Autor Tópico: Novo MF  (Lida 8388 vezes)

Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 18 de Dezembro de 2014, 22:33:09
Caro esta discussão é velha. Nenhuma plataforma, NENHUMA mesmo, permite postagem direta na interface, de fotos de alta resolução. Isso acaba com a navegabilidade do site. Imagine uma página com 10 imagens de 1MB para entrar. Seria uma lástima para carregar na maioria das conexões.
Por isso que todos os que conheço apresentam imagens de no máximo 600px (quando não de 450px) direto na interface e permitem que você abra a imagem em tamanho maior para analisar. Este é o padrão, inclusive, nas páginas de bancos de imagens, onde a necessidade de resolução é ainda maior.
No caso do MF temos a maior resolução permitida direto na interface, inclusive entre comunidades fotográficas e bancos de imagens, e pagamos um alto preço de indexação. Nosso site tem mais de 50% da Internet mais rápida do que ele, mesmo estando em um servidor dedicado e carregando o PHP mais rápido que a maioria das comunidades. Custo de imagens pesadas presentes no site.

É preciso que os usuários entendam que nenhuma dessas decisões são arbitrárias, são muito bem estudadas.

Infelizmente, se há algo que pensamos em fazer com as imagens postadas diretamente dentro do Layout seria reduzi-las para melhorar a navegabilidade.

De qualquer forma, não é proibido postar links para imagens maiores. Isso é até encorajado. A restrição é com relação a colocar direto no fórum, qualquer coisa que incorra em carga elevada para a grande massa de usuários.

Não tem como fazer aqueles esquemas de clicar na foto pra aumentar, ai as fotos poderiam ser postadas menores ,500px, por exemplo e clicando nelas elas ficariam em uma resolução maior, não sei se muda alguma coisa, mas se desse pra fazer iria ficar mais leve e vc teria a opção de ver a foto em alta resolução.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2014, 22:34:59 por Rafael.l »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #46 Online: 18 de Dezembro de 2014, 22:42:47
Eu nem acho muito ruim o tamanho das fotos, acho super viável a idéia de quem postar disponibilizar um link para quem quer ver maior.

Mas e quanto a esse problema de mesmo a foto estando no limite sugerido de 800px ainda ter um corte ou barra de rolagem? é normal? eu tb n teria nenhum problema em postar com o lado maior em 700px (ou o limite que seja, mesmo menor) para n ter esse corte se for o caso.
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #47 Online: 18 de Dezembro de 2014, 22:45:15
Eu nem acho muito ruim o tamanho das fotos, acho super viável a idéia de quem postar disponibilizar um link para quem quer ver maior.

Mas e quanto a esse problema de mesmo a foto estando no limite sugerido de 800px ainda ter um corte ou barra de rolagem? é normal? eu tb n teria nenhum problema em postar com o lado maior em 700px (ou o limite que seja, mesmo menor) para n ter esse corte se for o caso.

Tá acontecendo aqui tbém, é coisa do novo layout mesmo.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #48 Online: 18 de Dezembro de 2014, 22:49:42
Tá acontecendo aqui tbém, é coisa do novo layout mesmo.

Pois é, minha dúvida é se é algum erro que esta dando de ajuste a ser corrigido ou se realmente vai ficar nesse formato, por que se for ficar ai já ajusto minhas fotos p um tamanho menor p publicar.
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Danilo Mello

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 19 de Dezembro de 2014, 14:02:16
Gostei. A skin antiga ja tinha dado =] agora só me incomoda o quadradinho antes do nome indicando "online" ou "offline". é um quadrado chapado sem nada; Parece que a imagem que iria ali se perdeu no limbo obscuro do servidor


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 20 de Dezembro de 2014, 10:07:51
Caro esta discussão é velha. Nenhuma plataforma, NENHUMA mesmo, permite postagem direta na interface, de fotos de alta resolução. Isso acaba com a navegabilidade do site. Imagine uma página com 10 imagens de 1MB para entrar. Seria uma lástima para carregar na maioria das conexões.

O Ello permite, até por isso tem muito fotógrafo usando ela como rede social.

Não sei, acho que se pensou demais em usuários de celular nesse novo layout e não sei se celular é a melhor mídia para participar de um fórum de fotografia.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #51 Online: 20 de Dezembro de 2014, 22:21:23
O Ello permite, até por isso tem muito fotógrafo usando ela como rede social.

Não sei, acho que se pensou demais em usuários de celular nesse novo layout e não sei se celular é a melhor mídia para participar de um fórum de fotografia.

Se for este Ello (https://ello.co/) não permite direto na plataforma não.
As fotos base são de 150px X 150px, muito menor que no fórum. Até porque, não são só celulares. Carregar 10 imagens de 1MB cada ultrapassa o tempo de carga aceitável de 5s em uma conexão de 10MB. A conexão máxima usada por 97,7% dos usuários do fórum.
Eu realmente desconheço qualquer plataforma que você entre na página e veja uma foto em altíssima resolução, sem ser obrigado a clicar sobre ela ou um link para abrir a imagem em alta. Todas mostram uma imagem pequena no Preview, com possibilidade de acessar a foto em alta. EXATAMENTE COMO NO MUNDO FOTOGRÁFICO. Na verdade eu desconheço qualquer plataforma que a foto mostrada na página base ultrapasse os 800px permitidos por aqui.
 
Aqui você pode postar fotos de alta resolução, o que não pode é jogar ela direto na página. Você pode colocar links ou thumbnails com links para imagens de alta resolução sem o menor problema, assim como em todo e qualquer site que conheço.

Olhe mesmo os reviews de fotos do Dpreview, adotam exatamente a mesma forma. Fotos em alta não acessadas fora da página principal. O usuário precisa clicar na opção de ampliar para ver.

Isso que estão propondo é absolutamente inviável tecnicamente e em termos de uso prático do fórum. 

Quanto ao celular ser a melhor forma ou não, creio que isso é pessoal. Nós não buscamos impor a forma que o usuário vai usufruir da comunidade, apenas procuramos ir adaptando a comunidade às demandas das estatísticas. Sempre fomos um fórum que conseguiu atender bem à grande massa de usuários, por isso nos tornamos o maior do mundo em língua portuguesa. Pretendemos continuar conseguindo atender a todos e por isso não fazemos julgamentos sobre a forma com a qual os usuários estão participando. Apenas avaliamos o que as estatísticas nos mostram e procuramos deixar a coisa melhor para atender ao maior número possível de usuários. ;)
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2014, 22:29:32 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 21 de Dezembro de 2014, 14:25:27
Se for este Ello (https://ello.co/) não permite direto na plataforma não.
As fotos base são de 150px X 150px, muito menor que no fórum. Até porque, não são só celulares. Carregar 10 imagens de 1MB cada ultrapassa o tempo de carga aceitável de 5s em uma conexão de 10MB. A conexão máxima usada por 97,7% dos usuários do fórum.
Eu realmente desconheço qualquer plataforma que você entre na página e veja uma foto em altíssima resolução, sem ser obrigado a clicar sobre ela ou um link para abrir a imagem em alta. Todas mostram uma imagem pequena no Preview, com possibilidade de acessar a foto em alta. EXATAMENTE COMO NO MUNDO FOTOGRÁFICO. Na verdade eu desconheço qualquer plataforma que a foto mostrada na página base ultrapasse os 800px permitidos por aqui.

O Ello permite sim. Exemplos: meu perfil: https://ello.co/sricanesh ou esse: https://ello.co/dylanmhowell

Outra plataforma que permite é o Exposure.co, um exemplo: https://cdubdub.exposure.co/the-italian-lakes


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #53 Online: 21 de Dezembro de 2014, 16:43:23
O limite de 800px está cortando parte da foto, obrigando a usar uma barra de rolagem para ver a foto inteira.
Dá pra corrigir, usando o comando "img width=n" em cada postagem, mas às vezes podemos esquecer. O Flickr já dava um link com o 800px de lado maior, não tem a opção de 700px, que faz sumir a barra de rolagem.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #54 Online: 21 de Dezembro de 2014, 22:32:43
Não tem como fazer aqueles esquemas de clicar na foto pra aumentar, ai as fotos poderiam ser postadas menores ,500px, por exemplo e clicando nelas elas ficariam em uma resolução maior, não sei se muda alguma coisa, mas se desse pra fazer iria ficar mais leve e vc teria a opção de ver a foto em alta resolução.
Rafael tem e é isso que recomendamos fortemente que seja feito.
Basta usar a tag URL...

Código: [Selecionar]
[URL=endereço da foto em alta][IMG]endereço da foto até 800px[/IMG][/URL]

Pronto, você poderá abrir a foto em alta clicando na foto que está dentro da plataforma.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #55 Online: 21 de Dezembro de 2014, 22:46:24
O Ello permite sim. Exemplos: meu perfil: https://ello.co/sricanesh ou esse: https://ello.co/dylanmhowell

Outra plataforma que permite é o Exposure.co, um exemplo: https://cdubdub.exposure.co/the-italian-lakes

Me desculpe, mas nenhum dos links me mostrou a foto em alta. Em ambas é mostrada com resolução limitada...
Foto em alta, meu caro, estoura a tela se a resolução for maior do que a da tela. Se você colocar uma foto em 3000px em uma página do fórum verá bem o que significa FOTO EM ALTA direto na plataforma. Tente fazer isso na área de testes para você ter uma idéia do que isso ocasiona em todo e qualquer site.
Nenhum dos sites que você mostrou faz isso, nem mesmo no seu perfil, porque tornaria impraticável ter até mesmo um layout. Em todos a resolução mostrada apresenta uma largura limitada para preservar o layout.
A diferença, no caso desta plataforma em questão, é que você envia a foto para armazenamento direto na plataforma deles, ai o próprio site redimensiona a foto de visualização e a foto para expandir. No caso o sistema deles cria limites para exibição para que a foto nunca supere a largura do layout, mas como ele mesmo gerencia as resoluções é mais simples para eles.
No nosso caso não armazenamos a foto, portanto não temos esta capacidade de manipular a resolução da foto mostrada. Por isso é o próprio usuário que precisa fazer este controle, para que o mostrado não fique além do que a plataforma e a navegabilidade dos usuários pode absorver.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #56 Online: 21 de Dezembro de 2014, 22:47:08
O limite de 800px está cortando parte da foto, obrigando a usar uma barra de rolagem para ver a foto inteira.
Dá pra corrigir, usando o comando "img width=n" em cada postagem, mas às vezes podemos esquecer. O Flickr já dava um link com o 800px de lado maior, não tem a opção de 700px, que faz sumir a barra de rolagem.
Alexandre já pedimos este ajuste.
A pessoa responsável está analisando e deve fazer em breve.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 21 de Dezembro de 2014, 23:02:32
Me desculpe, mas nenhum dos links me mostrou a foto em alta. Em ambas é mostrada com resolução limitada...
Foto em alta, meu caro, estoura a tela se a resolução for maior do que a da tela. Se você colocar uma foto em 3000px em uma página do fórum verá bem o que significa FOTO EM ALTA direto na plataforma. Tente fazer isso na área de testes para você ter uma idéia do que isso ocasiona em todo e qualquer site.
Nenhum dos sites que você mostrou faz isso, nem mesmo no seu perfil, porque tornaria impraticável ter até mesmo um layout. Em todos a resolução mostrada apresenta uma largura limitada para preservar o layout.
A diferença, no caso desta plataforma em questão, é que você envia a foto para armazenamento direto na plataforma deles, ai o próprio site redimensiona a foto de visualização e a foto para expandir. No caso o sistema deles cria limites para exibição para que a foto nunca supere a largura do layout, mas como ele mesmo gerencia as resoluções é mais simples para eles.
No nosso caso não armazenamos a foto, portanto não temos esta capacidade de manipular a resolução da foto mostrada. Por isso é o próprio usuário que precisa fazer este controle, para que o mostrado não fique além do que a plataforma e a navegabilidade dos usuários pode absorver.

O Ello não limita o tamanho do envio

"Can I use big images and enter lots of text?
Ello can display large, full-screen images and very long text posts. There is no size limit."


E também não faz resize, etc, tanto que não sofre dos tradicionais problemas de banding. Se as fotos que estão lá não são em alta resolução é pq não queremos que ninguém copie gratuitamente fotos  nossas em boa qualidade.

No caso do exposure.co não encontrei o tamanho máximo (se é que há), apenas encontrei o tamanho mínimo recomendado (https://exposure.co/faq):

"What size photo should I use?
For best results, we suggest uploading JPGs that are at at least 2000px wide."


Claro que no caso do MF vai estourar qq coisa acima de 800px pq o layout foi limitado a um tamanho fixo centralizado na tela.


Rafael.l

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.881
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 21 de Dezembro de 2014, 23:21:41
Rafael tem e é isso que recomendamos fortemente que seja feito.
Basta usar a tag URL...

Código: [Selecionar]
[URL=endereço da foto em alta][IMG]endereço da foto até 800px[/IMG][/URL]

Pronto, você poderá abrir a foto em alta clicando na foto que está dentro da plataforma.

não sabia dessa  :doh:



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #59 Online: 22 de Dezembro de 2014, 09:40:27
O Ello não limita o tamanho do envio

"Can I use big images and enter lots of text?
Ello can display large, full-screen images and very long text posts. There is no size limit."


E também não faz resize, etc, tanto que não sofre dos tradicionais problemas de banding. Se as fotos que estão lá não são em alta resolução é pq não queremos que ninguém copie gratuitamente fotos  nossas em boa qualidade.

No caso do exposure.co não encontrei o tamanho máximo (se é que há), apenas encontrei o tamanho mínimo recomendado (https://exposure.co/faq):

"What size photo should I use?
For best results, we suggest uploading JPGs that are at at least 2000px wide."


Claro que no caso do MF vai estourar qq coisa acima de 800px pq o layout foi limitado a um tamanho fixo centralizado na tela.

Sim, ele não limita o tamanho de ENVIO, porque ele redimensiona o arquivo para o layout. Ao receber o arquivo ele consegue ajustar e reajustar para os vários usos do site. Como eu disse acima. Ambos fazem sim resize de foto. Não um resize para um único formato, mas um para adequação ao layout e outro para ampliação. REcurso simples para quem armazena, porque de manter múltiplas cópias ou enviar por meio de algum script a foto redimensionada de acordo com o navegador. Não sei qual o método que eles usam, mas certamente é um dos dois, porque eu baixei as fotos em alta visualizadas e inclusive o tamanho de arquivo é diferente.
A foto estouraria no MF de qualquer forma meu caro, porque não é a LARGURA LIMITADA que provoca o problema, é a resolução da tela. Uma imagem com 2000px de largura não cabe em uma tela de 1380 px. Mesmo que o layout se adaptasse a foto estouraria.
Aqui no MF não armazenamos as fotos e não temos sequer capacidade técnica para fazer isso (assim como praticamente nenhum outro fórum faz) o que torna tecnicamente impossível fazer os redimensionamentos que estes sites fazem e que possibilita a estes receberem fotos em alta e, com elas, escolher qual o melhor formato para cada momento. Você precisa fazer por meio do site onde são armazenadas as fotos. Sites como Olhares, Flicker etc, fazem todos o mesmo procedimento. Por isso que todo e qualquer controle entre exposição e apresentação ampliada deve ser feito pelo usuário.
Para fazermos o mesmo que sites que ARMAZENAM fazem, com o volume de acessos que temos, os riscos jurídicos envolvidos e as necessidades de customização da plataforma, precisaríamos de cerca de US$ 500mil e posteriormente cerca de US$ 100mil ao ano para manutenção as estruturas, inclusive jurídicas, necessárias para tal... Posso te garantir que estamos muito longe desta capacidade financeira meu caro. Assim como todo e qualquer fórum, por isso que a maioria opta por armazenamento fora. Nossos mais de 1 milhão de visitantes mal geram renda via anunciantes para manter a estrutura atual. A maioria usa o fórum gratuitamente e se esquece que há custos muito altos para manter a estrutura funcionando, muitas vezes associadas a outros custos, como problemas jurídicos causados pelos próprios usuários.
Para você ter uma idéia, nem cobrando R$ 1000,00 de cada usuário que participa ativamente, conseguiríamos viabilizar armazenamento interno hoje, garantindo inclusive a proteção jurídica que o fórum e seus responsáveis precisariam.  Por isso que a maioria esmagadora dos fóruns faz armazenamento externo.

A opção que temos seria o uso de sistemas externos. Neste caso a única forma de fazer o limite corretamente é manualmente, com o bom senso dos usuários de não ultrapassar 500px nas fotos jogadas dentro da plataforma.

É uma questão simplesmente técnica.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2014, 09:45:09 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.