Quando usar ProPhoto RGB, Adobe RGB ou sRGB.
Para imprimir numa impressora bombada como estas inkjet cheias
de cartuchos coloridos, o recomendado é usar um espaço de cor que
contenha todo o gamut da impressora.
Perfil do papel
http://moabpaper.com/icc-profiles-downloads/Site para fazer as comparações
http://www.iccview.de/index.php/3dCanon PRO-100 vs sRGB – Perde feio...
Canon PRO-100 vs Adobe RGB – Não é suficiente
Canon PRO-100 vs Prophoto RGB – Agora sim!
Basicamente só um espaço de cor gigante como o Prophoto RGB vai conter todo o gamut
da impressora bombada com papel glossy, mas para quem vai imprimir/revelar em minilab
e afins o espaço de cor recomendado é o sRGB.
Mas dependendo do tipo de papel o Adobe RGB pode conter todo o gamut, papel tipo mate
tem o gamut menor do que Glossy.
Canon PRO-100 vs Adobe RGB- papel tipo mate.
Agora monitor wide gamut vs Canon PRO-100
Mesmo não reproduzindo o gamut total da impressora, o resultado do monitor
wide gamut é visualmente melhor do que um monitor standard gamut(sRGB).
https://youtu.be/n0bxSD-Xx-Qhttps://youtu.be/vLlr7wpAZKsMais links no final do
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29032.0No
https://sites.google.com/site/chromasoft/icmprofilesTem espaços de cor interessantes como ProPhoto RGB com gamma 2.2 e D65, ficando
igual ao Adobe RGB que é D65 com gamma 2.2, mas com um gamut maior.
Vantagem, sei lá...
Talvez elimine 1 degrau no processo(transparente para o usuário) quando se usa monitor
calibrado em D65 e gamma 2.2
Simplificando:
Para web, minilab e dreambook = sRGB + monitor standard gamut
Para impressora inkjet bombada = Adobe RGB/ProPhoto RGB + monitor wide gamut
BTW, mesmo com um monitor standard gamut é possível trabalhar com espaços de
cor maiores do que sRGB, só não vai poder ver as cores mais saturadas e/ou brilhosas
dos espaços de cor maiores.