Autor Tópico: Internet via rádio  (Lida 2404 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 01 de Agosto de 2015, 00:58:40
Estou cansado de usar a Telefônica com sua instabilidade. Aí vai a pergunta: quem aqui do MF usa internet a rádio para navegar na internet? Como avaliam serviço e preço?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


charles_pereira

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2015, 08:44:40
Usei a muito tempo...
Moro  no interior de Minas, e não tinha outra opção na época, mas minhas experiência com os provedores via rádio daqui não foram das melhores, muita instabilidade, ligava, os técnicos atendiam quando queriam, pagava por uma velocidade e nunca recebia a velocidade contratada, enfim, passei tanta raiva que hoje me sinto feliz passando raiva com o oi velox, que é "menos pior" do que a internet via rádio


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2015, 11:01:03
Não uso via rádio, mas tenho um sobrinho próximo que usa e não reclama.
Apesar disso, vou fazer um breve relato sobre minha internet.
Estava pagando 137 reais pela linha telefônica e internet (1mb).. enchi o saco e liguei pra operadora e cancelei a internet (A tv a cabo me ofereceu 3mb por 54,90).
2 dias depois, a moça do setor de relacionamento da operadora me liga... diminuindo a fatura de 137 para 74 e aumentando a velocidade da internet de 1 pra 5mb.
Quer dizer que enquanto o sujeito paga, que se contente com preço alto e velocidade baixa. Aí emputeia e resolve cancelar, aí vem com uma proposta atraente.
Minha decisão: F@d*-se, vou ficar com a cabo.
Sobre o preço, meu sobrinho não usa a cabo porque no bairro onde ele mora não passa. Mas o preço é igual ao que estou pagando (54,90) por 2 mb.
Agora quero cancelar também a linha telefônica mas estou em dúvida se vou poder usar meu número em outra operadora..


fyamaguti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2015, 11:56:20
Primeiro temporal de chuva, você chora
Canon SL1 // 18-55(Kit) f3.5-5.6 // 18-135 f3.5-5.6 // 40mm 2.8 STM // 50mm 1.8 // Tripé // Bolsinha


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2015, 11:59:17
p.q.p. 1 mega, 2 megas, 5 megas... aqui na cidade tudo é bem diferente... hoje to com 100 megas por R$ 90,00 fibra ótica...

Nestas ferias estive no sitio de um colega nas proximidades de Avaré/Piraju, beira da represa, e ele tinha lá um modem 3G que só pegava mesmo perto de uma arvore, em outro lugar não funcionava. Não conseguia conexão via rádio porque o local não tinha visada... O 3G era capenga, e bastava conectar mais de uma maquina no roteador que tudo travava.

Ou seja, eu to aqui na cidade grande e ja estava me esquecendo de que o Brasil continua a mesma merda de sempre...
Conhecimento importa mais que equipamento.


fyamaguti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 63
Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2015, 12:21:38
Apenas um depoimento particular para você analisar e tirar sua conclusão no meu caso...

*** MORO EM CONDOMÍNIO COM MAIS DE 1 TORRE - Entram 3 cabos grandes da NET que distribuem pelas torres.

Usei por 2 anos aqui em SP a NET, primeiro 10mb, depois aumentou pra 20, depois 30mb... em testes no site speedtest.net a internet batia 25-30mb ... o serviço era muito bom quando funcionava... O Streaming(Youtube, Netflix etc) era muito satisfatório dentro dos padrões... Caia ? Sim, pelo menos 1 dia da semana ficava fora e de sábado a tarde era um lixo.


Há um mês exato, coloquei fibra VIVO 100mb - Mesma situação da NET, entram algumas fibras que são distribuídas entre as torres etc)

Faço testes no site que escrevi acima, em servidores de São Paulo, mas há um porém... no servidor da NET minha velocidade começa 135mb e vai caindo... no final está 97mb ... consigo uma média de 105mb  ...
Em outros servidores, não tenho certeza pois não estou em casa, não passa de 45mb ...estranho não?
minha internet é mais ou menos, não vejo muita diferença na navegação "popular" ... que seria facebook etc...
Serviço de Streaming(Youtube, Netflix etc) uma porcaria... sinceramente a NET era melhor nesses serviços.

Para enviar e receber videos pelos whatsapp, mesmo sendo wifi, a fibra VOA!


Há motivos técnicos mas honestamente não sei dizer...

Pelo meu pequeno conhecimento acredito que seja a relação servidores com servidores...

NET  <----> YOUTUBE = muito bom
NET  <----> Servidores gerais = bom
VIVO Fibra <---> Youtube / netflix = porcaria
VIVO Fibra <---> Outros = bom


... até aqui, estamos no mesmo raciocínio? se sim, vamos dar um nó na mente agora... :snack:


Eu trabalho num ambiente com aproximadamente 10 computadores, nenhum usando muito da internet.

Aqui, carrega mais rapido o youtube do que na minha casa, detalhe... aqui é speedy vivo 4mb!

A internet responde muito bem, não é uma maravilha de Deus mas não posso reclamar...



Resumindo...
O Tecnico vai na sua residência, instala o serviço, olha o seu papel de contrato. Se estiver escrito 40mb, ele vai entrar no site de teste e verificar, se bater a velocidade, OK! O restante é com uso diário você descobre o que é mais importante e funciona melhor na sua internet...


Querer sair do speedy pode ser bom, e também pode ser ruim... às vezes é bom esperar, vai que chega coisa nova...

Desculpe o texto enorme, espero poder ajudar na decisão.
Canon SL1 // 18-55(Kit) f3.5-5.6 // 18-135 f3.5-5.6 // 40mm 2.8 STM // 50mm 1.8 // Tripé // Bolsinha


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2015, 13:15:03
Eu já reparei também que pra Streaming o Speedy não anda tão bom assim. Tem uma torre de internet a rádio a uns 2 Km e fica no alto e a minha casa também (sem qualquer interferência física).
Acho que vou arriscar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2015, 15:08:11
Tenho duas "amostras" do serviço via rádio:
1) Na casa de uma amiga aqui na cidade, ela mora numa região alta com perfeita visão para a antena de rádio: navegação razoável, qualquer mudança climática a conexão cai. Cai tanto que ela está querendo voltar para telefonia.
2) Canteiro de obras de uma usina que estou trabalhando: internet chega através de umas 4 repetidoras entre a cidade e a obra. Considerando que a senha wifi "vaza" e todos os operários ficam com celulares conectados, também contamos com uma navegação aceitável. Também com constantes quedas de conexão.

Faça um teste, mas pelo que vejo o maior problema são as quedas de conexão.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2015, 15:09:19 por cltctba »
César L. T.


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2015, 21:01:20
Participei da construção de um terminal portuário, em Santos e no local da obra a única maneira que tive para ter Internet foi via rádio. É duro ter que dizer isto mas se está ruim com Speedy, vai estar pior servido via rádio. Pelo menos minha experiência não foi das mais maravilhosas...
« Última modificação: 02 de Agosto de 2015, 21:02:19 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 03 de Agosto de 2015, 15:19:26
Aqui na minha cidade também passei tanta raiva com Speedy que decidi arriscar numa rádio. Já tinha contato com rádio de outros lugares e sabia que era ruim, mas a minha atual até que não é tanto. Alguns pontos intrínsecos como instabilidade (picos de baixa) e velocidade sempre abaixo do declarado considero já até normal e nem ligo muito. Mas para navegação geral atende bem, e o atendimento é tranquilo (quando acionei). Agora se for falar de download, assistir videos sem esperar carregar, etc... aí esqueça!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 03 de Agosto de 2015, 17:40:35
É bem difícil dizer se um modelo de fornecimento é melhor que o outro, pois tudo isso depende da estrutura de dados que a empresa monta e disponibiliza para os usuários. Normalmente uma conexão via cabo ou fibra tem mais probabilidade de ser mais estável.

O Vivo fibra de 100 megas faz uploads em 50 megas, e essa velocidade normalmente é mais percebida no momento do upload e download.

Eu sai da NET 60 megas para o VIVO FIBRA 100 megas, e de cara percebi que a lag (latencia) da conexão em fibra ótica é bem menor que a conexão da Rede HFC (hibrida fribro coaxial) da NET, ou seja, vc clica e ele responde.

Pra assistir um vídeo em HD os antigos 4 megas são mais que suficientes, desde que vc realmente tenha eles funcionando em sua conexão, ou seja, desde que ele esteja sendo servido por uma conexão que consiga manter essa disponibilidade.

Os dados caminham pelas redes em burst (metralhadas) em um momento chega um pacotão depois para, em seguida vem outro pacote, depois diminui e assim vai, e os dados vão se acumulando em buffers, de maneira que todas essas velocidades ai são médias, raramente ou quase nunca esse tipo de conexão consegue manter velocidade constante.

Todas as empresas que fornecem conexões de internet compartilham as suas estruturas, por exemplo a NET não tem conexão de cabos submarinos para a Europa, e ela aluga banda da Telefonica, outro exemplo a TIM não tem fibra otica em tudo quanto é lugar, e aluga estrutura de fibra da NET, da VIVO e de outras, e assim vai, alem disso todas elas foram se juntando e virando outras empresas ao longo dos anos, de maneira que GVT/Oi/Claro/NET/Embratel/Tim/Vivo etc... fazem uma salada russa em suas conexões.

E mais ainda, os servidores onde estão guardados os arquivos estão espalhados pelo mundo afora, e dependendo de onde vc esteja acessando uma conexão, pode ser que fique mais fácil ou difícil o caminho que o arquivo tem que fazer até chegar em seu computador. Normalmente os arquivos mais acessados possuem cache (copias) em vários locais, mas isso é privilégio de dados que são repetidamente muito acessados, como por exemplo, atualizações da Microsoft, alguns vídeos de sites como jornais, youtube, etc...
« Última modificação: 03 de Agosto de 2015, 17:43:36 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #11 Online: 01 de Setembro de 2015, 15:28:17
Voces tem internet de 20,40 e 100m e estão reclamando? Eu ha dois anos sofro com a oi velox  de 1m. que tem dias como hoje que abri mau uma pagina e leva cerca de 5 minutos pra isso. Pago pra essa peste 90,00 todo mes. reclamo toda semana e não muda. Se quero usar uma net melhor tenho que acordar as 3 da manhã pra isso. Infelizmente essa é a unica opção que tenho na minha cidade. daria pra fazer um livro com tanto protocolo de reclamação que tenho. Aqui todos que tem oi velox se queixam do mesmo problema. Voces são felizes e não sabem.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


mlopess

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Setembro de 2015, 16:18:50
Apenas um depoimento particular para você analisar e tirar sua conclusão no meu caso...

*** MORO EM CONDOMÍNIO COM MAIS DE 1 TORRE - Entram 3 cabos grandes da NET que distribuem pelas torres.

Usei por 2 anos aqui em SP a NET, primeiro 10mb, depois aumentou pra 20, depois 30mb... em testes no site speedtest.net a internet batia 25-30mb ... o serviço era muito bom quando funcionava... O Streaming(Youtube, Netflix etc) era muito satisfatório dentro dos padrões... Caia ? Sim, pelo menos 1 dia da semana ficava fora e de sábado a tarde era um lixo.


Há um mês exato, coloquei fibra VIVO 100mb - Mesma situação da NET, entram algumas fibras que são distribuídas entre as torres etc)

Faço testes no site que escrevi acima, em servidores de São Paulo, mas há um porém... no servidor da NET minha velocidade começa 135mb e vai caindo... no final está 97mb ... consigo uma média de 105mb  ...
Em outros servidores, não tenho certeza pois não estou em casa, não passa de 45mb ...estranho não?
minha internet é mais ou menos, não vejo muita diferença na navegação "popular" ... que seria facebook etc...
Serviço de Streaming(Youtube, Netflix etc) uma porcaria... sinceramente a NET era melhor nesses serviços.

Para enviar e receber videos pelos whatsapp, mesmo sendo wifi, a fibra VOA!


Há motivos técnicos mas honestamente não sei dizer...

Pelo meu pequeno conhecimento acredito que seja a relação servidores com servidores...

NET  <----> YOUTUBE = muito bom
NET  <----> Servidores gerais = bom
VIVO Fibra <---> Youtube / netflix = porcaria
VIVO Fibra <---> Outros = bom


... até aqui, estamos no mesmo raciocínio? se sim, vamos dar um nó na mente agora... :snack:


Eu trabalho num ambiente com aproximadamente 10 computadores, nenhum usando muito da internet.

Aqui, carrega mais rapido o youtube do que na minha casa, detalhe... aqui é speedy vivo 4mb!

A internet responde muito bem, não é uma maravilha de Deus mas não posso reclamar...



Resumindo...
O Tecnico vai na sua residência, instala o serviço, olha o seu papel de contrato. Se estiver escrito 40mb, ele vai entrar no site de teste e verificar, se bater a velocidade, OK! O restante é com uso diário você descobre o que é mais importante e funciona melhor na sua internet...


Querer sair do speedy pode ser bom, e também pode ser ruim... às vezes é bom esperar, vai que chega coisa nova...

Desculpe o texto enorme, espero poder ajudar na decisão.

Amigo, essa diferença entre a internet da sua casa e a empresarial provavelmente é que sua empresa tenha um plano com 4MB dedicados, que só são vendidos para corporações, o que faz muita diferença.

Tenho atualmente 60mb em casa da Net e na empresa que trabalho temos um link dedicado de 10MB que é infinitamente melhor que o daqui.



- Canon Rebel EOS T5 + 18-55mm f/3.5-5.6 III + 55-250mm f/4-5.6 STM + 50mm 1.8 II - Youngnuo 565EXII


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #13 Online: 02 de Setembro de 2015, 08:42:16
karakaaaaaa eu reclamo de barriga cheia!Uso de 300mb e acho lento as vezes..pc i7 4ghz....e mensal nw fica mais q $50..e quero trocar por de 1gb
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


jesusbft

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 02 de Setembro de 2015, 09:04:47
karakaaaaaa eu reclamo de barriga cheia!Uso de 300mb e acho lento as vezes..pc i7 4ghz....e mensal nw fica mais q $50..e quero trocar por de 1gb

 :shock: :shock: :shock:
W. Jesus - Flickr