Autor Tópico: Quem usou full frame consegue voltar para APSC?  (Lida 21071 vezes)

Sgozzi

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 340
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 03 de Julho de 2015, 11:21:17
Exato cara
Eu usava uma 16-35 L em uma 70D e não estava contente...
Quando comprei uma FF, ai sim minha 16-35 fez uma baita diferença mesmo.

Eu com minha 24-70mm e com minha 70-200mm. A primeira só alegrias e segunda... Kd minha tele? KKKKK
Esse é meu simples relato de quando migrei em 2013 da minha 30D de 2006 para a 6D.
Mas as imagens ganharam bastante qualidade. Sem dúvida. Só volto para crop se ficar sem dinheiro.
Canon EOS 6D
EF 35 f2 is / EF 50 f1.4 / EF 85 F1.8 / EF 100 f2.8 / EF 17-40 f4 L / EF 24-70 f2.8 L / EF 70-200 f4.0 L IS /  580 EX / 2x 430 EX / ST-E2.

Fotos: http://www.flickr.com/photos/sandrogozzi/


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #91 Online: 03 de Julho de 2015, 14:23:35
O Sebastião Salgando "ganha" os equipamentos da Canon. E o uso das tops de linha não é somente pelo sensor, o fotômetro da 1DX "compreende" brilho (branco ao preto), volume e cores. Ou seja, não é só uma full frame, mas tudo que hoje alguém pode ter no mundo dos equipamentos fotográficos.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #92 Online: 03 de Julho de 2015, 14:35:26
Pra super teles (acima de 200mm) e ultra wide angles (abaixo de 24mm) eu particularmente nao vejo muita diferença entre APS-C e FF. Agora entre 24mm e 200mm, principalmente se falando de fixas, que é basicamente o range que eu uso (50mm e 85mm), eu nao consigo mais usar. tenho uma crop na mochila só pra caso algo aconteça com a D610
@jacobfotografiacriativa


luizlucasi

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #93 Online: 03 de Julho de 2015, 15:49:15
Eu venho do filme e sinceramente nunca consegui engolir o crop da APSC utilizando as lentes fixas
Cheguei a ter D90 e D7000 e na primeira oportunidade fui prá D700

e tenho utilizado até hoje para trabalhar só uso full frame.

Para trabalhar...Não quero voltar prá APSC.
Canon EOS 5D mkiii  | Canon EF 24-70mmL f/2.8 mk II  | 50mm 1.8 | Canon 600 ex-rt (x3)
Nikon D750 (x2) | 35mm F2 D | 85mm 1.8G | 24-70mm 2.8 | 28mm a-is | 180mm 2.8 a-is | SB-900 | SB-5000  
Contax 167MT | Contax 50mm 1.4 | Contax  135mm f/2.8 e outros vidros

Na fotografia não existe certo ou errado...


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #94 Online: 06 de Julho de 2015, 07:20:46
Agora que eu o vídeo....
O cara está com Sebastião Salgado e fica falando de Câmera?  :aua: :aua: :aua:
Só lente L que todo mundo torce o nariz... Realmente quem tinha dúvidas que o fotógrafo faz o equipamento e não o contrário, este vídeo ensina justamente isso...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Roger Fraga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Masculino
Resposta #95 Online: 06 de Julho de 2015, 08:39:03
Agora que eu o vídeo....
O cara está com Sebastião Salgado e fica falando de Câmera?  :aua: :aua: :aua:
Só lente L que todo mundo torce o nariz... Realmente quem tinha dúvidas que o fotógrafo faz o equipamento e não o contrário, este vídeo ensina justamente isso...

Concordo Pope!
Canon 5Dc / Canon 6D / Canon T2i / EF 16-35 2.8 USM L II / EF 50 1.8 / EF 70-200 F4 USM / EF-s 18-55 / Flash Canon 580 EXII / RF YN 603


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #96 Online: 06 de Julho de 2015, 10:03:37
aí desisti do FF, voltei ao aps-c, sempre com lentes FF ...e digo:e viva a evolucao tecnologica que permitiu substituir o filme pelo aps-c !
E me permitiu esquecer que tinhamos como normal ter, em grande angular, cantos escuros, distorcidos, embacados, e teles pesadas e carissimas...
Cara, mais aí usando fixas Wide para FF em APS-C você não tem uma grande angular e sim uma lente Normal, não faz sentido algum isso que estais falando.

Vamos ao exemplo, vi que você possui como fixa mais wide, 2 lentes 28mm.
Nesse caso em APS-c você terá o Angulo de visão de uma 40mm em FF, você não tem nenhuma equivalente a 28mm fixa em APS-C.

E outra coisa, pode pegar sua melhor 28mm FF e espetar na sua melhor APS-C. Cara, desafio a mostrar uma foto sua com essa configuração e ter os cantos mais nítidos, definidos, menos distorção e Menos Borrados do que uma 40mm em FF.

Poste aí um exemplo de foto sua com fixas e APS-C com cantos definidos, vamos ver e comparar com a 40mm em FF.

Agora, o vídeo do Sebastiao mostra que equipamento realmente não é tudo.
« Última modificação: 06 de Julho de 2015, 10:05:26 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #97 Online: 06 de Julho de 2015, 15:38:25
Eu tenho uma 6D e uma 7D, e uso ambas, dependendo do que desejo fotografar. Ando considerando seriamente vender a 6D para adquirir uma 7D Mark II, mudança que faria com naturalidade. Dependendo do nicho que mais interessa a alguém, mudar de FF para APS-C é de fato vantajoso, especialmente aqueles que usam lentes longas, já que o corpo APS-C funciona como um "teleconversor 1.6x sem perda de luminosidade"...
JVc.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #98 Online: 06 de Julho de 2015, 15:49:59
Estou nesse exato momento passando por essa transição, mas no meu caso a fotografia não é hobby, tenho como câmera principal uma 6D que uso com uma 24-105 em todas as etapas do casamento, e tinha uma T3 que ficava pendurada com uma 50mm para fazer alguma foto ocasional, eis que vendi a T3 e pintou a oportunidade de experimentar o lado negro da força, comprei uma D7100 de um amigo aqui do fórum, e semana passada peguei uma Tamron 17-50 F2.8 com o pensamento de que se essa câmera me der 80% do que me da a 6D em um "conjunto da obra", eu venderia a 6D e abandonaria não só a Canon, quanto o mundo FF.

Fiz algumas fotos e gostei muito do resultado, mas foram fotos com luz abundante e em condições tranquilas de uso (fotos descompromissadas).

Sábado agora será o dia D para a Nikon, vou fazer um casamento com as duas câmeras no strap, ai então vou decidir se fico com FF(6d no caso), ou se volto para crop (D7100).

Segunda feira vou postar aqui neste mesmo tópico se o desempenho foi satisfatório e se volto para o crop, no lado negro da força.

Att


Bem pessoal, como prometido, vou deixar minha opinião sobre voltar a cropada.

Antes vou fazer um breve comentário sobre o por que de voltar ao crop, vou resumir meu pensamento.

1- Digamos que 70% dos meus clientes pertencem a classe C, e 30% a classe a B, logo, meu preço não é o que se pode chamar de alto. Sorocaba (minha cidade) é uma cidade prostituída "fotograficamente", e aqui nesta cidade isso reflete no trabalho até dos mais estabelecidos, e ainda tem o risco de ser roubado em um street wedding, ou mesmo deixando a mochila em algum lugar que as vezes pela correria não pra ficar de olho (as vezes deixo a mochila perto do DJ ou da banda, ou em algum canto da igreja, coisas do tipo).
Então, se a remuneração (seja pelo motivo que for) ainda não é a ideal, e o risco é eminente, por que vou usar um equipamento caro, se eu tenho um equipamento mais em conta que vai me dar o mesmo resultado (Talvez um tanto inferior, mas ainda satisfatório)?

Como eu disse anteriormente, minha comparação é em relação a uma 6D e uma D7100, (FF x Crop)e se a cropada me desse 80% do resultado que eu tenho coma FF, voltaria pra cropada e melhoraria a técnica para chegar ao 100%.

Eu sei que o certo seria comprar modelos da mesma marca e com a mesma lente, então vai ser inevitável entrar no assunto Canon vs Nikon, mas é o que eu tenho em mãos, então peço aos "fanboys" que se contenham por favor.

Canon 6D + 24-105 F4L vs Nikon D7100 + Tamron 17+50 F2.8 (Sem VC).

A primeira comparação foi a luz do dia, ensaio em um parque, com tempo para fotografar a vontade com as duas câmeras, testar varias configurações e tudo mais. usei de ISO 400 a 800, aberturas variadas da lente e tudo mais, e nem uma iluminação artificial, como eu já disse, eu esperava que a D7100 me desse 80% de qualidade da 6D, mas fiquei impressionado, ela bateu a 6D em quase tudo, a nitidez do conjunto D7100 + 17-50 Tamron deixou a 6D atrás em todas as aberturas de lente que testei, principalmente em dois stops abaixo da máxima, onde temos o filé da lente.

Mas o que me deixou impressionado, foi a textura de pele nas fotos de close de rosto, uma diferença "medonha", a D7100 aqui bateu a 6D e aqui caiu por terra o mito que FF tem mais definição.

O Bookeh foi outro pondo que a D7100 ganhou, mas aqui é devido a lente, pois todos sabem que o" desfoque" da 24-105 F4L é medonho.

Onde a 6D ganhou foi nas cores, as cores geradas pela D7100 chegam mais próximas ao que vemos a olho nu, porem as cores da 6D, apesar de se distanciarem mais do real, tem mais contraste e são mais vibrantes.
 
Então tirando as cores, o resto a D7100 superou a 6D, inclusive na definição de imagem, portanto uma cropada pode sim superar uma FF, pelo menos pra mim.


A segunda comparação foi em evento, que é a área onde atuo. Aqui o "bicho pegou".

Vou resumir as diferenças significantes aqui em dois pontos, Velocidade de foco, e ISO, pois todo restante que foi dito na comparação acima, se manteve aqui.

Velocidade de foco, outra coisa que me impressionou, apesar da lente Tamron 17-50 F2.8 ter um motor com fama de barulhento e lento, ainda sim ela bateu a 6D, alias, eu sempre comentei que a 6D tem um foco muito lento, e que era algo que sempre me incomodou.
A D7100 foca muito rápido, fico imaginando ela com um lente rápida de foco.

ISO: Deixei esse por último, ahh gente, que decepção com a D7100, aqui não é nem uma questão de FF vs CROP, a câmera é ruim de ISO se comparada a qualquer outra câmera Canon que já tive, ela perde até mesmo para a T3 (isso mesmo, sem o i). Se ela aguentasse um ISO1600 legal, tava decidido, iria substituir a 6D sem duvida, mas, ISO muito ruim.
Mas esse assunto eu não vou prolongar aqui para não desviar o assunto do tópico, pois acho que isso é algo pontual de um modelo de câmera, no caso a D7100. Abri um tópico exclusivo para esse assunto no link a baixo, não é possível que uma câmera nova como a D7100 seja tão ruim de ISO, acho que eu estou vacilando em algo.

Vamos discutir isso aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=112859.0

Bem espero ter contribuído com o assunto.
Abraço a todos.




silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #99 Online: 06 de Julho de 2015, 16:08:23

Mas o que me deixou impressionado, foi a textura de pele nas fotos de close de rosto, uma diferença "medonha", a D7100 aqui bateu a 6D e aqui caiu por terra o mito que FF tem mais definição.

Onde a 6D ganhou foi nas cores, as cores geradas pela D7100 chegam mais próximas ao que vemos a olho nu, porem as cores da 6D, apesar de se distanciarem mais do real, tem mais contraste e são mais vibrantes.
 
Show suas impressões.
Quanto a textura e cores, usou RAW? Eu acho TERRÍVEL a textura de pele da 6D e das 5Dii e 5Diii no JPEG direto da camera e também as cores da pele, parece que a pele é escamosa, isso mesmo, TERRÍVEL.
As 5Dc e 1dii são MUITO superiores pra quem curte retratos. Da uma olhada nessa foto e veja se apresenta o mesmo problema de cores e definição que você menciona na sua 6D.
Poste exemplos.

IMG_8838 by Silvano Rocha, no Flickr
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #100 Online: 06 de Julho de 2015, 16:14:59
Algo muito esquecido nessa questão do Ruido é a Densidade dos Pixels. Há de se comparar a densidade.
Eu também já tive a T3 e depois a T3i. A t3 com seus miseros 12Mp era MUITO melhor nesse sentido, mesmo com mais ruido, tinha muito mais detalhes e as cores muito melhores.
Acho que nem é mais questão de FF x APS-C e sim das tecnologias e particularidades, mesmo em RAW.

Na minha T3i as fotos pra mim estavam sempre borradas, acho que era por conta da densidade do sensor, só pode, pois as lentes eram as mesmas.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #101 Online: 06 de Julho de 2015, 16:16:32
ISO: Deixei esse por último, ahh gente, que decepção com a D7100, aqui não é nem uma questão de FF vs CROP, a câmera é ruim de ISO se comparada a qualquer outra câmera Canon que já tive, ela perde até mesmo para a T3 (isso mesmo, sem o i). Se ela aguentasse um ISO1600 legal, tava decidido, iria substituir a 6D sem duvida, mas, ISO muito ruim.

Muito boas suas impressões Roberto.
Aí que reside meu medo, dar um passo pra trás.
A Fuji, mesmo com essas lentes mais baratas que eu tenho, tem melhor qualidade de imagem em termos de nitidez que a 60D com a 18-135mm do kit.  :worship: A performance ISO talvez seja levemente inferior.  :ponder:
Mas não me acostumei, como dito, com a "pegada" da XM1. A "usabilidade" dela não me agradou.  :no:
Por outro lado, se eu comprar outra APSC, seja Canon ou Nikon, para gostar menos dos arquivos...  :(
Por outro lado, suspeito que se eu comprar algo inferior a que já usei (6D e 60D) eu fique com um gostinho de insatisfação... Por outro lado, também tenho medo de investir mais que o necessário...  :aua:


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #102 Online: 06 de Julho de 2015, 16:39:43
Por outro lado, suspeito que se eu comprar algo inferior a que já usei (6D e 60D) eu fique com um gostinho de insatisfação... Por outro lado, também tenho medo de investir mais que o necessário...  :aua:
Uma coisa que me deixava muito frustrado com as APS-C era o tamanho do visor, muito pequeno, principalmente quando eu comparava com as minhas cameras de filme, pra focar de forma manual é impossível.
Pra trabalho o que importa é o resultado, mais pra hobby tem muita coisa por trás da diferença do tamanho do sensor, principalmente quem usa lentes Fixas. Se gostar de lentes antigas / manuais então... as APS-C cortam muito as características das lentes, as bordas gostem ou não, corta.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Álvaro Fraga

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 284
  • Sexo: Masculino
Resposta #103 Online: 06 de Julho de 2015, 19:01:37
Estou passando por esse dilema. Sou hobbista e há três anos comprei uma 6D. Nem preciso dizer que foi paixão à primeira vista, mas, como sou "passarinheiro", acabei sentindo dificuldades em registrar aves mais mais distantes, mesmo usando uma teleobjetiva 300mm f/4 e um teleconverter 1.4x. Resultado: vendi a 6D, migrei para APS-C e estou muito satisfeito no quesito distância e rapidez de burst, mas deu um "banzo" terrível por causa do amor que criei ao fotografar com uma FF. E aqui estou de volta, há três dias procurando um bom negócio em uma FF Canon, nem precisa ser uma 6D. Uma 5D mark II, em boas condições e num preço honesto, vai resolver minha crise de abstinência de uma FF. A essa altura da vida, com filhos criados, posso me dar ao luxo de passarinhar com uma APS-C em condições mais extremas, e me encantar com as fotos mais tranquilas feitas com um corpo fullframe.
Nikon z6ii, Nikkor 300mm f/4 af-s pf ev de, Nikon 24-105 f/4, tc Nikon 1,7x, tc Nikon 2x iii
Instagram @alvarofraga


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #104 Online: 06 de Julho de 2015, 21:48:56
....A essa altura da vida, com filhos criados, posso me dar ao luxo de...

Executivo de empresa japonesa adora essa classe de cidadão, na qual me incluo... Logo logo bate em sua porta os Srs. Canon-San ou Nikon-san. O Sony-san não está nem aí, pois a jogada dele é avanço tecnológico e não venda de produto final... Mas, curiosamente, a turma do BIF ("Bird In Flight") adora a 7D mk2... Nunca experimentou não????  :ok: