Autor Tópico: Opiniões: Windows X Mac  (Lida 7247 vezes)

fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #15 Online: 11 de Setembro de 2015, 19:18:58
Rodando DxO, Photoshop e RawTherapee:  MacBook ganha, facil. Hoje mesmo fiz dois lotes de 500 raws. Basta cronometrar o tempo e ver que a diferença é de +15% para o mac.. E ai ?

Windows está rodando antivírus ou alguma coisa assim? Exportar RAW é 99% CPU. Deveria ser exatamente igual nas duas plataformas. Não existe otimização no OS X que justifique essa diferença. A Adobe, por exemplo, não faz distinção de sistema operacional quando fala de otimização de performance, só fala de hardware.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 11 de Setembro de 2015, 21:48:19
Windows está rodando antivírus ou alguma coisa assim? Exportar RAW é 99% CPU. Deveria ser exatamente igual nas duas plataformas. Não existe otimização no OS X que justifique essa diferença. A Adobe, por exemplo, não faz distinção de sistema operacional quando fala de otimização de performance, só fala de hardware.

Claro que está, afinal é o que o usuário de perfil normal pelo menos deveria estar rodando, mas essa não é uma máquina para esse tipo de trabalho, nao uso note para trabalhar com fotos.
Mas tem um outro fator, que é o gerenciamento de memória, que nos Unix é muito superior, o próprio acesso a disco também é mais eficiente. Desligando o antivirus da uns 10% de diferença.

Já fiz outros testes com o Dell, com dual boot, Linux e Win 8.1 (que tinha vindo com ele) e o RawTherapee convertendo 1000 arquivos. A diferença é mais gritante ainda, na casa dos 30%
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 21:49:36 por AFShalders »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 11 de Setembro de 2015, 22:23:19
Eu, qdo vou trocar de Mac, economizo bastante e só faço qdo posso pagar a prestação do top de linha. Se não tenho $$$ espero, pois a máquina é muito cara e comprar "capada" é decepção em pouco tempo, justamente pelas opções excelentes de outros fabricantes, muito mais baratas. É melhor ir numa boa máquina Dell, Asus, Lenovo etc.


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 11 de Setembro de 2015, 22:26:25
Você não comprou um Apple, comprou um "Lemon"...  :D

Não entendi  :no: (burro)
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 11 de Setembro de 2015, 22:29:45
Eu migrei para não voltar mais. Tinha um desktop parrudo e consegui fazer hackintosh (em julho). Ficou show de bola.
Decidi vender o desktop e o notebook Dell velho da minha esposa para comprar um Notebook novo top.
Como não achei um modelo novo passível desse hackintosh, comprei um MacBook Pro de 2011 de 13". Quando quero editar fotos eu uso meu monitor Dell externo.

Coloquei um SSD e um HD e a máquina esta show. Óbvio que se fosse um hardware de 2013 ou mais novo a performance seria equivalente ao meu desktop com Yosemite.

Nenhum sistema é perfeito, sempre haverá prós e contras. Na minha opinião o sistema da Apple tem mais pontos positivos que o da microsoft.

Eu fiquei com uma configuração bastante semelhante... só não consegui trocar o drive de DVD por outro HD em um adaptador (por puro cagaço de desmontar...)

O desempenho em si estava aceitável para os meus parâmetros, porém minha principal dúvida sempre foi se realmente valia a pena me desfazer do Lenovo com Win10.

Como o efilho tinha comentado, existe muito mais relação entre HW/SW do que agnt imagina, e realmente pelo fato de o HW da Apple ser otimizado pro SW, pra mim, leigo, a performance parecia bastante semelhante...
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 11 de Setembro de 2015, 22:34:39
Baboseira isso tudo. Aqui do meu lado tenho dois notes, um i7 Dell Inspiron 5000 com 8 gigas de memória e SSD de 500 video AMD M265 de 2 gigas, rodando Windows 7 e um MBP i5 com 8 gigas e SSD de 500 também e video Intel HD5000.

Vamos ao que interessa.

Rodando DxO, Photoshop e RawTherapee:  MacBook ganha, facil. Hoje mesmo fiz dois lotes de 500 raws. Basta cronometrar o tempo e ver que a diferença é de +15% para o mac.. E ai ?

Internet e Office não faz a menor diferença. Eu não uso o MS Office nem o Apple iWork. Uso o OpenOffice, sem o menor problema, funciona tudo 100%

Vantagem do Dell = Barato, e hoje em dia isso conta muito
Vantagem do MacBook = MUITO mais fluido

Não sei ainda se mantenho o W7, se vou para o W10 ou se limo e meto um Linux Slackware nele.
As chances de eu continuar com Windows existem, mas somente em uma máquina virtual dentro do Linux ou MacOS, para desenvolvimento e olhe lá.

Se você acha que sair de um i5 rodando OSX e ir para um i7 rodando Windows será mais rápido e fluido, pense duas vezes. Eu Fiz esse teste inumeras vezes e sempre acabei voltando.

Windows para mim atualmente, só se for para PC Gamer, aí um PC brabo com uma placa de vídeo mais braba ainda, sem antivirus e tunado até o inferno para performance. O resto é bobagem.

Nada melhor do que a experiência prática.
Infelizmente eu não tinha dois SSDs e memórias disponíveis pra fazer esse comparativo...
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 11 de Setembro de 2015, 22:38:44
Não entendi  :no: (burro)

"Lemon" é gíria gringa para algo que não funciona como deveria ou se esperava...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 11 de Setembro de 2015, 23:35:45
efilho: excelente trocadilho ! kkkkk

Hoje estou aqui brigando com um Win10, mais especificamente com drivers.
Impressionante a atividade de rede do fdp. Toda hora telefonando para casa haha ! Mas tem uns scripts legais para desativar essa tranqueira toda.

Quanto essa de i5 x i7, salvo situações muito específicas, não faz grande diferença na prática. Notei diferença sim, mas em jogos bem pesados e na hora de renderizar vídeo, no resto é muito pouca diferença digna de ser levada em conta.

Um ponto bom dos macs é que não fica nessa encheção de saco atualizando drivers e tal, a coisa toda é muito bem azeitada. Os problemas, já mais do que conhecidos é na hora que alguma coisa do hardware dá pau, aí custa uma nota preta.

Os outros tem a manutenção bem mais fácil e preço muuuito melhor, e convenhamos, servem bem. Nem imagino quanto custaria um Mac com as especificações de um PC brabo que tenho aqui. Mas é para games e não para ficar navegando na internet, usando office e editando foto. Para isso qualquer i5 bem configurado dá e sobra. Aliás, rodando Linux, até i3 ou Core 2


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 12 de Setembro de 2015, 00:40:16
Eu mesmo gostei do trocadilho: não é sempre que aparece a oportunidade...  :D

Concordo com tudo isso que vc falou, e só uso Mac pq criei realmente antipatia pelo Windows após vários anos (1986 a 2011), esperando apenas que rodasse bem o Win em máquina virtual para continuar trabalhando com SW incompatível. Mudar pro Mac foi um dinheirão (12 vezes...) e um espetáculo de eficiência no meu uso particular, mas não podemos culpar Tio Bill: o sistema dele é para todos os computadores do Mundo, e a Apple é só para as máquinas dela, controle absoluto sobre tudo. De qq forma é uma "melhor prática" se desfazer de máquinas qdo já não estão satisfazendo, especialmente essas caras que ainda vendem por valor razoável. :)


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #24 Online: 12 de Setembro de 2015, 03:04:10
Hoje estou aqui brigando com um Win10, mais especificamente com drivers.
Impressionante a atividade de rede do fdp. Toda hora telefonando para casa haha ! Mas tem uns scripts legais para desativar essa tranqueira toda.
Usa o O&O ShutUp10 + Spybot Anti-Beacon e desliga o DNS cache + Teredo/Tunneling que resolve 95%

Para desligar o Teredo/Tunneling abre um  "Command Prompt(admin)" e manda(copy&paste) os comandos:

netsh int ipv6 isatap set state disabled
netsh int ipv6 6to4 set state disabled
netsh int teredo set state disable
sc config iphlpsvc start= disabled
sc config Dnscache start= disabled
sc config NcaSvc start= disabled

Depois do reboot deve estar OK...
Aqui também uso o TCP Optimizer 4.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2015, 03:05:39 por Pictus »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 12 de Setembro de 2015, 03:23:34
Pictus,

Tem esse aqui tambem, mais hardcore: https://github.com/WindowsLies/BlockWindows


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 12 de Setembro de 2015, 03:26:58
Nada melhor do que a experiência prática.
Infelizmente eu não tinha dois SSDs e memórias disponíveis pra fazer esse comparativo...


Sandir,

Ainda tem um outro "pequeno" detalhe: Existem MUITOS modelos de i3, i5, i7, Celeron, Pentium e assim vai. E o pior é que as características deles meio que se sobrepõem ente as famílias. Se você comparar um i7 top com um i5 basicão a diferença pode ser grande dependendo do que for e do uso.


Pra você ter uma idéia, só dos i5....

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/todos-os-modelos-do-core-i5/1891
« Última modificação: 12 de Setembro de 2015, 03:30:22 por AFShalders »


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #27 Online: 12 de Setembro de 2015, 09:00:37
Ainda tem um outro "pequeno" detalhe: Existem MUITOS modelos de i3, i5, i7, Celeron, Pentium e assim vai. E o pior é que as características deles meio que se sobrepõem ente as famílias. Se você comparar um i7 top com um i5 basicão a diferença pode ser grande dependendo do que for e do uso.

Pois é. Estou curioso porque essa diferença de performance não bate com meus resultados. Deveria ser igual entre Windows e Mac com o mesmo hardware, exceto em casos de programas que não são bem otimizados em uma das plataformas.

Qual o i5 do Mac? E o i7 do Dell é o Intel Core i7-4510U?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 12 de Setembro de 2015, 12:16:23
No Primate Labs tem excelentes comparações que podem servir como guia, mas devem ser consideradas dependendo do uso etc.

https://browser.primatelabs.com/mac-benchmarks


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.466
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 12 de Setembro de 2015, 13:24:55
O probleminha é que TUDO depende do tipo de uso.

Não é só comparar processador, memória e disco. Tem muito mais coisas envolvidas e vou contar um caso que me aconteceu uns dias atras.

Estou montando alguns servidores NAS usando o Nas4free que é uma distribuição Unix baseada no Free BSD, que por acaso é a mesma base do MacOSX.

Pois bem, na mesmissima placa mãe, que usa um Celeron 847 de 1.1 Ghz, 4G de memória e discos Seagate Barracuda de 2T @7500 rpm, com rede gigabit ethernet.

Olha o que eu medi. Os valores são relativos a transferencia de uma máquina virtual do Parallels com 8.6 gigabytes de tamanho. O primeiro valor é a velocidade média enviando o arquivo de um HD thunderbolt espetado em um mac para o NAS. O segundo valor é o oposto, a leitura do NAS para este HD, com o HD vazio para não dar problema com seek.

Nas4Free 10.2.0.2 build 1814 64 bit :  OUT = 47 MB/S  e IN = 87 MB/S
Nas4Free 10.2.0.2 build 1814 32 bit :  OUT = 85 MB/S  e IN = 97 MB/S
CENTOS 6.5 32 bit : OUT = 98 MB/S e IN = 101 MB/S

Vamos lá, é o mesmo hardware, por que a diferença ?
Podem ser inumeras coisas, tipo de drivers, tipo de build, opções de compilação, uso de drivers genéricos x específicos para os chipsets r por aí vai.

Performance está muito ligada ao software, principalmente na camada dos drivers. Por isso geralmente Linux e o MacOs são muito mais eficientes que os Windows, pois o SO usa drivers muito especificos para cada tipo de máquina. No Windows é uma zona total, tem zilhões de chipsets para tudo e nem sempre os drivers istalados são os melhores para um determinado caso.

Por exemplo, tenho um outro note aqui, um velhinho da Toshiba core 2 de 2Ghz e 4GB de memória. Coloquei o Win 8.1 nele e depois o Win 10. Os drivers de vídeo recomendados para a GPU Nvidia dele funcionavam, mas eram muito piores que os originais de win 7 que a propria Toshiba disponibilizava. Instalei o antigo e a máquina melhorou muuuito.

Uma outra coisa interessante é por que ao transferir um lote grande de arquivos entre duas máquinas windows pela ethernet é bem mais lento que entre linux, no mesmo hardware. É uma questão de eficiencia do protocolo e provavelmente dos drivers e do próprio SO.

Resumindo, tem muito mais coisas envolvidas do que simplesmente o processador.