Autor Tópico: Não apenas poste...  (Lida 6577 vezes)

felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.544
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #30 Online: 06 de Outubro de 2015, 14:17:51
Fica chato mesmo.
Só uma observação...

Porque nenhum de vcs comentaram minha foto da "Bia" ?

Cuidado com o teto de vidro galera.

Tem uns casos em que a gente pensa "comentar pra quê? A foto tá tão excelente que o primeiro comentário já vale". Seu tópico da Bia foi um desses. As fotos só dela estão espetaculares, não vejo o que criticar.

O mesmo vale pra esse cara, que chegou arrebentando:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=115446

Pô, já tem um monte de gente elogiando, e eu não tenho nenhuma melhoria a propor. Não vejo muito por que comentar.

Já as minhas, ninguém comenta mesmo. Então dever ser muuuuuito boas!!!  :hysterical:


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #31 Online: 06 de Outubro de 2015, 14:29:03
eu estou em uma fase de eu mesmo querer analisar minhas fotos para corrigir nos proximos clicks,nao cometer os mesmos erros.Talvez fosse interessante,ao inves de postar as boas, postar as ruins,escrever o que de ruim lhe incomoda e ai a galera posta o seu ponto de vista..a foto crua,sem edicao,nem cortes,somente ela e a forma de captura!
« Última modificação: 06 de Outubro de 2015, 14:56:36 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 06 de Outubro de 2015, 15:42:55
1. Novatos em comunidades tendem a estarem mais anciosos pelas discussoes do que os mais velhos.

2. Os Mais velhos em comunidades ja viram, participaram e comentaram os mais variados tipos de fotos e temas. Uma hora tudo passa a ser repetitivo e nao vale a pena ficar repetindo a cada vez que alguem novo no forum aparece.

3. Comenter muito as fotos dos demais tambem pode colocar o cara que comente em uma situacao ruim. Passar a ser visto como o cara que se acha o bonsao para ficar falando da foto de todo mundo.

4. Repetindo que temas, tipos de fotos, etc se repetem. Quem eh que tem paciencia para ficar repetindo as mesmas coisas todos os meses por anos? E participando das mesmas discussoes?


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.335
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 06 de Outubro de 2015, 22:21:51
Wow... Obrigado pelos elogios. Lisongeado. :)

Eu estou procurando esperar as pessoas postarem mais fotos antes d'eu postar as minhas, mas a minha anciedade nao me deixa esperar. :/



Márcio, me parece que a ansiedade não é uma característica apenas dos novatos...

Pessoal!

Tentei fazer um apelo, um pedido. Se lerem atentamente o que escrevi, verão que em nenhum momento acusei ninguém. Pelo contrário, disse que respeitava (e respeito) o trabalho dos colegas e que entendia a participação em outros espaços do MF.
Sendo assim, não precisa ninguém se ofender, se chatear, muito menos me mandar estudar!  :doh:

O apelo tá feito e atende quem quiser. Creio que entre comentar todas as postagens e não comentar nenhuma, há um leque bastante variado de opções, para todos os gostos e paciências...

Abraços!  :ok:
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #34 Online: 07 de Outubro de 2015, 00:18:18

3. Comenter muito as fotos dos demais tambem pode colocar o cara que comente em uma situacao ruim. Passar a ser visto como o cara que se acha o bonsao para ficar falando da foto de todo mundo.


Esse é um dos motivos que parei de comentar aqui e que vazei de todos os grupos de fotografia do facebook... eu particularmente penso que TODAS as fotos podem ser melhoradas, sao raras as fotos que bato o olho e falo "essa é perfeita", raro mesmo, inclusive as minhas logicamente. Só que ficar botando defeito no trabalho alheio o tempo todo me da medo de acabar sendo o chatão do fórum que nao gosta de nada.
@jacobfotografiacriativa


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #35 Online: 07 de Outubro de 2015, 02:21:52
Wow... Obrigado pelos elogios. Lisongeado. :)

Eu estou procurando esperar as pessoas postarem mais fotos antes d'eu postar as minhas, mas a minha anciedade nao me deixa esperar. :/



Márcio, me parece que a ansiedade não é uma característica apenas dos novatos...


Claro que nao. Anciedade eh uma caracteristica comum em todo tipo de pessoas, em variadas situacoes e momentos.



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 07 de Outubro de 2015, 02:34:44
Esse é um dos motivos que parei de comentar aqui e que vazei de todos os grupos de fotografia do facebook... eu particularmente penso que TODAS as fotos podem ser melhoradas, sao raras as fotos que bato o olho e falo "essa é perfeita", raro mesmo, inclusive as minhas logicamente. Só que ficar botando defeito no trabalho alheio o tempo todo me da medo de acabar sendo o chatão do fórum que nao gosta de nada.
Comentar nao implica necessariamenta apontar defeitos.

Eu nao acredito que exista foto perfeita. Qualquer imagem pode ser alterada para adaptar ao gosto, julgamento e percepcao de cada individuo.


No meu caso eu comento o que me chama atencao positivamente. Ou ate fotos que nao gosto e considero ruins mas com alguma caracteristica que julgo como bom potencial, ponto de partida e inspiracao.

Na verdade eu comento mais caracteristicas e algumas informacoes nas fotos do que a foto como um todo.

Mas eu nao costumo ficar scaniando as fotos alheias. Seja de amigos, de anonimos, colegas de forum ou famosos.  Olhar fotos alheias nao, mais me distrai do que me inspira. Ate mesmo dos grandes mestres do passado.

Mas quando por acaso eu passo na area de fotos, eu dou umas clicadas nas que tem titulos que sugerem conter algo do meu interesse.


thatamatos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 570
  • Sexo: Feminino
Resposta #37 Online: 07 de Outubro de 2015, 08:20:14
eu estou em uma fase de eu mesmo querer analisar minhas fotos para corrigir nos proximos clicks,nao cometer os mesmos erros.Talvez fosse interessante,ao inves de postar as boas, postar as ruins,escrever o que de ruim lhe incomoda e ai a galera posta o seu ponto de vista..a foto crua,sem edicao,nem cortes,somente ela e a forma de captura!

Gostei dessa sugestão!
Thais Matos


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.000
Resposta #38 Online: 07 de Outubro de 2015, 10:20:03
Acho que as pessoas confundem um pouco o significado da palavra "Crítica" e tendem a usar o gostos pessoais para a base de suas análises.

A crítica é um exercicio de análise que procura interpretar o objeto a partir de seus elementos constituídos.

O autor e a obra são coisas diferentes, é claro que a imagem(falando só de fotografia) depende da personalidade do autor, momento histórico, local, etc, etc....mas quando ela é realizada, ela é ela.....Ela tem sua própria individualidade sua autonomia, ou seja, quase toda imagem que é produzida atualmente, desde foto publicitária, jornalistica, pintura, gravura, etc e etc......
parte de algum referencial, tem influência de alguma linguagem fotografica ou nao, estilo, experiencia de vida do autor, educação formal, influencia familiar, etc, etc, etc ...o numero dessas causas somado ao tempo presente no momento do click do fotografo é que produz uma imagem., cabe ao critico ter um mínimo de repertório cultural e bom senso para saber que a análise dessa imagem parte de descobrir a suas infuencias, significados e valores a partir de conceitos históricos, estéticos .....

O valor do objeto(imagem) não se adequa aos princípios de quem analisa, ele tem valor próprio que deve ser revelado pelo crítico.


Acontece que nem todos estão preprados para criticar uma foto, é algo difícil e leva tempo para aprender a maioria das pessoas se prende aos aspectos técnicos (dof, boken, fotometria, foco) pq é a unica coisa que conhecem ou se prendem muito ao seu conteúdo, ou seja, quando vêem uma flor, interpretam com uma flor, se esquecem que as vezes as imagens tbm tem um caráter abstrato.
algo que tbm me preocupa é essa crescente busca por fotos nítidas e bem fotometradas .......sobra gente que busca tecnica e falta linguagem, conceitos.

fotografia nao se faz com os olhos, se faz com o cérebro
e é preciso alimenta-lo com, pintura, escultura, cinema, livros, musica, fotos de diversas linguagens, tudo que possa mudar constantemente nosso conceito de mundo, nossa visão sobre a realidade, e isso reflete diretamente nas nossas fotos.

algumas pessoas acreditam que postando fotos e recebendo comentários sendo boas ou ruins , vai ajuda-las a melhorar o seu olhar.

eu acredito que é justamente o contrário

o ato de comentar , o exercício da análise crítica, observar o trabalho de outras pessoas, perceber as diferentes maneiras como as pessoas olham o mundo, as diferentes linguagens é muito mais instrutivo.......
« Última modificação: 07 de Outubro de 2015, 10:41:02 por pkawazoe »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #39 Online: 07 de Outubro de 2015, 13:03:23
algumas pessoas acreditam que postando fotos e recebendo comentários sendo boas ou ruins , vai ajuda-las a melhorar o seu olhar.

eu acredito que é justamente o contrário

o ato de comentar , o exercício da análise crítica, observar o trabalho de outras pessoas, perceber as diferentes maneiras como as pessoas olham o mundo, as diferentes linguagens é muito mais instrutivo.......

Penso da mesma forma. Analisar, ver e entender o trabalho das outras pessoas, e de preferência entender a ideia - ou o que a pessoa quis com aquilo - ajuda muito mais a constituir uma bagagem para entendermos o que nós buscamos fazer e como devemos fazer.

Até porque, claro, tirando um ou outro erro mais primário ( como uma foto torta - de desatenção e não estilo ) quem fez a foto muitas vezes estava em um contexto que quem ve a imagem não imagina, de forma que smpre iremos julgar e analisar de acordo com o nosso ponto de vista.





Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 07 de Outubro de 2015, 16:35:16
Ótimas colocações e observações importantes dos colegas aqui, cada um contribuindo, e somando!!!

Eu gostaria de pontuar e discutir essa questão que o colega Takahata colocou ai acima:

eu estou em uma fase de eu mesmo querer analisar minhas fotos para corrigir nos proximos clicks,nao cometer os mesmos erros.Talvez fosse interessante,ao inves de postar as boas, postar as ruins,escrever o que de ruim lhe incomoda e ai a galera posta o seu ponto de vista..a foto crua,sem edicao,nem cortes,somente ela e a forma de captura!

Uma fotografia não deveria, ou melhor, ela não tem que ser nua e crua, ela tem que, ela precisa ser editada antes da publicação.

O exercício da edição na intimidade do indivíduo é construtivo e acrescenta muuuito ao repertório do fotografo. O cara tem que analisar, tem que questionar a sua própria produção, e tem que fazer isso ele mesmo, ele próprio que clicou. A edição é o processo que completa a foto, uma foto sem edição é uma foto pela metade. Se depois disso ele achar que tá uma bosta, então nem publica. Mas se achar que tá legal ou mais ou menos, então segue manda pra galera.

Não tem certo nem errado, a discussão que segue depois da publicação se refere às sensações que os outros colegas espectadores experimentaram ao ver a foto. Aquilo que o espectador vê é uma reconstrução de uma de suposta realidade que esta contida ali na foto e que é influenciada pelo entendimento e imaginação do espectador. Essa reconstrução é própria e exclusiva de cada um. É uma experiência intransferível.

Voltando para a "edição", a arte de editar ajuda muito na produção das próximas fotos. Quando o cara edita a sua própria produção antes de entregar as fotos para o mundo, o processo se completa de maneira única, exclusiva, com a somatória daquilo que lhe emocionou e motivou em dois momentos diferentes, o momento do clique + o da edição.

Depois que a foto é cai no mundo (publicação), o outro cara que comenta jamais vai conseguir entende-la exatamente da mesma forma, será uma experiência diferente daquela que o fotografo construiu durante a sua produção.

A edição proporciona maior conhecimento das virtudes e defeitos de sua própria foto. Proporciona tbm mais condições de ponderação sobre as opiniões/comentários dos colegas que discutiram a foto. Assim, ele terá mais convicção e conhecimento para aceitar ou deixar se influenciar pelos comentários dos outros.

Só completando com o seguinte:
Fazendo um paralelo com o passado, na época do filme e simplificando(*) a fotografia sempre teve dois momentos de exposição de luz. O primeiro momento era a exposição do filme dentro da câmera, e o segundo momento era o da exposição do papel fotográfico no ampliador, a soma desses dois momentos dava na foto.

Para a foto se completar, sempre houve uma segunda exposição. Na segunda exposição, com conhecimento técnico e mãos hábeis o fotografo editava, recortava, clareava ou escurecia partes da foto, e utilizava outras técnicas que somadas poderiam mudar completamente aquilo que se estava gravado no filme.

(*) simplificando porque ainda tinha os tempos da reação química nos banhos, várias escolhas entre tipos de químicos, tipos de papel com texturas reflexões e gama diferentes, técnicas com o uso de pincel para retoques com produtos químicos e tinta, e etc... etc... etc...
« Última modificação: 07 de Outubro de 2015, 16:37:53 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #41 Online: 08 de Outubro de 2015, 08:49:44
sugeri isso Lindsay,pq uma vez assisti um video,que o cara faz uma foto normal,tira o fundo,substitui por outro e incrementa com edicao e tal.Ficou linda a foto,mas me fez pensar;Temos que ser bons fotografos ou bons editores?E se o cara quer ou sente falta de um debate maior em cima do seu trabalho,eu vejo dessa forma,pq nw optar por colocar a foto crua ou entao as duas para o pessoal debater?Entendi seu ponto de vista,alias,bem apurada!Mas....no meu caso que ainda estou aprendendo,se eu postasse uma foto sem edição e o pessoal me falasse que ficaria melhor eu ter fotometrado em lugar diferente,assim assado,agregaria mais para o meu aprendizado do que uma foto editada,onde falariam coisas do tipo;mexe no contraste,exposicao,etc...A forma como cada um enxerga as coisas,no momento da captura por exemplo,isso é de grande valia pra mim,pq muitas vezes eu saio,nw consigo ver de forma mais "artística" digamos assim,mas tem gente que tem mil ideias.Logico que nw da pra copiar certas coisas,mas o ponto de vista contribui.Abs
« Última modificação: 08 de Outubro de 2015, 08:56:14 por Silvio Takahata »
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #42 Online: 08 de Outubro de 2015, 10:09:39
Que legal! Estamos discutindo a relação. De tempos em tempos isso é legal. O pau come mas depois todo mundo se abraça. Pelo menos os que ficam :)
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #43 Online: 08 de Outubro de 2015, 10:10:49
Vou dar o meu pitaco, eu acho que o cara quanto mais estuda e mais experiente fica, mais vai entendendo que essa questão de "O que é uma foto boa???" é ampla e irrestrita. Existem vários conceitos embutidos, completamente subjetivos, e fica cada vez mais difícil para a mente experimentada determinar modelos ou conceitos que não vão se sustentar.

Por outro lado o iniciante pensa que deveria existir um conhecimento pré determinado, e que se ele aprender esses conceitos terá as glorias ser um bom fotografo, um cara que faz boas fotos.
E nesse meio tem os caras que ficam retrucando e discordando do que um ou outro acha/pensa sobre a foto, e tem os puxa sacos, e tem tbm os que não entendem nada e querem se unir à uma turma/panela e ficam babando em tudo, lembrando que tudo isso é normal, afinal o ser humano que é um indivíduo naturalmente sociável.

Eu acho que falta leitura aqui neste fórum, estudo e discussão sobre artigos que falam sobre essas questões do entendimento de uma fotografia, mas sei tbm que tudo isso é um pé no saco, e pouca gente tem paciência para isso.

Por exemplo, quem já se propôs a entender o trabalho de Cindy Sherman. Ou entender o que representa o trabalho de Nan Goldin??? Diz ai, porque Dorothea Lange e Sally Mann são fotografas reconhecidas??? Pergunto mais ainda, porque o trabalho de Diane Arbus parece ser tão diferente de Annie Leibovitz, mas ambos são tão importantes??? Éh, falei só nome de fotografa mulher, só de sacanagem...

Bom.... e então??? Por onde começar??? Para os novatos recomendo ir além dos conceitos de composição, porque essa questão da boa foto não fica só por ai, ela vai além. Por exemplo entender os conceitos de Studium & Punctum desenvolvidos por Roland Barthes, isso já é um bom começo!!!

E pra quem esta iniciando eu recomendo, leiam, estudem e sim, discutam, mas saibam que ler apenas meia dúzia dois artigos do google não trará conhecimento suficiente para entender tudo sobre fotografia, é apenas um começo. Procurem incansavelmente a opinião de professores, doutores e curadores, esses são os caras que estudaram e que tem condições de descrever e analisar um assunto com mais bagagem técnica.

E por favor, foto de cachorrinho, gatinho, por do sol, florzinha, do lindo filhinho ou daquela amiga bonita com um belo sorriso, ao menos pra mim, é impossível de comentar!!!

Caramba! Onde é que eu assino isso aqui?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #44 Online: 08 de Outubro de 2015, 10:11:34
Vou dar o meu pitaco, eu acho que o cara quanto mais estuda e mais experiente fica, mais vai entendendo que essa questão de "O que é uma foto boa???" é ampla e irrestrita. Existem vários conceitos embutidos, completamente subjetivos, e fica cada vez mais difícil para a mente experimentada determinar modelos ou conceitos que não vão se sustentar.

Por outro lado o iniciante pensa que deveria existir um conhecimento pré determinado, e que se ele aprender esses conceitos terá as glorias ser um bom fotografo, um cara que faz boas fotos. E nesse meio tem os caras que ficam retrucando e discordando do que um ou outro acha/pensa sobre a foto, e tem os puxa sacos, e tem tbm os que não entendem nada e querem se unir à uma turma/panela e ficam babando em tudo, lembrando que tudo isso é normal, afinal o ser humano que é um indivíduo naturalmente sociável.

Eu acho que falta leitura aqui neste fórum, estudo e discussão sobre artigos que falam sobre essas questões do entendimento de uma fotografia, mas sei tbm que tudo isso é um pé no saco, e pouca gente tem paciência para isso.

Por exemplo, quem já se propôs a entender o trabalho de Cindy Sherman. Ou entender o que representa o trabalho de Nan Goldin??? Diz ai, porque Dorothea Lange e Sally Mann são fotografas reconhecidas??? Pergunto mais ainda, porque o trabalho de Diane Arbus parece ser tão diferente de Annie Leibovitz, mas ambos são tão importantes??? Éh, falei só nome de fotografa mulher, só de sacanagem...

Bom.... e então??? Por onde começar??? Para os novatos recomendo ir além dos conceitos de composição, porque essa questão da boa foto não fica só por ai, ela vai além. Por exemplo entender os conceitos de Studium & Punctum desenvolvidos por Roland Barthes, isso já é um bom começo!!!

E pra quem esta iniciando eu recomendo, leiam, estudem e sim, discutam, mas saibam que ler apenas meia dúzia dois artigos do google não trará conhecimento suficiente para entender tudo sobre fotografia, é apenas um começo. Procurem incansavelmente a opinião de professores, doutores e curadores, esses são os caras que estudaram e que tem condições de descrever e analisar um assunto com mais bagagem técnica.

E por favor, foto de cachorrinho, gatinho, por do sol, florzinha, do lindo filhinho ou daquela amiga bonita com um belo sorriso, ao menos pra mim, é impossível de comentar!!!

Pow, isso eu já nao curti nao. :-P
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya