Alexandre, pela sua lógica (que eu não contesto) o ProPhoto não tem utilidade já que não é possível capturar e muito menos reproduzir nada neste gamut
Essa moçada mais velha de impressão e estudo de cor, como o próprio Clício, Alex Vilagas, etc defende que vc deve trabalhar em TIFF 16 bits ou no minimo AdobeRGB
Acredito que a logica deles seja que numa pós produção, "esmagando" ou "esticando" alguns picos/cumes no AdobeRGB cai dentro da faixa sRGB assim mantendo a qualidade melhor que capturado e manipulando em sRGB
Desculpe se estiver sendo muito infantil nesta informação, mas se eu imprimir uma imagem em AdobeRGB sendo o arquivo em sRGB satura tudo, vai informação errada pra maquina, que tem como referência a abrangência das cores visíveis anotadas nos gráficos do sRGB e Adobe RGB (conclusão minha), tipo a cor de pele é o pico de vermelho no sRGB mais amarelo, só que o pico de vermelho no AdobeRGB é outro e a quantidade de amarelo tb.
Acredito que numa mesma "imagem"vc tenha mais informação de cores usando os gamuts em questão e a diferença está no incremento das variações de cores. Em foto pequena isso não aparece mas nas grande...
É uma lógica meia esdruxula minha, obviamente que existe uma grande chance de estar errada e um pouco confusa
Abs
Marcio