Autor Tópico: Windows 10 - Ja está funcionando ai???  (Lida 12931 vezes)

paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #30 Online: 14 de Agosto de 2015, 11:15:46
Depois você pode até mesmo formatar (mas não é necessário), fazer a instalação e o W10 será ativado automaticamente, pois durante o upgrade uma licença W10 é associada permanentemente àquele conjunto de hardware, e armazenada nos servidores da MS.

Uma dúvida:
A licença W10 será vinculada ao hardware mesmo, ou à conta?
Vou ter problemas se fizer upgrade "sensível" de hardware (placa mãe, disco rígido ou processador)?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 14 de Agosto de 2015, 11:31:07
Uma dúvida:
A licença W10 será vinculada ao hardware mesmo, ou à conta?
Vou ter problemas se fizer upgrade "sensível" de hardware (placa mãe, disco rígido ou processador)?

Eles dizem que não , mas nas ultimas décadas se sabe que mudando o HD ou o processador ja dava merda, eu não sei ao certo como eles fazem essa associação, tinha hora que dava certo, em outros momentos não dava. Por exemplo, ja levei HD de uma maquina pra outra e funcionou (tinha até uns tricks pra fazer isso). Mas ja reinstalei o sftw em um HD novo e deu merda.

Pra vc saber qual o numero de serie, depois da instalação baixa e roda o programa abaixo e salva o serial novo que a MS associou a sua maquina. Ja refiz a instalação limpa em maquinas usando o serial e funcionou direitinho, mas foram instalações sem alteração de HW.

Eu to salvando o serial de todas as maquinas que fiz o upgrade, vai que no futuro eu precise...


ProduKey v1.80
Copyright (c) 2005 - 2015 Nir Sofer
Web Site: http://www.nirsoft.net/utils/product_cd_key_viewer.html

Description
===========
ProduKey is a small utility that displays the ProductID and the CD-Key of
MS-Office, Windows, Exchange Server, and SQL Server installed on your
computer. You can view this information for your current running
operating system, or for another operating system/computer - by using
command-line options. This utility can be useful if you lost the product
key of your Windows/Office, and you want to reinstall it on your computer.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, 11:33:34 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 14 de Agosto de 2015, 12:01:12
Será que se eu gravar o instalador em um CD para formatar e instalar ele direto, resolveria esses bugiznhos daqui do meu PC?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 14 de Agosto de 2015, 12:46:12
Uma dúvida:
A licença W10 será vinculada ao hardware mesmo, ou à conta?
Vou ter problemas se fizer upgrade "sensível" de hardware (placa mãe, disco rígido ou processador)?

Ao hardware, é o que a MS afirma. Diz também que "modificações moderadas" (como uma troca de HD) não causam problemas, já as extensas, como trocar a placa mãe, podem resultar em perda da licença. Processador, é um mistério.

Pra vc saber qual o numero de serie, depois da instalação baixa e roda o programa abaixo e salva o serial novo que a MS associou a sua maquina. Ja refiz a instalação limpa em maquinas usando o serial e funcionou direitinho, mas foram instalações sem alteração de HW.

Eu to salvando o serial de todas as maquinas que fiz o upgrade, vai que no futuro eu precise...

Não sei se servirá de alguma coisa, já que esses seriais não servem para instalação. Já testei ;)

Será que se eu gravar o instalador em um CD para formatar e instalar ele direto, resolveria esses bugiznhos daqui do meu PC?

É o que tem acontecido com a esmagadora maioria dos que enfrentam qualquer tipo de problema. Uma instalação "limpa" geralmente resolve. Mas esqueça um CD. O instalador te dá a opção de instalar ou gerar uma mídia de instalação (DVD ou pendrive), mas esta precisa ter no mínimo 4GB.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 14 de Agosto de 2015, 16:43:17
É o que tem acontecido com a esmagadora maioria dos que enfrentam qualquer tipo de problema. Uma instalação "limpa" geralmente resolve. Mas esqueça um CD. O instalador te dá a opção de instalar ou gerar uma mídia de instalação (DVD ou pendrive), mas esta precisa ter no mínimo 4GB.

Esse problema que eu tenho até que dá para ir levando, ainda porque eu estou sem paciência para fazer o backup de algumas coisas aqui e instalar tuuuudo de novo. Mas como faz isso? Aí será que funciona como as antigas versões? Tipo coloca lá o pen drive, daí inicia o instalador e depois escolhe a partição e tudo? Ahhh e se pedir a chave de instalação, se eu colocar a do win7 vai funcionar?
« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, 16:44:35 por Danilo_cs »


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 14 de Agosto de 2015, 19:14:46
Mas como faz isso? Aí será que funciona como as antigas versões? Tipo coloca lá o pen drive, daí inicia o instalador e depois escolhe a partição e tudo?

O "instalador" original é o programinha pequeno que você baixa da MS, ainda pelo Windows 7. Ele faz o download dos arquivos necessários para a atualização. Após o download, ele te pergunta se você quer instalar direto ou gerar uma mídia para instalação posterior.

Procure o instalador no seu computador e rode o bicho novamente. Como os arquivos já foram baixados, ele deve fazer a pergunta direto, aí você simplesmente aponta onde quer que ele gere a mídia.

Depois de pronta, você precisa dar boot através dela para iniciar a instalação. Lá dentro você pode fazer o que quiser com o HD (formatar, reparticionar, etc.), é uma instalação padrão do Windows, já velha conhecida.

Citar
Ahhh e se pedir a chave de instalação, se eu colocar a do win7 vai funcionar?

Não, a chave do Windows 7 não funciona. É por isso que, mesmo que você queira fazer uma instalação limpa, precisa antes fazer uma atualização, para gerar uma licença associada ao seu hardware.

A instalação irá pedir a chave por duas vezes, mas basta ignorar. Assim que o Windows 10 tiver acesso à internet, ele fará a ativação automaticamente.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 14 de Agosto de 2015, 22:30:33
Não sei se servirá de alguma coisa, já que esses seriais não servem para instalação. Já testei ;)
Funcionou comigo... Em 5 maquinas depois do upgrade fiz a instalação limpa, apaguei todas as partições, o hd saiu do zero. Em duas pulei as etapas que pedem o serial, e elas reativaram normalmente depois. Nas outras 3 digitei o serial logo da primeira vez que pediu, e funcionaram tbm. Nenhuma delas havia alterações de hw.

Ter o serial é bom e não custa nada. Esse programinha tbm lê os seriais dos outros programas instalados.

Se der merda com alteração do hw no futuro, o jeito será fazer como no passado, liga pro 0800 da MS e qd a URA  perguntar em quantas maquinas essa copia foi instalado, é só responder nenhuma!!!


edit: em breve vou fazer um teste, tentar colocar o serial de uma maquina em outra, e ir até as ultimas consequências no 0800 só pra ver o que rola.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2015, 22:33:39 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 14 de Agosto de 2015, 22:42:13
Funcionou comigo... Em 5 maquinas depois do upgrade fiz a instalação limpa, apaguei todas as partições, o hd saiu do zero. Em duas pulei as etapas que pedem o serial, e elas reativaram normalmente depois. Nas outras 3 digitei o serial logo da primeira vez que pediu, e funcionaram tbm. Nenhuma delas havia alterações de hw.

Ter o serial é bom e não custa nada. Esse programinha tbm lê os seriais dos outros programas instalados.

Bem, aqui testei e o serial obtido após a atualização foi recusado durante a instalação limpa. O serial testado manteve-se o mesmo após a ativação automática. A MS também cita explicitamente que o a licença não é funcional para preenchimento durante a instalação.

Mas se funcionou aí, tanto melhor :)


Citar
Se der merda com alteração do hw no futuro, o jeito será fazer como no passado, liga pro 0800 da MS e qd a URA  perguntar em quantas maquinas essa copia foi instalado, é só responder nenhuma!!!

Já conhecia essa, mas jamais imaginei que continuaria funcionando após tantos anos :D
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 15 de Agosto de 2015, 11:59:24
Então quer dizer que se eu formatar e instalar do zero o Win10 e, após eu conectar a internet automaticamente ele vai reconhecer a minha chave, desde que seja no mesmo HD ou Máquina que eu fiz o upgrade antes de formatar né?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 15 de Agosto de 2015, 13:06:19
Então quer dizer que se eu formatar e instalar do zero o Win10 e, após eu conectar a internet automaticamente ele vai reconhecer a minha chave, desde que seja no mesmo HD ou Máquina que eu fiz o upgrade antes de formatar né?

Exato  :ok:

Mesma placa mãe, pelo menos. Mas é claro que se o cara trocar tudo (HD, vídeo, memória, processador, etc.) e mantiver apenas a placa mãe, há chance de dar problema. Mas certeza, só mesmo testando esse caso extremo.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2015, 13:08:28 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.567
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 15 de Agosto de 2015, 15:11:35
Então quer dizer que se eu formatar e instalar do zero o Win10 e, após eu conectar a internet automaticamente ele vai reconhecer a minha chave, desde que seja no mesmo HD ou Máquina que eu fiz o upgrade antes de formatar né?

Supondo que vc não vai fazer alterações de HW no equipamento. Conforme falei antes não testei fazendo alterações.

Primeiro vc fraz o upgrade, que o novo Windows ativa automaticamente. Salva o que é importante de seu HD, inclusive veja se tem arquivos de drivers e programinhas de configuração do fabricante. Alternativamente vc tbm pode correr atrás disso posteriormente nos sites dos fabricantes, sempre pegando a versão mais nova.

Depois de baixar o ISO ou o SFTW no pendrive, vc pode fazer todo o processo do zero, apagando todas as partições antigas do HD.

Qd começa a instalar ele pede o serial, mas no cantinho da tela tem como pular a etapa ou deixar pra depois. Segue a instalação e se não me engano ele vai pedir novamente, acho que pede se rede for wireless e vc não estiver conectado, mas ai vc deixa novamente pra fazer mais tarde.

Depois da instalação concluída e conectado na internet ele ativa sozinho, pois reconhece o equipamento.

Provavelmente o Windows não vai conseguir instalar todos os drivers, e vc vai ter que fazer isso manualmente através do gerenciador de dispositivos, indicando pro equipamento onde é que estão as coisas (drivers).

Instalar do zero pra mim foi importante porque tinha maquinas que ficaram lentas, melhorou muito depois da zerada. E ai ja aproveita tbm pra limpar o que não usa.

Atenção para:


Um detalhe é o acesso aos bancos onde as maquinas precisam ser cadastradas e possuem programinhas embutidos de segurança e acesso às contas, dependendo do banco vai ter que fazer todo o processo junto ao banco novamente.

Outra coisa é o imposto de renda, que ficava acumulado nos anos anteriores, atenção pra procurar os arquivos e fazer backup, muitas vezes esses arquivos ficam escondidos em diretórios não tão óbvios.

Todos os programas que vc reinstalar vão novamente passar pelo processo de ativação junto aos fabricantes.

Além dos drivers os programas de gerenciamento do aparelho tbm terão que ser reinstalados, por exemplo os sftw de acesso/gerenciamento às teclas de funções dos lapotps, etc...

Nem todos os drivers foram revisados para o Win 10, mas normalmente um driver antigo do win 7 ou win 8 pode funcionar normalmente, tem que garimpar se estive faltando alguma coisa.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2015, 15:16:08 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #41 Online: 15 de Agosto de 2015, 18:23:46
Alguem com problema no Win 10 e o LR? Instalei aqui no meu PC o Windows assim que saiu, estou rodando ele bem desde lá.. nenhum problema. Já havia instalado o LR assim que instalei o Win 10, mas desde então não tinha aberto  o LR para trabalhar com ele (fotografia é hobby pra mim, não pego todo dia).
Eis que hoje fui tratar umas fotos.. e quem diz que rola! O LR abre normal, mas quando começo a mexer em alguns controles, normalmente nitidez, o PC dá tela azul!! E reinia.. que M. Já atualizei drivers de vídeo, já desabilitei a opção de usar placa de vídeo nas opções do LR... e nada. Impossível usar. Não notei isso com nenhum outro programa.
Mais alguém ou fui "sortudo"?  :aua: :aua:
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 15 de Agosto de 2015, 18:41:23
Lindsay, obrigado pelas informações. Acho que isso mesmo que eu entendi. Eu ja tenho ele instalado no PC. Agora penso em formatar e instalar de novo para ver se corrige alguns probleminhas. Botão de iniciar, calendário e relógio não funcionam quando clicam neles. O Edge e o Store não funcionam também. O player de música novo não toca quando minimizado.

Alguem com problema no Win 10 e o LR? Instalei aqui no meu PC o Windows assim que saiu, estou rodando ele bem desde lá.. nenhum problema. Já havia instalado o LR assim que instalei o Win 10, mas desde então não tinha aberto  o LR para trabalhar com ele (fotografia é hobby pra mim, não pego todo dia).
Eis que hoje fui tratar umas fotos.. e quem diz que rola! O LR abre normal, mas quando começo a mexer em alguns controles, normalmente nitidez, o PC dá tela azul!! E reinia.. que M. Já atualizei drivers de vídeo, já desabilitei a opção de usar placa de vídeo nas opções do LR... e nada. Impossível usar. Não notei isso com nenhum outro programa.
Mais alguém ou fui "sortudo"?  :aua: :aua:

Aqui o LR funciona perfeito  :ok:


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 15 de Agosto de 2015, 21:02:37
O Edge e o Store não funcionam também.

Só para ficar registrado, esse problema específico tem uma solução ridícula de tão simples. Instalei ontem o Windows 10 no notebook de um amigo, e a loja não funcionava. Fui pesquisar e descobri que o problema não era especificamente com a loja, mas com todos os aplicativos "Modern", ou seja, todos os aplicativos dedicados do Windows 10. Depois de passar por meia dúzia de tópicos em diversos fóruns, sem solução, um post deu a dica: basta "zerar" as configurações do Internet Explorer. Faça uma busca por "Opções de Internet", entre, selecione a aba Avançado, clique no botão "Restaurar" existente na seção "Restaurar configurações do Internet Explorer". Simples assim :)

Citar
Aqui o LR funciona perfeito  :ok:

Aqui também, tudo OK.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 15 de Agosto de 2015, 22:35:19
Só para ficar registrado, esse problema específico tem uma solução ridícula de tão simples. Instalei ontem o Windows 10 no notebook de um amigo, e a loja não funcionava. Fui pesquisar e descobri que o problema não era especificamente com a loja, mas com todos os aplicativos "Modern", ou seja, todos os aplicativos dedicados do Windows 10. Depois de passar por meia dúzia de tópicos em diversos fóruns, sem solução, um post deu a dica: basta "zerar" as configurações do Internet Explorer. Faça uma busca por "Opções de Internet", entre, selecione a aba Avançado, clique no botão "Restaurar" existente na seção "Restaurar configurações do Internet Explorer". Simples assim :)


Não funcionou  :(
O problema que acontece aqui no EDGE é que, quando eu abro ele, fecha sozinho...