Autor Tópico: Dúvida cruel: XPS 13 vs MacBook Pro Mid 2012  (Lida 6644 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #30 Online: 15 de Agosto de 2015, 08:38:55
Com certeza. Thales, SSD é o que há de bom! A diferença na resposta do computador é enorme porque o acesso aleatório dos SSDs é uma magnitude mais rápido que o de uma HD. É nisso que eu investiria, e não na memória. 8Gb provavelmente é suficiente para seu uso. O legal é você monitorar o uso de memória para saber. Acesse Aplicativos > Utilitários >Monitor de atividade (ou coisa assim - uso meu OS em inglês). Na aba memória, fique atendo ao medidor de "pressão da memória" e no marcador de quanto swap está sendo usado.

Quer uma recomendação de SSD? Samsung 850 EVO. R$ 520 o de 250GB e R$ 900 o de 500GB, no Mercado Livre.
Trabalhando com o iMovie esses dias e alguns outros aplicativos ele ficou lento e até "travou" por alguns instantes mas como não é Windows ele não deu pane e tudo voltou ao normal. Monitorei há pouco e quando uso o iMovie no máximo ele chega a consumir só ele, 56% da CPU. Meu próximo passo agora é colocar um SSD e será o da Samsung (provavelmente o 850 EVO pois o preço é praticamente o mesmo do 840, só me preocupa a escalada do dólar e pode tornar a comprar daqui uns meses bem mais cara).
Só estou na dúvida se fico com dois HDs (descartando o drive de DVD) ou 1 só.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #31 Online: 15 de Agosto de 2015, 08:43:58
Thales, eu fiz isso no meu MacBook Pro 13" 2009: tirei o DVD e coloquei um kit da OWC que permite instalar uma segunda HD ou SSD de 2.5" no lugar. Tem HD de 2tb no Mercado Livre por R$ 400, e é um modelo bem avaliado da Samsung / Seagate. Eu ficaria com um SSD de 250gb para boot e sistema operacional e a HD de 2TB pros arquivos.

Desde que tirei o DVD, não senti falta dele. Se você achar uma boa, a OWC também vende um gabinete USB acessório que permite aproveitar o drive de DVD original como externo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #32 Online: 15 de Agosto de 2015, 09:00:38
Thales, eu fiz isso no meu MacBook Pro 13" 2009: tirei o DVD e coloquei um kit da OWC que permite instalar uma segunda HD ou SSD de 2.5" no lugar. Tem HD de 2tb no Mercado Livre por R$ 400, e é um modelo bem avaliado da Samsung / Seagate. Eu ficaria com um SSD de 250gb para boot e sistema operacional e a HD de 2TB pros arquivos.

Desde que tirei o DVD, não senti falta dele. Se você achar uma boa, a OWC também vende um gabinete USB acessório que permite aproveitar o drive de DVD original como externo.
Se puder, posta o link.

O pouco que andei pesquisando (já que não vou fazer isso agora), a recomendação é colocar o SSD no lugar do HD original e o HDD no local do drive ótico, correto?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #33 Online: 15 de Agosto de 2015, 15:26:12
Se puder, posta o link.

OWC Data Doubler. Eles mandam direto para o Brasil e o frete é razoável, mas não se esqueça do imposto de importação. 60% ou 60% + 18% de ICMS, dependendo do estado.

O pouco que andei pesquisando (já que não vou fazer isso agora), a recomendação é colocar o SSD no lugar do HD original e o HDD no local do drive ótico, correto?

Eu não me lembro exatamente, mas sei que tem algum segredo relacionado ao gerenciamento de energia do drive conectado na interface do DVD. Vou procurar aqui e te respondo depois. Mas acho que é isso mesmo que você disse.


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #34 Online: 15 de Agosto de 2015, 15:29:03
Ah, esqueci do gabinete pra reaproveitar o DVD como drive externo. OWC SuperSlim.

Esse não funcionou tão bem para mim. Não sei se foi problema do meu drive, mas ele funcionou umas poucas vezes e depois parou de ler os discos. Optei por comprar um gravador de DVD externo e esquecer disso. Olhei aqui e custa R$ 144 no Mercado Livre, mas isso é fácil de encontrar no comércio local. Sai mais barato que comprar esse gabinete da OWC.


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #35 Online: 15 de Agosto de 2015, 17:57:28
Thales, tem um similar genérico desse produto da OWC na Amazon. Muito mais barato e tão bem falado quanto. Veja aqui.

Pesquisei um pouco e me parece que o SSD deve ficar no lugar da HD original e a nova HD secundária fica no lugar do DVD. Se o drive de boot ficar na porta SATA do DVD, o computador pode ter problemas no gerenciamento de energia e para acordar. É assim que o meu está instalado e nunca tive problemas.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #36 Online: 15 de Agosto de 2015, 22:16:58
Estou pensando em colocar um SSD da Samsung de 250 GB e depois, quando sobrar uma graninha, colocar um HD de 1 TB onde é o drive de DVD.

Hoje fui processar uns vídeos no iMovie e ficou lento.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #37 Online: 15 de Agosto de 2015, 22:32:49
Estou pensando em colocar um SSD da Samsung de 250 GB e depois, quando sobrar uma graninha, colocar um HD de 1 TB onde é o drive de DVD.

Hoje fui processar uns vídeos no iMovie e ficou lento.

O HD é de 5400 rpm, otimizado para baixo consumo e não performance...
Um dos macmini aqui é justamente um i5 2.3 e processa na boa, só que o HD é de 7200 da Hitachi.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2015, 22:35:24 por AFShalders »


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #38 Online: 16 de Agosto de 2015, 10:06:04
Estou pensando em colocar um SSD da Samsung de 250 GB e depois, quando sobrar uma graninha, colocar um HD de 1 TB onde é o drive de DVD.

Acho uma boa, mas invista em uma de 2TB. A diferença de preço é pequena. Aquela Samsung que recomendei chega a dar 125MB/s, o que é excelente para uma HD de 2.5". Tem uma avaliação dela aqui.

Ou você pode simplesmente pegar a HD original e passar para o lugar do DVD, usando o adaptador. Aí não precisa gastar mais nada.

Hoje fui processar uns vídeos no iMovie e ficou lento.

Tente repetir o trabalho com o Monitor de Atividade do sistema aberto. Assim você consegue saber se o gargalo está na CPU, memória ou HD. Se for na HD, uma coisa que você pode fazer é trabalhar os projetos no SSD e, depois de prontos, arquivá-los na HD grande.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #39 Online: 16 de Agosto de 2015, 10:18:36
O HDD que estou vendo é igual a esse que você recomendou só que de 1 TB (250 reais). No momento não quero gastar mais que isso pois já fiz outros investimentos no SSD.
Vamos concentrar essa discussão neste tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=114021.0.

A máquina atinge fácil 300% de uso da CPU quando está trabalhando no iMovie ou agora que está convertendo um arquivo pelo Hand Brake só que o uso da Memória RAM nunca passa dos 6,5 GB (tem 8 GB).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #40 Online: 16 de Agosto de 2015, 17:07:38
Esses 300% de cpu são o turbo boost. Mas tem que ver qual o processo que está causando isso. Não é lá muito normal.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #41 Online: 16 de Agosto de 2015, 18:33:23
Thales,

De uma olhada nos processos, se não tem um "kernel task" que travou com a cpu nesse nivel. Isso as vezes pode acontecer com sistemas que tiveram um monte de upgrades de sistema um em cima do outro.

Identifique qual o processo, é importante, para prosseguir com o procedimento adequado.

Mas tenha em mente que o iMovie é ruim pra caramba em termos de código, come muita CPU dependendo do que estiver fazendo, pode ser perfeitamente ele quem está colando em 300%. O vídeo é 4K ?

Já tentou o FInal Cut ?
« Última modificação: 16 de Agosto de 2015, 18:42:26 por AFShalders »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #42 Online: 16 de Agosto de 2015, 18:59:21

Thales,

De uma olhada nos processos, se não tem um "kernel task" que travou com a cpu nesse nivel. Isso as vezes pode acontecer com sistemas que tiveram um monte de upgrades de sistema um em cima do outro.

Identifique qual o processo, é importante, para prosseguir com o procedimento adequado.

Mas tenha em mente que o iMovie é ruim pra caramba em termos de código, come muita CPU dependendo do que estiver fazendo, pode ser perfeitamente ele quem está colando em 300%. O vídeo é 4K ?

Já tentou o FInal Cut ?
O próximo eu vou fazer pelo Final Cut.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #43 Online: 17 de Agosto de 2015, 08:46:34
Não existem milagres... edição de vídeo exige grande poder de fogo de processamento, qualquer laptop windows ou Mac de R$ 3.000 vai ter performance razoável (caseira), é apertar o play e ir tomar café.

Quanto menos processos estiver rodando na CPU melhor, então limpe tudo o que estiver rodando em background que seja dispensável.

O resto é o gargalo da CPU juntamente com o algorítimo de conversão do vídeo escolhido.

Se a necessidade for exclusivamente conversão de video com o máximo de performance, ae é como sitei nao existem milagres... é Desktop na cabeça, com todos os componente de primeira linha, ou seja... muito dinheiro tudo isso.

Sobre o XPS, valeu pelo link do mercado livre, porém o processador era i7 terceira geração, e hoje pelo site da Dell, você consegue um 2x1 de ultima geração por R$ 3000 e pouco... tem umas gramas amais que o XPS... mais eu prefiro pelo processador mais atualizado.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2015, 08:54:14 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ