Autor Tópico: Problema com FOTÔMETRO e motor de foco NIKON D7000  (Lida 5117 vezes)

acarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 26 de Dezembro de 2014, 10:53:10
Pessoal, bom dia!


Sou novo aqui no fórum e preciso muita da ajuda de vocês!

Tenho uma Nikon D7000 com 6 meses de uso e menos de 10k cliques. O problema é que ela agora (de uma hora pra outra) começou a piscar o fotômetro errando absurdamente na fotometria (não há compensação de EV configurada) e logo ontem, NATAL, ela não está focando automaticamente!!!  :eek: :eek: :eek:

Ou seja, estou com dois problemas:

1. O Fotômetro da D7000 enlouqueceu e está errando muito, mesmo sem compensação de EV. (ele está piscando).
2. O foco da lente do kit (18-105mm f3.5-5.6), ainda que ligado (A) não está funcionando. A câmera está tentando compensar com o motor de foco interno (que além de lento, está errando absurdamente).


Eis os passos que já executei após este problema:

1. Formatei o cartão de memória na câmera.
2. Apliquei o Master RESET pressionando os dois botões verdes da câmera.
3. Atualizei o Firmware para o mais recente: A:1.04/ B:1.05
4. Executei testes em todas as modelagens de foco AF-S AF-C etc.......
5. Tentei executar o ajuste fino no menu da câmera

Sei que a D7000 nos lotes de 2011, 2012 tiveram problemas serios de AF mas a minha (2014.2) nunca apresentou este problema. Estou muito triste e realmente preciso da ajuda de vocês!!

Muito obrigado!



Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2014, 11:12:36
Testou com outra lente? Desconfio que seja ela o problema.
D600 - E-M10


acarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2014, 17:02:19
Testou com outra lente? Desconfio que seja ela o problema.

Estou tentando providenciar uma outra lente, mas moro no interior do estado. Acho que somente na próxima semana poderei verificar.

Obrigado Kokimoto!


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2014, 17:46:02
Enqto isso, poderia tentar passar uma borracha tk plast nos contatos do corpo e da lente. Motor da camera funcionando mostra q as informacoes nao estao sendo trocadas entre corpo e lente, pois sua lente sequer tem acoplamento para usar o motor de foco do corpo.
D600 - E-M10


acarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2014, 09:33:43
Enqto isso, poderia tentar passar uma borracha tk plast nos contatos do corpo e da lente. Motor da camera funcionando mostra q as informacoes nao estao sendo trocadas entre corpo e lente, pois sua lente sequer tem acoplamento para usar o motor de foco do corpo.

Vou tentar e falo do resultado! Valeu a força Kokimoto!


acarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2014, 20:52:04
Kakimoto, infelizmente nao rolou.......  :( :(

Vou ter que levar na assistencia mesmo, lamentavelmente.

Valeu mesmo a força brother!



Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2014, 21:41:42
Mas você chegou a testar com outra lente? Essa 18-105 é toda de plástico. Nem vale a pena consertar.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2014, 21:42:08 por Kokimoto »
D600 - E-M10


aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2014, 21:56:03
Pode parecer idiota, mas vou perguntar, ja viu se acidentalmente não passou o seletor de foco para manual?
A função bracketing não esta ativada?
Abs
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


acarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2014, 17:32:38
Mas você chegou a testar com outra lente? Essa 18-105 é toda de plástico. Nem vale a pena consertar.

Pois é. Aqui na cidade onde moro todos que conheço usam Canon, aí somente quando viajar na proxima semana..... Acredito que exaurimos todas as condições de configuração possíveis então vou testar a troca da lente como voce falou e ver no que dá. É apenas uma pena porque tudo é custo e fico um pouco receoso com a maquina a partir de agora, sabe? Porque garanto que nao houve quedas ou mau-uso, entao o receio fica em um investimento maior e a Nikon me deixar na mão.

De qualquer forma agradeço demais a voces dois pela ajuda!

Forte abraço!


acarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2014, 17:35:03
Pode parecer idiota, mas vou perguntar, ja viu se acidentalmente não passou o seletor de foco para manual?
A função bracketing não esta ativada?
Abs


kkkkkkk Valeu a ajuda Aviasom, mas realmente já verifiquei! :) Parece que a bronca é um pouco mais séria. To preocupado somente porque alem deste problema com a lente, o fotometro enlouqueceu, mesmo sem compensação de EV. Aí meu amigo, se a bronca for no corpo tambem, eu choro....kkkk

Abraço!


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2014, 17:48:35
Eu acho q o erro de medicao de luz tb decorre de erro na comunicacao entre lente e corpo. Vamos torcer pelo menos pior hehe
D600 - E-M10


nãoserecuperaotempo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2017, 17:09:26
eu estou com uma dificuldade semelhante. Não tenho acesso ao MENU da câmera e após fotografar quando acesso a imagem ela entra em D-Light e não permite que eu faça modificações nem nas configurações do MENU . Por favor alguém já viu isso?