Autor Tópico: D7100 x ISO  (Lida 24426 vezes)

aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 10 de Julho de 2015, 21:16:10
aviasom, também tenho a D7100, uso ISO alto quando necessário mas ai eu digo: vc castigou na luminância.

Me desculpe, mas nao entendi, voce esta enxergando algo de errado na foto?
Abs
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #61 Online: 10 de Julho de 2015, 21:21:56
Me desculpe, mas nao entendi, voce esta enxergando algo de errado na foto?
Abs

Aviasom, no Photoshop ou nos processadores RAW tem um ajuste chamado luminância que altera o ruído da foto e o Rafa_Meira acha que usou bastante este ajuste obtendo o resultado, eu também uso este ajuste quando uso o Photoshop
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.225
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 10 de Julho de 2015, 21:42:31
Me desculpe, mas nao entendi, voce esta enxergando algo de errado na foto?
Abs

Sim, o aspecto plastificado da foto por conta do excesso de recuperação de ruído.


aviasom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 411
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 10 de Julho de 2015, 22:29:58
Eu discordo, nao vejo desta forma, até concordo que nao esta velada como o tratamento que voce da as suas fotos, mas ai é gosto pessoal, diria que voce esta procurando pelo em ovo  :hysterical:
Bom fotógrafo é aquele que consegue chegar nos resultados conscientemente, repetidas vezes!(Alcure)


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 10 de Julho de 2015, 22:53:43
Vincent, é verdade mesmo que estes ISOs intermediários não são bons? Eu já li a respeito disso em algum lugar, mas não lembro bem a conclusão do artigo.
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #65 Online: 10 de Julho de 2015, 23:26:40
Murilo, enfim tentando voltar ao assunto do tópico do Roberto Dellano e em uma hora destas lembro de um tópico meu e tinha um pessoal desviando e assim não consigo concluir nada e ao Dellano vai ser a mesma coisa, portanto voltando ao assunto do tópico ...
 Imagine que antigamente as imagens eram registradas numa fibra que continham sais em sua superfície e quanto mais sal de prata (acho que é esse) maior o ISO e hoje em dia é uma placa com circuitos eletrônicos que executa o mesmo trabalho e o ISO acaba sendo uma configuração de brilho do Sensor que está simulando um ISO de um filme, por isso uma foto tirada com um filme iso 1600 vai ser um granulado e ruído 0 e vai dar uma coloração viva Portra 800 Canlas como neste caso com o Kodak Portra 800 fotografado por Jonathan Canlas e por motivos assim eu tenho minha analógica e se o ISO 400 da Nikon fosse um Kodak UltraMax dentro de uma N5005 N5005+UltraMax mas muitos deixaram as analógicas no fundo da gaveta e assim aceitamos o digital de braços abertos, assim como eu tenho minha D80 e imagine que o "ISO AUTO" no monitor do Dellano é a câmera fotografando em ISO 1600 e editando o raw fazendo um 1250 e o ruído continua de 1600 ou a câmera pode estar fotografando em 800 e clareando o RAW pra parecer um ISO 1250 e como ocorreu uma sub no meio do caminho um ruído extra, enquanto em ISO 1600 ou 800 o ajuste de ISO é antes do disparo sendo um ajuste do sensor e o RAW é mais limpo, ao menos isso foi sempre o que eu entendi e se eu usar ISO 1250 foi acidente.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.225
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 11 de Julho de 2015, 10:37:05
Eu discordo, nao vejo desta forma, até concordo que nao esta velada como o tratamento que voce da as suas fotos, mas ai é gosto pessoal, diria que voce esta procurando pelo em ovo  :hysterical:

Cara, ainda acho que o tratamento de ruído foi exagerado, mas cada um é cada um.
 :)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #67 Online: 11 de Julho de 2015, 19:14:10
Algo que eu faço desde a X100S: só usar ISO inteiro (100-200-400- 800-1600-3200-6400). Além de facilitar o raciocínio para usar o M eu confio mais nos valores inteiros do que os interpolados.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 11 de Julho de 2015, 20:20:15
Algo que eu faço desde a X100S: só usar ISO inteiro (100-200-400- 800-1600-3200-6400). Além de facilitar o raciocínio para usar o M eu confio mais nos valores inteiros do que os interpolados.

Para facilitar o raciocínio no modo manual acho bem interessante usar valores inteiros.

Mas não usar os valores fracionados porque não confia só mostra que não compreende o conceito de ganho e amplificação de sinal, e que todo o sensor tem sensibilidade fixa a luz.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #69 Online: 11 de Julho de 2015, 22:52:07
Cara, na boa, interpretação de texto não deve ser seu forte, pois se vc ler com atenção o texto do Thales, vai perceber q quando ele diz: "eu confio mais nos valores inteiros do que os interpolados." Simplesmente ele já deixa entendido q ele não tem certeza. Por isso o "Confio Mais". Note q ele em momento algum afirma q ISO fracionado é pior.

Tô falando isso por achar meio estranho o modo como vc escreveu, me pareceu (mas posso estar errado) meio , digamos, "truculento".

Agora, (q eu me lembre)  nunca vi nenhuma conclusão de fato sobre este assunto. Também confesso q nunca tentei ir a fundo, pois não me interessava. Posso fazer uma série de conjecturas a respeito. Uma seria o fato de NENHUM fabricante revelar de fato  arquitetura e processos envolvidos em seus produtos, sensores aqui no caso.
já li q seria mais fácil obter o ISO fracionado através de sofware da máquina q aumentar o ganho do sinal em uma fração. Ja li q seria mais barato tal abordagem. Já li também ao contrário... Sabendo como funcionam estas indústrias e fabricantes e meu pouco acesso a tais informações, fico com um pé atrás com qualquer "definição" q tenha encontrado na internet , para esta questão.
Assim, tudo explicado, pergunto: Pode colocar as explicações, exemplos e possíveis fontes oficiais  q corroborem/confirmem esta sua afirmação (subentendida, mas afirmação)? Isso seria interessante para o grupo.
Todos no Fórum agradecem.

« Última modificação: 11 de Julho de 2015, 23:18:58 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 12 de Julho de 2015, 01:13:09
Cara, na boa, interpretação de texto não deve ser seu forte, pois se vc ler com atenção o texto do Thales, vai perceber q quando ele diz: "eu confio mais nos valores inteiros do que os interpolados." Simplesmente ele já deixa entendido q ele não tem certeza. Por isso o "Confio Mais". Note q ele em momento algum afirma q ISO fracionado é pior.

Tô falando isso por achar meio estranho o modo como vc escreveu, me pareceu (mas posso estar errado) meio , digamos, "truculento".


Vindo da pessoa que tem costume de chamar a todos que não tenham a mesma opinião (e repare que não se trata de inteligência ou raciocínio lógico) de ignorantes, o que foi escrito chega a ofender.  :(

Quanto a explicação... vamos lá.

1º Nenhum sensor que receba sinal pode ter sensibilidade variável, a não ser é claro, que ele mude de forma. Um microfone não captara um som mais alto a não ser que ele mude sua forma física. Para aumentar o volume de uma música não adianta trocar o leitor de CD.  E da mesma forma o sensor não ficará mais sensível a luz pois ele não muda sua forma física, sua capacidade de "perceber" a luz não mudará, a não ser que seus transdutores alterem de tamanho, suas micro-lentes mudem de formato ou transparência, ou seus filtros por sobre o silício sejam removidos ou mudem seu graus de transparência. Casos coisas como essas não ocorram, o sensor registrará a mesma quantidade de sinal. A fonte para isso é qualquer matéria de física aplicada a electro eletrônica. Mas como acredito que a maioria não chegou a estudar isso, então poderão consultar conceitos resumidos  nesse site http://www.mfg.mtu.edu/cyberman/machtool/machtool/sensors/fundamental.html
ou
https://en.wikibooks.org/wiki/A-level_Physics_(Advancing_Physics)/Sensors
ou
http://www.sabereletronica.com.br/artigos/2997-terminologia-de-sensores

2º Sabendo o acima, fica claro que para "aumentar" o sinal da luz captada será necessário amplificar o sinal de saída do sensor, e para isso sim existem técnicas diversas, que para cada situação, uma tem melhores resultados que outras.

3º A confusão e  a crença de que somente os valores inteiros são reais, e as frações não manipulações se dá pois antigamente os laboratórios "puxavam" os filmes, utilizando diferentes concentrações químicas dos banhos, ou aumentando o tempo de contato para "aumentar" a exposição, o que servia para ganhar stop`s na captura. Mas vejam que isso também se trata de amplificar o sinal de saída, pois a entrada não mudou porque você mudou o processo de revelação, o filme continua com seus grãos de prata do jeito que o fabricante projetou.

4º O termo ISO só foi mantido para facilitar a vida dos fotógrafos, para não terem que ficar adaptando a técnica e terminologia, pois o termo correto seria amplificar o sinal elétrico, ou aumentar o ganho. E para cada +6dB o sinal elétrico registrado dobra, ou seja, se o sensor tiver uma sensibilidade equivalente ao filme de ISO 100 ao aplicar um ganho de +6dB, teremos um registro equivalente ao ISO 200, seria uma espécie de puxada do filme.
http://www.fotoartelages.com.br/home/index.php/component/k2/item/35-o-iso-e-o-ganho-nas-c%C3%A2meras-digitais


A explicação esta ai, lógico que não esgota o assunto, muito menos tenho a pretenção de dominar completamente a matéria, mas a teoria básica, e a parte empírica exposta está correta, basta ter interesse e paciência para estuda-lá, pois sendo ensinado por outra pessoa na universidade demoramos bem um ano para dominar os conceitos básicos.

Mas cara, na boa, pode ser que interpretação de texto não seja seu forte.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #71 Online: 12 de Julho de 2015, 16:14:46
Pessoal, quando eu participei do Canon College, a alguns amos atrás, perguntei ao palestrante se o ISO expandido era interpolação do software da câmera, ou era nativo do sensor. O palestrante não soube responder mas disse que tinha um técnico da Canon por ali e ia tirar essa duvida, na hora do intervalo o tal técnico apareceu e veio nos explicar (a mim e mais alguns fotógrafos que batíamos papo ali na sala) que tanto o ISO expandido quanto o ISO intermediário, não são uma manipulação feita pelo software, e sim nativo do hardware, o ISO expandido teria essa denominação por uma questão de margem de segurança, pois mesmo sendo fruto do sensor, ela seria tão ruim (ou pior) quanto uma manipulação de software, seria então um último recurso para não perder uma fotografia. Já o ISO intermediário seria "capado" na linha Rebel por uma questão comercial, mas ele estaria lá e seria possivel destrava-lo com uma firmware se assim a Canon quisesse.

Essa foi a explicação de um técnico da Canon, no Canon College, por tanto se aplica a Canon, eu nunca usava ISO intermediário, mas depois dessa explicação passei a usar normalmente.

Porem como disse o Lúzio, não existe uma conclusão de fato sobre esse assunto, foi a explicação de um técnico da Canon para um pequeno grupo que ali estava, e que foi muito convincente. Agora se a Nikon adota esse ou aquele procedimento, nunca vamos saber, a menos que um engenheiro da mesma venha aqui esclarecer isso.


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 12 de Julho de 2015, 17:36:58
Tudo bem que nenhum fabricante fica divulgando informações como essas para o público leigo, mesmo porque não interessa para a maioria, mas tem grupos estudando o hardware de diversas cameras, e fazendo engenharia reversa nos seu firmwares.
A título de curiosidade, visto que não sei se os usuários do fórum ficariam convencidos com a explicação do ganho aplicado aos sinal captado pelo sensor, fui ler a documentação dos firmwares alternativos da Canon e Nikon.

Na Canon é explicado exatamente como funciona a seleção do iso na pagina 4 deste artigo: https://bitbucket.org/hudson/magic-lantern/downloads/dual_iso.pdf

E os dois métodos utiliza-se ganho de sinal via hardware, e não manipulação via software.

Quanto a Nikon, Não há nada explicado para o leigo a respeito, mas visto que os hardwares de todos os sensores posteriores a 2009 são dotados com controle de ganho analógico programável em 4084 níveis, não ha motivo para crer que a Nikon usaria manipulação via software que com certeza entrega resultados inferiores.
https://nikonhacker.com/wiki/Main_Page

Reparem que não há "achismo", ocultismo ou mistério nessas informações, trata-se puramente de engenharia (Faço a mesma coisa com calculadoras HP), mas se essas informações não forem do interesse dos fotógrafos, tudo bem  :ok:.

Será apenas mais um assunto para ficar debatendo nos fóruns para passar o tempo.
« Última modificação: 12 de Julho de 2015, 17:40:59 por KoioZ »


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 12 de Julho de 2015, 18:37:42
Tudo bem que nenhum fabricante fica divulgando informações como essas para o público leigo, mesmo porque não interessa para a maioria, mas tem grupos estudando o hardware de diversas cameras, e fazendo engenharia reversa nos seu firmwares.
A título de curiosidade, visto que não sei se os usuários do fórum ficariam convencidos com a explicação do ganho aplicado aos sinal captado pelo sensor, fui ler a documentação dos firmwares alternativos da Canon e Nikon.

Na Canon é explicado exatamente como funciona a seleção do iso na pagina 4 deste artigo: https://bitbucket.org/hudson/magic-lantern/downloads/dual_iso.pdf

E os dois métodos utiliza-se ganho de sinal via hardware, e não manipulação via software.

Quanto a Nikon, Não há nada explicado para o leigo a respeito, mas visto que os hardwares de todos os sensores posteriores a 2009 são dotados com controle de ganho analógico programável em 4084 níveis, não ha motivo para crer que a Nikon usaria manipulação via software que com certeza entrega resultados inferiores.
https://nikonhacker.com/wiki/Main_Page

Reparem que não há "achismo", ocultismo ou mistério nessas informações, trata-se puramente de engenharia (Faço a mesma coisa com calculadoras HP), mas se essas informações não forem do interesse dos fotógrafos, tudo bem  :ok:.

Será apenas mais um assunto para ficar debatendo nos fóruns para passar o tempo.

KoioZ, esse assunto é sim do interesse dos fotógrafos (pelo menos de alguns). Gostei muito das explicações e agradeço muito por ter me tirado essa dúvida.  :ok:
Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #74 Online: 12 de Julho de 2015, 18:43:52
KoioZ, esse assunto é sim do interesse dos fotógrafos (pelo menos de alguns). Gostei muito das explicações e agradeço muito por ter me tirado essa dúvida.  :ok:

2 x

 :ok: :ok: