Isso acontece nao somehte com clientes de fotografos de familia, eventos, privados, etc, mas tambem na fotografiancomercial editorial. O fotografo entrega o trabalho e a equipe de edicao, que nao eh a do fotografo, fazem algo que nao eh do gosto ou estilomprivado do fotografo. Na fotografia comercial o fotografo nao recebe creditos mas editorial sim.
Acredito que o fotografo ou qualquer negociados ou vendedor, deva saber selecionar seu publico/cliente, ao invez de aceitar fazer negocio commqualquer um por dinheiro. Pq esses clientes que vc escolhe trabalhar serao os que te indicarao ou servirao de referencia para os mesmos tipos de clientes futuros. Da mesma forma que escritores e demais pessoas do meio criativo se negam a prestar servico para algumas publicacoes com algum perfil que nao se indentifica, ou cliente com quem nao se identificam.
Ja publicidade negativa vc sempre faz, seja alguem alterando seu trabalho ou nao. Afinal de contas sempre vai t algum publico que nao tem o gosto que vc tem pelo seu trabalho.
Por outro lado, o "mal gosto" do fulano que "estragou" sua edicao pode com frequencia ser o gosto popular de muitos.
No final das contas, a grande maioriamdo publico escolhem fotografos baseados em previas referencias de clientes. Nao importa o quanto a Playboy destruiu a sua iluminacao criando efeitos de brilho de mal gosto na pele da modelo. Por pior que a imagem tenha ficaso, vc eh o cara que fotografou para a Playboy e assim outros clientes te dao mais consideracao.
O mesmo com o fulano que "estragou seu trabalho de edicao". Por mais ridiculo que tenha ficado a alteracao que o cliente fez, os amigos mais proximos do cliente,mpeincipalmente se for um cara popular, carismatico, influente, terao vc como referencia como o fotografo que fez as fotos do grange Sergiao camarada da galera.
Se vc nao quer ser referencia dos chegados do grande Sergiao, que vao "estragar suas fotos e fazer publicidade ruim sua", limite seu publico.
Ou vc faz mais pelo dinheiro o vc faz mais pela sua expressao. O que vc priorizar mais.