Autor Tópico: Xpro 1 anda vale a pena?  (Lida 2747 vezes)

Wellington Rocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 10 de Novembro de 2014, 17:31:19
Cada vez tenho pensado mais em adquirir esta maquina, porem nunca consegui experimentar nenhuma e torna-se difícil comprar sem experimentar. Alguém que tenha alguma me pode ajudar a tirar duvidas,  sobre  o foco  dela  é  tão  ruim como  leio  por aí?
Vou  usar a câmera  para  fotos  de paisagem  e retratos de viagem pessoal.Na Ângelo  foto  ela  está  4200 o corpo e a xt1  5300  o corpo. Vale  a pena  salvar  algum dinheiro  na xpro  ou  pagar um pouco mais  na xt1?
Agradeço  qualquer  ajuda.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2014, 20:44:06
Eu iria direto para a X-T1 pela diferença de preço ser pequena mas se der uma pesquisada boa no ML vai achar X-Pro 1 mais barata.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Wellington Rocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2014, 20:58:10
Vou  olhar lá no Mercado  Livre. Obrigado.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2014, 21:16:18
Acho que vale mais a pena esperar um pouco mais e pegar a X-T1, ou então comprar um modelo mais barato como a X-E1 e gastar o resto com objetivas.


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #4 Online: 10 de Novembro de 2014, 21:37:17
Depende do seu estilo de fotografia. Tenho uma X-Pro 1 com as três lentes do lançamento: 18mm, 35mm e 60mm macro. Foi uma revolução na minha vida fotográfica, porque eu já não aguentava mais carregar minha DSLR pesada Nikon e várias lentes. Ela me possibilitou fazer fotos que de outra forma não seriam possíveis, porque é um equipamento leve e que não chama a atenção. Meu tipo de uso é exatamente igual ao seu.

Recentemente me desencantei um pouco com a câmera e decidi vendê-la. Só estou com preguiça de ter que anunciar no Mercado Livre. Optei por voltar para as DSLRs e estou comprando uma Nikon D750. A diferença é que optei por um conjunto de lentes mais restrito, priorizando tamanho. Ficarei apenas com uma 35mm 1.8 e uma 85mm 1.8. Tenho outras lentes também, caso precise para algum trabalho específico. Vou combinar esse kit com uma Panasonic GM1 para aquelas situações em que preciso de uma câmera de bolso.

O que me decepcionou com a X-Pro 1 é que agora tenho um filho pequeno e estou sentindo falta de um modo vídeo decente e também de autofoco mais rápido, especialmente para foco contínuo, AF-C. Nesse sentido a X-T1 é uma grande evolução, mas ainda não está no nível de uma DSLR top. O modo de vídeo dela ainda é muito ruim, mas a próxima atualização de firmware, que sairá até o fim do ano, promete melhorias. Considere que a X-T1 também é maior e mais pesada que X-Pro 1.

A X-Pro 1 tem algumas vantagens sobre a X-T1:
Preço
Tamanho menor
Viewfinder híbrido, com a possibilidade de usar o modo óptico
Parece menos uma SLR e, na minha opinião, chama menos atenção por isso. Não parece "pro".

Se você não se importar ter apenas o EVF, a X-E1 está super barata. Outra possibilidade é comprar uma X-Pro 1 usada.

Abraço,

Fábio


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2014, 21:43:03
Eu gosto da minha e acho que vale sim!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2014, 22:18:19
Fabiopili, na verdade as diferenças entre a X-PRO1 e a X-T1 em relação a tamanho e peso são muito pequenas.

Dê uma olhada: http://camerasize.com/compare/#258,520


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #7 Online: 11 de Novembro de 2014, 09:05:53
Você tem razão, Sunriser. A diferença é mínima.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #8 Online: 11 de Novembro de 2014, 10:48:16
Mas, o preço...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


rodpp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
Resposta #9 Online: 11 de Novembro de 2014, 20:32:29
Mas, o preço...

Acho que a X-Pro1 vale mais a pena se for para comprar usada. Se for para comprar nova, considerando o seu alto preço, melhor esperar a X-PRO2 que deve sair no ano que vem.


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #10 Online: 11 de Novembro de 2014, 21:11:30
Concordo. Uma coisa a se considerar sobre a Fuji é que o valor de revenda, especialmente no Brasil, é bem pior do que Nikon e Canon. Mesmo nos EUA, o preço caiu muito desde o lançamento. Eles claramente "desnataram" o mercado.

Eu fui um dos que pagou US$ 1700 no corpo e em torno de US$ 600 em cada lente. Hoje o corpo usado está valendo R$ 2.400, preço aqui dos classificados e Mercado Livre. Acho um excelente negócio para quem quer comprar usada e só vou me desfazer da minha porque realmente preciso.


rodpp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
Resposta #11 Online: 12 de Novembro de 2014, 12:49:33
Concordo. Uma coisa a se considerar sobre a Fuji é que o valor de revenda, especialmente no Brasil, é bem pior do que Nikon e Canon. Mesmo nos EUA, o preço caiu muito desde o lançamento. Eles claramente "desnataram" o mercado.

Eu fui um dos que pagou US$ 1700 no corpo e em torno de US$ 600 em cada lente. Hoje o corpo usado está valendo R$ 2.400, preço aqui dos classificados e Mercado Livre. Acho um excelente negócio para quem quer comprar usada e só vou me desfazer da minha porque realmente preciso.

Os corpos desvalorizam porque a tecnologia está evoluindo muito rápido. A X-Pro1 não deixou de ser uma excelente câmera, mas hoje pelo preço de lançamento dela (considerando os US$1700 que você pagou) é possível comprar a X-T1 + XF35mm. E daqui a pouco quando lançarem a X-PRO2 ela deve custar em torno disso também com várias melhorias.

A D600 foi lançada custando US$2099 (e era um preço considerado barato) e tem uma a venda nos classificados do forum por R$3.800. A D7000 foi lançada custando US$1500 e tem uma nos classificados por R$2.400.

É o preço que temos que pagar para termos os lançamentos de tecnologia. O mesmo ocorre com tablets, smartphones, carros, etc.


rodpp

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2014, 12:51:39
Os corpos desvalorizam porque a tecnologia está evoluindo muito rápido. A X-Pro1 não deixou de ser uma excelente câmera, mas hoje pelo preço de lançamento dela (considerando os US$1700 que você pagou) é possível comprar a X-T1 + XF35mm. E daqui a pouco quando lançarem a X-PRO2 ela deve custar em torno disso também com várias melhorias.

A D600 foi lançada custando US$2099 (e era um preço considerado barato) e tem uma a venda nos classificados do forum por R$3.800. A D7000 foi lançada custando US$1500 e tem uma nos classificados por R$2.400.

É o preço que temos que pagar para termos os lançamentos de tecnologia. O mesmo ocorre com tablets, smartphones, carros, etc.

Então acho uma boa abordagem comprar corpos usados que já passaram por esta desvalorização, se conseguirmos segurar a tentação de comprar o último modelo.

Foi mal, era para editar o post acima e cliquei em citar ao invés de modificar...
« Última modificação: 12 de Novembro de 2014, 12:52:30 por rodpp »


E11EVEN

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
    • LuizChuPhotography
Resposta #13 Online: 18 de Novembro de 2014, 03:35:52
Eu sei que nao tem nada a ver com a discuçao, mas se nao seria melhor pegar uma Sony A7 com lente de kit? Daria o mesmo preço da X-pro1 mais uma lente da Fuji.


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2014, 09:16:01
Apesar do sensor melhor na A7, eu prefiro o ecosistema da Fuji. Há mais lentes, elas têm qualidade melhor e são menores. Mesmo na velocidade do autofoco, a A7 é só um pouco melhor, apesar de trabalhar com phase detection + contrast detection.

A interface da câmera é muito melhor, também. Acho que cada sistema reflete a história dos fabricantes. A Sony emprega muito da filosofia usada nos seus outros eletrônicos, enquanto a Fuji tem raízes mais profundas na fotografia.

A exceção para mim é naquelas situações em que o sensor é a parte mais importante do trabalho, como paisagem. Nesse caso eu levaria a Sony e usaria lentes adaptadas.