Autor Tópico: Aumento dos Mega-Pixels e ampliação  (Lida 10862 vezes)

pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #45 Online: 20 de Outubro de 2006, 14:54:13
Citar
PS: mesmo em VGA, a imagem é registrada usando todos milhões de pixels da câmera. Por exemplo, se vc setar a FZ50 pra VGA, a foto será feita em 10Mp, e depois redimensionada.

A idéia de se fotografar em VGA é simplesmente pelo fato de poder tirar muito mais fotos que em 10mp com o mesmo cartão.

Só pelo fato de se poder usar o formato RAW apenas na resolução máxima dá para saber que todas as fotos serão tiradas na resolução máxima e redimensionadas antes de gravar. Então, o ideal para o meu caso, seria eu poder escolher o tamanho e o formato: compactado (jpg ou qualquer outro formato que possa surgir) e sem compactação alguma, e melhor ainda, inventarem um formato para gravar o formato Crú que não ocupe tanto espaço, esse seria o melhor dos mundos, pelo menos pra mim.

Mas de qualquer forma, valeu pela explicação.

Grato

Paulo Henrique
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #46 Online: 20 de Outubro de 2006, 14:58:46
O RAW da D50 é relativamente bem leve. Vai de 5 a 8Mb... ;)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #47 Online: 20 de Outubro de 2006, 14:59:12
Xíru, é complicado, primeiro pq se divide em compactas e câmeras semi e profissionais.

Compactas com mais 6mp? Absurdo, poderiam ter 4, pq simplesmente as lentes atuais sequer conseguem resolver a resolução proporcionalmente ao sensor. Isso se os sensores fossem bons, em regra, não são, é o que se vê nas Sony's, Pentax, Casio, mais recentemente até Canon e Panasonic. Sensores barulhentos até não poder mais.

DSLRS, evidente que havendo melhora efetiva de qualidade, sim, seria interessante, mas como os próprios testes do Bruno mostram, meu pensamento está longe de estar errado, vc consegue praticamente o mesmo resultado com uma D80 e uma D70s, no caso dele valia o investimento por outras características da câmera, não apenas os mps extras, mas a maioria compra assim? Não. A maioria vai direto pelos mps. Somos uma sociedade que adora quantificar e mensurar coisas, ex., meu carro é 2.0, o seu é 1.6, minha tv tem 64'', a sua só tem 29''?, eu ganho mais, o meu é maior que o seu, etc.

Então, se a câmera oferecesse algo efetivamente melhor, maravilha, mas não é o que se vê no momento. Segundo, tem que ser muito melhor, pois uma câmera como vc fala, 50mp, teria que ter um upgrade não apenas de câmera, mas de cartões, hds portáteis, notebook e desktop em processamento e memória, enfim, não é barato ainda que a tecnologia muitas vezes fique barata, sempre existe algum custo.

O que quis dizer e alguns, me parece que levaram a ferro e fogo e não entenderam, é que para a troca precisa valer a pena, se lançarem a D500 com 50mp, num caso hipotético, quantos iriam investir em lentes como as fixas do calibre de uma Nikon 500 F4, que seriam provavelmente algumas poucas a tirar proveito de tanta resolução, só ela custa uns U$2000, ou mais, talvez U$4000, não lembro.

Não tenho nada contra tecnologia, pelo contrário, mas tem que valer a pena, tecnologia baseada em marketing e não em carac. técnicas eu dispenso.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2006, 15:06:05 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #48 Online: 20 de Outubro de 2006, 15:02:02
Citar
10Mp na D80 tá legal.
10Mp na fz50... cacete, vcs já viram samples do iso 1600?

Bom, pra quem vai analisar fotos em iso 800 ou 1600 e isso for algo imprescindível, então não adianta analisar câmerar não-DSLR, pelo menos por enquanto, acho que em dois anos isso já pode estar mudado.

No meu caso, optei pela FZ50 por muitos outros fatores, sei que tem seus pontos contras, mas os pontos a favor foram suficientes para decidir por ela, afinal, hoje estou acostumado a fotografar no máximo até o iso 100, costumo deixar travado no 50, pois a minha S1 IS gera ruído demais no 200 e 400, nem sei pra que tem essas opções.

Abraços

Paulo Henrique
« Última modificação: 20 de Outubro de 2006, 15:05:09 por pharaujo »
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #49 Online: 20 de Outubro de 2006, 15:13:27
Citar
DSLRS, evidente que havendo melhora efetiva de qualidade, sim, seria interessante, mas como os próprios testes do Bruno mostram, meu pensamento está longe de estar errado, vc consegue praticamente o mesmo resultado com uma D80 e uma D70s, no caso dele valia o investimento por outras características da câmera, não apenas os mps extras, mas a maioria compra assim? Não. A maioria vai direto pelos mps. Somos uma sociedade que adora quantificar e mensurar coisas, ex., meu carro é 2.0, o seu é 1.6, minha tv tem 64'', a sua só tem 29''?, eu ganho mais, o meu é maior que o seu, etc.
 
Exatamente, e acho que o ponto levantado pelo Lúzio é este também. No meu caso, praticamente nem levei em conta os 10mps, inclusive eu sempre dizia que o ideal para mim seria uma câmera com o corpo e as funções da D70s e com o sensor da D50 (de 6mps). Quando vi as especificações da D80 e vi que o sensor havia pulado para 10mp's, cheguei a dizer que, para mim, se a qualidade fosse próxima ao que a D70s apresentava, já valeria a pena fazer a troca. Justamente porque não eram os 10mp's que mais me interessavam, mas os outros avanços que a D80 apresentava.

Resumindo: no caso da D80, da D50 e da D70s, que são as que eu conheço um pouco mais de perto, não deve ser a diferença nominal nos mp's que deve levar alguém a comprar uma ou outra câmera, já que a diferença prática é muito, muito pequena. Aliás, devemos levar em conta que eu comparei a D80 com a D70s, tem que ver ainda como fica comparando com o sensor da D50, reconhecidamente melhor que o da D70s.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #50 Online: 20 de Outubro de 2006, 16:01:13
Citar
Citar
DSLRS, evidente que havendo melhora efetiva de qualidade, sim, seria interessante, mas como os próprios testes do Bruno mostram, meu pensamento está longe de estar errado, vc consegue praticamente o mesmo resultado com uma D80 e uma D70s, no caso dele valia o investimento por outras características da câmera, não apenas os mps extras, mas a maioria compra assim? Não. A maioria vai direto pelos mps. Somos uma sociedade que adora quantificar e mensurar coisas, ex., meu carro é 2.0, o seu é 1.6, minha tv tem 64'', a sua só tem 29''?, eu ganho mais, o meu é maior que o seu, etc.
 
Exatamente, e acho que o ponto levantado pelo Lúzio é este também. No meu caso, praticamente nem levei em conta os 10mps, inclusive eu sempre dizia que o ideal para mim seria uma câmera com o corpo e as funções da D70s e com o sensor da D50 (de 6mps). Quando vi as especificações da D80 e vi que o sensor havia pulado para 10mp's, cheguei a dizer que, para mim, se a qualidade fosse próxima ao que a D70s apresentava, já valeria a pena fazer a troca. Justamente porque não eram os 10mp's que mais me interessavam, mas os outros avanços que a D80 apresentava.

Resumindo: no caso da D80, da D50 e da D70s, que são as que eu conheço um pouco mais de perto, não deve ser a diferença nominal nos mp's que deve levar alguém a comprar uma ou outra câmera, já que a diferença prática é muito, muito pequena. Aliás, devemos levar em conta que eu comparei a D80 com a D70s, tem que ver ainda como fica comparando com o sensor da D50, reconhecidamente melhor que o da D70s.
Quando "vieres" pra Porto Alegre, resolvemos isso ;)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #51 Online: 20 de Outubro de 2006, 17:26:34
Paulo Henrique...

Você ao comprar sua cãmera deve botá-la em RAW e esquecer que há outros modos...

Ou então, não faça isso, fotografe com resolução menor mesmo, e o dia em que você quiser ampliar uma foto excelente que foi feita em 3mpx, jogue-se pela janela.

Nós não nos arrependemos das fotos ruins feitas em JPEG, nem das fotos ruins em 3mpx. Mas não existe dor como ver uma foto que merecia ampliação de primeira e está em 3mpx JPEG!

Ninguém precisa fotografar 400 vezes em um fim de semana. Eu faço em um fim de semana em que saio para fotografar cerca de 50 fotos. Há ocasiões em que volto com 20 fotos relativamente boas entre essas, e isso vale a pena.

Não adianta ter 400 fotos irrelevantes. Isso não vale nada. Durante pelo menos dois anos eu convivi com um cartão que fazia 40 fotos em RAW, e só usava RAW. Chegava em casa, deitava no sofá, via as fotos no LCD e apagava as que claramente eram irrelevantes. No final voltava ao Rio com um cartão cheio e com pelo menos metade das fotos valendo a pena.

Nós não temos inteiro controle sobre a ocasião da FOTO. Fotografia de certa forma é um garimpo. Você faz tudo o melhor possível para ter um nível médio alto, e para nesse nível médio poder surgir uma ou outra pepita.

Esqueça essa história de VGA, JPEG, 3mpx, isso não vale a pena. Para que uma Panasonic FZ50 para fotografar assim? Se você não quer RAW, e não quer mais que 3mpx, compre uma câmera mais barata e seja feliz. A cãmera boa é a que se ajusta ao nosso uso, não o brinquedo caro que sobra.

Abraços,
Ivan


pharaujo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
Resposta #52 Online: 20 de Outubro de 2006, 17:48:53
Citar
Paulo Henrique...

Você ao comprar sua cãmera deve botá-la em RAW e esquecer que há outros modos...

Ou então, não faça isso, fotografe com resolução menor mesmo, e o dia em que você quiser ampliar uma foto excelente que foi feita em 3mpx, jogue-se pela janela.

Nós não nos arrependemos das fotos ruins feitas em JPEG, nem das fotos ruins em 3mpx. Mas não existe dor como ver uma foto que merecia ampliação de primeira e está em 3mpx JPEG!

Ninguém precisa fotografar 400 vezes em um fim de semana. Eu faço em um fim de semana em que saio para fotografar cerca de 50 fotos. Há ocasiões em que volto com 20 fotos relativamente boas entre essas, e isso vale a pena.

Não adianta ter 400 fotos irrelevantes. Isso não vale nada. Durante pelo menos dois anos eu convivi com um cartão que fazia 40 fotos em RAW, e só usava RAW. Chegava em casa, deitava no sofá, via as fotos no LCD e apagava as que claramente eram irrelevantes. No final voltava ao Rio com um cartão cheio e com pelo menos metade das fotos valendo a pena.

Nós não temos inteiro controle sobre a ocasião da FOTO. Fotografia de certa forma é um garimpo. Você faz tudo o melhor possível para ter um nível médio alto, e para nesse nível médio poder surgir uma ou outra pepita.

Esqueça essa história de VGA, JPEG, 3mpx, isso não vale a pena. Para que uma Panasonic FZ50 para fotografar assim? Se você não quer RAW, e não quer mais que 3mpx, compre uma câmera mais barata e seja feliz. A cãmera boa é a que se ajusta ao nosso uso, não o brinquedo caro que sobra.

Abraços,
Ivan
Ivan,

Você tem toda razão, só citei o exemplo porque hoje eu tenho uma câmera que não fotografa em RAW, mas mesmo assim só fotografo no máximo de resolução que ela permite, só falei do VGA pq conheço muita gente que faz isso e não podem ser considerados "manés" apenas por não se preocuparem se vão ou não revelar depois.

A propósito, tive o primeiro contato com o RAW essa semana, consegui baixar alguns arquivos RAW da Fuji S6000fd e pude brincar e ver um pouco do potencial que esse formato nos permite, realmente é impressionante o que se pode fazer, muito bom mesmo, estou tentando agora é encontrar algum RAW feito na FZ50 para ver como ela reage nesse formato, só consegui ver fotos em JPG, se alguém souber onde consigo algumas me avise por favor.

Grato

Paulo Henrique
Paulo Henrique
Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Web Sites
Sony SLT-A55 + kit lens + Minolta 35-80mm


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #53 Online: 20 de Outubro de 2006, 22:48:15
Galera, que falta de entendimento!
A minha mensagem está bem clara: Só quero verificar a qualidade dos 10 Mega-Pixels conseguidos com a tecnologia atual.
Nunca foi questionado se ter mais MP é bom ou não.
Claro que eu quero uma máquina com mais Mega-Pixels, ora pois!
Só quero saber se junto com mais Mega-pixels eu vou levar junto para casa uma imagem plastificada ou sem os detalhes que uma D50 ou D70 me entregam, pois ser for assim eu prefiro ficar com os meu 6 e fazer interpolação quando preciso.
Tão entendendo?
Quero também ver de forma prática se dá para se fazer ampliações grandes de qualidade com 6 Mega-Pixels.
Vou dizer uma coisa: Eu já fiz um retrato de 60 cm e ficou fantástico. Detalhes, nitidez, contraste , cores... tudo perfeito. Com a D70 e a lente do Kit...
Só para finalizar: Se a imagem da D80 for em termos de qualidade IGUAL a da D70 ou da D50 eu só compro o corpo por seus atributos técnicos, que valem o Upgrade com certeza. Idem para a D200.
Agora se tiver imagem pior eu não compro.
Se tiver imagem melhor, mesmo pouca coisa: Aí é o Máximo de alegria. Compro correndo.

E até agora não apareceu ningém do Rio para fazer o teste....
« Última modificação: 20 de Outubro de 2006, 22:49:32 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


JCMACIEL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 296
Resposta #54 Online: 21 de Outubro de 2006, 07:40:12
Fala, Lúzio, tudo certo?

Bem galera, tava passando e vi esse tópico.

Por coincidência, devo estar recebendo a minha D80 nesta terça-feira. Era pra ter recebido quarta passada, mas houve um atraso e terça é quase certo.

Se ela me der qualidade de imagem igual a D50, estarei extremamente satisfeito, desde que não tenha ruído demais até ISO 800, pois nunca uso 1600 mesmo.

Resolvi arriscar pelo visor, que é uma janela, e monitor LCD que dá pra ver se a imagem tá em foco ou não com quase 100% de certeza.
Além disso, tem umas funções que fazem  falta na D50, como botào de mudança de modo de foco (single para contínuo), modo de medição, botão FUNC que pode ser usado para automatizar uma determinada ação, comando de flash fora da sapata..., enfim, coisas realmente úteis.

Como disse, se ela tiver qualidade de imagem igual à D50, somando tudo isso que citei acima, vai valer cada centavo.

Assim que ela chegar, estou à disposição para fazer algum teste.

De qualquer forma,  obviamente estarei fazendo um comparativo com minha D50. Só não sei, em princípio, se farei ampliaçõe grandes, como o Luzio falou, mas estejam à vontade para fazerem seus próprios testes.

Abraços a todos.
José Carlos