Autor Tópico: Começando ..  (Lida 2320 vezes)

dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Online: 29 de Setembro de 2014, 09:09:53
Bom dia amigos.

Deixei a vergonha de lado e criei um FLICKR, a minha paixão por fotografia vem de muito tempo, porém sempre tive medo de colocar isso em prática, mas de uns tempos pra ca, decidi dar cara a tapa, venho tirando fotos de alguns amigos, e divulgando, percebo que muitas pessoas gostam, mas queria um olhar mais técnico, de pessoas mais experientes. Estou aqui pra divulgar meu flickr pra vocês, e espero criticas construtivas, para que eu possa estar melhorando sempre .. Antes que me perguntem, sim, maioria das fotos eu tirei no modo AUTOMÁTICO, sei que é errado, mas já estou estudando sobre o assunto, estou ESTUDANDO sobre fotografia, vendo videos, lendo os fóruns, observando como a fotografia funciona além do sentimento .. Espero que vocês gostem, e se eu falei algo de errado, me perdoem ..ou me corrijam rs.

Boa semana a todos !
Ah, a câmera que eu uso é uma Nikon D3100 e o programa que uso para edição das imagens é o Ligthroom.

https://www.flickr.com/photos/zanottidiana/


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2014, 09:42:23
Seja bem-vinda ao forum com tuas fotos.  :ok:

Fotografar pessoas, dirigir é muito complicado, tanto que me aventuro pouco a esse tipo de foto, por isso nem comentarei as poses e enquadramentos. Deixo para os mais experientes nesse tipo de fotos.

O que me incomodou um pouco foram os cortes inclinados nas fotos, mas isso é gosto pessoal, por fotos mais convencionais.

E continue a estudar, domine mais teu equipamento e esqueça o modo AUTO. Passe aos poucos para os modos de prioridade (A e S), vc já passa a ter um pouco mais de controle sobre tua câmera.

Abcs.



- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Rodolfo Guerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
    • Flickr do Rodolfo Guerreiro
Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2014, 10:21:00
Olá Diana, também sou novato em fotografia e estou iniciando um curso. Gostei das suas fotos no Flickr, ainda não posso comentar sobre técnica, mas a única coisa que eu acho é que as inclinações nas fotos incomodam um pouco (mas como disse o Alexandre é gosto pessoal), às vezes a gente tem que inclinar o pescoço prá visualizar. Já estou te seguindo no Flickr. Abs.
Nikon D7000  |  Nikon D3100  |  17-50mm - f/2.8  |  18-140mm - f/3.5-5.6  |  18-55mm - f/3.5-5.6  |  50mm - f/1.8D  |  flash nikon sb700

Flickr: www.flickr.com/photos/rodolfoguerreiro


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2014, 10:48:36
Diana, analisar em geral no Flickr fica um pouco complicado, selecione algumas fotos e poste aqui numeradas que com certeza você terá um retorno melhor do pessoal  :ok:


dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2014, 11:55:43
Diana, analisar em geral no Flickr fica um pouco complicado, selecione algumas fotos e poste aqui numeradas que com certeza você terá um retorno melhor do pessoal  :ok:

Desculpe, irei postar algumas .. Obrigada pela dica !

1 -

2 -

3 -

4 -

5 -

6 -

7 -
« Última modificação: 29 de Setembro de 2014, 12:05:33 por dianazanotti »


dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2014, 12:02:26
Seja bem-vinda ao forum com tuas fotos.  :ok:

Fotografar pessoas, dirigir é muito complicado, tanto que me aventuro pouco a esse tipo de foto, por isso nem comentarei as poses e enquadramentos. Deixo para os mais experientes nesse tipo de fotos.

O que me incomodou um pouco foram os cortes inclinados nas fotos, mas isso é gosto pessoal, por fotos mais convencionais.

E continue a estudar, domine mais teu equipamento e esqueça o modo AUTO. Passe aos poucos para os modos de prioridade (A e S), vc já passa a ter um pouco mais de controle sobre tua câmera.

Abcs.

Bom, eu amo fotografar pessoas, fazer retratos, crianças então são minhas paixões. Sobre a questão de corte, realmente, eu acho legal esse tipo de foto, porém não é a primeira pessoa que comenta sobre isso, acho que vou me policiar em relação a isto, devo estar fazendo de mais este mesmo processo. Muito obrigada pela dica, continuarei me qualificando  :clap: :D


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2014, 12:04:12
Dianaaaa, só faltou numerar  :D 8-) :ok:


dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2014, 12:04:28
Olá Diana, também sou novato em fotografia e estou iniciando um curso. Gostei das suas fotos no Flickr, ainda não posso comentar sobre técnica, mas a única coisa que eu acho é que as inclinações nas fotos incomodam um pouco (mas como disse o Alexandre é gosto pessoal), às vezes a gente tem que inclinar o pescoço prá visualizar. Já estou te seguindo no Flickr. Abs.

Olá, pelo que verifiquei usa a mesma câmera que eu ?
É mesmo, essa questão da inclinação ficou bem marcante mesmo, irei me policiar em relação a isso.
Amei as suas fotos, muito obrigada pelas dicas e observação !  :ok:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2014, 12:04:54
Diana,

Legal sua iniciativa. A maioria que participa por aqui começou assim, igual a você. Eu mesmo a pouco mais de um ano não sabia nem o que era ISO e hoje, de tanto participar, sou até moderador do forum! hahaha

Então a dica que posso dar é essa que você parece já estar seguindo: ler, estudar, acompanhar as discussões, ver fotos dos outros, ver comentários das fotos dos outros, clicar bastante, pedir comentários sobre as suas fotos, e por aí vai.

Quanto as fotos, reforço o que o Alexandre disse: selecione algumas e poste numeradas aqui. É difícil avaliar todas.

De qualquer forma, dando uma olhada geral, também gostei de algumas, outras nem tanto. Os pontos mais evidentes que eu poderia comentar são, além da inclinação que o pessoal já reparou, o ângulo de abordagem para o assunto, especialmente quando crianças no chão. Ou seja, nestes cenários, o ideal é se abaixar e fazer o click no mesmo nível deles (bebês/crianças) para não ficar aquela vista superior.

Mas é isso. Continue postando e participando. Se até no tópico "EU" já se aventurou, o resto é fichinha!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #9 Online: 29 de Setembro de 2014, 12:06:05
Dianaaaa, só faltou numerar  :D 8-) :ok:

Sou um desastre, até pra colocar a foto me bati .. Pronto editei rs :doh:


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #10 Online: 29 de Setembro de 2014, 12:10:14
Bom, eu amo fotografar pessoas, fazer retratos, crianças então são minhas paixões. Sobre a questão de corte, realmente, eu acho legal esse tipo de foto, porém não é a primeira pessoa que comenta sobre isso, acho que vou me policiar em relação a isto, devo estar fazendo de mais este mesmo processo. Muito obrigada pela dica, continuarei me qualificando  :clap: :D

Só não mude esse estilo por nossos comentários. Como disse antes, é gosto pessoal. Se agrada a vc e a quem vc está entregando as fotos, não tem pq mudar totalmente.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


dianazanotti

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 374
  • Sexo: Feminino
  • Eu sou mansa mas minha função de viver é feroz.
Resposta #11 Online: 29 de Setembro de 2014, 12:11:13
Diana,

Legal sua iniciativa. A maioria que participa por aqui começou assim, igual a você. Eu mesmo a pouco mais de um ano não sabia nem o que era ISO e hoje, de tanto participar, sou até moderador do forum! hahaha

Então a dica que posso dar é essa que você parece já estar seguindo: ler, estudar, acompanhar as discussões, ver fotos dos outros, ver comentários das fotos dos outros, clicar bastante, pedir comentários sobre as suas fotos, e por aí vai.

Quanto as fotos, reforço o que o Alexandre disse: selecione algumas e poste numeradas aqui. É difícil avaliar todas.

De qualquer forma, dando uma olhada geral, também gostei de algumas, outras nem tanto. Os pontos mais evidentes que eu poderia comentar são, além da inclinação que o pessoal já reparou, o ângulo de abordagem para o assunto, especialmente quando crianças no chão. Ou seja, nestes cenários, o ideal é se abaixar e fazer o click no mesmo nível deles (bebês/crianças) para não ficar aquela vista superior.

Mas é isso. Continue postando e participando. Se até no tópico "EU" já se aventurou, o resto é fichinha!

Sim estou estudando esta questão de iso, abertura .. enfim, coisas que eu não reparava a fundo e percebi que se eu utilizar vai ficar muito melhor.
Essa questão do angulo realmente, eu nunca reparei tão a fundo como minhas fotos estavam ficando, agora que parei pra analisar, tá bem evidente que cortei muitas fotos que estariam bem melhores se fossem mais calculadas, mas muuuuito obrigada pela dica, era bem disso que eu estava precisando, esses tipos de olhares  ;)


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2014, 12:46:03
Diana, é legal colocar suas fotos para análise, como você disse ajuda a vermos coisas que não estávamos observando. Porém procure filtrar sempre as respostas, primeiro porque ninguém é dono da verdade e também porque suas fotos precisam agradar a você e aos seus clientes, não aos críticos de plantão hehehehe.

O pessoal já deu ótimas dicas  :ok:
Sobre o horizonte inclinado, eu não gosto de fotos assim e isso é coisa pessoal. É muito raro eu gostar de alguma foto assim... Mas repito, coisa pessoal.

No futuro você vai olhar pra esse tópico e você mesmo vai encontrar um monte de coisas que teria feito diferente... Mas cada coisa em seu tempo e você ainda vai aprender bastante, como todos estamos aprendendo.


Rodolfo Guerreiro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
    • Flickr do Rodolfo Guerreiro
Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2014, 13:19:59
Olá, pelo que verifiquei usa a mesma câmera que eu ?
É mesmo, essa questão da inclinação ficou bem marcante mesmo, irei me policiar em relação a isso.
Amei as suas fotos, muito obrigada pelas dicas e observação !  :ok:

Sim a minha câmera é igual a sua. Não é a melhor, mas dá para fazer fotos bem legais com ela, aliada a uma boa lente. Obrigado, também gostei muito dos seus retratos.  :ok:
Nikon D7000  |  Nikon D3100  |  17-50mm - f/2.8  |  18-140mm - f/3.5-5.6  |  18-55mm - f/3.5-5.6  |  50mm - f/1.8D  |  flash nikon sb700

Flickr: www.flickr.com/photos/rodolfoguerreiro


vinicius83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 888
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2014, 13:27:39
Não é errado tirar foto no automático, desde que você conheça toda a sua câmera incluindo o modo manual é claro.  :)

Se quiser indicação de estudos as minhas dicas são, nessa ordem:
1 - Site: http://www.canonoutsideofauto.ca/ 
2 - Livro: Novo guia de Fotografia National Geographic
3 - Livro: Novo Manual de Fotografia - Jonh Hedgecoe

E bem vinda!  :)
É melhor tirar uma foto com uma câmera imperfeita do que não tirar nenhuma
Sony Alpha a6000 + SELP1650 + SEL55210 + Meike MK320

flickr