brasil e usufruir da garantia (e posterior assistencia) com segurança, mas para nao teme riscos vale encarar, com alguns cuidados, a compra no exterior. Entre os cuidados, nao acho uma boa politica comprar lançamentos, que estão muito mais sujeitos a bugs, como vemos mais ou menos frequentemente. De qualquer forma, agora os produtos Olympus envolvem um pouco mais de risco, mas como sao de boa qualidade, a probabilidade de problemas graves é baixa e na pior hipótese o jeito é recorrer à garantia dos USA.
Finalizando, alguns dizem que a garantia Olympus no Brasil para cameras mais sofisticadas, inexistia ou era ineficiente, mas isso é pura ignorancia, falta de informaçao, como foi relatado recentemente aqui no fórum. A "rede" de assistencia técnica padrão existente é somente para cameras compactas importadas e vendidas oficialmente no país. As m4/3 eram atendidas pelo SAC da Olympus e enviadas para a mesma empresa que dá assistencia às cameras sofisticadas Sony, que fica em Taubaté.
P.S.: lendo mais atentamente o comunicado, a Olympus diz que a garantia nao será válida para a MAIORIA dos produtos m4/3 e compactas, ou seja, faz todo o sentido que produtos de ponta como a E-M1 e objetivas PRO continuem tendo essa garantia, o que parece bastante provável e lógico. Ou seja, acabaram com a garantia mundial generalizada para seus os produtos, mas nao necessariamente para todos os produtos. Nao tenho dados, mas nao acredito que os grandes fabricantes tenham garantia mundial indiscriminada para toda a sua linha de produtos.. (quem tiver essas infos, favor informar-nos)
"Please kindly be informed that Worldwide warranty will not be provided with most of our Micro Four Thirds System and compact digital camera products shipped after September of 2014."