Autor Tópico: Opiniões: Windows X Mac  (Lida 7235 vezes)

sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Setembro de 2015, 12:11:15
Companheiros minha história é a seguinte:

Recentemente adquiri um Macbook Pro (i5, final de 2011). Até então eu estava usando um Lenovo g40s (i7, 8gb, 240gb SSD + 1tb HD) e era muito feliz com o desempenho dele (principalmente por causa do SSD). Fazia edição eventual de vídeos no Premiere/After Effects e de imagens no Photoshop (a edição era eventual pois o "grosso" eu preferia fazer no desktop).

Com a chegada do Mac, passei o SSD pra ele e aumentei a memória (de 4gb pra 8gb - basicamente troquei a memória com as que estavam no Lenovo). Estou usando há cerca de 2 semanas, mas ainda não me convenci totalmente com o sistema da Maçã. Ok, ele é bonito e fluido, mas a quebra de paradigma com relação ao uso diário ainda é uma barreira pra mim. Principalmente por trabalhar a maior parte do tempo no desktop (com windows).

O desempenho do Lenovo, para o que eu precisava, era excelente e, por várias vezes achei que o noteboook estava sendo subutilizado nas tarefas para as quais eu fazia uso dele (edições rápidas quando não tinha o desktop disponível)...

Mas agora dá uma dor no coração trocar definitivamente um aparelho com um processador i7 (3ª geração) por um i5 do Apple...  :shock:

Gostaria da opinião de vocês, pois estou em dúvida se realmente vale a pena continuar trabalhando com as 2 plataformas (e vender o Lenovo) e experimentar mais a vida de usuário do OSX ou abandonar o Macbook e voltar para as garras da empresa do tio Bill Gates.

(Minha maior revolta é que ainda não consegui instalar a Suíte Adobe do "Jack Sparrow", e achei o Office pra Mac meio tosco...)
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 12:15:16 por sandir.leonardo »
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #1 Online: 11 de Setembro de 2015, 12:55:11
Se não se convenceu com a Apple, não vejo motivos para continuar com ele.
Para edição de imagens, uso o meu Mac. Mas não posso abrir mão do meu PC com Windows, pois uso programas de engenharia que não rodam no Mac, e tbm o Office é bem mais completo.

Se eu tivesse um Mac top de linha, faria o "bootcamp" e deixaria o PC de lado. Como meu Mac é mediano, então mantenho os dois.


Jubelvs

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
  • Google and WeArt Photographer
    • Rafael Starobole Fotografia
Resposta #2 Online: 11 de Setembro de 2015, 13:02:18
Demorei 3 meses para me acostumar com Mac depois de 30 anos de DOS + Windows. Hoje uso windows para Office, processamento só no MAC, ever.
Rafael Starobole .'.
Canon 5DS - EF 70-200mm f/2.8L IS II USM - EF 24-70mm f/2.8L II USM - Fisheye 8-15 4L USM
Canon 70D - 18-55mm 3.5-5.6 - 50mm 1.8 II - 55-250 IS STM - Flash Canon 430EX II - Radio Flash Yongnuo 622C - Tripes Manfrotto - Mochilas Lowercase


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.803
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2015, 14:28:05
Na época que o mac usava arquitetura powerpc, até que poderia escolher ele pensando no hardware.
Mas hoje que são todos intel, a unica diferença é preferencia pelo S.O. ou pelo "status".
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Setembro de 2015, 14:39:02
...Recentemente adquiri um Macbook Pro (i5, final de 2011). Até então eu estava usando um Lenovo g40s (i7, 8gb, 240gb SSD + 1tb HD) e era muito feliz com o desempenho dele...

Você trocou um "ex-Thinkpad" poderoso por um MBP "velho", portanto não poderia esperar nada fantástico nessa troca...

Citar

...Com a chegada do Mac, passei o SSD pra ele e aumentei a memória (de 4gb pra 8gb - basicamente troquei a memória com as que estavam no Lenovo).

E colocou hardware não otimizado para a máquina (veja os testes na Anandtech para ver como Macs sofrem com adaptação de HW)...  :shock:

Citar
...Estou usando há cerca de 2 semanas, mas ainda não me convenci totalmente com o sistema da Maçã.

Experimente um MBP original da Apple com a mesma configuração do Lenovo e se surpreenderá.  :ok:

Citar
...ainda é uma barreira pra mim. Principalmente por trabalhar a maior parte do tempo no desktop (com windows).

Passe a trabalhar com um MCP mais moderno e sem HW que não o original, compre o Parallels ou outro SW de virtualização (ou ainda use o "Bootcamp" que vem no sistema para fazer uma partição Windows), instale o W10 ou outro Windows qq e verá que funciona mto bem. E, se o "Office for Mac" não agradar, instale o do Windows...  :ok:

O Office for Mac foi feito propositalmente assim pq nem a Apple nem a MS queriam colocar azeitona no angú da outra. Afinal, Office é para Windows...  :)

Mas eu não ficaria com esse MBP não, ele já está muito velho na linha, está usando elementos essenciais de HW adaptados e vc nunca vai obter resultados comparáveis aos do Lenovo.  ;)





sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 11 de Setembro de 2015, 15:04:16
Você trocou um "ex-Thinkpad" poderoso por um MBP "velho", portanto não poderia esperar nada fantástico nessa troca...

Acabei pegando o MBP mais pela oportunidade de negócio e pela curiosidade (leia-se fama) em comprovar se o ambiente da maçã é tão ultra-mega-master-blaster melhor pra edição de vídeo/imagens...

Citar
E colocou hardware não otimizado para a máquina (veja os testes na Anandtech para ver como Macs sofrem com adaptação de HW)...  :shock:

De fato... mas ainda sim, o comportamento dele está melhor do que com o HD convencional (porém inferior ao desempenho do SSD no Lenovo - que eu achava ser culpa do processador i5 inferior)  :ponder:

Citar
Experimente um MBP original da Apple com a mesma configuração do Lenovo e se surpreenderá.  :ok:

Mesma configuração do Lenovo? :shock:
Com essa cotação do dólar/euro acho que vai demorar um pouco  :eek:

Citar
Passe a trabalhar com um MCP mais moderno e sem HW que não o original, compre o Parallels ou outro SW de virtualização (ou ainda use o "Bootcamp" que vem no sistema para fazer uma partição Windows), instale o W10 ou outro Windows qq e verá que funciona mto bem. E, se o "Office for Mac" não agradar, instale o do Windows...  :ok:

 ;)

Citar
O Office for Mac foi feito propositalmente assim pq nem a Apple nem a MS queriam colocar azeitona no angú da outra. Afinal, Office é para Windows...  :)
Isso fica visível durante a utilização... o Office fica tipo "um estranho no ninho"  :hysterical:

Citar
Mas eu não ficaria com esse MBP não, ele já está muito velho na linha, está usando elementos essenciais de HW adaptados e vc nunca vai obter resultados comparáveis aos do Lenovo.  ;)

Pô, "muito velho" eu acho exagero... Não é um lançamento, mas acho que pra tarefas diárias, ele ainda tem bastante lenha pra queimar... Aliás tem somente 150 ciclos de bateria usados (não que isso signifique muita coisa, mas é um indicativo de pouco uso, pelo menos da bateria...)


Ainda estou em fase de testes, mas considerando seriamente voltar pro meu "Ex-thinkpad" robusto kkkkkkk
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Setembro de 2015, 15:07:19
Na época que o mac usava arquitetura powerpc, até que poderia escolher ele pensando no hardware.
Mas hoje que são todos intel, a unica diferença é preferencia pelo S.O. ou pelo "status".

Concordo bastante com isso... Apesar que, quando abri o MPB pra colocar o SSD, tive que tirar o chapéu pros engenheiros da Apple... ele é muito bem construído...

Com relação à preferência pelo S.O., cada um tem seus prós e seus contras... Como disse um amigo meu: a melhor distribuição "Linux" é o OSX (sabemos que não é Linux, ok?)
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Setembro de 2015, 15:14:05
Como tudo na vida, eu penso que isto vai mais de gosto pessoal mesmo.

Claro que um notebook Apple é muito bem construído e parece ter um controle de qualidade mais rigoroso que a média geral, mas em termos de desempenho, se se tiver uma Mac e outro qualquer que tenha as mesmas configurações, não vejo grandes diferenças entre eles.

Eu comprei um Mac qualquer que nem me lembro o modelo, numa viagem que fiz.  Fiquei com ele uns 2 meses e dei de presente pro meu filho. Preferi ficar com meu bom e velho desktop e um Laptop Dell da empresa.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 15:14:57 por Diogenes »
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


fabiopili

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #8 Online: 11 de Setembro de 2015, 16:17:17
Premiere, After Effects e Photoshop são idênticos nas duas plataformas, então a escolha do sistema operacional tem menos importância. Se você não tem problemas em dar uma manutenção adequada para o Windows (antivírus, etc) e isso não te atrapalha pra trabalhar, eu ficaria com a máquina mais forte.

Eu uso Mac porque gosto da interface, acho mais fácil de dar manutenção no sistema operacional e também trabalho com desenvolvimento para web, uma área em que o OS X é melhor do que o Windows.

O Office mais novo é muito parecido nas duas plataformas e beeeem melhor que o antigo Office 2011 para Mac.
https://products.office.com/en-us/mac/microsoft-office-for-mac


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Setembro de 2015, 16:36:27
Acabei pegando o MBP mais pela oportunidade de negócio e pela curiosidade (leia-se fama) em comprovar se o ambiente da maçã é tão ultra-mega-master-blaster melhor pra edição de vídeo/imagens...

Apples ou Oranges, continua sendo um computador, portanto não existe como comparar, se o HW é tão diferente. O OS X não vai fazer com que o HW se comporte como outro mais poderoso. A Apple, ao contrário dos demais fabricantes, desenvolve o SO de acordo com o seu próprio projeto de HW, ao contrário dos demais fabricantes. Mac é superotimizado.

Citar
... o comportamento dele está melhor do que com o HD convencional... que eu achava ser culpa do processador i5

Não é o processamento de instruções e CPU, é interface de I/O não otimizada, controladora etc. Ele não é um computador genérico (por melhor que seja) administrado por um SO feito por outra empresa tendo que ser compatível com tudo e todos. O lance do Apple é a harmonia HW/SW, o que vc não tem mais justamente no básico, que é operações de entrada/saída de e para o armazenamento de massa para o SO paginar memória...

Citar
...Mesma configuração do Lenovo? :shock:  Com essa cotação do dólar/euro acho que vai demorar um pouco  :eek:

Apple sempre foi caro demais, e agora está muito caro mesmo. Paguei no meu MCP "Late 2013" (13" Retina, i7, 8 GB, 512 SSD) cerca de R$ 7.500, hoje está na faixa dos R$ 12.000... Mas divide em bilhões de vezes...  ;)

Citar
Pô, "muito velho" eu acho exagero...

Embora um Mac top de linha dure bastante, esse seu já não era a melhor configuração há 4 anos atrás, portanto está desatualizado. Ou vc não estaria decepcionado.

Citar
Ainda estou em fase de testes, mas considerando seriamente voltar pro meu "Ex-thinkpad" robusto kkkkkkk

Fique com ele: esse seu MBP no mercado hoje vale muito pouco mesmo, portanto considere mantê-lo como backup...  :ok:
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 16:38:55 por efilho »


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Setembro de 2015, 17:05:12
Apples ou Oranges, continua sendo um computador, portanto não existe como comparar, se o HW é tão diferente. O OS X não vai fazer com que o HW se comporte como outro mais poderoso. A Apple, ao contrário dos demais fabricantes, desenvolve o SO de acordo com o seu próprio projeto de HW, ao contrário dos demais fabricantes. Mac é superotimizado.

Não é o processamento de instruções e CPU, é interface de I/O não otimizada, controladora etc. Ele não é um computador genérico (por melhor que seja) administrado por um SO feito por outra empresa tendo que ser compatível com tudo e todos. O lance do Apple é a harmonia HW/SW, o que vc não tem mais justamente no básico, que é operações de entrada/saída de e para o armazenamento de massa para o SO paginar memória...

Apple sempre foi caro demais, e agora está muito caro mesmo. Paguei no meu MCP "Late 2013" (13" Retina, i7, 8 GB, 512 SSD) cerca de R$ 7.500, hoje está na faixa dos R$ 12.000... Mas divide em bilhões de vezes...  ;)

Embora um Mac top de linha dure bastante, esse seu já não era a melhor configuração há 4 anos atrás, portanto está desatualizado. Ou vc não estaria decepcionado.

Fique com ele: esse seu MBP no mercado hoje vale muito pouco mesmo, portanto considere mantê-lo como backup...  :ok:

Pô, depois dessa vou tacar fogo no MBP kkkkkkk
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 11 de Setembro de 2015, 18:02:48
Eu migrei para não voltar mais. Tinha um desktop parrudo e consegui fazer hackintosh (em julho). Ficou show de bola.
Decidi vender o desktop e o notebook Dell velho da minha esposa para comprar um Notebook novo top.
Como não achei um modelo novo passível desse hackintosh, comprei um MacBook Pro de 2011 de 13". Quando quero editar fotos eu uso meu monitor Dell externo.

Coloquei um SSD e um HD e a máquina esta show. Óbvio que se fosse um hardware de 2013 ou mais novo a performance seria equivalente ao meu desktop com Yosemite.

Nenhum sistema é perfeito, sempre haverá prós e contras. Na minha opinião o sistema da Apple tem mais pontos positivos que o da microsoft.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 11 de Setembro de 2015, 18:15:58
Baboseira isso tudo. Aqui do meu lado tenho dois notes, um i7 Dell Inspiron 5000 com 8 gigas de memória e SSD de 500 video AMD M265 de 2 gigas, rodando Windows 7 e um MBP i5 com 8 gigas e SSD de 500 também e video Intel HD5000.

Vamos ao que interessa.

Rodando DxO, Photoshop e RawTherapee:  MacBook ganha, facil. Hoje mesmo fiz dois lotes de 500 raws. Basta cronometrar o tempo e ver que a diferença é de +15% para o mac.. E ai ?

Internet e Office não faz a menor diferença. Eu não uso o MS Office nem o Apple iWork. Uso o OpenOffice, sem o menor problema, funciona tudo 100%

Vantagem do Dell = Barato, e hoje em dia isso conta muito
Vantagem do MacBook = MUITO mais fluido

Não sei ainda se mantenho o W7, se vou para o W10 ou se limo e meto um Linux Slackware nele.
As chances de eu continuar com Windows existem, mas somente em uma máquina virtual dentro do Linux ou MacOS, para desenvolvimento e olhe lá.

Se você acha que sair de um i5 rodando OSX e ir para um i7 rodando Windows será mais rápido e fluido, pense duas vezes. Eu Fiz esse teste inumeras vezes e sempre acabei voltando.

Windows para mim atualmente, só se for para PC Gamer, aí um PC brabo com uma placa de vídeo mais braba ainda, sem antivirus e tunado até o inferno para performance. O resto é bobagem.






« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 18:28:32 por AFShalders »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Setembro de 2015, 19:07:20
Pô, depois dessa vou tacar fogo no MBP kkkkkkk.

Você não comprou um Apple, comprou um "Lemon"...  :D


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 11 de Setembro de 2015, 19:10:20
Baboseira isso tudo....Rodando DxO, Photoshop e RawTherapee:  MacBook ganha, facil. Hoje mesmo fiz dois lotes de 500 raws. Basta cronometrar o tempo e ver que a diferença é de +15% para o mac.. E ai ?
Internet e Office não faz a menor diferença. Eu não uso o MS Office nem o Apple iWork. Uso o OpenOffice, sem o menor problema, funciona tudo 100%
Vantagem do Dell = Barato, e hoje em dia isso conta muito
Vantagem do MacBook = MUITO mais fluido
Não sei ainda se mantenho o W7, se vou para o W10 ou se limo e meto um Linux Slackware nele.
As chances de eu continuar com Windows existem, mas somente em uma máquina virtual dentro do Linux ou MacOS, para desenvolvimento e olhe lá. Se você acha que sair de um i5 rodando OSX e ir para um i7 rodando Windows será mais rápido e fluido, pense duas vezes. Eu Fiz esse teste inumeras vezes e sempre acabei voltando.
Windows para mim atualmente, só se for para PC Gamer, aí um PC brabo com uma placa de vídeo mais braba ainda, sem antivirus e tunado até o inferno para performance. O resto é bobagem.

Entrou rachando...   :shock:   :D :D :D