Sinceramente? Acho a maior perca de tempo se preocupar com isso.
No dia que alguém usar uma foto sua e ganhar dinheiro, ai vc vai lá e processa.
Mas esquentar a cabeça porque mutilaram ela pra usar no facebook? Vai perder mais cliente do que outra coisa.
Nesse caso eu concordo. Alguem que pega uma foto, altera e usa em algum perfil ou qualquer outro uso proprio, naonfaz mal a ninguem e eh perca de tempo se preocupar com isso.
Mas se alguem esta redistribuindo um trabalho seu como se fosse dele como forma de publicidade pessoal, ou (e principalmente) redistribui um trabalho seu alterado como se fosse a imagem original, isso pode gerar uma publicidade negativa ou falsa sobre o seu trabalho.
Ha muito tempo atras quando eu ainda participava no DevientArt, um cara no pegou uma foto minha, fez uma edicao completamente diferente e depois me escreveu me mostrando a foto editada. E ele disse que gostou muito da minha foto que o inspirou a querer fazer e ver como ficava em uma edicao que ele havia imaginado, e por issompegou a foto e fez a edicao.
A imagem nao tinha marca d'agua original, mas eles colocou no canto da foto "Fotografado por Marcio Faustino e segunda versao editada por 'Fulano'". E assim ele me perguntou se ei me importaria se ele usasse a foto na galeria dele para mostrar o trabalho de edicao dele na foto.
Obviamente eu disse que nao me importava, afinal o trabalho de re-edicao dele ficou realmente bom. Mas antes mesmo disso, ele deixou bem claro na imagem que a edicao eh um trabalho dele e a foto eh um trabalho meu, e que a edicao nao eh original, apenas uma segunda edicao feita por ele.
Nesse caso, nao expoem o seu trabalho como sendo original ou completamente seu.
Imagina no futuro alguem te contactar querendo comprar uma foto sua ou um servico seu baseado em uma ou algumas fotos nao originais suas... Ou o contrario, o seu publico alvo associar o seu trabalho com edicoes que nao sao originais ao trabalho, de forma negativa. Isso se realmente descobrirem que a foto eh sua, e nao de quem esta usando a foto para promover seu skill de editor de imagem retirando a marca d'agua do fotografo e nao dando os devidos creditos.
Mas desde que fique claro que eh uma falsificacao, ou um uso somete pessoal e nao como forma de exposicao ou distribuicao intencional, nao vejo problema algum. Na verdade pode ate ajudar no seu marketing.