Autor Tópico: Se o cliente quiser 1h a mais ?  (Lida 8272 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #15 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 06:13:15
Se costuma cobrar, cobre. Todo cliente Eh importante e logo logo a sua exceção pode virar regra. Pra evitar isso, eu não tenho limite de tempo. Se fizerem uma festa de 5 dias, eu estarei lá pro que der e vier. Se achar que já tenho o suficiente em 2 dias, vou embora antes. Eu cobro pelo registro do acontecimento e não por hora trabalhada. Não são as horas trabalhadas que eu vendo. Eu vendo um serviço de cobertura fotográfica do evento. Serve pro inverso também. Já teve gente me procurando querendo pagar menos porque o evento ia durar apenas duas horas. Logicamente não aceitei. Na minha percepção, quando você cobra por hora, acaba atraindo demais o foco para o dinheiro. Acho mais interessante atrair o foco para a experiência vivida. Eh isso que vai agregar valor ao seu trabalho.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2015, 06:17:48 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Alex Simões

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 06:30:56
Se costuma cobrar, cobre. Todo cliente Eh importante e logo logo a sua exceção pode virar regra. Pra evitar isso, eu não tenho limite de tempo. Se fizerem uma festa de 5 dias, eu estarei lá pro que der e vier. Se achar que já tenho o suficiente em 2 dias, vou embora antes. Eu cobro pelo registro do acontecimento e não por hora trabalhada. Não são as horas trabalhadas que eu vendo. Eu vendo um serviço de cobertura fotográfica do evento. Serve pro inverso também. Já teve gente me procurando querendo pagar menos porque o evento ia durar apenas duas horas. Logicamente não aceitei. Na minha percepção, quando você cobra por hora, acaba atraindo demais o foco para o dinheiro. Acho mais interessante atrair o foco para a experiência vivida. Eh isso que vai agregar valor ao seu trabalho.
Penso igual. Não sou profissional, sou hobbista. Mas se acho esse esquema de trabalho mais justo.
Alex Simões


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 08:53:40
Se costuma cobrar, cobre. Todo cliente Eh importante e logo logo a sua exceção pode virar regra. Pra evitar isso, eu não tenho limite de tempo. Se fizerem uma festa de 5 dias, eu estarei lá pro que der e vier. Se achar que já tenho o suficiente em 2 dias, vou embora antes. Eu cobro pelo registro do acontecimento e não por hora trabalhada. Não são as horas trabalhadas que eu vendo. Eu vendo um serviço de cobertura fotográfica do evento. Serve pro inverso também. Já teve gente me procurando querendo pagar menos porque o evento ia durar apenas duas horas. Logicamente não aceitei. Na minha percepção, quando você cobra por hora, acaba atraindo demais o foco para o dinheiro. Acho mais interessante atrair o foco para a experiência vivida. Eh isso que vai agregar valor ao seu trabalho.
Minha educaçao profissional foi assim, nao existe horario,
no estudio que fiz minha grande escola, nao havia hora para nada,
eu adotei esse modelo,sem problemas, e mais objetivo,
nao consigo sair de um evento que esta bombando, porque deu a hora,
nao sou taxi,  :hysterical: :hysterical:
cada um com sua formula.


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #18 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 12:03:27
nao consigo sair de um evento que esta bombando, porque deu a hora,
2x


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 15:45:12
nao consigo sair de um evento que esta bombando, porque deu a hora,

Entendo que isso é um trabalho e é justo ser remunerado por isso. Se a festa se prolongar porque está bombando, a casa festa  vai cobrar mais, o garçom vai cobrar mais, o DJ vai cobrar mais, o animador vai cobrar mais  e o fotógrafo vai trabalhar pela amizade ?

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #20 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 16:08:53
Hora extra é sempre mais caro que a hora contratada.

Fechou o horário, eu levo um termo de compromisso para a contratação de x horas a mais e o contratante assina juntamente com o contratado. Lá já tem o valor estipulado por hora extra.


E se o pessoal não anda cobrando por hora extra, estão trabalhando de graça. Fica a dica.


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 17:05:07
Hora extra é sempre mais caro que a hora contratada.

Fechou o horário, eu levo um termo de compromisso para a contratação de x horas a mais e o contratante assina juntamente com o contratado. Lá já tem o valor estipulado por hora extra.


E se o pessoal não anda cobrando por hora extra, estão trabalhando de graça. Fica a dica.

Exatamente!

Eu faço cobertura de aniversários infantis e todos os buffets cobram hora excedente. Por que o fotógrafo trabalharia de graça?
Eu explico pro cliente que são 4 horas e que, se precisar de mais tempo e eu tiver disponibilidade cobro a hora extra. Isso está estipulado no contrato. Nunca tive problemas com isso e ninguém nunca reclamou. Acabou meu horário, eu aviso pra cliente e pergunto se ela quer horas extra. Se não, vou embora mesmo.

Já aconteceu comigo de uma cliente dizer que a festa dela era pequena, que seria só um lanche e pediu pra eu fazer preço proporcional pra 3 horas. Eu fiz. Resultado: a festa durou quatro horas, não pude ir embora antes porque não tinham cantado parabéns e a cliente não me pagou a hora extra...

Cuidado com os folgados... eles são muitos!


Wesley Rodrigues

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 17:05:33
Hora extra é sempre mais caro que a hora contratada.

Fechou o horário, eu levo um termo de compromisso para a contratação de x horas a mais e o contratante assina juntamente com o contratado. Lá já tem o valor estipulado por hora extra.


E se o pessoal não anda cobrando por hora extra, estão trabalhando de graça. Fica a dica.
:clap: É isso e end of history.
- Espaço destinado à listagem do meu equipamento, a fim de melhorar meu ego fotográfico -


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #23 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 17:41:21
Contrato é uma coisa...prática é outra :).

Não adianta estar estipulado em contrato e o cliente sair insatisfeito,
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #24 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 17:50:45
Contrato é uma coisa...prática é outra :).

Não adianta estar estipulado em contrato e o cliente sair insatisfeito,

Spider, obviamente que se for alguns minutos pra mais não tem problema e eu não chego já mostrando o documento. No contrato assinado onde são estipulados o serviços que serão prestados, já existe a clausula apontando para a hora extra. O cliente está ciente que caso ele queira contratar mais tempo, estará sujeito aos valores estipulados. Nunca tive problema em relação a isso, e volta e meia acontece do pessoal contratar mais tempo. Antes de ir embora, sempre converso com o pessoal se falta alguma foto a ser feita e etc... sempre na boa.

Até hoje só clientes satisfeitos :D



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #25 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 18:51:23
Spider, obviamente que se for alguns minutos pra mais não tem problema e eu não chego já mostrando o documento. No contrato assinado onde são estipulados o serviços que serão prestados, já existe a clausula apontando para a hora extra. O cliente está ciente que caso ele queira contratar mais tempo, estará sujeito aos valores estipulados. Nunca tive problema em relação a isso, e volta e meia acontece do pessoal contratar mais tempo. Antes de ir embora, sempre converso com o pessoal se falta alguma foto a ser feita e etc... sempre na boa.

Até hoje só clientes satisfeitos :D
Sao modelos diferentes de trabalho.
Eu nunca trabalhei de graça,
nunca vendi por hora.
Ja fiz frilas , como ja disse, para uma produtora que era tudo "medido",
e na hora de ir embora no meio de um evento bombando, cheio de lances otimos,
ninguem achava ruim eu me retirar.
Cada causo e um causo!!!!!! :hysterical: :hysterical:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 20:53:36
Sao modelos diferentes de trabalho.
Cada causo e um causo!!!!!! :hysterical: :hysterical:
Concordo,
Fotografar um aniversário em casa de festas dificilmente haverá extrapolação de horário, ao contrário de um ensaio externo, por exemplo, que não tem horários necessariamente tão rígidos.
Como disse não gosto de trabalhar de graça e etc... mas obviamente que jamais sairia de uma festa infantil antes da hora do parabéns mesmo que passe do horário combinado, a menos que haja má fé ( Já houve, mas aí é assunto para outro tópico  :hysterical:).
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #27 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 20:56:18
Spider, obviamente que se for alguns minutos pra mais não tem problema e eu não chego já mostrando o documento. No contrato assinado onde são estipulados o serviços que serão prestados, já existe a clausula apontando para a hora extra. O cliente está ciente que caso ele queira contratar mais tempo, estará sujeito aos valores estipulados. Nunca tive problema em relação a isso, e volta e meia acontece do pessoal contratar mais tempo. Antes de ir embora, sempre converso com o pessoal se falta alguma foto a ser feita e etc... sempre na boa.

Até hoje só clientes satisfeitos :D
Só pra deixar claro que não sou contra nenhum modelo de cobrança. Acho que esses dois modelos podem funcionar se o cliente estiver ciente de como funciona. A minha experiência diz que a maioria dos clientes não costuma dar muita atenção ao contrato. Então eu acho que pode ser interessante sublinhar isso numa conversa anterior.
Outra coisa...há fotógrafos que fotografam vários tipos de evento. Então o calculo por hora nesse caso me parece razoável. É uma forma de ter um parâmetro. No meu caso, o único tipo de evento que fotografo são as festas infantis, então eu prefiro fazer meu calculo de preço com base no tempo médio desse tipo de festa, que costuma ser de 4 horas. Algumas vezes a festa dura duas e outras vezes, 6. Então acaba que eu "perco" em algumas e "ganho" em outras. Já aconteceu de durar mais que isso mas o parabéns já tinha rolado e eu já tinha o material necessário. Então me despeço e saio fora. :)
Nunca me senti lesado por causa de tempo. Até porque festa infantil não costuma durar mais que 4 horas porque as crianças ficam cansadas :).
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #28 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 23:58:30
Só pra deixar claro que não sou contra nenhum modelo de cobrança. Acho que esses dois modelos podem funcionar se o cliente estiver ciente de como funciona. A minha experiência diz que a maioria dos clientes não costuma dar muita atenção ao contrato. Então eu acho que pode ser interessante sublinhar isso numa conversa anterior.
Outra coisa...há fotógrafos que fotografam vários tipos de evento. Então o calculo por hora nesse caso me parece razoável. É uma forma de ter um parâmetro. No meu caso, o único tipo de evento que fotografo são as festas infantis, então eu prefiro fazer meu calculo de preço com base no tempo médio desse tipo de festa, que costuma ser de 4 horas. Algumas vezes a festa dura duas e outras vezes, 6. Então acaba que eu "perco" em algumas e "ganho" em outras. Já aconteceu de durar mais que isso mas o parabéns já tinha rolado e eu já tinha o material necessário. Então me despeço e saio fora. :)
Nunca me senti lesado por causa de tempo. Até porque festa infantil não costuma durar mais que 4 horas porque as crianças ficam cansadas :).

Perfeito, até porque cada fotógrafo tem o seu modo de cobrar. Eu mesmo faço alguns jobs com orçamento fechado (diária) e alguns é por hora de cobertura...


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #29 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 09:54:45
Acho muito complicado estipular quantidade de hora x em um evento social. Por isso EU não trabalho por hora (não diretamente!), mas por evento.

Aqui na minha região, um aniversário infantil tem de 4 a 5 horas de duração. E eu já sei disso! Se eu morasse em uma cidade onde as festas infantis durassem 8 horas, certamente eu iria cobrar mais pelo evento "aniversário infantil".
Um evento do tipo casamento, cobro mais. Porém vou preparado para trabalhar 12 horas, que é a média aqui na minha região (desde o dia da noiva até o final da festa).

Pensa como os convidados reagiriam, sem saber da situação... o fotógrafo cobrou 4 horas de evento mas os pais não cantaram o parabéns nesse tempo. Quando deu a hora, ele gentilmente comunicou os pais e perguntou se eles queriam pagar essa hora "extra", mas os pais recusaram a proposta. O fotógrafo guardou suas coisas e foi pra casa. Dois minutos depois o parabéns é cantado e... "cadê o fotógrafo? Nossa, nem ficou pro momento mais importante da festa!" Pouca gente vai saber que ele saiu porque deu sua hora e os pais não quiseram contratar hora extra.

Será ruim para os pais, que não terão as fotos do parabéns? Claro que sim! Porém, penso que para o fotógrafo será pior, pois dificilmente algum convidado, sem saber sobre o fato, irá te procurar. Pior ainda se o convidado postar no facebook que o fotógrafo "abandonou" a festa antes do parabéns...  :shock:
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2015, 09:59:37 por padilhadim »