Autor Tópico: O Brasil Em Queda Livre  (Lida 13467 vezes)

lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #150 Online: 25 de Junho de 2015, 09:56:46
Não vejo como próxima a mudança. Minha esperança, que era a reforma política, foi mais política do que reforma. O Brasil precisava de um 'reset'.

É mais ou menos por aí. Nós enquanto meros mortais, dispomos como ferramenta democrática de mudança o nosso voto. Mas dada a "qualidade" dos nossos candidatos, é escolher entre jogar na privada, no lixo ou arremessar pela janela. No final nada muda.
Hmm, digamos que vc fosse eleito pra presidente.

Ai vc fala: vou dar um jeito. Vou diminuir os ministérios pra menos de 10. Vou mandar reativar as ferrovias. Vou acabar com os empregos públicos inflados. Vou mandar revisar todas as concessões de rádios e tvs, pra democratizar a mídia. Vou desmilitarizar as PMs. Vou mudar as cadeias, fazendo presos trabalharem...

O congresso irá barrar as suas intenções, a mando dos incomodados. Dependendo da abrangência do seu ímpeto revolucionário, vc será desmoralizado pela mídia de massa, e sofrerá impeachment.

Talvez vc tente governar por decreto.... E o fim será o mesmo: impeachment.

O congresso, é eleito de maneira caótica, e é onde os interesses mais escusos se reúnem, isso ficou escancarado atualmente. E alguém vai dizer: então a solução é votar em bons candidatos a deputado.

Não!

Pois provavelmente o seu voto elegerá OUTROS deputados que podem não ter nada a ver com o seu voto. Tentem procurar no Google como funciona a eleição. É bizarro, e é um sistema alimentado pela ignorância.

E Jesiel, eu tenho visto o mesmo aqui em sp. Muitas lojas vazias, e ao conversar com os vendedores, eles reclamam que o faturamento desabou. Somente os supermercados ainda enchem. Amigos meus que tem empresas estão demitindo tudo que podem.

Mas tem um porém... Boa parte das demissões que eu vejo são fruto de investimento pensando numa demanda que nunca veio, e NUNCA viria.

Nosso "modelo de crise" é simplesmente uma transferência de dinheiro. Vamos ver o lucro dos bancos como vai ficar, com o pessoal se endividando pra pagar contas...
« Última modificação: 25 de Junho de 2015, 10:00:19 por lsd »


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #151 Online: 25 de Junho de 2015, 09:58:27
Para enrriquecer nosso papo de "Boteco" sobre como está a economia do país, procurei obter informações com profissionais mais envolvidos com o dia a dia das empresas, então, nada melhor do que falar com um Contador competente e que possui centenas de clientes.

Ontem então, conversei com a equipe que trabalha para a minha contadora.

Perguntei como estava a situação das empresas de Campinas e região, de modo geral.
E a perceptiva que me passaram é bastante negativa... muitas empresas realizando demissões em massa e outras indo a falência. Perguntei sobre quais seriam os principais setores e o que foi me passaram é que independente do setor, de um modo geral, as empresas estão com perdas de faturamento.

Para quem está "de fora" como a maioria de nós é difícil entender e ter a percepção de como estão as coisas... o que eu vejo minimamente andando pelos shopping de Campinas e Alphaville SP é perceptível o fechamento de um pequeno número de lojas, como por exemplo a rede Liquido, que saiu de todos os shopping de Campinas recentemente.

O mercado em desenvolvimento de tecnologia da informação também já escuto a alguns meses falar que está ruim.

No setor da indústria, as empresas de grande porte (500 funcionários ou mais) correspondem a 0,6% das indústrias instaladas no Brasil e representam 70% do faturamento desse setor. Enquanto que as micro e pequenas empresas são 43% das indústrias e representam apenas 1,2% do faturamento.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/06/1646557-menos-de-1-das-industrias-concentra-70-do-faturamento-do-setor-no-brasil.shtml

É um setor de grande desigualdade.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #152 Online: 25 de Junho de 2015, 10:02:59
No setor da indústria, as empresas de grande porte (500 funcionários ou mais) correspondem a 0,6% das indústrias instaladas no Brasil e representam 70% do faturamento desse setor. Enquanto que as micro e pequenas empresas são 43% das indústrias e representam apenas 1,2% do faturamento.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/06/1646557-menos-de-1-das-industrias-concentra-70-do-faturamento-do-setor-no-brasil.shtml

É um setor de grande desigualdade.
Oligopólio governado por uma oligarquia...


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #153 Online: 25 de Junho de 2015, 10:18:59
No setor da indústria, as empresas de grande porte (500 funcionários ou mais) correspondem a 0,6% das indústrias instaladas no Brasil e representam 70% do faturamento desse setor. Enquanto que as micro e pequenas empresas são 43% das indústrias e representam apenas 1,2% do faturamento.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/06/1646557-menos-de-1-das-industrias-concentra-70-do-faturamento-do-setor-no-brasil.shtml

É um setor de grande desigualdade.

Se as grandes indústrias se "encherem" e resolverem sair do país,  dai sentiremos os impactos.
Apesar das desigualdades, as pequenas e médias não conseguem substitui-las.

Para diminuir as desigualdades é fácil: basta abolir os alimentos industrializados e passar a consumir os orgânicos. Ou no nosso setor, parar de comprar produtos Canon, Nikon e Sony opressores e comprar uns pinhole feito numa marcenaria... :D



FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #154 Online: 25 de Junho de 2015, 10:22:16
Hmm, digamos que vc fosse eleito pra presidente.

Ai vc fala: vou dar um jeito. Vou diminuir os ministérios pra menos de 10. Vou mandar reativar as ferrovias. Vou acabar com os empregos públicos inflados. Vou mandar revisar todas as concessões de rádios e tvs, pra democratizar a mídia. Vou desmilitarizar as PMs. Vou mudar as cadeias, fazendo presos trabalharem...

O congresso irá barrar as suas intenções, a mando dos incomodados. Dependendo da abrangência do seu ímpeto revolucionário, vc será desmoralizado pela mídia de massa, e sofrerá impeachment.

Talvez vc tente governar por decreto.... E o fim será o mesmo: impeachment.

O congresso, é eleito de maneira caótica, e é onde os interesses mais escusos se reúnem, isso ficou escancarado atualmente. E alguém vai dizer: então a solução é votar em bons candidatos a deputado.

Não!

Pois provavelmente o seu voto elegerá OUTROS deputados que podem não ter nada a ver com o seu voto. Tentem procurar no Google como funciona a eleição. É bizarro, e é um sistema alimentado pela ignorância.

Sobre ser presidente, não desejo esse mal pra ninguém! Não na situação política de hoje.

Eu sei, sem conhecer os bastidores (mas imaginando em partes), como funciona a eleição de deputados. Desde o financiamento de campanha com interesses diversos (e futura retribuição por parte do candidato - a contrapartida) até o "efeito Tiririca", onde uma votação expressiva puxa mais candidatos da legenda.

É impraticável a governabilidade hoje sem leilão de cargos e ministérios, sem alianças por cima e por baixo dos panos. Por isso eu disse que é necessário um 'reboot' no sistema como um todo, não essa mini-reforma política/demagógica onde se finge que muda e o povo finge que acredita em mudança.

Na minha opinião, um começo seria o fim absoluto das coligações, onde cada partido teria seus próprios candidatos em todas as esferas do governo. Caso um partido deseje muito apoiar o outro, inicia-se um processo de fusão e esta primeira legenda fica impedida de ser recriada por um período longo de tempo (umas 4 ou 5 eleições). A curto e médio prazo, haveria um pequeno caos na divisão do horário eleitoral gratuito (que talvez pudesse ser extinto), mas a longo prazo, teríamos umas 5 ou 6 legendas partidárias, com ideologias políticas distintas e bem definidas. Atualmente elegemos um deputado que defende, por exemplo, a redução da maioridade penal e ele está num bloco que vota contra a redução; já foi por água abaixo a minha representatividade na câmara.

Sem essa fidelidade coligacional, o presidente teria mais liberdade para governar, pois sem esse jogo político de situação/oposição ou base aliada/oposição, descaradamente declarado, teria-se autonomia para governar pelos interesses do país de fato, não a fim de gerar capital político para ganhar vantagem em relação à oposição (e vice-versa) visando mais votos em futuras eleições como vemos hoje. Está chato essa briga onde tudo que um faz é para prejudicar o outro, dos dois lados, situação e oposição. Parece até briguinha de criança.

Existem mais mudanças que eu acredito serem necessárias, mas esse já é um bom começo. Depois disso mudado, se eu fosse presidente, lutaria pela melhora do país visando o benefício do povo como um todo, não de classes específicas nem de interesses pessoais ou de empresas, muito menos internacionais.

Caí da cama e acordei do sonho...


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #155 Online: 25 de Junho de 2015, 10:26:19
Se as grandes indústrias se "encherem" e resolverem sair do país,  dai sentiremos os impactos.
Apesar das desigualdades, as pequenas e médias não conseguem substitui-las.

Para diminuir as desigualdades é fácil: basta abolir os alimentos industrializados e passar a consumir os orgânicos. Ou no nosso setor, parar de comprar produtos Canon, Nikon e Sony opressores e comprar uns pinhole feito numa marcenaria... :D

Felizmente o governo tem conseguido 'atrair' as grandes indústrias para o país. Mas será que incentivar os pequenos não seria melhor?

Pensando nesse sentido de diminuir desigualdades consumindo produtos orgânicos, construindo (para não ter que comprar) uma pinhole, vou combater a indústria automobilística comprando um cavalo! :ponder:


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #156 Online: 25 de Junho de 2015, 10:31:08
Cara, ai a gente cai de novo no esquema da boiada...

... essa é a época em que a gente vive, no mundo.

Veja o caso dos EUA, que até umas décadas era considerado o país mais democrático do mundo, hoje em vários aspectos está pior que a gente (principalmente de representatividade no poder legislativo e executivo, e indicadores sociais em queda).

Entenda: não quero de maneira alguma dizer que aqui é uma maravilha - e não é - mas é fato que vivemos em uma época onde o mundo todo tende a se converter em uma enorme "boiada". Tem muitos artigos e mesmo livros sobre isso... sobre o efeito da espetacularização da vida, o culto às celebridades, o esporte, o entretenimento, a obsessão pelos gadgets, e a lista segue. Mas é um assunto pra outra conversa.

Voltando ao tópico... pergunto aos que ganham grana com fotografia: a crise afetou vcs?


FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #157 Online: 25 de Junho de 2015, 10:38:20
Cara, ai a gente cai de novo no esquema da boiada...

... essa é a época em que a gente vive, no mundo.

Veja o caso dos EUA, que até umas décadas era considerado o país mais democrático do mundo, hoje em vários aspectos está pior que a gente (principalmente de representatividade no poder legislativo e executivo, e indicadores sociais em queda).

Entenda: não quero de maneira alguma dizer que aqui é uma maravilha - e não é - mas é fato que vivemos em uma época onde o mundo todo tende a se converter em uma enorme "boiada". Tem muitos artigos e mesmo livros sobre isso... sobre o efeito da espetacularização da vida, o culto às celebridades, o esporte, o entretenimento, a obsessão pelos gadgets, e a lista segue. Mas é um assunto pra outra conversa.

Voltando ao tópico... pergunto aos que ganham grana com fotografia: a crise afetou vcs?

Eu já sou um pouco mais otimista e digo que aqui (ainda) é uma maravilha, um bom indicador disso é que ainda fazemos festa e churrasco nos finais de semana. 2015 vai ser um ano crucial para o Brasil definir se vai melhorar ou não a situação.

Repassando: pergunto aos que ganham grana com fotografia: a crise afetou vcs?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #158 Online: 25 de Junho de 2015, 10:40:47


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #159 Online: 25 de Junho de 2015, 10:44:27
Cara...  :shock: se o pessoal traduzir isso e jogar no Youtube... dá 2 semanas e o Paraguai invade o Brasil...

A dona Dilma tá dando o recado... o país virou o filme "apertem os cintos o piloto sumiu".

Enfim, eu preferiria que o Leslie Nielsen fizesse parte do governo.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #160 Online: 25 de Junho de 2015, 10:47:07
Felizmente o governo tem conseguido 'atrair' as grandes indústrias para o país. Mas será que incentivar os pequenos não seria melhor?

Pensando nesse sentido de diminuir desigualdades consumindo produtos orgânicos, construindo (para não ter que comprar) uma pinhole, vou combater a indústria automobilística comprando um cavalo! :ponder:

Exatamente neste ponto que eu queria chegar. Obviamente o exemplo sobre os alimentos orgânicos e pinhole foram uma ironia.

O Brasil atraiu indústrias até 2013 (euforia dos BRICS). Hoje não.
O país incentiva os pequenos (consultoria do SEBRAE), facilidades de impostos (o "SIMPLES" por exemplo), crédito a juros mais baixos, etc. Mas sabemos q é extremamente burocrático e caro montar/manter um negócio, além do alto risco.






FMSalles

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 329
  • Sexo: Masculino
Resposta #161 Online: 25 de Junho de 2015, 11:14:06
Exatamente neste ponto que eu queria chegar. Obviamente o exemplo sobre os alimentos orgânicos e pinhole foram uma ironia.

O Brasil atraiu indústrias até 2013 (euforia dos BRICS). Hoje não.
O país incentiva os pequenos (consultoria do SEBRAE), facilidades de impostos (o "SIMPLES" por exemplo), crédito a juros mais baixos, etc. Mas sabemos q é extremamente burocrático e caro montar/manter um negócio, além do alto risco.

Só pra deixar claro, o cavalo também foi ironia... Mesmo a maior parte das indústrias atraídas serem automobilísticas, não é de todo ruim, afinal o Brasil vai precisar de carros para consumir o pré-sal. De 2012 pra cá pipocaram montadoras pelo país todo: Hyundai, Honda, Toyota e Cherry no interior de SP, BMW em SC, Nissan no RJ, JAC na BA, Suzuki em GO e a mais recente planta da Jeep (Fiat) em PE. Acredito que fruto de uma política de desconto impostos sobre veículos nacionalizados que torna o importado pelo menos 30% mais caro que o carro produzido aqui.

Curiosamente o segmento de automóveis que mais cresceu (alguns caíram) em vendas foi o da casa dos R$60 mil.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #162 Online: 25 de Junho de 2015, 17:46:51
Gosto de escutar radio CBN e um informação que passaram estes dias foi de que o segmento dos Agrotóxicos no Brasil cresceu exponencialmente nos últimos 10 anos, porém, este crescimento não foi seguido de um aumento da produtividade, ou seja, estamos comendo mais venenos e o produtor agrícola está mais onerado.

Inclusive a matéria citava alguns movimentos por parte do governo para "flexibilizar" a auditoria (quase inexistente) em cima dos agrotóxicos... e claro, a principal suspeita para isto  é por causa de Lobby Empresário-Político.

Terminando a matéria citando a famosa frase já conhecida... "É o Brasil na contra-mão do mundo"...
« Última modificação: 25 de Junho de 2015, 17:47:31 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #163 Online: 25 de Junho de 2015, 22:02:09
Pensando nesse sentido de diminuir desigualdades consumindo produtos orgânicos, construindo (para não ter que comprar) uma pinhole, vou combater a indústria automobilística comprando um cavalo! :ponder:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #164 Online: 25 de Junho de 2015, 22:16:42
Claro que não chega a impressionar, já que a miopia só se corrige com cirurgia, mas é interessante ver que apesar de tudo que estamos vivendo, vez por outra aparece alguém por aqui pra dizer que não há crise alguma por aí...
« Última modificação: 25 de Junho de 2015, 22:17:21 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!