Autor Tópico: O que fazer quando o cliente não gostou das fotos?  (Lida 26471 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #105 Online: 09 de Dezembro de 2015, 22:33:50
Vejam bem...se a cliente nao gostou de nenhuma foto feita por ele, provavelmente o problema é dela. A nao ser que ele tenha feito algo totalmente destoante do que propõe seu portfólio. Ou entao se o portfólio dele é muito confuso, com diversas abordagens bem distintas. Nesse caso, é bom ele rever o trabalho que está apresentando. Mas bem, se nao for esse o caso, as limitaçoes sao da cliente. Se for isso, cliente desse tipo eu nao faço questao de deixá-la satisfeita. Isso porque ela pode trazer um monte de cliente com esse mesmo perfil que ela.
Outra coisa, essa ideia aí de agradar o cliente da forma que muitos aqui propuseram me parece estranha. Mostrar referencias de outros fotógrafos? Se ela contratou o serviço dele é pra mostrar as fotos dele como referencia e nao de outros fotógrafos. Se alguem vem procurar meu serviço com referencia de outro fotografo eu dispenso imediatamente (a nao ser que ela esteja falando de linguagem e que nossa linguagem seja parecida). Se a pessoa está me contratando é porque gosta da minha maneira de fotografar e deve confiar em mim.
De qualquer forma, a primeira coisa a fazer é repensar o seu portfólio e o tipo de cliente que está atraindo. Voce já pensou  se a maioria dos seus cliente quiserem o dinheiro de volta porque nao gostaram do trabalho? Aí voce devolve o dinheiro e ainda entrega as fotos que ela nao gostou. Quando ela procurar um novo fotografo ela vai tentar a mesma coisa pra ver se cola.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2015, 22:35:50 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #106 Online: 09 de Dezembro de 2015, 22:38:06
A gente tem que ter MUITO cuidado com aquele velho clichê "o cliente tem sempre razao".

Nem sempre ;)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #107 Online: 09 de Dezembro de 2015, 23:16:03
O que eu digo é que o cliente precisa ser respeitado até certo ponto. Só não precisa ser tãaaaaaao exigente.

Eu ainda não tenho tanto conteúdo assim no porrifólio para a pessoa se perder.

Não tenho certeza, mas eu acho que existe uma teoria pelo que eu observei....

O bebê não estava muito a vontade aquele dia e as fotos não ficou como eles imaginavam, mas não que eu tivesse culpa, mas pq o menino estava meio choroso em boa parte do ensaio. Aí aproveitou né?! Ainda mais que eu sugeri fazer de novo o ensaio... :)



Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #108 Online: 14 de Dezembro de 2015, 00:17:00
Terminei!
Eu decidi de última hora fazer um tratamento completo em tdas as 83 fotos que selecionei para ela, mas e medo de mostrar? Eu gostei muuuito mesmo do resultado, mas, vai saber né?!
 :no:
Eu vou enviar as amostra por nuvens. Eu falei de ir lá, mas preferiram assim.
Em breve darei mais notícias


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #109 Online: 14 de Dezembro de 2015, 09:35:32
Legal, Danilo!
Posta algumas aí pra gente ver! Tô curioso, rsrsrsrs

Tomara que dê tudo certo dessa vez!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #110 Online: 14 de Dezembro de 2015, 11:19:54
Legal, Danilo!
Posta algumas aí pra gente ver! Tô curioso, rsrsrsrs

Tomara que dê tudo certo dessa vez!

Obrigado Mike!
Eu vou tentar te mostrar...


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #111 Online: 14 de Dezembro de 2015, 11:26:25
Também quero ver!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #112 Online: 14 de Dezembro de 2015, 13:05:22
Também quero ver!

Eu acho que te enviei por MP ontem, será que não foi a mensagem?

Meu prazo final acabou e precisei enviar para ela! Mó frio na barriga!
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2015, 13:15:13 por Danilo_cs »


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #113 Online: 14 de Dezembro de 2015, 13:54:04
Foi sim, eu que não tinha visto. As notificações aqui deixam a desejar. Vi só o post no fórum e não vi a MP.

Mas as fotos ficaram muito boas. Iluminação e composição muito boas! Parabéns pelo resultado excelente do seu trabalho (ou retrabalho, nesse caso!)


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #114 Online: 14 de Dezembro de 2015, 16:17:31
Rsss!
Muito obrigado Laura. Você me ajudou muito mesmo ;)


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #115 Online: 15 de Dezembro de 2015, 09:13:51
Tambem vi as fotos, e não tenho queixa alguma pra fazer. Se a mulher reclamar de novo, aí mano, foge, kkkkkkkkkkkkkkkkk

 :ok: :ok:


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #116 Online: 15 de Dezembro de 2015, 11:16:48
Minha avaliação do caso... A cliente pediu o envio digital do material... Ela pode estar planejando dizer que não gostou, mas pretende ficar com as fotos enviadas digitalmente. Lembra de enviá-las em tamanho reduzido e com algum tipo de marca que evite um uso do material antes do recebimento do material final...
JVc.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #117 Online: 15 de Dezembro de 2015, 11:31:24
Minha avaliação do caso... A cliente pediu o envio digital do material... Ela pode estar planejando dizer que não gostou, mas pretende ficar com as fotos enviadas digitalmente. Lembra de enviá-las em tamanho reduzido e com algum tipo de marca que evite um uso do material antes do recebimento do material final...

Olá Jauvane!! Eu reduzi por via das dúvidas e coloquei uma marquinha da água!! Obrigado

Mas nem te conto......

Ela gostou da segunda sessão \o/ \o/ \o/  \o/ \o/ \o/  \o/ \o/ \o/

Ela disse:

"Ficou muito bom"

 \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ . Isso merece o tema da vitória:

https://www.youtube.com/watch?v=0HwVjppnHSo

Que dramático né!! Dois meses de agônia.... Noites sem dormir... estudos, sugestões, impressões. Foi um alívio e tanto. Pior que na hora de desligar o telefone acho que o "ufaa" deve ter saído lá sem querer. Mas foi um alívio tremendo....

\o/


lauralopes

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Feminino
    • Laura Lopes Fotografia
Resposta #118 Online: 15 de Dezembro de 2015, 11:39:18
Nossa, que alívio. Se ela não gostasse não teria muita justificativa. O bom que você leva da história é a experiência de lidar com cliente difícil, além de todo esse tempo que você estudou, que você vai aplicar em todos os próximos trabalhos!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #119 Online: 15 de Dezembro de 2015, 11:47:12
Nossa, que alívio. Se ela não gostasse não teria muita justificativa. O bom que você leva da história é a experiência de lidar com cliente difícil, além de todo esse tempo que você estudou, que você vai aplicar em todos os próximos trabalhos!

Ann rann!!

O Fórum aqui e pessoal e as dicas me ajudaram bastante....