Autor Tópico: 3 430 EX II dá estúdio??  (Lida 5489 vezes)

CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Online: 10 de Fevereiro de 2015, 21:32:04
Olá, pessoal

Estou iniciando a montagem de um pequeno estúdio, amador (por enquanto!), em casa, pra curtir mesmo, e como iluminação, estou pensando em um set de 3 Speedlite 430 EX II (principal, preenchimento e back). O objetivo principal é fotos de pessoas (retratos). Pergunto se esse set atende bem pro meu propósito e se sim, se para algo mais profissional (no futuro...) atenderia também.

Valeu, desde já agradeço!

Abs
CGS
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 08:28:54
Vc já tem os 3 flashes ou vai comprar? Eu particularmente optaria por tochas e n speedlite (de qualquer marca que seja), mas se vc quer da sim, até com um só já daria :ok:

Se fizer uma pesquisa aqui no forum vai achar outros tópicos já falando sobre isso, de montar estúdio com speedlite :ok:
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2015, 08:32:15 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 10:42:12
Acho que dois speedlight + com tripés de Flash e softbox já dão conta do recado. É claro, rádio flash.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #3 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 13:41:30
Não, eu ainda não tenho os 3 speedlite. Tenho apenas um (430 EX II), e compraria os outros 2, no caso.
Vou dar uma olhada nas tochas sim! Valeu pela dica. Vou procurar tb os tópicos que tratam da montagem com speedlite. Pra dizer a verdade, minha vontade mmo seria fazer com speedlite! Gosto do bichinho! Aproveitando, coloco mais algumas questões:

1/ quais seriam as vantagens das tochas sobre os speedlite para essa minha finalidade?
2/ em caso de speedlite, o que seria melhor do ponto de vista técnico, de performance: 2 speedlite + softbox ou 3 speedlite?
3/ em optando pelos speedlite (já sentiu que eu gosto do bichinho mmo, né?), 3 deles atendem para um trabalho profissional?

Agradeço :worship:
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.704
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #4 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 13:53:03
Bom, por experiência própria se vc só tem um speedlite e quer investir em mais luz eu compraria tochas então, comecei exatamente com essa configuração, 3 flashes 430ex, e hj se tivesse que escolher novamente não compraria, teria investido nas tochas, mas vamos as questões colocadas:

1/ quais seriam as vantagens das tochas sobre os speedlite para essa minha finalidade?

Todas, mas respondendo ao inverso não vejo nenhuma vantagem do speedlite sobre as tochas, a não ser por conta do valor $$$ (considerando que nem compre os 430ex, e sim os YN que são mais baratos) não existe nenhuma vantagem do speedlite sobre a tocha, nem mais sobre ser "portatil" para externas, ja que hj diversas marcas disponibilizam tochas com bateria para isso, então a não ser pelo valor, não tem vantagem alguma no meu ver  :ok:

2/ em caso de speedlite, o que seria melhor do ponto de vista técnico, de performance: 2 speedlite + softbox ou 3 speedlite?

Antes um sepeedlite e uma sombrinha do que 10 sepeedlite, acessorios e não souber como usar, como esta com dúvidas ainda n deve conhecer muito a respeito, eu sugiro comprar acessorios (softbox, sombrinha, snot, colmeia...) para o seu speedlite e tentar diversos esquemas antes de partir pra segunda luz, da pra se trabalhar tranquilamente com uma luz, tem um pouco falando sobre isso nesse tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=91307.0, de grosso modo duas fontes de luz já seria um bom número pra começar...

3/ em optando pelos speedlite (já sentiu que eu gosto do bichinho mmo, né?), 3 deles atendem para um trabalho profissional?

Idem a resposta 2

 :ok:
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2015, 14:22:31 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 15:41:37
Olá, pessoal

Estou iniciando a montagem de um pequeno estúdio, amador (por enquanto!), em casa, pra curtir mesmo, e como iluminação, estou pensando em um set de 3 Speedlite 430 EX II (principal, preenchimento e back). O objetivo principal é fotos de pessoas (retratos). Pergunto se esse set atende bem pro meu propósito e se sim, se para algo mais profissional (no futuro...) atenderia também.

Valeu, desde já agradeço!

Abs
CGS

Esquece speedlight, isso ai é para quem não conhece ou não quer conhecer as tochas, isso se for para estúdio mesmo. Vc até pode usar o speedlight como coringa ou quebrar o ganho até conseguir o número de tochas necessárias.
Para retrato uma só já da, o resto é rebatedor e acessórios, mas em alguns casos como fotos com segundo plano iluminado pode chegar a 5, então tem que ver a sua necessidade.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 16:19:55
Olha só, claro que dá para usar e produzir imagens excelentes com os flashes de sapata mas, como disse o Leo, eles não se comparam com uma tocha. Fora a portabilidade, não há vantagem, mesmo se consideramos opções bem baratas como esta: http://www.gadgetinfinity.com/jinbei-spark-400-digital-studio-flash-110v.html

Trabalhei 4 anos com uma versão ainda mais antiga das chinesas e sempre me atendeu bem.

Abs


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 17:43:47
Eu estou usando dois speedlights com os rádios da YN, inclusive na câmera uso o TX que facilita muito o trabalho, dá muita praticidade. Entendo todos os pontos positivos das tochas, mas como n tenho estúdio fixo, acho muito bom ter que carregar apenas os speedlight....Agora, eu optei poelo 580Exii e o 430Exii....hoje vejo q não tem necessidade, poderia ter apenas o 580Exii (ou o 600) e o outro poderia ser qualquer flash usado, pois todo o uso é manual. O que conta é o número guia.

Penso em vender o 430exii e comprar outros 2 flashes usados para terminar de compor o estúdio com 3 fontes de luz.


CGS

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • Carpe Diem!
Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 22:41:12
Legal! Está bem mais claro, agora, já tenho uma boa direção com as contribuições! Bom, tudo somado, tudo subtraído, tá dando tocha, então, no lugar de speedlite, para estúdio. Bom, aí me surgem então mais duas questões:

1/ tocha deve esquentar pra burro o ambiente, não??
2/ alguma sugestão/recomendação de modelo/marca?

Valeu por mais essa!

Abs
Canon T3i | Canon EF-S 18-200mm F3.5-5.6 IS  | Canon EF 50mm F1.4 USM | Canon EF 24-105 F4L IS USM | EW-78D | ES-71II
Emotions that flow through lenses

http://www.flickr.com/photos/charlesgomes


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 23:04:39
Legal! Está bem mais claro, agora, já tenho uma boa direção com as contribuições! Bom, tudo somado, tudo subtraído, tá dando tocha, então, no lugar de speedlite, para estúdio. Bom, aí me surgem então mais duas questões:

1/ tocha deve esquentar pra burro o ambiente, não??
2/ alguma sugestão/recomendação de modelo/marca?

Valeu por mais essa!

Abs

 Não somente temperatura, mas a conta de luz vai pesar mais. Aquela luz de modelagem na grande maioria das tochas são alógenas, ou seja, se for de 200W são 195W de calor, se usar 3 arredonda para 600W de fonte de calor, é muito, vai precisar de um ar condicionado somente para não aumentar a temperatura do estúdio. Porem existem os modelos com lampadas de rosca comum, as mais comuns são da Godox, ai é só colocar fluorescentes ou até mesmo led.

 Recomendo modelos DE200/DE300 e GS200/GS300, são de encaixe bowens, os mais comuns do mercado, vc acha tudo para este encaixe bem mais em conta.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #10 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 23:54:50
Eu recomendo os chineses e maneirar na luz de modelagem (quem está acortumado a trabalhar com flash de sapata nem usa). Os Jinbey que eu tinha eram encaixe bowens.

Depois dá uma olhada aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=88788.msg892168#msg892168
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2015, 00:08:09 por fernandomaues »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.011
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 13:52:22
Eu Iria de um set de 580exII. Na verdad, foi o que d fato fiz... No meu setup de estúdio portátil uso 3x580exII e um 430exII, com um set de qualificadors de luz, tripés, radios, etc. Funciona bem. Acompanha o blog do David Hobby (Strobbist).
JVc.


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #12 Online: 16 de Fevereiro de 2015, 21:45:07
As tochas só vão esquentar se usar a luz de modelagem. Acessórios para as tochas são mais em conta e robustos, para os speedlights é tudo gambiarra, mais caro e difícil de achar (no BR). Speedlight vai ter que ficar administrando pilhas, tochas vão na tomada. Uma boa tocha além de ser mais potente que um speedlight, tem um tempo de reciclagem menor. Se for montar um estúdio fixo, acho mais jogo as tochas.


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 16 de Fevereiro de 2015, 23:09:48
Para usar speedçite em estúdio acho bobagem ser TTL, eu uso flashes Yongnuo + RF.

Desvantagem maior ao meu ver: potência e depender de pilhas.

Primordial ao meu ver seria um fotômetro de mão, para medir a relação entre as luzes e quando quiser um fundo totalmente branco ou preto, isso o fotômetro da câmera não faz, ou vai na base do "chutômetro", clicando e vendo como fica.

Eu hoje uso 3 flashes, maioria das vezes uso 2, estas últimas fotos do meu Flickr fiz com 2 flashes, usei a parede lateral como "softbox"  :D  e outra luz na parede oposta no canto do quarto.

Minha próxima aquisição vai ser o fotômetro para ser mais preciso no low e high key e proporção entre as luzes.

Como os amigos disseram muito bem, mas vale você saber usar do que ter muitos flashes, modificadores (que eu não tenho e improviso) são primordiais, e nem tão caros, uma placa de isopor, um pano preto e branco, paredes e muitos testes se consegue coisa boa. Só continuo achando exagero flash com TTL para estúdio sendo que tudo vai ser definido no manual mesmo.

Algumas deste esquema caseiro:

Armando Ferreira by ArmandoFerreira, on Flickr

Giovana Ferreira - Ismart - Objetivo by ArmandoFerreira, on Flickr

High Key by ArmandoFerreira, on Flickr

Lightroom - Tratamento by ArmandoFerreira, on Flickr

Todas no "chute", por isso que para mim o fotômetro é o próximo item na lista para brincar.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 16 de Fevereiro de 2015, 23:13:39
Assim que der vou dar uma fuçada no YouTube pra aprender mais sobre esses fotômetros de mão.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales