Autor Tópico: Studio Fotografico  (Lida 8906 vezes)

JcDaSilva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
  • "Registrando o melhor da vida"
Online: 31 de Outubro de 2014, 01:23:05
Boa Noite pessoa.

Sou um amante da arte fotográfica, e estou ai a 3 meses estudando, lendo, e fazendo agora um curso de fotografia.

Estou querendo ate o final do ano, assim que terminar meu curso, abrir um pequeno estúdio de fotografia, e gostaria da ajuda de vocês.

Bom, atualmente tenho uma Nikon D3100 + lente do kit 18-55 e 55-200, melhores detalhes dela na minha assinatura, pretendo continuar com a Nikon, e o orçamento que terei para investir em Dezembro será de R$12.000 reais.
Em minha cidade, tem apenas uma loja de manutenção, venda e digamos que especializada em câmeras.
Conversando com o dono, ele diz que consigo montar um pequeno estúdio e melhorar minha câmera, a sugestão dele foi.

Uma Nikon D7100 com kit básico lente 18-105 e acessórios padrões.
Kit Greika Argos II pois trabalha com os flash de 300wts.
Não cheguei a pegar os detalhes do Soft e rebatedor que teria no kit.
Um suporte de Fundo Infinito para 2 cores com elas em papel PRETO / BRANCO.

Iria custar tudo em torno de R$11 mil reais, ele comentou que a Nikon D7100 sairia mais ou menos 5 mil, depois do aumento que ela teve, o que achei um pouco pesado, sendo que no Mercado Livre, chego a encontrar com os mesmos acessórios, lente na faixa de R$3,800 reais.

Bom, fico aqui, esperando sugestões dos amigos do fórum, de como eu poderia estar utilizando esses meus R$12.000 reais.
"Registrar em fotos os momentos que registro em minha mente."
Equipamento:
Nikon D3100 Lente Nikon DX AF-S Nikkor 18-55mm 1:3.5-5.6G
Lente Nikon DX AF-S Nikkor 55-200mm 1:4.5-6G ED
Lente Nikon 50mm 1.8D


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2014, 01:55:58
Vc que já estudou e agora faz curso me fala uma coisa. O que a D7100 vai fazer que vc não consegue fazer com a sua D3100 dentro de um estúdio?


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2014, 09:25:04
Você vai fotografar oq no estúdio? Por que Moda exige uma estrutura, família exige outra, newborn, produtos, animais... definir antes vai fotografar vai ajudar a entender que tipo de luz vai precisar, acessórios, estrutura do estúdio, lentes...  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Ramses

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 367
  • Sexo: Masculino
    • http://rjpinheiro.wix.com/rjpinheirofotografia
Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2014, 15:33:10
Você vai fotografar oq no estúdio? Por que Moda exige uma estrutura, família exige outra, newborn, produtos, animais... definir antes vai fotografar vai ajudar a entender que tipo de luz vai precisar, acessórios, estrutura do estúdio, lentes...  :ok:
Vc que já estudou e agora faz curso me fala uma coisa. O que a D7100 vai fazer que vc não consegue fazer com a sua D3100 dentro de um estúdio?

Bom... Mataram a pau.

1º Defina o que vai fotografar e verá o tipo de equipamento que irá precisar.
2º Não troque sua maquina, pouco irá influenciar, no estúdio vc trabalha com luzes artificiais.

Um suporte de Fundo Infinito para 2 cores com elas em papel PRETO / BRANCO isso vai precisar mesmo.

agora e o fotometro de mão??? Isso é importantissímo no estúdio, não tenta fotometrar com a câmera que não rola...

Pensa nisso.
Canon T3i | Canon EF-S 18-135 IS │ Canon EF 50mm 1.8  │Canon EF-S 55-250 IS │Canon 75-300 usm | Tamron 17-50 F2.8 |YONGNUO YN-565EX ETTL Speedlight
http://www.flickr.com/photos/ramsespinheiro/
http://rjpinheiro.wix.com/rjpinheirofotografia


JcDaSilva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
  • "Registrando o melhor da vida"
Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2014, 16:35:56
O que pretendo fotografar.

Eventos: Casamento, Comunhão, Batizados, formaturas rss

No estúdio: Família, Newborn e fazer a montagem com painéis, temáticos dependendo as épocas do ano, Ano Novo, Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, talvez uns painéis para qualquer época do ano, como o famoso mundo encantando.

Fora do Estúdio: a questão de books pessoais, e outros eventos.

A questão do Fotometro, pensei nisso terça na aula de Historiograma hehe, já estava analisando colocar no orçamento um para o estúdio.

A questão da Nikon D7100, é mais devido a eu ter a opção de optar por algumas lentes mais em conta, que não possuem motor de foco, e como pretendo trabalhar com eventos como casamentos, batizados, comunhão, formaturas, acho que essencial, 2 fotógrafos, e em um imprevisto é sempre bom ter uma segunda opção a sua mão, fora a praticidade de poder deixar uma lente fixa como uma 50tinha em um corpo, e usar uma ZOOM, em outra, deixar algo já pre-configurado.
"Registrar em fotos os momentos que registro em minha mente."
Equipamento:
Nikon D3100 Lente Nikon DX AF-S Nikkor 18-55mm 1:3.5-5.6G
Lente Nikon DX AF-S Nikkor 55-200mm 1:4.5-6G ED
Lente Nikon 50mm 1.8D


JcDaSilva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
  • "Registrando o melhor da vida"
Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2014, 16:37:29
E quem puder se concentra nos R$12.000 mil kkkk fique a vontade, em pensar no que investiria e por que.
Pois a opção da NikonD7100 foi uma sugestão da loja, mais posso investir em outra coisa...

Grato desde já.
"Registrar em fotos os momentos que registro em minha mente."
Equipamento:
Nikon D3100 Lente Nikon DX AF-S Nikkor 18-55mm 1:3.5-5.6G
Lente Nikon DX AF-S Nikkor 55-200mm 1:4.5-6G ED
Lente Nikon 50mm 1.8D


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2014, 18:37:29
Eu tenho a D7100 e gosto bastante da ergonomia (mesmo sem grip) e da facilidade de ter todos os comandos a mão. Sem contar a vantagem de ter 2 slots de SD. Concordo com o que diz sobre a importância de ter back-up para eventos, uma segunda câmera é essencial. Assim, eu pegaria a D7100 e deixaria a 3100 de backup.

Em relação as lentes, deixando o papo "o importante é o fotografo e nao a lente" de lado, eu investiria em uma lente melhor que a 18-55, como se pensa em cropada seria a tamron 17-50 VC ou com mais grana a nikkor 17-55 2.8. Elas seriam úteis tanto no estudio quanto em eventos.

São só esses meus pitacos, até porque nao tenho estudio nem faço eventos haha. Deixo para os mais experientes o restante  :ok:  :D


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2014, 20:08:37
Ah legal, ja da um pouco mais de direção... vendo por esse lado (Casamentos, aniversários, eventos...) acho que vc precisa mais de câmera/lentes (ter duas câmeras pelo menos e lentes claras) do que do do equipamento de estúdio mesmo... de repente vale a pena abrir um tópico na sala de equipamentos Nikon perguntando sobre câmeras e lentes e aqui focar no equipamento que quer para o estúdio.

Quanto ao estúdio eu não fotografo recém nascido, por isso não saberia te dizer ao certo o set de luz, mas eu sugiro que tente pegar equipamentos de fora, ja que vai começar do zero, a Godox esta com uma linha bem bacana, desencana desses Greikas (que na verdade são uma linha mais simples da godox)... pode comprar em sites como aliexpress, da uma olhada nas linhas QT, QS, GT e GS, acho que se comprar umas duas tochas e acessórios (soft box, sombrinhas, refletores...) vai estar bem munido pra começar  :ok:

De repente pode ser mais viável fazer uma visita a São Paulo pra comprar suas câmeras e lentes, hj mesmo passei na Paulista e a D7100 + 18-105 estava R$ 2.900,00  :ok:

Boa sorte na sua empreitada  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2014, 12:07:16
 As tochas Godox (tem de outras marcas com o mesmo código) linha GT e QT não animais! Tenho 3 GT e chega a 5000/1, abre um leque de oportunidades num estúdio. A linha QT é uma GT corpo maior para acomodar mais potencia, se pegar uma GT ou QT de 300W é a mesma coisa. A GS é mais lenta se não me engano 2000/1. Todas super bem acabada, acesso remoto sem fio, proteção de vidro para lampada do flash, rosca comum para luz de modelagem que possibilita usar lampadas fluorescente ou led economizando conta de luz e temperatura, de 20 a 50 escalas de potencia do flash dependendo do modelo, ajuste de luz de modelagem, encaixes bowens o mais comum do mercado. A linha DE é uma GS sem a proteção de vidro. Pelos preços acho todas excelentes opções. Eu estou usando GT para assunto e vou comprar umas GS ou DE para fundo, mais barato que speedlight!!


JcDaSilva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
  • "Registrando o melhor da vida"
Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2014, 02:09:50
Hoje tive aula de iluminação, então já desisti de colocar no meu orçamento o fotometro rsss, alguém tem mais algumas sugestões.
"Registrar em fotos os momentos que registro em minha mente."
Equipamento:
Nikon D3100 Lente Nikon DX AF-S Nikkor 18-55mm 1:3.5-5.6G
Lente Nikon DX AF-S Nikkor 55-200mm 1:4.5-6G ED
Lente Nikon 50mm 1.8D


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #10 Online: 05 de Novembro de 2014, 08:16:56
Hoje tive aula de iluminação, então já desisti de colocar no meu orçamento o fotometro rsss, alguém tem mais algumas sugestões.
Por que desistiu do fotômetro?
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Novembro de 2014, 03:38:50
Hoje tive aula de iluminação, então já desisti de colocar no meu orçamento o fotometro rsss, alguém tem mais algumas sugestões.

Que aula foi essa que vc viu e dispensou um equipamento tão importante??


JcDaSilva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 234
  • Sexo: Masculino
  • "Registrando o melhor da vida"
Resposta #12 Online: 09 de Novembro de 2014, 19:02:33
Bom tive uma bela aula de iluminação, com uma fotografa muito profissional de um dos estúdios mais bem conceituados da minha região.
Ate poderia ser útil, caso fosse se trabalhar com uma câmera analógica, e ouvindo seu depoimento, de como foi todo o processo, de mudança de analógica para digital, a evolução das maquinas, e tudo, do quanto ela era cobrada para ter a precisão usando um fotometro, ela diz, ela tem o fotometro, por que da aula e mostra para todos, como funciona, para que serve, e que com poucos clicks, você acerta a luz sem precisar utilizá-lo.
"Registrar em fotos os momentos que registro em minha mente."
Equipamento:
Nikon D3100 Lente Nikon DX AF-S Nikkor 18-55mm 1:3.5-5.6G
Lente Nikon DX AF-S Nikkor 55-200mm 1:4.5-6G ED
Lente Nikon 50mm 1.8D


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2014, 19:48:52
Bom tive uma bela aula de iluminação, com uma fotografa muito profissional de um dos estúdios mais bem conceituados da minha região.
Ate poderia ser útil, caso fosse se trabalhar com uma câmera analógica, e ouvindo seu depoimento, de como foi todo o processo, de mudança de analógica para digital, a evolução das maquinas, e tudo, do quanto ela era cobrada para ter a precisão usando um fotometro, ela diz, ela tem o fotometro, por que da aula e mostra para todos, como funciona, para que serve, e que com poucos clicks, você acerta a luz sem precisar utilizá-lo.

Depois dessa melhor eu me ausentar desse tópico  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.369
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2014, 20:07:55
3 meses e quer montar estúdio?
acho que deverias ler melhor o que foi dito aqui e ir com calma antes de investir essa grana e daqui a algum tempo aparecer nos classificados.
Planejamento é tudo. Não só em fotografia.
Meu conselho? vai com calma.. pela sua fala, você está totalmente cru ainda.