ninguém se manifestou, então vou falar mais um pouco…..
o trabalho do Eugene Smith é um dos mais importantes do mundo por várias razões
-um conceito mais elaborado de matéria jornalística
-o impacto social e politico das suas fotos
-e o processo laboratorial
e é desse último que eu quero falar……isso mesmo, o processo de ampliação de suas fotos,
eu não sei se vcs sabem, mas Eugene Smith era um tremendo laboratorista….
ele tinha um controle que beirava o absurdo……mas diferente do Ansel Adams ele não queria tirar o melhor
do negativo para ter a melhor ampliação,
ele queria imprimir uma ideia na imagem, manipular a imagem para passar uma intenção,
ou seja, ele criou o que hoje conhecemos como pós-processamento,
a fotografia não terminava no click mas em como se finalizava a imagem no laboratório,
ele não foi o primeiro, mas foi o que levou essa idéia a todos os fotógrafos.
no inicio do séc.XX acho que a ideia de ampliação fotografica vinha da gravura,
não interferir na imagem…..
no séc. XIX quando um gravurista recebia um desenho do artista, ele tinha que gravar a chapa
o mais fidedigno possível, e o impressor tbm……
eles reproduzem de maneira técnica…..
o laboratorista era o mesmo, é claro que exista as técnicas de apagar ou por alguém na foto,
mas nada como Smith fez…..
alteração de contraste, dodge and burn,
usar ferricianeto de potassio, etc
https://iconicphotos.files.wordpress.com/2009/05/flam298.jpgcomo essa que ele fez do medico Albert Schwartz, onde a camisa está mais clara que o abajur
algumas alterações eram tão complicadas que ele fotografava as suas ampliações, para ter como base para novas copias
os conceitos que Smith criou em laboratório nos anos 50 e 60 são o que todos nós usamos no Lightroom nos dias de hoje….