Enquete

Qual é a sua avaliação para a foto?

Excelente
0 (0%)
Boa
6 (19.4%)
Razoável
9 (29%)
Ruim
15 (48.4%)
Péssima
1 (3.2%)

Votos Totais: 31

enquete encerrada: 26 de Janeiro de 2015, 14:20:28

Autor Tópico: Ponte Hercilio Luz - Florianópolis  (Lida 3013 vezes)

FVM94

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Janeiro de 2015, 14:20:28




Fujifilm SL300
ƒ/4.0 
7.8mm
8s
ISO:100



Observações:Sou iniciante esta foi uma de minhas primeiras fotos como modo manual, eu sei que ficou superexposta em algums pontos, mas eu gostaria que vcs fizessem suas avaliaçoes...
Canon Eos Rebel T5i + 18-55mm Is STM /FujiFil FinePix SL300/ Iphone 5c

Flickr https://www.flickr.com/photos/franciscovasquesmendes/

500px https://500px.com/franciscovasquesmendes


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2015, 15:20:05
Pra mim, o corte na foto à direita não ficou bom.

As cores ficaram um pouco saturadas e a exposição também passou um pouco, como você disse. Me parece que foi na edição...

Se ela tivesse ficado o quadro cheio com ela, teria ficado show.

Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2015, 15:51:15
Além dos quesitos que o Lizandro falou, apesar do meu pouco conhecimento, acredito que o principal problema tenha sido a abertura do diafragma. Como você usou f4 as luzes não ficaram legais e parecem estar fora de foco. :ok:

Para essa situação acredito que seria melhor usar f8 ou f11 compensando um pouco no tempo de exposição maior.
Assim luzes ficariam com aspecto de estrela.

Seguem dois exemplos que achei no flickr que exemplifica o que escrevi:

Ponte Hercilio Luz, Florianopolis, Santa Catarina, Brasil_0426 by Flavio Veloso - Fotógrafo, on Flickr


Ponte Hercilio Luz - Florianopolis - SC by Eduardo Cavasotti, on Flickr

Mas não te preocupa, é errando que se aprende e o fórum é um ótimo local para isso. :ok:

[]´s
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



Alexandre Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 489
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2015, 09:08:02
A falta de foco na ponte matou a foto.
Alexandre Rodrigues


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2015, 10:11:12
Realmente poderia ter usado uma abertura menor para dar profundidade à cena.
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


rodeghi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2015, 10:37:19
Como você mesmo comentou, a foto ficou super exposta e o foco acabou não ficando limpo. As luzes tanto da ponte quanto da cidade ao fundo ficaram estouradas demais. Além disso o enquadramento não ficou legal, aquelas pedras ganharam muito destaque (devido a super exposição) e ainda tem algo no canto inferior direito que não dá pra identificar.

Uma coisa que também prejudicou a avaliação da foto foi a inclusão da outra foto da ponte. Olhando as duas se destacam os problemas de super exposição e foco. Fui de razoável.
Canon EOS 70D
Canon 18-135mm f/3.5-5.6 EF-S IS STM
Canon 50mm f/1.8 II


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2015, 12:34:55
Fui de ruim pelos problemas já explanados.. tente a próxima com uma abertura f11, f13.. e exposição condizente para as luzes virarem 'estrelinhas'. Enquadre melhor, pegando toda a ponte.. E uma tratada nas cores iria bem também, para dar aquela valorizada..

Uma dica que ngm deu ainda: deixe para colocar sua 'marca' nas fotos depois que elas estiverem boas de fato.. Quando se está começando, as fotos não são boas o suficiente para alguém querer roubar elas.. então por marca para que? No máximo algum futuro cliente teu vai ver essas fotos aí e se desanimar com teu trabalho, te julgando por fotos de uma época que você estava engatinhando...  ;)
Saliento que esta é só minha opinião. Engatinho ainda também, na mesma que você.
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


william ruiz

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2015, 00:13:43
Ruim, não gostei das cores e do foco que já foi comentado antes.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2015, 07:46:36
Ola FVM94! Parabéns pela foto. Para alguém que está iniciando no modo M penso que ficou legal.
Existem claro alguns pontos à melhorar, a começar pela horário que você escolheu, a exemplo da foto do Fernando, com um pouco mais de luz no céu o resultado é mais bonito prq vc não precisa estourar tanto as altas luzes para revelar os detalhes das sombras.

Vc não deve ter usado tripé, certo? Apoiou a câmera em algo que aparece no canto inferior direito. Isso?
Vc fotografou em formato RAW? Se a sua camera permitir, experimente. Para os ajustes na pos aumentam as possibilidades. Não menospreze o poder que a pos pode dar a uma imagem.

Continue praticando e principalmente estudando, aqui no Fórum vc da um curso de fotografia se ler todo o conteúdo disponível, e tudo baseado em experiências do dia dia das pessoas.
 


Valdecir.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Nikon D3200 - 18-55 - iniciando beeeem devagar...
Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2015, 14:51:00
O fato da ponte ter ficado fora de foco e sem ser pega totalmente, destruíram a foto(mesmo sendo o objeto principal)

Se na foto tivesse pessoa sentada nas pedras teria ficado perfeita, porque o foco está nas pedras, a meus olhos.

Se o nome da foto fosse, As pedras, teria ficado legal tb. rrsrsrsr

Uma coisa que aprendi foi que nem sempre a maior abertura tira as melhores fotos e o efeito bokeh é o efeito mais xulo na fotografia, quando você comprar uma 50tinha ou 35tinha (que eu uso)... você vai ver que não é nada demais... você briga com a câmera para ela NÃO desfocar o fundo, eu mesmo uso muita abertura 8, 10, 12 pras fotos ficarem como quero... e você compensa na exposição... 

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2015, 14:56:55 por Valdecir. »
Nikon D3200 - 18-55 - iniciando beeeem devagar...