Autor Tópico: Foto impressa em jornal - RGB ou sRGB?  (Lida 2122 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Online: 10 de Setembro de 2015, 20:50:30
Vou mandar umas fotos minhas para impressao em jornal.

E aí galera?

:snack:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2015, 21:11:58
Eu acho que AdobeRGB
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2015, 22:06:19
inicialmente RGB na melhor resolução possível,  alguns locais só trabalham com a imagem já convertida pra TIFF CMYK em 300dpi... até imagens de baixa resolução retiradas de sites podem ser preparadas, isso implica na qualidade final é claro, mas quase todas as empresas tem pessoal pra fazer a preparação do arquivo final

link 19mb
link2 400kb
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2015, 22:29:51
RGB é uma coisa
CMYK é a outra.

sRGB é uma coisa
AdobeRGB é a outra.


Pra jornal, CMYK.

Edit > Convert to profile > Working CMYK Web Coated v2 (o ideal seria pedir pro jornal qual o perfil de cmyk que eles trabalham)

Tu vai ver no "preview" que vai dar uma matada nas saturações.

EDIT, pelo manual dos jornais ali em cima, o pessoal usa o perfil newsprint como padrão...
« Última modificação: 10 de Setembro de 2015, 22:32:57 por C. Ferrari »


marcelogimenes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 403
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2015, 22:34:43
Como já foi dito, os jornais já tem seus arte finalistas que irão fazer a adaptação... Eu mandaria em AdobeRGB por ter mais cores disponíveis e lá os caras se viram.
D610 | D7100 | 50mm 1.8G | 85mm 1.8G | 24-120 f/4G | 2x YN- 568ex | 2x YN-622n | YN-622n-TX | Manfrotto 190xpro3 |


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2015, 23:18:37
Acho que tanto faz.
Num jornal deve ser uma coisa tão frequente, converter imagens para cmyk, que deve ter o perfil de conversão pronto.

Só não mandaria convertido para cmyk para não limitar a conversão deles se for preciso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2015, 09:03:55
Valeu, galera! Mandei em RGB como voces sugeriram. Se precisarem de algo diferente disso vao me avisar.

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2015, 11:11:04
Acho que tanto faz.
Num jornal deve ser uma coisa tão frequente, converter imagens para cmyk, que deve ter o perfil de conversão pronto.

Só não mandaria convertido para cmyk para não limitar a conversão deles se for preciso.

Por ser frequente eles fazem de qualquer maneira. Tu acha que tem alguém responsável lá dentro pra fazer isso? Os jornais estão quebrados... todo mundo faz de tudo.

Quem tem que fazer isso é o fotógrafo, ele tem que ter o conhecimento e saber o que entregar para quem quer que seja. Se tu deixa nas mãos de outra pessoa, tu não sabe o que ela vai fazer.

É muito melhor entregar o arquivo pronto do que deixar aos ventos pro diabinho fazer o que quiser.

Valeu, galera! Mandei em RGB como voces sugeriram. Se precisarem de algo diferente disso vao me avisar.



Na minha opinião tu errou :/


Edit: Eu tenho fotos publicadas em jornal direto por causa da cobertura dos jogos de futebol, a agência recebe em RGB pois as imagens também são utilizadas para Internet. Quando vão para o jornal eu não tenho controle e quem faz a conversão são os próprios jornais, e as vezes fica uma porcaria... mas é foto de futebol, não tem nada demais.

Mas esso não é o teu caso, tu tem um trabalho autoral, que gasta um bom tempo editando, manipulando, arrumando cor etc etc... e aí tu vai lá e entrega o arquivo pra um zé qualquer fazer a conversão. Não me parece o melhor caminho. É claro que tu não vai ter problemas sérios de cor, geralmente o CYMK mata as saturações e consequentemente pequenos desvios no vermelho, azul e amarelo. Se tu faz a conversão, na hora de fazer o softproof tu pode ver um preview e fazer os ajustes que considere necessário... esse é o benefício de fazer a conversão e entregar o arquivo pronto.

Eu acredito que nós como autores de nossos trabalhos temos que ter esse conhecimento de gerenciamento de cor. Eu tenho um pouco de estudo pois o meu antigo chefe é referência nisso, já fiz muitos testes, cada álbum fotográfico/cópia que eu vou fazer eu faço a prova de cor. Faço softproof, tenho meus equipamento calibrados, tenho os perfil de cores para simulação dos minilabs e outras impressoras para um fineart. Mas não vejo ninguém tendo esse controle. Não é fácil ter esse controle, mas pro meu trabalho considero essencial.

E pra finalizar, tu pode fazer tudo o que eu disse a cima, e a cópia não vai ficar a mesma do monitor... uma é luz (RGB) e a outra é pigmento (CMYK). Mas vale o cuidado :)
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 11:26:46 por C. Ferrari »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2015, 14:30:47
A menos que façam um erro grosseiro, qualquer diferença de cor é preciosismo, imperceptível para a maioria.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs