Autor Tópico: Florianópolis, Jurerê  (Lida 1317 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 29 de Junho de 2015, 09:44:55
Adoro Florianópolis, uma cidade linda e muito gentil.

Num período de dez anos, fui lá oito vezes , de carro e com os filhos. E fotografei. Florianópolis precisa de carro, há praias lindas lá do outro lado, e é ótimo isso.

Esta, se não me engano, foi da última ida na qual levei uma Pentax K20D e uma lente russa Vario-Zenitar 2.8-3.5/25-45. Um zoom pequeno, e na verdade o único zoom que tenho e tive, a não ser nessas camerazianhas portáteis.

Jurerê é a praia na qual ficávamos, não no lado mais rico e cafona, mas na direita da praia. Mas andávamos pela praia inteira pelo menos duas vezes por dia (quando não íamos às infinitas e ótimas outras). Este é o fim da praia, do lado oeste da mesma, na tarde longa de lá, antes do anoitecer. Geralmente atravessava a praia de volta, para a ponta leste, já escuro.

Fui oito vezes em dez anos, foi ótimo, maravilhoso. As viagens nos últimos 4 anos mudaram de destino, então penso em Floripes com muita saudade.

A deliciosa praia vazia perto do anoitecer... O delicioso sentimento de presença na praia vazia que andar só ou com minha mulher provoca.

Adoro Florianópolis! Depois do ano que vem, caso tudo corra bem, vou passar uns dois meses lá em vários anos.



« Última modificação: 29 de Junho de 2015, 09:47:39 por Ivan de Almeida »


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Junho de 2015, 09:48:40

Adoro Florianópolis! Depois do ano que vem, caso tudo corra bem, vou passar uns dois meses lá em vários anos.


Linda Foto Ivan, gostei muito da edição. Fez na mão com esse tempo longo de exposição?
Me avise quando isso ocorrer, não perderei a oportunidade de te conhecer pessoalmente. Moro em Joinville, dá uns 180 km de distância.

Abraço.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2015, 09:56:47
 :worship: :worship: :worship:

Excelente foto, composição, a sensação de movimento das ondas com o tempo de exposição mais longo e o belo tratamento P&B..

Show demais, parabéns
« Última modificação: 29 de Junho de 2015, 09:57:03 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2015, 10:29:22
achei irretocável. uma aula de tons de cinza e exposição perfeita.
acho tb que o tipo de pb quase noir casou bem com o clima e a composição.
se possível, discorra sobre a técnica pra nós, ivan. como fotometrou? havia mais céu e vc cortou, por acaso?
gostaria muito de aprender!
abs,


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2015, 10:35:57
Silvano e Ronaldo

Obrigadíssimo. Olhem, sinto saudades daquela cidade...

Quando comecei a ir lá, o "plano" era ir a várias cidades. Blumenau, ir àqueles parques "Disney brasileira", etc. Fizemos isso. Mas... caramba, gostei especialmente de Florianópolis... Minha alma carioca se ajusta muito bem a Floripes...

No segundo ano, 2004, com uma Fuji s5000, só Garopaba e Florianópolis. Depois, só Florianópolis. Garopaba é ótimo, lugar lindo e cultura bacana, mas Florianópolis tem tudo.

Sim, foi na mão. É claro que ajudado pela Pentax, pois nela o estabilizador de imagem é no corpo, não na lente como as Canon e Nikon. Qualquer lente nela é estabilizada, a gente informa o comprimento focal e pronto.

Adoro esta câmera, pois sua resolução (14,5mp) é compatível com minha necessidade e tamanho de cópias, não preciso mais que isso, e a Canon 5DII uso (RAW) uso na resolução ligeiramente inferior, pois na prática não preciso de 20mp, com exceções de resolução maior. O formato mais usado por mim (impressas) é do A4 (na verdade inclui o tamanho carta) até o A3, que é o maior tamanho de papel Epson que tenho, e eventualmente corto papel do rolo Hahnemühle para formatos maiores, pois a impressora aguenta até 32cm de largura. Tudo isso dá com essas, e sobra.

Desculpe voltar ao assunto, mas a Pentax é uma maravilha. O visor da Pentax é praticamente igual em tamanho da imagem ao visor da 5DII, acredite se quiser. Tive a 20D Canon, e o visor é bem pequeno perto desses citados. Não tenho vontade nenhuma de trocar de câmera, já a uso há uns cinco anos ou mais. Reconhece o foco com qualquer lente adaptada a ela. De certa maneira, é mais cômoda que a 5DII.

Avisarei sim, Silviano.




Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2015, 10:50:47
Angelo;

Há aí, digamos, 3 níveis de ações. Há, em primeiro lugar, o baixo contraste do fim do dia, que permite a foto inteira sem queimar nenhuma parte e nem tudo ficar preto.

Olhe o diretório. Veja, são seis fotos, mesmo enquadramento. Mas a escolha provém de duas doisas: horizontalidade e formato das ondas.



Vou lembrar que o Cartier-Bresson fazia várias fotos da mesma coisa, pois era exatamente este critério, fazia várias, escolhia uma, que conjugava seu fino enquadramento e composição com o momento mais feliz.

O segundo nível de ação é a conversão para cores e depois PB. Não lembro, desculpe, se fiz isso na conversão do RAW.

E em terceiro lugar, aí o grande truque, os tratamentos localizados. Depois de ser PB, maior visibilidade em certas pedras, maior contraste aqui e ali, etc. Esta foto teve vários estágios de tratamento, só que sou um desorganizado e não guardo nada.

Um abraço
Ivan
PS: não, não cortei o céu, aliás, dá para ver nas miniaturas. Uma das coisas que, digamos, "faz parte" do que faço é não cortar fotografias, pois isso amoleceria, na minha cabeça, a atenção ao fotografar.

PS2: Na fotografia digital basta -na maioria dos casos- fotometrar a luz mais alta (aqui o céu) para ele não estourar, colocando o dito um pouco menos do que dois pontos acima do meio.
« Última modificação: 29 de Junho de 2015, 10:57:30 por Ivan de Almeida »


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2015, 10:53:05
Show de Foto Ivan!!!
Ricardo Ghion


SRMuniz

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2015, 10:54:35
Belo registro, ótima cidade!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2015, 10:56:22
Ricardo Ghion e SRMuniz

Muitíssimo obrigado. Sim, Muniz, é uma ótima cidade.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2015, 11:09:27
Maravilhosa. Digna de ir pra parede!!!

 :clap: :clap: :clap:


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2015, 11:17:06
Obrigado, Rafa. Estava pensando nisto, em imprimir grande.

Abraço
Ivan
« Última modificação: 29 de Junho de 2015, 11:17:27 por Ivan de Almeida »


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2015, 13:42:34
Sensação gostosa de movimento... Se ficar quietinho dá até pra ouvir o barulho da onda!
Parabéns!  :worship:
Thais Matos


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2015, 15:50:36
linda..

ótima composição.

Achei interessante como naturalmente percorri a imagem da direita para a esquerda, ao contrário do que se espera normalmente...

Pra mim, a pessoa é um ponto fixo de interesse que dá peso e faz o balanço com o caminho percorrido do ceu no canto superior direito e seguindo o caminho sinuoso da água passando pelo centro, esquerda, até o canto inferior direito.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 29 de Junho de 2015, 15:54:26
Agradeço muito os comentários thatamatos e Luciano.

E Florianópolis é um lugar delicioso.



Rodrigo.Lima

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #14 Online: 29 de Junho de 2015, 16:28:29
Se criticar o errado será a crítica kkk Parabéns pela foto  :ok:

Será que melhoraria com um filtro ND?