Autor Tópico: Fotografias perfeitas até demais, te incomodam?  (Lida 4940 vezes)

ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Março de 2015, 15:30:08
Navegando em algumas páginas do Flickr e do 500px, vendo fotos para me inspirar, tive a sensação de que não estava vendo fotografias, mas sim obras de computação gráfica...
Tá tudo muito perfeito, lisinho, surreal, está tão perfeito que se distancia do mundo real.

Vocês percebem isto também? Incomoda mais alguém?
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Março de 2015, 16:49:15
A princípio não me incomoda, tento entender o propósito do registro. Dependendo do tipo do trabalho tem que ser assim mesmo.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #2 Online: 31 de Março de 2015, 17:00:22
Também não me incomoda.

Consigo filtrar o que tem edição pesada, que eu acho que não é a maioria das fotos por lá.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.285
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #3 Online: 31 de Março de 2015, 17:14:52
Navegando em algumas páginas do Flickr e do 500px, vendo fotos para me inspirar, tive a sensação de que não estava vendo fotografias, mas sim obras de computação gráfica...
Tá tudo muito perfeito, lisinho, surreal, está tão perfeito que se distancia do mundo real.

Vocês percebem isto também? Incomoda mais alguém?

mundo real na fotografia?

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


Eu não me incomodo, agente filtra e absorve o que serve para nosso estilo.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #4 Online: 31 de Março de 2015, 17:15:49
Também não me incomoda.

Consigo filtrar o que tem edição pesada, que eu acho que não é a maioria das fotos por lá.

Bem, eu já to achando o contrário, cada vez mais as imagens estão editadas ( inclusive as minhas  :D) ao ponto de não ter mais graça fotos sem alteração na pos, ainda que bem fotometradas e enquadradas.

Algumas em exagero, encontradas nos ditos sites, não é que me incomodam, mas fico pensando quantos "admiradores" que ficam babando realmente pensam que aquela imagem impecável é verdadeira.... :ponder:

Como sempre disse aqui, acho legal retrabalhar sombras, luzes, cores, destacar áreas claras para dar charme a imagem, agora redesenhar a composição para mim é "jogo sujo" :no:....a não ser que seja um trabalho publicitário.....mas, cada um com a sua...


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 31 de Março de 2015, 17:18:53
Eu concordo com você Ronaldo. Não sei se é bem incômodo o que sinto.. talvez só a palavra não encaixe. É um certo desconforto talvez... Mas eu compartilho o sentimento, apesar de não saber explicá-lo. Quando tenho essa sensação de fake, a foto deixa de me servir de inspiração. Mas como os colegas falaram, dependendo da aplicação tem que ser isso aí mesmo.
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.285
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #6 Online: 31 de Março de 2015, 17:31:21
Bem, eu já to achando o contrário, cada vez mais as imagens estão editadas ( inclusive as minhas  :D) ao ponto de não ter mais graça fotos sem alteração na pos, ainda que bem fotometradas e enquadradas.

Algumas em exagero, encontradas nos ditos sites, não é que me incomodam, mas fico pensando quantos "admiradores" que ficam babando realmente pensam que aquela imagem impecável é verdadeira.... :ponder:

Como sempre disse aqui, acho legal retrabalhar sombras, luzes, cores, destacar áreas claras para dar charme a imagem, agora redesenhar a composição para mim é "jogo sujo" :no:....a não ser que seja um trabalho publicitário.....mas, cada um com a sua...

Mas então, isso é uma questão de fotos que estas olhando. Se quer coisa "crua" com ajustes de enquadramento, cor, contraste etc, tens que buscar por vertentes fotojornalísiticas.

Eu por exemplo não edito "modifico?" o meu trabalho em nada, não subtraio e não adiciono na pós. Tenho uma pegada muito forte do fotojornalismo, fotografo o que está ali no momento. Não dirijo ninguém, não faço intervenções. Trabalho com lentes fixas, e praticamente não cropo nenhuma foto.

Agora esse sou eu, e acredito que é um dos pontos que engrandecem o meu trabalho. Essas limitações são o meu desafio de cada dia, em busca de uma fotografia melhor.
« Última modificação: 31 de Março de 2015, 17:32:23 por C. Ferrari »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #7 Online: 31 de Março de 2015, 17:50:34
Eu uso essas imagens como um "norte" para aprender sempre mais um pouco.

Realmente, ultimamente tem tido fotografias excessivamente trabalhadas, isso me incomoda sim.

Gosto mais de uma foto bem feita e com edição na medida certa.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #8 Online: 31 de Março de 2015, 18:37:38
Sinto o mesmo.

Com a evolução brutal da qualidade entregue pelo equipamento, a facilidade da edição e acessibilidade (lembro quando o PS custava um rim, não era 9.90 por mês), nos sites tudo é super nítido, bem enquadrado, com cores um pouco demais (ou de menos), DR incrível... e tudo chato, repetitivo, estereotipado. Acho que falta mesmo é alma nas imagens. Foto bem feita, hoje, é fácil - duro é que ela te diga algo.

Isso, é claro, é minha percepção, certamente talhada por meus incômodos comigo mesmo.
« Última modificação: 31 de Março de 2015, 18:38:41 por fernandomaues »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #9 Online: 31 de Março de 2015, 19:09:22
É...o mundo tá cansando de tanta perfeição.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #10 Online: 31 de Março de 2015, 21:11:40
Mas então, isso é uma questão de fotos que estas olhando. Se quer coisa "crua" com ajustes de enquadramento, cor, contraste etc, tens que buscar por vertentes fotojornalísiticas.

Eu por exemplo não edito "modifico?" o meu trabalho em nada, não subtraio e não adiciono na pós. Tenho uma pegada muito forte do fotojornalismo, fotografo o que está ali no momento. Não dirijo ninguém, não faço intervenções. Trabalho com lentes fixas, e praticamente não cropo nenhuma foto.

Agora esse sou eu, e acredito que é um dos pontos que engrandecem o meu trabalho. Essas limitações são o meu desafio de cada dia, em busca de uma fotografia melhor.

Claro Carlos, estava falando de fotos com o mesmo tema das minhas, até prq fotos estilo " jornalismo " não tem muito sentido ficar manipulando, já que são  registros legítimos de acontecimentos, momentos marcantes ou coisas do tipo, e aqui o espírito é mesmo o do " purismo ".

Agora se falarmos em natureza e paisagem, aonde o motivo do registro está justamente nas cores e detalhes, em luz e sombra, contrastes, atmosfera....aí realmente eu acho ( minha opinião  ) que o clic cru da cam deixa aquém da realidade.

Então enfatizar, acentuar, é uma coisa, outra é artificializar, falsificar, coisa que muitos estão fazendo, e aí a questão não é o mundo estar cansado de coisas perfeitas como o Spider falou.

Parece que os amadores e fotografos paralelos estão em uma corrida, tentando vender a foto mais perfeita já feita, e realmente falta conteúdo. " larga em superfície e rasa e profundidade ".


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 31 de Março de 2015, 21:16:24
Haja visto o crescimento no mercado "fine art", fotografias muitas sem sentido, explicação ou propósito, apenas com apelo estético.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 31 de Março de 2015, 22:21:11
Caros colegas, retornei ao tópico somente agora, após um dia de trabalho... fiquei impressionado com a repercussão...

Talvez "incomodar" não seja bem o termo mais adequado, acho que não encontrei outra forma de me expressar...
Também não sou adepto da imagem "crua" para paisagens, etc... acho a pós produção muito bem vinda!!

A grande maioria das imagens no 500px, por exemplo são belíssimas e inspiradoras, mas há um número cada vez maior de imagens que realmente aparentam ser uma imagem de computação gráfica, semelhante a uma cena de filme criada artificialmente, é neste sentido que percebo...

Nitidez extrema, saturação, plastificação...

Bem, entendo que talvez em muitos casos - seja esta a proposta e objetivo mesmo... talvez não seja uma questão de melhor ou pior - apenas formas diferentes de expressar e apresentar a fotografia...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 31 de Março de 2015, 22:53:22
É...o mundo tá cansando de tanta perfeição.


Ué voltou ?  :D


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #14 Online: 01 de Abril de 2015, 00:52:06
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya