Eu passei várias vezes por esse problema, cliente que resolve fazer uma cor seletiva tosquíssima e ainda com meu logotipo, reclamei, mas com essa mentalidade de "paguei é meu" continua até hoje lá, resolvi ignorar e não prestar mais serviços para essa pessoa, no meu ponto de vista isso prejudica, pois mostra um material alterado, com tratamento de péssima qualidade, mas assinado por nós o que pode comprometer novos contratos com o público alvo.
Podemos ser comerciais e artísticos ao mesmo tempo, mas quando tento fazer uma foto artística em um casamento por exemplo, sei que essa será para mim, em 90% dos casos não vai para o álbum do cliente, mas para o meu mostruário, pois é isso que quero vender, não foto 3x4 posada que eles tanto adoram kkk.
Acho que nós fotógrafos nos submetemos demais as frescuras e desrespeito desses clientes mal educados e muitas vezes ignorantes, as vezes não conseguimos fugir deles.
Esses dias fui ofendido por uma noiva louca, informei que um quadro estava pronto, para buscar, não queria vir, eu não queria transportar com medo de quebrar, informei que não me responsabilizaria por danos, ai ela com toda sua classe disse que tinha coisas mais importantes para se preocupar, e caso danifica-se era pra jogar no lixo, essa mesma pessoa nunca agradeceu pelo trabalho que foi um dos melhores que fiz, só soube reclamar que tinha muita foto de perfil, engoli a seco cada palavra dela.
Esse tipo de cliente quero distância, acham que porque estão pagando tem direito a mais do que contrataram, não respeitam seu trabalho e profissão, e também não espero recomendação nenhuma se as amigas forem iguais, to fora.