Autor Tópico: Prioridade A e S...isto pode se tornar um vício....? !  (Lida 9522 vezes)

andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #45 Online: 08 de Setembro de 2014, 22:35:21
Legal o tópico.
E em câmeras compactas que possuem também os modos M, Av (A) e Tv (S)? Vocês costumam dispensar os modos Auto e P?


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #46 Online: 08 de Setembro de 2014, 22:40:28
Qual compacta? Tem algumas que nem tem como controlar. Tenho uma Lumix ZS8 que tem M, A, S, P, mas nunca consegui descobrir como ajustar as coisas hahaha Quando mexo no ajuste, some o fotômetro. Quando tem fotômetro, não muda de ajuste. Desisti e só uso no verdinho.

Se não tiver acesso mais ou menos rápido para pelo menos um ou dois ajustes, vira um baita estorvo.
D600 - E-M10


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 08 de Setembro de 2014, 23:03:55
pra mim, a grande sacada dos modos de prioridade eh a velocidade de operação, principalmente quando tem muita variação de luminosidade, fotografar em um lugar coberto com sombra e sair no sol depois por exemplo, se vc estiver fotografando o mesmo assunto, uma pessoa por exemplo, vc consegue a mesma exposição só apontando a câmera, enquanto no manual teria q dar algumas voltas no dial até chegar nos parâmetros corretos.

      (em quanto ou enquanto nessa ultima frase?)  :ponder: :ponder:

Como eu tenho um dslr de entrada (D5100) q tem poucos atalhos é uma mão na roda, faço a fotometria onde quero, ajusto compensação, travo com o botão do obturador e faço o foco com ae-l/af-l o/

seria como compara um carro com marcha manual convencional e um com marcha sequencial, vc tem q cuidar das mesmas coisas, mas eh mais rápido trocar de marchar dando um toque pra frente ou pra tras..

uso 90% do tempo assim :)
« Última modificação: 08 de Setembro de 2014, 23:19:23 por Rafael.l »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.647
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 08 de Setembro de 2014, 23:10:28
Cada coisa tem seu momento. Se eu vou fotografar no estúdio, usando lightmeter, tem que ser no manual, simplesmente por ser o único jeito.

Se estou tirando fotos do meu filho, uso prioridade de abertura.

Em viagens, as vezes quero aproveitar o momento e registrar sem compromisso, uso A ou P.

Em shows eu usava prioridade de abertura e fotometria na trava de exposição, pois a luz mudava demais.

Todos os caminhos levam ao mesmo lugar, ou seja, a uma foto boa (ou péssima), e isso depende da capacidade do fotografo e não dos automatismos.

Com carro é a mesma coisa, se vou viajar a São Paulo a negócios em uma bmw série 6, cambio automatico, mas se estou de corvette conversível no domingão, cambio manualzão pra domar o v8.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2014, 23:11:18 por Claudio Rombauer »


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #49 Online: 08 de Setembro de 2014, 23:13:14

      (em quanto ou enquanto nessa ultima frase?)  :ponder: :ponder:


Nesse caso, enquanto, pois é conjunção.

Em quanto, quando fala-se em quantidade.

"Em quanto tempo regulo a câmera?"

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.882
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 08 de Setembro de 2014, 23:19:53
Nesse caso, enquanto, pois é conjunção.

Em quanto, quando fala-se em quantidade.

"Em quanto tempo regulo a câmera?"

corrigido  :ok:


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #51 Online: 09 de Setembro de 2014, 08:21:28
Alex,

Colocando de outra forma...

Entendido amigo  :ok:

O que vale é não generalizar, pois incomoda. Não deveriam existir então estes dois Mitos:

Fotografar em M é só para Phodão
Prioridades é só para Bundão

Pronto, assim ninguém seria ou pareceria ser, melhor ou pior que ninguém.
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #52 Online: 09 de Setembro de 2014, 08:39:58
Alex,

Colocando de outra forma: Um monte de novatos e pessoas sem muita noção de fotografia ouvem falar que o modo manual é o melhor e o que os profissionais usam e passam a usar sem saber. Sai tudo uma caca no final.

Conheci uma pessoa que tinha feito um curso de fotografia no Senac, lá por 1990 e comprou uma Nikon N90. Essa pessoa ouviu no curso, que o melhor modo era o manual e que o melhor filme era positivo de baixa sensibilidade. Nada contra, pelo contrário, fiz zilhões de fotos com uma Pentax MX e Provia 100.

O problema é que essa pessoa fez uma viagem ao Marrocos, cismou porque cismou de usar Velvia 50 que é o slide mais enjoado que existe em termos de exposição, usando a N90 no modo manual sem sequer saber o comportamento do fotômetro. O resultado é que das cerca de 400 fotos que fez, mais da metade saíram tremendamente sub expostas.

O fotômetro estava indicando que a exposição estava perfeita, cravadinha no zero, mas o fato é que a banda não toca desse jeito. A N90 quando em modo manual, troca a fotometria de 3D matrix para media central, e quem tem experiência com filme sabe que a chance de fotometrar errado em cenas muito brilhantes ou contrastadas é quase absoluta.

A pessoa estava usando uma baita câmera, uma boa 50mm 1.4, um baita filme, modo manual, mas simplesmente não sabe o significado real da coisa. Se essa pessoa tivesse usado um Program da vida, o resultado seria certamente melhor por causa do 3D matrix, já que não dominava o básico da técnica. Com digital, pelo menos se ficou ruim, da para ver e fazer outra foto, seja em qual modo for.

Para o cara que sabe o que faz, usar um ou outro modo é indiferente, o que falta para uma boa parte da galera é a base da fotometria e saber como o equipamento comporta-se. Ninguém aqui está falando que usar manual é errado ou que é coisa de quem quer aparecer.
É bem por aí! Se não sabe como a câmera funciona, é melhor deixar ela cuidar das coisas. Por outro lado se você entende fotometria vai lá e faz a foto do teu jeito!
Tem gente que sabe fazer bolo e tem gente que precisa de massa pronta. No final o que importa é comer o bolo.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #53 Online: 09 de Setembro de 2014, 10:08:19
Acho bacana saber usar e dominar tanto o modo manual da câmera como os modos de prioridade. Apenas pelo fato de ter mais recursos à mão do que se usar sempre só um dos modos.

Às vezes a gente acaba mesmo se viciando em algum. No começo eu era viciado e dependente da prioridade de abertura, ao ponto de olhar uma cena e já saber quanto deveria compensar para cima ou para baixo. O engraçado é que na prática dá no mesmo de usar o modo manual com uma abertura escolhida e ir só compensando na velocidade, mas eu simplesmente não conseguia girar a rodinha, rsrs.

Depois de um tempo, viciei no modo manual. Não conseguia mais usar outros modos, e até virei um "chato do modo M", que falava pra todo mundo aprender a usar o manual, que apenas o manual prestava. Morria de medo de deixar em algum semi-automático e perder a foto.

Hoje uso bastante tanto um quanto o outro (pro meu tipo de foto, não vejo necessidade de usar a prioridade de velocidade). Aos poucos venho usando cada vez mais a prioridade de abertura, tanto em fotos pessoais como em eventos, e é uma ferramenta extremamente útil pra vários tipos de fotos que faço.


halvaro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 304
Resposta #54 Online: 09 de Setembro de 2014, 10:40:04
Quando eu tinha compactas, sempre usei o modo P, minhas compactas (sony)  até tinham o manual mas quase nunca usava, achava meio coomplicado.

Agora com a D5100 acostumei com o modo A,  praticamente a cam não saiu mais desse modo desde que comprei.


zeus55

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Resposta #55 Online: 09 de Setembro de 2014, 11:08:55
Top....Humberto.  :ok:


tadashifotografo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
  • Sexo: Masculino
    • http://www.olhares.com/tadashifotografo
Resposta #56 Online: 09 de Setembro de 2014, 14:14:51
O mais importante é saber o que está fazendo, eu sei muito bem fotografar em modo Manual (M) mas em determinadas situações isso não é possível porque não podemos perder o momento do registro da imagem. Em diversas vezes fotografei em modo S (prioridade de velocidade de obturação).


« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 14:15:33 por tadashifotografo »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.960
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #57 Online: 09 de Setembro de 2014, 16:52:51
Só pra contrabalancear, olha um textinho que foi publicado hoje, acho que tem um pouco a ver com o assunto: http://photofocus.com/2014/09/09/all-good-photographers-use-manual-right/

Abraços


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #58 Online: 09 de Setembro de 2014, 19:01:11
Só pra contrabalancear, olha um textinho que foi publicado hoje, acho que tem um pouco a ver com o assunto: http://photofocus.com/2014/09/09/all-good-photographers-use-manual-right/

Abraços

Do artigo:

"So, keep shooting. Learn to understand your camera and light. Most importantly, keep an open mind! That's how I've seen great photographers created."  :ok:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #59 Online: 11 de Setembro de 2014, 18:09:49
Só uso modo A e em situações específicas do tipo fazer um light painting, por exemplo, uso o modo M. Com lentes manuais uso M com ISO auto.