Autor Tópico: Full frame é realmente outro mundo?  (Lida 13286 vezes)

Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 09 de Maio de 2015, 00:30:34
Tá de sacanagem???  Uma foto espetacular dessa e vc gasta dinheiro com FF ??
Hoje  a diferença de uma boa foto não é, em condições não pontuais (minoria..), mais equipamento.

Já expliquei o porque em outro tópico. Nunca disse que foi por conta de baixa qualidade do APS-C


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #61 Online: 09 de Maio de 2015, 00:39:48
Sério, isso só pode ser mais um caso de "quem desdenha quer comprar"  :ponder: :ponder: :ponder:


Tive D800 e me desfiz para ficar com a D600 q era mais racional, me desfiz da 600 para continuar com a 7100 e acabei de comprar outra 7100 mesmo tendo a 7200 pouca coisa mais cara...
Cheguei a ficar com minha mesa sem espaço com CAMs...
RACIONALIDADE.
Emocionalmente e querendo status (o q não condeno, pois eu mesmo gosto) ficaria com todos os modelos da Nikon e Pentax...
ISO não é o sistema e profundidade de campo é 1/3 de stop ou meio...Tridimensionalidade é puramente psicológico ou flata de talento na edição e/ou no momento da captura.
Nas minha fotos , muitas vezes nem sei com q máquina foi feita... 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #62 Online: 09 de Maio de 2015, 00:43:32
Na Racionalidade também entra a questão de grana, obviamente. Tendo q equilibrar as coisas, vou deixar de lado status e capricho para ficar com o q realmente me atende.
Tendo grana compro até uma Ferrari para andar nos subúrbios do RIO com seus quebra molas arrepiantes. Vou andar mais devagar q fusca 66, mas vou estar de Ferrari....
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #63 Online: 09 de Maio de 2015, 00:46:58
O José Carlos Maciel, q vcs não devem conhecer, é um puta talento, o cara é fera artisticamente na hora de ver uma foto e fazer e talento de sobra na hora da edição. Ele estando com uma 5200 ou uma D810 é a mesma coisa...

Se eu fosse enfrentar casamentos de forma regular (coisa q não posso fazer), ficaria com a D600 e não por ser FF e sim pelo ISO Melhor e DR. Mas vejam: não é por ser FF, não confundam...
Duvido q uma pessoa minimamente talentosa precise, hoje, de mais q uma D7200 e uma lente 18-50 VR...
« Última modificação: 09 de Maio de 2015, 00:51:36 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #64 Online: 09 de Maio de 2015, 00:52:17
Vou dormir.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #65 Online: 09 de Maio de 2015, 00:54:59
ISO não é o sistema e profundidade de campo é 1/3 de stop ou meio...

Não sei de onde tirou que ISO é sistema, agora o desempenho em ISOs altos ser melhor com sensores full frame é fato. A diferença pode ser pequena em ISO 800 ou 1600, mas cresce conforme o ISO sobe. Pode não ter vantagem pro seu uso, mas pode ser essencial no tipo de registro de outros.

Se eu fosse enfrentar casamentos de forma regular (coisa q não posso fazer), ficaria com a D600 e não por ser FF e sim pelo ISO Melhor e DR. Mas vejam: não é por ser FF, não confundam...

Acho que entendi, não é por ser FF, é pelo benefício que o sensor FF traz (melhor ISO e DR mais alto).  :ponder: Porque, dentro de uma mesma geração, é o tamanho do sensor que dá ao fabricante a oportunidade de oferecer melhor ISO e um DR superior, ao aumentar a área de captura de luz.

Duvido q uma pessoa minimamente talentosa precise, hoje, de mais q uma D7200 e uma lente 18-50 VR...

Não ficou claro, pra que? Fotografia de rua? De casamentos? Esportes?

Como dizem, contra argumentos não há fatos  :hysterical:

T+
« Última modificação: 09 de Maio de 2015, 01:04:50 por Duron Maniac »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #66 Online: 09 de Maio de 2015, 00:59:17
Vou dormir.

Vai não, fica aí, pô!

Tô escrevendo um comentário aqui e preciso da sua opinião!
« Última modificação: 09 de Maio de 2015, 01:01:33 por Humberto Yoji »


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 09 de Maio de 2015, 01:20:47
Junte mito + limitada capacidade cognitiva e conhecimento + busca por status e temos esta onda de gente falando q FF é melhor...

Por partes:
a) As Câmeras de Filme 35mm usavam um filme de 35mm. Houve todo um desenvolvimento das Lentes para esse formato. Anos de pesquisa e engenharia.
b) 35mm não é o tamanho máximo que um sensor pode ter. Você pode ter uma câmera de sensor Médio Formato. Só que ela é CARA. E ela é cara, principalmente pelo CUSTO do sensor.
c) Na época do filme havia um problema da PORTABILIDADE da câmera e de seu manuseio. O Filme de 35mm (em bobinas) era mais fácil de ser transportado, carregado na câmera e a Câmera de filme 35mm era MUITO mais leve e fácil de manusear. Mas NINGUÉM (ou muito pouca gente) dizia que uma câmera de filme 35mm era MELHOR que uma Câmera de filme 120:




As "vantagens" das câmeras de 35mm eram apenas PORTABILIDADE, FACILIDADE de MANUSEIO e PREÇO (Eram mais baratas).
ANOS de desenvolvimento do SISTEMA 35mm conseguiram bons resultados e popularizaram a fotografia. Mas nenhum fotógrafo sério dizia que a Câmera de 35mm era MELHOR que a de médio formato. Só era mais popular.

O problema das câmeras DIGITAIS (Para a indústria) é PREÇO do Sensor. Ele é CARO. Ninguém falou: "- ah, um sensor APS-C será MELHOR que um sensor de 35mm. Tanto é que - APESAR de todos os estudos de Engenharia das lentes que já existem, ele proporcionará uma fotografia tão boa ou mehor!"

A indústria simplesmente optou pela opção mais BARATA e vendável.

Aí fizeram umas lentes meia boca e lançaram no mercado. Basta ver a qualidade de Construção e Ótica delas. Mas são BARATAS. E são baratas porque são meia boca.

Claro que a pessoa pode não se incomodar em comprar uma lente 50mm e ter de fazer contas para saber quantos mm ele está recebendo em APS-C. Porque a lente foi feita para um sensor de 35mm. Ela não foi feita para um sensor APS-C. Idem na 24mm, 35mm, 85mm, 100mm, 135mm etc. Que foram desenvolvidas durante ANOS, para serem utilizadas em FF.

Hoje em dia não há a desculpa da PORTABILIDADE e MANUSEIO entre os sistemas. Uma câmera Cropada é quase do mesmo tamanho e peso que uma FF. Na verdade "Faltam" botões nas cropadas. o manuseio de uma câmera de entrada é chato e parece mal calculado. A Ergonomia é pobre, a construção é pífia (Excetuando-se os modelos de "Ponta", como a EOS 7d, Pentax K5, K3, etc), não são seladas e você tem de ficar correndo de chuva e  de poeira como um vampiro corre do sol. Parece que a câmera vai quebrar nas suas mãos, com todo aquele Plástico. Quando você segura uma câmera decente, você sente toda essa diferença.
Abra uma Lente da série L e uma  EF-S. A diferença salta aos olhos.  ;)

A única DESCULPA para a continuidade do sistema APS-C, hoje em dia, é o CUSTO. São populares porque são baratas. Mas se tornaram tão grandes e pesadas como as FF.

Eu tenho uma MK III e uma T5i. Não há nenhuma medida de comparação entre as Câmeras. A T5i é ridiculamente pequena, parece um brinquedo, a qualidade de imagem é pior, a tecnologia é pior e, como eu não tenho lentes "S", sou obrigado a colocar uma 50mm nela e fazer contas para saber que lente estou usando.

É mais ou menos por aí.



« Última modificação: 09 de Maio de 2015, 01:44:50 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 09 de Maio de 2015, 07:11:10
Bom dia pessoal!

O tópico ficou agitado, mas deu pra aprender muita coisa.
Apenas não vi a comparação de fotos prometida rsrs

Abs.
Samsung Galaxy S8+ rss


RafaZ

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.331
  • Sexo: Masculino
  • Devagar e quase sempre.
Resposta #69 Online: 09 de Maio de 2015, 07:27:06


...como eu não tenho lentes "S", sou obrigado a colocar uma 50mm nela e fazer contas para saber que lente estou usando.


Não entendi muito bem esta parte. Se tiver uma EF 24 mm vai ter que fazer conta, mas se usar uma EF-S 24 mm não vai precisar?
Kodak Ektra 100 | Flash Magicube


Usuario

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #70 Online: 09 de Maio de 2015, 09:42:06
Comprei uma D750 ainda nao chegou,vamos ver. :clap:


aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 09 de Maio de 2015, 09:57:54
Junte mito + limitada capacidade cognitiva e conhecimento + busca por status e temos esta onda de gente falando q FF é melhor...

...Toda unanimidade é burra.
Normalmente os certos são minoria....

...A maioria nem sabe fotografar mas ficam por aí falando estas coisas. Aí vc vai ver as fotos dos caras e chega doer a vista com tanta M....

Estou entre menos de 1% da população q não é bitolada..

Jà FIZ ISSO COM UNS 2 manés

...Dai-me paciência, Todo Poderoso....


Mestre, muito obrigado por trazer luz e conhecimento a este fórum, o que seria de nós sem seus ensinamentos!
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #72 Online: 09 de Maio de 2015, 10:29:56
Apenas não vi a comparação de fotos prometida rsrs

Abs.

Ok, compara aí...

Full Frame:
Test Nikkor 24mm 2.8-3684 by Fernando Maués, no Flickr

APS-C
Test Nikkor 24mm 2.8-3860 by Fernando Maués, no Flickr

A FF tem um treco maior em cima e um círculo laranja no mount; a APS é menorzinha...

 :D :D :D :D

Agora sério: fora o óbvio rendimento melhor em ISO alto (e rendimento em todos os sentidos, menos ruído, manutenção de DR, profundidade de cores, etc.) que é muito importante para quem faz evento (por exemplo, mas não só, tá aí o André que faz ensaios com ISO bem alto) - não é à toa que a 5D MKII revolucionou a fotografia social - e a manutenção das DF das lentes feitas para 35, é basicamente uma escolha subjetiva (aquilo que me faz mais confortável) e de custo/benefício, saber o quanto pagar mais caro por corpos e lentes vai impactar na sua fotografia.

Há que lembrar também que, mesmo na comparação entre FFs, os sensores e lentes são diferentes, com diferentes características e qualidades...

Abs!
« Última modificação: 09 de Maio de 2015, 10:31:48 por fernandomaues »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #73 Online: 09 de Maio de 2015, 10:43:13
Mestre, muito obrigado por trazer luz e conhecimento a este fórum, o que seria de nós sem seus ensinamentos!

x2

Ensinamentos e exemplo de conduta social.  :ok:


fabreder

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 476
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 09 de Maio de 2015, 10:44:58

A FF tem um treco maior em cima e um círculo laranja no mount; a APS é menorzinha...


Isso já é ostentação rsrsrs

Agora uma pergunta:
fiz uma comparação no dxomark para uma mesma lente DX na 7100 e na 610.
A mesma lente na 610 tem pontuação geral e nitidez bem melhores.
Isso não diz nada sobre as diferenças nos corpos?
Ou esses testes não são confiáveis?

Outra pergunta:
Parece que a 610 tem incorporado um modo DX.
Isso significa que ela já faz o crop pra excluir a vinheta?
Seria um desperdício usar uma 610, a princípio, com lentes DX?
Um tipo de sacrilégio? Kkkkkkk

Abs.
Samsung Galaxy S8+ rss