Autor Tópico: A Saga - Impressão, Espaço de cor e Afins....  (Lida 4436 vezes)

ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Agosto de 2015, 08:32:33
Caros colegas estimulado pelo post do colega "efilho" tenho mandado minhas fotos para impressão, é uma imensa satisfação ver as fotos na parede!! Bem ainda não imprimo em casa, mando para impressão - já tentei serviços online, minilabs vários, etc... segue o meu relato e alguns pontos de dúvida, quem puder ajudar ou identificar algum erro que esteja cometendo, agradeço:

1- Inicialmente calibrei meu monitor que é um LG IPS, com um Spyder 5 - percebi uma mudança significativa para melhor!.

2- Lendo os posts do Pictus e outros colegas, entendo que o perfil criado para o monitor serve somente para a função de exibir a imagem, cores, tons de cinza e branco mais próximo de um padrão estabelecido.... não tem nada a ver com o espaço de cor, ou perfil para impressão.

3- Fotografo em RAW > LR ou PS > Working Space Adobe RGB (Meu monitor não é widegamut, mas acredito que trabalhar em um espaço maior na edição possa trazer ganhos)

4- Faço a edição que desejo e ao final o crop baseado no tamanho desejado de impressão > JPEG em sRGB.

5- O problema são as variações e surpresas ao receber a foto impressa, variações de cor e de brilho, exposição... fui ler mais nos posts aqui e entendi o quanto é complexo o processo para a impressão e que variações irão certamente ocorrer entre o que vemos na tela e  impressão final.

6- Bem o ponto aqui é minimizar estas variações, pelo que pude ler uma forma interessante seria utilizar o recurso de Soft Proofing do PS ou LR em que o programa gera uma imagem simulando o perfil de impressora que será utilizado (impressora + tinta+papel), duplicando a imagem poderíamos então editar a simulação para que se pareça o mais próximo possível com o que vemos no monitor.

7- Até aí legal, o problema é: para fazer o Soft Proofing precisamos do perfil ICC criado no local onde vamos imprimir, instalar este perfil no nosso PC e selecionar ele na hora da simulação.

8- Moro em BH - tentei inicialmente por serviços online - responderam que o perfil era somente para propostas internas, lojas de revelação em shopping a atendente nunca ouviu falar do perfil icc e por aí vai.

9- Estou tentando agora em uma loja antiga e tradicional de BH - Pedro Cine Foto e que possui ótima reputação e é mais voltada para quem trabalha com fotografia, verei hoje com eles.

10- Pelo que consegui entender existe a necessidade de uma edição direcionada para a impressão - que levará em conta a impressora, tinta, e tipo de papel utilizado; sendo esta edição um pouco diferente da padrão que fazemos e gostamos ao ver a foto no monitor.... já que a capacidade e forma de "mostrar" as cores, tons, etc.. é diferente em uma tela que emite sua própria luz que no papel que reflete a luz ambiente e ainda que será diferente também entre os vários tipos de papéis.

11- Caso não consiga o tal perfil icc do minilab, só vejo duas opções:

A- Escolher um de referência, imprimir algumas fotos e adaptar a minha edição ao padrão do Lab, entendendo que a foto que irá para lá sairá com mais ou menos brilho, mais ou menos saturação que o que minha tela mostra e já prever isso; inicialmente será meio tentativa e erro.

B- Comprar uma impressora e fazer em casa, mesmo não sendo uma impressora TOP, faço impressões até no máximo tamanho A3, mas até A4 já me atenderia bem, aí pelo menos com a impressora instalada, perfil Icc da mesma para os papeis da marca, teria mais controle, faria o Soft Proofing com o icc instalado da impressora eo resultado final mais próximo do que desejo.

Estou viajando ou é isso mesmo?
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 13 de Agosto de 2015, 13:43:00
1- Calibrar é fundamental.

2- Exato

3- Minilab é sRGB, se for em inkjet bombada com papel especial o
recomendado é Adobe ou ProPhoto RGB.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=110408.0

4- OK

5- Minilab químico toda hora apresenta um resultado diferente...  :shock:
Se for DRY minilab https://pt.wikipedia.org/wiki/Minilab
aí pode ter constância nos resultados.

6- Além da calibração do monitor e perfil da impressora tem tb a questão da luz
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=109186.msg1174088#msg1174088

7- OK

8- :)

9- Boa sorte

10- Exato

11a- Procura por um DRY minilab

11b- É a melhor solução, só vai custar caro.
A galera que imprime Fine Art disponibiliza perfil, cada combinação
de papel/tinta precisa de um perfil próprio.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2015, 13:44:25 por Pictus »


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2015, 14:35:04
Pictus,  muito obrigado por comentar ponto a ponto meu tópico,  pelo menos sei que estou no caminho certo e que é difícil mesmo!!!!

Abraços.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2015, 14:40:03 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2015, 14:37:07
Falei com o responsável na loja citada acima, me informou que trabalham com Noritsu e papéis Fuji. Este Noritsu seria o mini lab?
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2015, 14:46:35
Pictus,  muito obrigado por comentar ponto a ponto meu tópico,  pelo menos sei que estou no caminho certo e que é difícil mesmo!!!!

Abraços.

 :ok:
 
 
Falei com o responsável na loja citada acima, me informou que trabalham com Noritsu e papéis Fuji. Este Noritsu seria o mini lab?

É mini lab e papel fotográfico(químico)...
Cada hora vai sair de um jeito diferente...


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2015, 14:48:28
 :ok: :ok:

Acho que então é sossegar e imprimir! !!!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2015, 19:19:33
Putz, é isso mesmo

Em impressão não tem muito milagre, igual a material fotográfico não achei um bom e barato

O que o Pictus comentou, vai na fé

Vc tem algumas ótimas impressoras a preços não tão caros, mas vá se acostumando com os valores dos materiais cada vez maiores.

Em novembro estava pagando R$275,00 num cartucho de tinta e hoje está por volta de R$400, já achei por R$499..  :eek: :(

Papel vc não precisa comprar exatamente da marca, pode ser um bom nos mesmos padrões, satim, brilho, etc

Se for dar uma "inventada" vai precisar de um espectrofotômetro pra perfilar

Não sei exatamente onde quer chegar com as fotos, se for vender emoldurado o valor da impressão ruim ou boa não vai interferir muito no seu valor editorial.








vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.796
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2015, 19:36:19
Cara, que trabalheira!

Eu já iria dizer que é mais fácil fotografar com filme até ler que minilab de revelação química não é constante.
Negocio é imprimir em PB, ta louco rsrsrrsrsr

Usando color check e ignorando o que vejo no monitor, as impressoras com configuração padrão acertam as cores ou o papel usado altera muito as cores?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2015, 21:12:53

A impressora só acerta quando tem o profile feito para a combinação tinta/papel.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Agosto de 2015, 08:32:15
Caros colegas, Spositom, Vangelismm e Pictus, obrigado por compartilhar conhecimento e opinar. Retorno para dar notícias da saga !!
Bem o objetivo final das minhas imagens é apenas prazer pessoal e pendurar na parede da minha casa.

1- Todo o processo que citei acima trouxe muita coisa legal: saí de casa, fui visitar locais de revelação, conversei com pessoas com muita experiência em fotografia e revelação, teste um 5 locais diferentes para revelação - incluindo revelação on line.

2- Aqui em BH, fui visitar uma loja de fotografia antiga e bem conceituada, fundada por um fotógrafo - Pedro Mordentes, já falecido e atualmente comandada por seu filho. É muito legal conversar com pessoas que gostam do que vendem e tem a fotografia em sua história de vida.

3- Me levaram para conhecer o minilab, o maquinário - Noritsu QSS, acompanhei a revelação, vi um museu/coleção pessoal de máquinas que contam a história da fotografia, etc...

4- Entendi que SEMPRE haverá diferença entre o monitor e o papel - são mídias diferentes e que possuem capacidade diferente em expressar cores, tons, saturação, contraste, etc...

5- A diferença não significa pior ou melhor, sou da geração digital, nasci vendo o mundo e as imagens pela tela do monitor...hoje após imprimir prefiro as imagens no papel !

6- Após definir o minilab, e ter a especificação do equipamento, entrei no site Noritsu internacional e lá há um profile padrão da máquina + papel Fuji Crystal - utilizado no minilab de minha cidade.

7- Um perfil genérico não é o ideal, o ideal seria que periodicamente cada minilab atualizasse o perfil do seu equipamento/papel tornando-o disponível para download.

8- Apesar da limitação acima citada, instalei o perfil em minha máquina, utilizo ele para visualizar a prova de impressão no LR ou PS e a partir dele faço ajustes - em geral com adição de mais brilho e contraste.

9- Fiz várias impressões de prova/teste - e o resultado me surpreendeu, agora sim as impressões estão como eu imaginava ao fotografar.

Abraços e espero que o post possa auxiliar os que chegam.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 19 de Agosto de 2015, 08:51:22
Obrigado por compartilhar suas experiências
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Agosto de 2015, 09:24:26
Obrigado por compartilhar suas experiências

 :ok: :ok:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #12 Online: 19 de Agosto de 2015, 13:37:33
bacana seu relato.
Você já escolheu o tamanho e qual papel vai imprimir suas fotos?


andrey.miranda

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
Resposta #13 Online: 19 de Agosto de 2015, 16:42:12
Caro ronaldom01 qdo li seu relato me veio uma sensação de deja-vu. Passei por tudo que passou e por incrível que pareça acabou no mesmo fim: pegar o perfil de cor direto do lab.
O complicado é que as vezes os labs se negam a fornecer o perfil. O porque eu não sei.
Outra coisa muito importante é avisar ao operador do lab de não mexer na foto. Eles tem mania de mexer em saturação, exposição, enquadramento e isso fode com a gente.
Existe tb a difereça de cores entre os papéis: fosco, brilhante, cetim, pérola. Cada um se comporta de um jeito.
Bom, acho que é isso.
Qualquer novidade não deixe de contar pra gente.  :ok: :ok: :ok:
Canon 50D + Canon SX50HS
Canon EF-S 18-135mm f 3.5-5.6 IS II + Canon EF 50mm f 1.8 + Canon EF 100-400mm f 4.5-5.6 L IS
Canon Speedlite 580 EX II


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Agosto de 2015, 07:47:32
Amador: já defini sim, atualmente estou por padrão imprimindo em 20x30 e algumas em 30x40, me agrada mais o papel fosco... comprei algumas molduras e coloquei no corredor com fotos da família e viagens... comprei um painel metálico 50x80cm no ML e coloquei na sala do computador, lá coloco as fotos com ímas, fica fácil de trocar e me dá um enorme prazer ao ver o resultado final do hobby!! Hoje vou registrar algumas fotos do espaço e postar.

Andrey: todo esse processo agrega conhecimento (um pouco de sofrimento também  :D :D), já peço lá para não fazer nenhuma auto correção em minhas fotos, no início não sabia disso e a diferença foi significativa... Somente imprimi em papel fosco, encomendarei algumas fotos em outros papéis para testar e ver os resultados.

Acho que cada um encontra o seu caminho: pode ser imprimindo em casa (como descrito no excelente post do efilho), imprimindo próximo de casa, de forma mais simples ou mais profissional, etc.... acho que o importante mesmo é imprimir!!!
« Última modificação: 20 de Agosto de 2015, 07:48:42 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/