Autor Tópico: Ajuda com o camera raw  (Lida 4062 vezes)

Adler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
  • "Tenha fé em Deus, tenha fé na vida..."
Online: 09 de Abril de 2015, 11:23:52
pessoal, quano fotografo faço a fotometria e tal e no meu lcd a foto fica equilibrada e tal,quando passo pro camera raw ela vai estourada, como posso resolver isso?


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.143
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 09 de Abril de 2015, 12:28:31
Nunca tome como base absoluta o que vc vê no LCD ( nitidez, cores, altas luzes e sombras ).

Inclusive geralmente as fotos que parecem mais escuras no LCD é que serão as mais equilibradas, principalmente à se vc está fotografando à luz do dia, situação em que o brilho do LCD não é suficiente.

Se vc está com muitas áreas de estouro nas fotos preste atenção e comece a considerar uma subexposição ou uma compensação de EV. Se sua camera tiver o sinalizador de estouro de altas luzes deixe-o ativado, isso ajuda bastante.

Ainda: vc pode tentar recuperar algumas dessas áreas claras no próprio ACR ou Lr, porém se as áreas por vc citadas forem muito grandes na foto e estiverem com RGB 255 aí já era ( no information  :D)


Adler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
  • "Tenha fé em Deus, tenha fé na vida..."
Resposta #2 Online: 09 de Abril de 2015, 12:50:13
sim entendi, essa do sinalizador de areas estouradas eu confesso que não sabia que existia, vou ver no manual... quando abro a foto no picassa pra visualização a foto ta equilibrada, concordo plenamente com a questão do lcd, mas uso ele como guia apenas... pra chegar mais ou menos na luz que quero, o que acontece tbm é que ajusto o wb e as fotos que abro no acr com pessoas ficam avermelhadas independente da cor da pele e do wb que eu esteja usando, automatico, custon , efim ... fica avermelhado. Eu instalei o cc,  antes na minha maquina rodava o cs6 e acho que no cs6 quando usava o acr sentia mais equilibrio, será que é alguma função ativada? sera que é a configuração da cam? estou meio desanimado pq perco muito tempo fazendo ajustes bobos q tento resolver na hora da foto, mas que parecem inuteis.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.143
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2015, 14:14:26
Primeiro: Vc esta tratando fotos jpg ou raw?

Segundo: Evite usar WB auto, ele se perde muito, só virar a cam pro lado ka da outra interpretação.

Ainda: Pode-se enganar na fotometria. Uma cena com bastante contraste mesmo subexposta pode apresentar áreas de estouro.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2015, 20:06:25
Aumenta o brilho do LCD.
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Adler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
  • "Tenha fé em Deus, tenha fé na vida..."
Resposta #6 Online: 10 de Abril de 2015, 00:55:34
só em trato em raw, wb eu tenho usado em K! no caso pra tentar melhorar um companheiro falou primeiro de abaixar o brilho do lcd e depois outro companheiro disse pra aumentar.. OBS(me referi ao picassa, uso ele apenas pra visualizar alguma coisa e pra fotos sem importancia, gosto do P&b dele)


Adler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
  • "Tenha fé em Deus, tenha fé na vida..."
Resposta #7 Online: 10 de Abril de 2015, 01:06:21
tem como anexar arquivo aqui?


Adler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
  • "Tenha fé em Deus, tenha fé na vida..."
Resposta #8 Online: 10 de Abril de 2015, 01:13:43
https://www.flickr.com/photos/125298469@N06/

a primeira é a do acr a segunda como abre no picassa... pode ter certeza que pra editar isso é um inferno...
Nessas foto usei o wb automatico
« Última modificação: 10 de Abril de 2015, 01:30:38 por Adler »


Adler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
  • "Tenha fé em Deus, tenha fé na vida..."
Resposta #9 Online: 10 de Abril de 2015, 01:39:04
https://www.flickr.com/photos/125298469@N06/16907398308/ aqui podem reparar a pele bem vermelha, independente da cor da pessoa e do wb que eu use sinto isso bem acentuado na minha d700, apenas abri no cc não mudei nada dda forma que abre no acr...


aqui uma foto pronta desse ensaio.https://www.flickr.com/photos/125298469@N06/17069276166/ Obs: na canela dele sobrou uma  luz q não consegui resolver
« Última modificação: 10 de Abril de 2015, 01:56:27 por Adler »


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2015, 15:58:31
Experimenta mudar o profile de Adobe Standard para outra coisa...


BTW, para ter cores/tons coerentes o monitor tem que estar calibrado...



Adler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
  • "Tenha fé em Deus, tenha fé na vida..."
Resposta #11 Online: 10 de Abril de 2015, 21:27:25
Opa! vou tentar mudar aqui Pictus!  :ok:

botei aqui em camera neutral, perde um pouco do contraste mas as cores ficam mais fieis... será que é isso?
« Última modificação: 10 de Abril de 2015, 21:56:50 por Adler »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.955
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 10 de Abril de 2015, 22:18:28
Opa! vou tentar mudar aqui Pictus!  :ok:

botei aqui em camera neutral, perde um pouco do contraste mas as cores ficam mais fieis... será que é isso?

depende, sua camera esta como neutral?
senao, seu monitor está bem diferente do lcd de sua camera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Adler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
  • Sexo: Masculino
  • "Tenha fé em Deus, tenha fé na vida..."
Resposta #13 Online: 10 de Abril de 2015, 22:22:33
então joguei neutral na cam tbm! é o mais indicado? a minha cam estava em standard e o acr tbm
« Última modificação: 10 de Abril de 2015, 22:24:28 por Adler »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.955
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 10 de Abril de 2015, 23:55:57
então joguei neutral na cam tbm! é o mais indicado? a minha cam estava em standard e o acr tbm

Acho que é de gosto.
Eu não curto o neutral.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs