Autor Tópico: O que fazer quando o cliente não gostou das fotos?  (Lida 26466 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #120 Online: 15 de Dezembro de 2015, 12:06:45
Se nao gosto de carne, nao vou pra churrascaria. E se por algum motivo eu for, nao pedirei o dinheiro de volta porque achei ruim. Me surpreendo quando vejo alguns fotógrafos defendendo a devoluçao do dinheiro. No Brasil, lugar nenhum que frequento devolve o dinheiro depois de serviço prestado/produto consumido. Fotógrafo é bicho bobo mesmo :)
:clap: :clap: :clap:


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #121 Online: 15 de Dezembro de 2015, 12:06:55
E o que tinha de diferente entre as sessões, tipo nitidez, bokeh....?
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #122 Online: 15 de Dezembro de 2015, 12:16:37
E o que tinha de diferente entre as sessões, tipo nitidez, bokeh....?

Ahhh eu conduzi de forma diferente...a iluminação ficou mais equilibrada e fiz mais fotos de corpo inteiro. Basicamente foi isso. Principalmente, o bebê estava mais a vontade dessa vez.

A primeira sessão na minha opinião estava muito boa também, mas.....


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #123 Online: 15 de Dezembro de 2015, 12:22:46
Ahhh eu conduzi de forma diferente...a iluminação ficou mais equilibrada e fiz mais fotos de corpo inteiro. Basicamente foi isso. Principalmente, o bebê estava mais a vontade dessa vez.

A primeira sessão na minha opinião estava muito boa também, mas.....

É, quando a gente acorda num dia bom tudo ajuda. Na proxima repita o ritual, boa sorte.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #124 Online: 15 de Dezembro de 2015, 12:27:10
É, quando a gente acorda num dia bom tudo ajuda. Na proxima repita o ritual, boa sorte.

Com certeza  ;)

Sem dúvida foi uma experiência enriquecedora....


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #125 Online: 15 de Dezembro de 2015, 22:59:34
Nossa, que alívio. Se ela não gostasse não teria muita justificativa. O bom que você leva da história é a experiência de lidar com cliente difícil, além de todo esse tempo que você estudou, que você vai aplicar em todos os próximos trabalhos!
2x!!!!!Desse embroglio,apesar de ninguem desejar,eh a melhor maneira de se aprender algo!Ajudara a repensar e reformular o contrato,a forma de lidar com os clientes,a execucao do ensaio,etc...Que bom que correu bem.E para nos que acompanhamos todo esse perrengue,estamos no aguardo das fotos rsrsrs
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2015, 23:01:51 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #126 Online: 15 de Dezembro de 2015, 23:25:31
2x!!!!!Desse embroglio,apesar de ninguem desejar,eh a melhor maneira de se aprender algo!Ajudara a repensar e reformular o contrato,a forma de lidar com os clientes,a execucao do ensaio,etc...Que bom que correu bem.E para nos que acompanhamos todo esse perrengue,estamos no aguardo das fotos rsrsrs
Rss com certeza vou mostrar....

Eu vou replanejar tudo, começando pelo contrato.
Mas também, sem ser pessoas conhecidas, este é o meu segundo ensaio...
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2015, 23:27:26 por Danilo_cs »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #127 Online: 16 de Dezembro de 2015, 19:25:27
Paciência, não discuta, entregue as fotos e pegue seu dinheiro. Não adianta discutir muitas vezes, dificilmente resolve e muitas vezes aumenta a dor de cabeça. Se ponha a disposição para ajudar no que puder.

Estou de fora, não conheço as duas, então não vou dizer quem está certo e quem está errado.

Ótimo conselho.

Veja pelo lado positivo: isso pode servir de experiência.

Se isso aconteceu, talvez seja interessante você montar um email (ou até um documento) com algumas diretrizes e algumas observações. Exemplos: o atraso implica em uma multa no valor de uma porcentagem do serviço, dependendo do atraso, o ensaio é cancelado e o dinheiro (sempre peça um sinal de pelo menos 40%) não é devolvido. Se já teve problemas com a cliente, a melhor solução é pular fora, é dar um jeito de falar que não tem agenda e resolver o que estava pendente. O tempo que você gasta com o desgaste com clientes assim poderia ser aproveitado muito melhor com sua família, estudando ou até mesmo em algum projeto pessoal que te abriria portas para outros trabalhos.

Eu imagino que isso seja um saco, e entendo o desabafo, mas o melhor que você pode fazer agora é manter uma postura profissional para resolver o problema. O melhor é sempre ter jogo de cintura e se comunicar bem.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #128 Online: 17 de Dezembro de 2015, 01:50:36
Ótimo conselho.

Veja pelo lado positivo: isso pode servir de experiência.

Se isso aconteceu, talvez seja interessante você montar um email (ou até um documento) com algumas diretrizes e algumas observações. Exemplos: o atraso implica em uma multa no valor de uma porcentagem do serviço, dependendo do atraso, o ensaio é cancelado e o dinheiro (sempre peça um sinal de pelo menos 40%) não é devolvido. Se já teve problemas com a cliente, a melhor solução é pular fora, é dar um jeito de falar que não tem agenda e resolver o que estava pendente. O tempo que você gasta com o desgaste com clientes assim poderia ser aproveitado muito melhor com sua família, estudando ou até mesmo em algum projeto pessoal que te abriria portas para outros trabalhos.

Eu imagino que isso seja um saco, e entendo o desabafo, mas o melhor que você pode fazer agora é manter uma postura profissional para resolver o problema. O melhor é sempre ter jogo de cintura e se comunicar bem.

É verdade! Eu montei um email, levei umas 2h para escrever, com a esperança que fosse algo que ela não entendeu. No fim não serviu para nada....

Mas pelo menos parece que vai terminar tudo bem  :ok:


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #129 Online: 17 de Dezembro de 2015, 22:47:58
7 páginas no tópico... muita água passou por baixo desta ponte.  De qualquer forma esbarrei neste artigo e talvez seja útil uma visão mais estruturada de abordar o assunto proposto pelo tópico.

http://www.fotografia-dg.com/projeto-ser-fotografo-escopo/

abraço,
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #130 Online: 17 de Dezembro de 2015, 23:38:42
7 páginas no tópico... muita água passou por baixo desta ponte.  De qualquer forma esbarrei neste artigo e talvez seja útil uma visão mais estruturada de abordar o assunto proposto pelo tópico.

http://www.fotografia-dg.com/projeto-ser-fotografo-escopo/

abraço,

Eu vou ver com mais calma depois....


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #131 Online: 17 de Dezembro de 2015, 23:51:32
Danilo... acabei postando o link acima no tópico errado... 
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #132 Online: 18 de Dezembro de 2015, 22:08:41
Danilo... acabei postando o link acima no tópico errado...

Rsssssss...acontece


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #133 Online: 18 de Dezembro de 2015, 23:49:20
Sim gente, eu perdi ou não teve uma foto dos ensaios ainda?
Quero ver uma que ela n gostou e outra que gostou.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #134 Online: 19 de Dezembro de 2015, 00:33:20
Sim gente, eu perdi ou não teve uma foto dos ensaios ainda?
Quero ver uma que ela n gostou e outra que gostou.

Olá Vangelis!

Eu fiz o ensaio já e ela gostou bastante desta vez. Agora só me resta saber se também vai gostar da foto impressa hehehe. Agora só falta entregar à ela as fotos para concluir o serviço.

Em breve postarei as fotos!  ;)