Autor Tópico: Tripé Benro Itrip IT15 - Fiz um bom negócio?  (Lida 17583 vezes)

kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Online: 09 de Setembro de 2014, 13:50:10
Galera, tive meu último desgosto com aqueles tripés ching ling quando tentei focar com a 55-250 @ 250mm e cada vez que encostava no anel de foco visualizava um terremoto no LCD.

Resolvi então comprar um tripé de melhor qualidade e, meio que por impulso, com pouquíssima leitura a respeito, acabei escolhendo o Benro Itrip IT 15 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-585278814-kit-tripe-benro-itrip-it15-c-ball-head-transforma-em-monope-_JM), pelos seguintes motivos:

1 - preço em conta;
2 - possibilidade de usar como monopé;
3 - compacto;
4 - relativamente robusto, suportando até 4kg.

Gostaria de saber se o impulso de aquisição não foi um tiro no pé, pois depois de o negócio feito fiquei meio inseguro quanto as suas alturas:
- Altura máxima c/ coluna central - 1475mm
- Altura máxima s/ coluna central - 1245mm
- Altura máxima do monopé - 1525mm

Faço mais ensaios externos, individuais, casais ou grupos, além de paisagens. Para as paisagens, grupos ou fotos de corpo inteiro, a altura não faz tanta diferença, já que a câmera costuma ser posicionada na altura da cintura.

Para os "headshots" a coisa muda de cenário. Imagino que a altura máxima com a coluna (1,47m) possa ainda ficar baixa, sem falar na instabilidade que sempre é maior com a coluna central. O atenuante é que não tenho muita paciência para fazer esse tipo de foto com o tripé, o ensaio termina sendo dinâmico demais pra "perder tempo" regulando ele. Aí entra a possibilidade do monopé, que parece ser compatível com minha altura (1,83m) com seus 1,52m de altura.

Enfim, gostaria de saber se mais alguém conhece esse tripé e se pelo descrito, fiz realmente um bom negócio.

Valeu!
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 14:01:53 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2014, 14:04:12
Kleber, que coincidência, acabei de comprar um tripé desses também. Até o momento estou adorando, ele é bem firme e robusto mesmo, e dobrado fica absurdamente compacto.

Usando a coluna central sempre é mais instável. Fiz uns testes aqui em casa e, com a coluna central, demora uns 7 a 8 segundos pra estabilizar por completo a imagem. Mas isso simulando o pior cenário possível, ou seja, com uma objetiva pesada, live view com zoom em 10x e na posição retrato. Na posição paisagem, demora menos de 5s. Com a coluna central recolhida, a imagem estabiliza em 2 a 3 segundos.

No cálculo da altura, tem que levar em conta também a altura da câmera até o visor, e também contar a sua altura apenas até os olhos, claro, rsrs. Assim, pra mim que tenho 1,70m, o tripé com a coluna estendida deixa o visor da câmera um pouco mais alta que meus olhos. Mas com a coluna recolhida já fica um tanto baixo... O monopé é a mesma coisa, fica um pouco alto pra mim quando completamente estendido.

Mas enfim, o tripé é excelente, e você vai sentir uma diferença gritante em relação aos xing ling da vida.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2014, 14:12:13
Boa, Humberto.

Fico feliz em saber da qualidade. Levei em conta sim a altura da câmera e desconsiderei minha altura para além dos olhos. Aparentemente irá me servir, então.

Tivestes tempo de testar o monopé? Os ajustes são bem ágeis?
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2014, 14:18:10
Tivestes tempo de testar o monopé? Os ajustes são bem ágeis?

Testei o monopé sim, é bem legal, e muito mais resistente do que parece à primeira vista. Os ajustes são ágeis, mas cada seção das pernas são curtas, então mexendo só em 1 seção não encurta tanto o monopé. Quer dizer, não sei como você usa, mas eu usei para algumas filmagens, então toda hora mudo a altura do monopé, daí precisa encolher umas 2 seções das pernas. Esse eu achei a grande desvantagem de ter um tripé tão compactável...

Uma coisa que eu gostei muito dele foi a cabeça, achei de ótima qualidade, a trava é bem firme e a placa de engate rápido é compatível com Arca-Swiss, bem legal! Só é ruim porque não faz pan independente, mas pra mim não faz falta; pra você que faz paisagens talvez seja importante...


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #4 Online: 09 de Setembro de 2014, 14:51:15
Então talvez também sofra com os ajustes de altura. Ainda assim, parece ser bem mais prático que ajustar três pernas. Acredito que não vou me incomodar tanto.

Quanto às necessidades para panorâmicas, apesar das paisagens, ainda acho que também não sentirei tanta necessidade. Só tive paciência/interesse em fazer uma única vez uma imagem panorâmica.

Controlar a ansiedade até sua chegada e partilhar a experiência tão logo o teste.

Valeu mesmo!
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2014, 14:55:24
Controlar a ansiedade até sua chegada e partilhar a experiência tão logo o teste.

Legal, fico na expectativa pra ver se suas impressões serão tão positiva quanto as minhas!  :ok:


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2014, 22:24:18
Eu nunca usei tripé e estou pesquisando também. Queria uma opção ainda mais barata do que esse Benro. Vocês conhecem o Velbon DF-60? Seria só pra ambiente interno mesmo.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2014, 22:35:12
Se quer só para ambiente interno, então pode ser um tripé mais tranquilo mesmo, que aguente o peso do seu equipamento. Os tripés da Velbon geralmente são bons custos x benefícios. Não gosto muito do tipo de cabeça desse modelo DF-60, prefiro as ball head ou de 3 vias com 2 alavancas, esse sistema de inclinar pela plaquinha sempre me pareceu meio frágil. Mas claro, isso só de ver as fotos, nunca testei um.

Tenho um Manfrotto MKC3-P01 que pretendia vender, mas depois desisti, e agora estou cogitando vender de novo, rsrs. Eu acho que é um ótimo custo x benefício, tripé bem construído, leve, compacto e barato. O Lucas M. Dias tem um parecido, modelo MKC3-H01, e também gosta bastante do dele.


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #8 Online: 09 de Setembro de 2014, 22:43:27

Se quer só para ambiente interno, então pode ser um tripé mais tranquilo mesmo, que aguente o peso do seu equipamento. Os tripés da Velbon geralmente são bons custos x benefícios. Não gosto muito do tipo de cabeça desse modelo DF-60, prefiro as ball head ou de 3 vias com 2 alavancas, esse sistema de inclinar pela plaquinha sempre me pareceu meio frágil. Mas claro, isso só de ver as fotos, nunca testei um.

Tenho um Manfrotto MKC3-P01 que pretendia vender, mas depois desisti, e agora estou cogitando vender de novo, rsrs. Eu acho que é um ótimo custo x benefício, tripé bem construído, leve, compacto e barato. O Lucas M. Dias tem um parecido, modelo MKC3-H01, e também gosta bastante do dele.

Estava em dúvida justamente entre esse Velbon e o Manfrotto MKC3-H01. Não comprei o Velbon por não sentir firmeza e nunca vi opinião de ninguém a respeito, só uns reviews gringos, alguns falando meio mal da cabeça mesmo. Já o Manfrotto tem mais relatos por aí e o peso da marca, né?

Obrigada, Humberto!


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #9 Online: 09 de Setembro de 2014, 22:46:41
Olhei esse tripé que mencionou e é bem parecido com ching ling que estou aposentando. E como o Humberto falou, essa cabeça dá uma insegurança tremenda quando colocamos na vertical - parece que o engate pode soltar a qualquer tempo e todo o equipamento ir pra o chão.

Usei esse meu bastante e não vou hoje simplesmente "cuspir no prato", mas dependendo de quanto for pagar, tenha em mente que um dia pode cansar dele e voltar a gastar num um pouco mais robusto.

Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 09 de Setembro de 2014, 22:50:03
Já o Manfrotto tem mais relatos por aí e o peso da marca, né?

Manfrotto é marca consagrada e os tripés são sempre bem feitos, mas esses mais simples não se comparam com os profissionais deles, são bem mais básicos mesmo. Só pra não se decepcionar depois, qualquer coisa, rsrs.

Usei esse meu bastante e não vou hoje simplesmente "cuspir no prato", mas dependendo de quanto for pagar, tenha em mente que um dia pode cansar dele e voltar a gastar num um pouco mais robusto.

Nem me fale! Esse tripé da Benro foi simplesmente o 5° tripé que comprei! Se tivesse ido logo de primeira pra um tripé dos bons, certamente teria economizado bem mais dinheiro no longo prazo...


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #11 Online: 09 de Setembro de 2014, 23:06:56
Nem me fale! Esse tripé da Benro foi simplesmente o 5° tripé que comprei! Se tivesse ido logo de primeira pra um tripé dos bons, certamente teria economizado bem mais dinheiro no longo prazo...

Acho que não faltam relatos de compras ruins de tripé. Minha última experiência ruim foi um gorillapod (mini) no Aliexpress. No anúncio exibiam ele sustentando uma DSLR com uma tele. Quando chegou, só deu conta da minha compacta. O mini, só descobri quando recebi. Hehe.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 09 de Setembro de 2014, 23:19:21
Acho que não faltam relatos de compras ruins de tripé. Minha última experiência ruim foi um gorillapod (mini) no Aliexpress. No anúncio exibiam ele sustentando uma DSLR com uma tele. Quando chegou, só deu conta da minha compacta. O mini, só descobri quando recebi. Hehe.

Ahahah, que foda... Tomara que esse Benro supra nossas necessidades de bons tripés, pelo menos por alguns anos. Por enquanto estou gostando muito, espero que continue assim!  :ok:
« Última modificação: 09 de Setembro de 2014, 23:20:13 por Humberto Yoji »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #13 Online: 15 de Setembro de 2014, 22:46:57
Ahahah, que foda... Tomara que esse Benro supra nossas necessidades de bons tripés, pelo menos por alguns anos. Por enquanto estou gostando muito, espero que continue assim!  :ok:

Humberto, o tripé finalmente chegou. E superou as expectativas. Muito robusto, bem compacto, as alturas bem compatíveis comigo e o monopé não poderia ser melhor.

Mas como sou marinheiro de primeira viagem com tripé de qualidade, estou sofrendo com a cabeça e a melhor forma de engatar a câmera. Se puder me ajudar...

É normal a bolha de nível ficar "escondida" embaixo da câmera ou estou encaixando tudo errado?
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2014, 00:09:20
Humberto, o tripé finalmente chegou. E superou as expectativas. Muito robusto, bem compacto, as alturas bem compatíveis comigo e o monopé não poderia ser melhor.

Mas como sou marinheiro de primeira viagem com tripé de qualidade, estou sofrendo com a cabeça e a melhor forma de engatar a câmera. Se puder me ajudar...

É normal a bolha de nível ficar "escondida" embaixo da câmera ou estou encaixando tudo errado?


Não sei, nunca usei o nível... Mas acho que o ideal é ajustar antes de colocar a câmera no tripé, pelo jeito. Ou então tenta mudar a posição de encaixe na placa de engate rápido, sei lá... Precisaria dar uma olhada no tripé antes pra saber direito...