Autor Tópico: Mercado Prostituido  (Lida 6152 vezes)

jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #15 Online: 29 de Maio de 2015, 13:37:36
R$ 460 em 4h da R$ 115 / hora

4 horas cobrindo o evento
2 horas de deslocamento (chutando)
2 horas em operacional (descarregar as fotos no PC... selecionar as 260 fotos.... CROP...brilho x contraste x nitidez... apertar CRT + P para imprimir, etc...)

Custo de DVD = R$ 1,50
Custo da impressão de 60 fotos = R$ 0,49 x 60 = R$ 29,40
Lucro = R$ 460 - R$ 1,50 - R$ 29,40 = R$ 429,10

R$ 429,10 em 8h de trabalho = R$ 53,63 /  hora ...... não tributáveis (na maioria dos casos)... ta ok... tem gasolina, talvez água, algo para comer.. desgaste do equipamento... etc... mas não deve passar de R$ 50

Nada mau.

Este valor hora não está muito diferente do que o mercado paga para áreas de tecnologia da informação por exemplo.
« Última modificação: 29 de Maio de 2015, 13:40:03 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #16 Online: 29 de Maio de 2015, 14:28:28
Olhando algumas ofertas de sites de descontos, me deparei com um fotografo que está fazendo o seguinte pacote:
na promoção dizia, "de R$1.500,00 por R$459,90" ...
Gente. Isso é uma promoção.
Não significa que ela necessariamente se sustenta com isso.

É, no final das contas, um investimento, uma estratégia de marketing.
A diferença entre uma promoção assim, e uma promoção em outdoor/revista é que ela vai estar ao menos ganhando algo diretamente da sua publicidade.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #17 Online: 29 de Maio de 2015, 14:43:16
Sinceramente, não vejo um preço fora da realidade.
Aqui na periferia de SP, tem fotógrafos q cobrem casamentos com câmeras de entrada, imprimem as fotos no Carrefour e ainda montam um DVD por R$ 300.
E conseguem viver.



RPBORGES

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 306
Resposta #18 Online: 29 de Maio de 2015, 16:21:14
4h horas por 500,00 é melhor do que ser freelancer de casamento recebendo 200-400 reais por mais de 8h.

kkkkkkkk boa boa  :ok:

4 horas de cobertura, mais 2 de edição, gravando o DVD e tudo, são 6h de trampo


Acho que ele não edita não  :no:
"O importante é o que importa e vice-versa"


claudio frança

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 528
  • Sexo: Masculino
  • aprendiz
Resposta #19 Online: 29 de Maio de 2015, 19:06:45
na verdade creio que cada um tem que cobrar oque acha que merece seu salário, sem desmerecer oque cobra 100 conto por evento como também oque cobra 100 mil, as vezes pessoas visam querer que o trabalho fotográfico seja valorizado assim podendo ganhar mais, mas as vezes as mesmas pessoas quando vai contratar um profissional aí fica pexinxando o mais barato em serviços de pinturas, pedreiros e etc.... então como dito antes cada um cobra oque achar que vale, e cada um contrato oque acha que o profissional merece, tem pra todos :ok:


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 31 de Maio de 2015, 22:50:12
Eu nunca fiz mas tenho colegas na área que já entraram nessas promos do peixe e cia. O cara sempre pensa que vai ficar conhecido e fidelizar o cliente, mas esse tipo de cliente é fiel ao preço baixo, não ao fotógrafo, então qualquer um que venha com uma promoção melhor leva facinho facinho.

A maioria é gente que tem uma relação difícil com o dinheiro, que não reconhece o fotografo nas fotos, que pensa fotografia em quantidade e não qualidade.

Isso sempre existiu e sempre vai existir, e não é só na área de fotografia não, em qualquer área é assim, esse tipo de aventura não estabelece, poucos profissionais sobrevivem mantendo essa estratégia, a maioria quebra ou deixa o mercado precocemente.

Cada um sabe quanto merece ganhar, e todo fotografo escolhe os seus clientes... eu escolho os meus...

Perde o cliente porque ao invés de cobrar os 49,90 do groupon, o fótografo quer cobrar 450.

O comerciante de preço tem que entender que não pode aumentar o preço sem dar facilidade.
Aposto que se cobrar 139,00 divididos em 3x sem juros, o cliente que tiver gostado das fotos, pagará, com certeza.

Para o fotógrafo, ao invés de lucrar 25~32 reais pelo groupon/peixe urbano.. terá um lucro entre 80 e 100 reais.

Se o vendedor for esperto e usar os sites de compras coletivas para cobrir "buracos" em sua agenda, terá uma excelente opção para criar sim clientes(normalmente de menor poder aquisitivo sim, e daí?) e ainda colocar alguma coisa no bolso que não teria antes.


--

Acredito que groupon e qualquer outro site de compras coletivas é uma excelente opção para quem está com buracos em sua agenda. Não pode ter preguiça.
« Última modificação: 31 de Maio de 2015, 22:51:02 por matsyll »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #21 Online: 01 de Junho de 2015, 09:17:24
Compra coletiva é para divulgação da marca.
O lucro vem com o tempo, com o aumento da procura, e não, com a venda efetiva dos sites de compras coletivas.
Cabe ao profissional estudar se é negócio fazer a publicidade no Groupon,Peixe Urbano, Google AdWords, Facebook Ads, Outdoors ou em panfletos distribuídos nos semáforos.
Tem haver com a região em que atua e publico alvo além do investimento $$$ disponível.
« Última modificação: 01 de Junho de 2015, 09:18:15 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #22 Online: 01 de Junho de 2015, 18:31:00
Eu até hoje não vi nada realmente bom nesses groupon da vida para o meio fotográfico. Uma coisa é dar 20, 30% de desconto para fidelizar clientes, outra coisa é estar num meio onde o cara comprou uma camerazinha e esta fazendo ensaios a 30 reais achando que vai ganhar dinheiro. Eu nao me coloco nesse tipo de fotografo e nem nesse tipo de cliente, nem pra tapar buraco na agenda, nem que eu esteja com agenda vazia, prefiro fechar as portas.
@jacobfotografiacriativa


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #23 Online: 01 de Junho de 2015, 20:45:49
Eu até hoje não vi nada realmente bom nesses groupon da vida para o meio fotográfico. Uma coisa é dar 20, 30% de desconto para fidelizar clientes, outra coisa é estar num meio onde o cara comprou uma camerazinha e esta fazendo ensaios a 30 reais achando que vai ganhar dinheiro. Eu nao me coloco nesse tipo de fotografo e nem nesse tipo de cliente, nem pra tapar buraco na agenda, nem que eu esteja com agenda vazia, prefiro fechar as portas.

Eu tive que colocar compra coletiva e groupon como palavra negativa nos meus anúncios do adwords.
Porque chovia gente perguntando se eu não tinha oferta nesses sites.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


matsyll

  • Trade Count: (20)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 351
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 01 de Junho de 2015, 23:13:36
Eu até hoje não vi nada realmente bom nesses groupon da vida para o meio fotográfico. Uma coisa é dar 20, 30% de desconto para fidelizar clientes, outra coisa é estar num meio onde o cara comprou uma camerazinha e esta fazendo ensaios a 30 reais achando que vai ganhar dinheiro. Eu nao me coloco nesse tipo de fotografo e nem nesse tipo de cliente, nem pra tapar buraco na agenda, nem que eu esteja com agenda vazia, prefiro fechar as portas.

Conheço varios fotografos com estudio proprio pequeno que tem cobrado entre 89 e 149(Em um pacote bem simplificado, claro) no groupon e tem obtido um retorno interessante. Segundo palavras dele tem conseguido aumentar o lucro dele em 2mil reais por mês, somente com a venda direta pelo groupon. Sem contar retorno de cliente novo e nem contar serviços adicionais vendidos ao cliente que comprou pelo groupon.

Hoje, se eu fosse abrir um estudio em Belo Horizonte, eu não pensaria 2 vezes, colocaria faria uma campanha no groupon com 2 planos no mesmo anúncio:

79,90 - 30 unidades disponíveis
129,00 - Ilimitadas unidades.

 :ok:
« Última modificação: 01 de Junho de 2015, 23:14:05 por matsyll »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 02 de Junho de 2015, 01:50:33
Eu tenho colega amigão mesmo, parceiro de trabalho de muitos anos que entrou nessa de promoção desses sites de desconto e dois anos depois quebrou. Vi todos os passos que ele deu, e pra mim foi bom porque tive a certeza de que isso é ago que eu jamais deveria fazer.

O cara trabalha pra caraco e ganha pouco, não sobra tempo pra organizar a vida, nem pra encontrar mercado melhor e nem pra se buscar e se relacionar com novos clientes promissores.

Definitivamente, não é pra mim, não da pra manter uma estrutura de estúdio, aluguel, equipamentos, despesas, contas, e ainda ganhar o suficiente pra sustentar a esposa, filhos, escola e plano de saúde ganhando migalhas.

Eu falo por mim mesmo, mas se o cara consegue viver com 2 ou 3 mil por mês, pra mim ta tudo bem, não esta me fazendo mau nenhum, então problema dele.

Não faria isso mas nem se fosse solteiro, morando na casa dos pais, comendo de graça na mesa de minha mãe, investindo apenas em uma Rebel com um flash.
« Última modificação: 02 de Junho de 2015, 01:54:02 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #26 Online: 02 de Junho de 2015, 08:09:00
Eu tenho colega amigão mesmo, parceiro de trabalho de muitos anos que entrou nessa de promoção desses sites de desconto e dois anos depois quebrou. Vi todos os passos que ele deu, e pra mim foi bom porque tive a certeza de que isso é ago que eu jamais deveria fazer.

Tenho a mesma experiência do Lindsey: todo mundo que eu vi entrar nessa barca furada quebrou. No início é uma beleza, entra um monte de dinheiro de uma vez, mas nego fica escravizado 3 meses, 4 com a "bolada" que pegou, sem receber quase nada.

O pior é que cidadão que paga 50 reais nunca mais quer pagar nem 200. Quem paga 50 reais (dos quais só 30 vão para o fotógrafo) não indica ninguém que pague mais que isso. Cliente que antes pagava mais, agora espera o fotógrafo anunciar em compras coletivas pois não é besta de pagar mais caro pelo que os outros estão pagando 50, 100 pilas.

Resultado: o fotógrafo vira "fotógrafo de 50 reais". Dá para viver com isso? Cada um que sabe, mas eu acho que não. Acho que não leva dois anos para quebrar. Quebra e é problema dele? É. Mas nesses dois anos ele complica (não impede, nem inviabiliza, mas dificulta) a vida de quem faz as contas certinhas e estabelece um preço que viabilize o negócio e a vida.

As compras coletivas, na minha opinião, são um PÉSSIMO negócio para o empresário (já vi gente sofrendo desde restaurante a fotografia, serviço automotivo a de malharia). Essas contas que fazem aí em cima não consideram, na real, sequer troca de equipamento (que não se dá só porque o obturador morreu, mas também por exigência do mercado), férias, formação, etc; é um negócio mais ou menos para o cliente, que paga mais barato mas quase sempre vê a qualidade despencar; só é um negoção pro dono do site, que ganha muito sem fazer quase nada.

Abs!
« Última modificação: 02 de Junho de 2015, 08:12:07 por fernandomaues »


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #27 Online: 02 de Junho de 2015, 09:03:18
Desculpe-me a franqueza mas associar as vendas diretas dos sites de promoção como Groupon e Peixe Urbano ao lucro imediato é pura ignorância estratégica e financeira,.

As taxas destes sites são bem altas, de 30% a 50% de modo que as campanhas são para promover o estabelecimento, não é focado o lucro com a venda da promoção em si, e sim, o lucro futuro idealizando a fidelização da marca e o retorno dos clientes, no demais o empate entre Preço de Custo x Anúncio ou pequenos lucros não expressivos.

Então não é questão que sites de promoção são roubadas... e sim o que é roubada é o empresário que está utilizando a ferramenta de divulgação erradamente.

Pode ser que no ramo de fotografia de eventos não seja algo muito adequado para compras coletivas, visto que o cliente pode ser que dificilmente retorna depois que concluir o seu evento ou ensaio... diferente de outros setores como bares, restaurantes, salão de beleza, lava rápido, etc... onde a frequência do retorno é muito mais alta.

O mercado tem espaços para todos, os de sucesso e os que vão quebrar em alguns meses.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #28 Online: 02 de Junho de 2015, 09:22:18
Desculpe-me, também, a franqueza, mas achar que alguém que pagou 5,50 num sushi vai voltar e pagar 50 também é, salvo em casos muito especiais e raros, equívoco de estratégia e marketing.

Como ressaltei acima, essa é minha experiência LIMITADA do que vi a minha volta. Nunca vi dar certo para ninguém, nem a médio prazo, quanto mais a longo.

Todas as vezes que fiz descontos grandes, por diversos motivos - poque queram amigos, porque era uma nova confecção ou produtores de jóias artesanais e eu acreditava no projeto, porque acreditei em divulgação, ec. - o retorno sempre foi de gente que queria pagar o mesmo valor baixo e se aborrecia, se considerava explorada. Enfim, para MIM, só dor de cabeça - e olha que isso sem dar a parte do Luciano Huck... :shock:

Mas respeito que os colegas tenham, com franqueza, experiências e visões diferentes.

Abs!
« Última modificação: 02 de Junho de 2015, 09:34:48 por fernandomaues »


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #29 Online: 02 de Junho de 2015, 09:29:23
Sobre esse tema da formação de preço, concorrência e "prostituição do mercado", gosto demais de um texto de 2009 do Geraldo Garcia. O tempo só mostrou, pelo menos do meu ponto de vista, que ele tem razão na maioria das questões que aponta.

A Introdução está aqui. Lá há links para as outras partes, planilhas, etc.
http://blog.geraldogarcia.com/index.php/2009/05/como-cobrar-por-servicos-fotograficos-introducao/#axzz3buILD4fK