Autor Tópico: SALA: "Clube da Sony NEX & ILCE - Assuntos técnicos e afins!!!"  (Lida 2414 vezes)

Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Nós temos na galeria o "Clube da Sony NEX & ILCE", porém a Moderação advertiu sobre postagens de assuntos que não fossem fotos nessa sala. Em função disso, o Fernando com boa vontade criou a sala de "Assuntos Técnicos e afins".

Porém com o desenvolvimento dos assuntos, percebe-se que essa sala está fazendo um desserviço, uma vez que debate-se ali todo tipo de assunto relacionado a esse sistema de câmeras o que acabou virando uma Babel. Numa busca futura não vai se achar nada ali.

Já existe a sala SONY, então que cada assunto seja aberto uma nova subsala com o tema, por exemplos:
- "Flash para Nex e Ilce"
- "Lentes para o Sistema A7x"
- "Etc.."

O Kokimoto já tinha alertado pra isso nesse post:
A iniciativa é sempre boa, pois mostra boa vontade dos foristas de manter a organização. :)

Mas do ponto de vista de organização do fórum, minha opinião é que esse tópico é genérico demais. Terá discussão sobre lentes, sobre flash, sobre filtros, sobre como configurar a câmera... E estamos falando de todas as NEX que já existiram + da A7, A7R e A7S, A6000 e de todas as tias Ilces que serão lançadas no futuro.

Daqui a um ano, esse tópico terá umas 300 páginas. Daí quero ver alguém achar alguma coisa pela pesquisa. Será como procurar uma discussão em um grupo de Whatsapp. Ou seja, não dá.

Seria o mesmo que abrir um tópico chamado "Assuntos técnicos sobre Nikons reflex" ou "Assuntos técnicos sobre Canons reflex". Pega cropada, pega full frame, pega máquina antiga, máquina atual e máquina que ainda nem foi lançada.  :shock:

Para assuntos técnicos sobre todas as Nex e todas a tias Ilces, existe justamente o "Espaço Sony / Minolta". :ok:

Melhor tomarmos uma atitude enquanto está no começo.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 02 de Outubro de 2014, 09:21:11
Não preciso nem dizer que estou totalmente de acordo com o explicado pelo Alexandre. A Sala Sony morreu e todo o movimento dela está dentro do referido tópico.

Para termos uma ideia, são 6 páginas em apenas 13 dias.

Além de inviabilizar qualquer pesquisa futura, tem também aquele problema que o Jimmy explicou ao fechar o tópico "EU" original: pelo que lembro, tópicos muito extensos atrapalham o desempenho do fórum de alguma maneira.
D600 - E-M10


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Outubro de 2014, 09:56:55
Caros,

Estou de acordo! :ok: Mas se um tópico for criado para um modelo específico, haveria algum problema?
Um tópico para trocar experiências sobre uma câmera X, ex.: Clube Nex 5, Clube ILCE-6000! :ponder:
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 10:00:36 por fdellaflora »
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2014, 10:02:32
Penso que não viu Fernando, acho que ficaria bem mais organizado e fácil de acompanhar. Dentro da sala Sony, acho que deveríamos abrir as subsalas sobre os modelos, assuntos específicos, etc...

Como o Koki falou, do jeito que está seria como abrir dentro da sala Canon, o tópico: "Conon DSLR, assuntos técnicos"  Já pensou??  :D

Acho que não precisa ser tããão específico por que tem muitas câmeras parecidas, mas algo do tipo: "Nex 3, 5r, 5n, 6", outra do tipo: "Ilce APS-C", outra "Ilce Full Frame", Flash para A7x, Flash para Nex, Lentes para A7x, algo assim...
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 10:06:44 por Alexandre Ricci »


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #4 Online: 02 de Outubro de 2014, 10:15:32
Topico por modelo especifico tambem eh ruim, pois tem coisas que sao comuns a varios. Por exemplo, lente sel para cropada serve em qq nex e na a6000.

Os flashes pelo visto serem em qualquer uma.

O melhor eh por assunto mesmo. A sala sony ja eh o clube de quem tem nex ou ilce! Hehehe
D600 - E-M10


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Outubro de 2014, 10:22:37
Penso que não viu Fernando, acho que ficaria bem mais organizado e fácil de acompanhar. Dentro da sala Sony, acho que deveríamos abrir as subsalas sobre os modelos, assuntos específicos, etc...

Como o Koki falou, do jeito que está seria como abrir dentro da sala Canon, o tópico: "Conon DSLR, assuntos técnicos"  Já pensou??  :D

Acho que não precisa ser tããão específico por que tem muitas câmeras parecidas, mas algo do tipo: "Nex 3, 5r, 5n, 6", outra do tipo: "Ilce APS-C", outra "Ilce Full Frame", Flash para A7x, Flash para Nex, Lentes para A7x, algo assim...

Eu entendi Alexandre e concordo que o tópico ficou muito amplo. Mas a pergunta era no sentido de criar um tópico específico para a A6000 ou outra câmera que seja.

Na minha opinião, acho melhor ter um tópico sobre um modelo X do que vários tópicos sobre N assuntos para o modelo X. Eu cito o exemplo do HTForum, onde acompanho alguns clubes sobre veículos. Tem clubes com mais de 500 páginas e eu não acho ruim. Prefiro ir lá no e ter um tópico com todas as informações sobre o veículo X do que "pneu do veículo x, som do veículo x, seguro p/ o veículo x, ...". Mesmo assim, nada impede que mesmo tendo um tópico para troca de informações de um determinado modelo, não se possa criar outros tópicos para um assunto específico.

Mas claro, isso é no meu modo de ver, por favor, não me crucifiquem! :ok:

[]´s
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2014, 10:24:47
 :ok: :ok:


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2014, 10:32:29
Topico por modelo especifico tambem eh ruim, pois tem coisas que sao comuns a varios. Por exemplo, lente sel para cropada serve em qq nex e na a6000.

Os flashes pelo visto serem em qualquer uma.

O melhor eh por assunto mesmo. A sala sony ja eh o clube de quem tem nex ou ilce! Hehehe

Kokimoto,

Vou te dar um exemplo que eu tive. Criei um tópico específico Bolsas p/ Mirrorless Sony NEX & ILCE, para saber qual tipo de bolsa o pessoal estava usando. Resultado, não recebi nenhuma resposta! Tenho quase certeza que se o assunto tivesse sido abordado num tópico específico sobre o modelo, onde os proprietários acompanham mais, alguém teria opinado!

[]´s
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



Jeff Martins

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.461
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2014, 10:48:55
Pois é, tem esse problema, muita gente tem nex antigas, como a 3 e a 5, daí eles criam um tópico pra tirar uma dúvida, mas o os usuários que não tem esse modelo de camera, não vai se preocupar em entrar no topico só pra tirar a dúvida de um usuário.
E separar por camera já não é viável porque quase todas tem as mesmas catacteristicas.
Flickr

Cameras: Sony ILCE-6000 • NEX 6 • LUMIX FZ150
Objetivas: SEL1855 • SEL1650 • SEL50F18 •  Sigma EX DN 19/2.8 • Sigma DN A 30/2.8 e algumas objetivas manuais.
Flashes: Sony HVL F60M • MK320S • YN560II


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2014, 10:55:57
Fdellaflora, o problema eh que os usuarios nex do forum so estao habituados a acessar o clube, na galeria. Por isso ninguem viu seu topico. :ok:
D600 - E-M10


toc83

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 741
Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2014, 11:21:31
Concordo com a medida. Aquele tópico estava começando a sair de controle, com até usuário de outro sistema entrando e discutindo detalhes técnicos lá, ia virar uma marafundaia que daqui um tempo ia ficar difícil de acompanhar. :clap:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2014, 20:58:49
Vou trancar o tópico.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2014, 22:52:33
Bom, eu já apurei a parte que fala sobre Flash e vou abrir um tópico sobre isso e copiar as postagens. Se alguém quiser fazer o mesmo sobre as lentes e outros assuntos seria legal  :ok:

Quanto ao nível de especificação nos tópicos, o jeito é abrir e ver como fica, se não funcionar ou ficar muito amplo poderíamos fazer outros e assim por diante, caso concordem.


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #13 Online: 02 de Outubro de 2014, 22:57:18
Ih, agora que vi que a sala trancada não permite citação. Será que podia abrir por alguns minutos enquanto faço esse trabalho?


http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=105621.30
« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, 23:03:41 por Alexandre Ricci »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 02 de Outubro de 2014, 23:33:55

Ih, agora que vi que a sala trancada não permite citação. Será que podia abrir por alguns minutos enquanto faço esse trabalho?


http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=105621.30
Desbloqueie por uns instantes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales