Autor Tópico: Ruídos de poeira no sensor ou nos espelhos?  (Lida 1049 vezes)

Rafael Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 02 de Novembro de 2014, 20:59:30
Tenho uma Nikon D2x, e percebi alguns ruídos que parecem pequenos pontos e "filamentos" que aparecem principalmente quando uso a câmera em longa exposição, ou (principalmente)distâncias focais maiores. Tirei uma foto em 5'' de exposição com distância focal de 105mm e ficou horrível! Depois percebi que quando baixava o tempo de exposição, como por exemplo 1/125 o ruído diminuía, ainda que permaneça quase que imperceptível, mais parecendo uma "mancha" ou pequeno "borrão". Depois troquei a lente de 18-105mm que estava usando, para uma 50mm, aí o ruído sumiu com exposição a partir de 5''s. Ou seja, lente fixa até dá pra usar com obturador mais rápido, mas lente Zoom fica impossível! O que faço? É possível limpar a câmera já que percebi que o problema não é na lente? é caro?


Rafael Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2014, 21:35:44
Ficaria muito grato se alguém puder me ajudar com algum comentário. saudações!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2014, 22:08:36
Ficaria muito grato se alguém puder me ajudar com algum comentário. saudações!

O povo responde quando dá tempo...

A sujeira no sensor aparece na foto quando você usa pequenas aberturas de lente. Inclusive pra ver quanto de sujeira tem no sensor, você pode fotografar uma parede clara com a menor abertura possível. Obviamente o inverso também funciona: evite pequenas aberturas, e a sujeira no sensor não vai incomodar, se não estiver muito acumulada.

Caso o sensor esteja sujo, eu recomendaria primeiro usar uma bombinha "fuc-fuc" pra tentar soprar a poeira. A minha é um sugador de catarro de criança, que se compra em farmácia por menos de 10 reais. Se o caso estiver muito crítico e não sair com bombinha, em vários lugares onde se faz manutenção de câmeras se faz este serviço. Já perguntei tempos atrás se spray de ar comprimido servia, e a resposta foi negativa, embora eu não lembre o motivo.


Rafael Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2014, 22:47:03
Obrigado Felipe!  :D
Bom, usei a câmera na maior abertura possível, e o probleminha dos ruídos permanece. E volto a dizer, principalmente quando uso maiores distâncias focais, e longa exposição independente da abertura q eu use. Mas vou tentar seguir a dica e fazer a limpeza no sensor.

Muito grato pela resposta Felipe! abraço.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2014, 13:00:27
Tenho uma Nikon D2x, e percebi alguns ruídos que parecem pequenos pontos e "filamentos" que aparecem principalmente quando uso a câmera em longa exposição, ou (principalmente)distâncias focais maiores. Tirei uma foto em 5'' de exposição com distância focal de 105mm e ficou horrível! Depois percebi que quando baixava o tempo de exposição, como por exemplo 1/125 o ruído diminuía, ainda que permaneça quase que imperceptível, mais parecendo uma "mancha" ou pequeno "borrão". Depois troquei a lente de 18-105mm que estava usando, para uma 50mm, aí o ruído sumiu com exposição a partir de 5''s. Ou seja, lente fixa até dá pra usar com obturador mais rápido, mas lente Zoom fica impossível! O que faço? É possível limpar a câmera já que percebi que o problema não é na lente? é caro?

Olá Rafael, sinceramente não entendi o problema ou defeito que vc está mencionando, seria legal vc postar alguma foto ou o link para elas para que pudéssemos avaliar.
Mas como vc falou que trocando de lente o defeito desapareceu, será que não é a lente que está com sujeira, fungo ou risco?