Autor Tópico: Discussão sobre as cores Nikon !!!  (Lida 30441 vezes)

Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Online: 21 de Outubro de 2015, 13:58:34
Boa tarde galera, no tópico do Thales sobre a D800 surgiu um assunto bem interessante sobre as cores da Nikon, principalmente nos tons de pele, onde parece que a Canon entrega melhores resultados. Resolvi então abrir esse tópico para discutirmos sobre o assunto. O colega Bosa deu algumas dicas para melhorar isso através de ajustes no Lightroom, olhe o que ele escreveu:

Claro!
DEpois eu passo o número da conta para o pagamento.. são dez mil dólares. kkkkk
Zueira never ends..

Posso sim.. eu uso os mesmos ajustes para as duas câmeras. A ciência é a mesma, o que muda entre as duas é apenas o WB mas isso é fácil ajustar... o problema maior está no laranja forte e amarelado da Nikon... o verde super saturado e o amarelo esverdeado. kkkk

Ah.. de começo, pra retirar um pouco esse tom laranja verde da pele, podes puxar um pouco pra direita a barra "HUE" do "green primary" la embaixo na calibração. Isso já deixa os adultos mais corados com aspecto mais saudável.

E completou:

Isso eu nunca fiz pra ninguém em! hahaha
Aqui é um dos ajustes que uso para luz do dia(nublado).

As alterações vão mais por gosto pessoal, eu particularmente gosto desse tom mais rosado/corado na pele pois com ajustes de WB e tint eu chego no resultado perfeito com mais facilidade. Diferente das configurações originais da D600/D800 que pra corar é preciso jogar o WB la no inferno e todo mundo fica alaranjado.
Esta é apenas uma base... lembrem-se que o RAW da Nikon é o mais rico do mercado.. TODAS as informações estão ali, você só precisa saber molda-las para que fique no seu agrado e se não quiser fazer isso o tempo todo, basta criar presets ou mesmo alterar o default do lightroom.

Esquerda - Original
Direita - Alterada


O balanço de brancos está exatamente igual... a única alteração na guia basic é uma leve escurecida nos shadows e blacks(isso é padrão no meu lightroom), pois os arquivos da Nikon cismam em clarear estas áreas.

PS: Não reparem na fotografia... foi um registro que fiz para um making off  de um fotógrafo a muito tempo atrás.

Seguindo essas dicas resolvi fazer alguns testes e gostei bastante dos resultados. Daqui a pouco vou colocar para vcs avaliarem.

Espero que esse tópico ajude a extraírmos toda a qualidade de nossas câmeras.

Abraços. :ok:


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2015, 14:19:34
Segue meu primeiro teste aqui:

D7000 + 50mm 1.8G

Raw


Tratamento Antigo


Tratamento Novo


O que acharam? Qual tom de pele lhe agrada mais?

Lembrando que tive pouco tempo para fazer esse teste, vou estudar bem mais.

Aguardo o retorno de vcs.


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2015, 14:37:14
O novo ficou bacana, o antigo na minha opinião está pior que o Raw.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2015, 14:56:54
Eu tenho meu preset oficial que foi baseado em um dos presets do "vsco film". Ele faz algumas alterações semelhantes ao que o bosa postou, como nas cores primarias e no tom de laranja, mas claro que tem algumas outras particularidades. Fui fazendo algumas alterações e cheguei a esse resultado final, que tem me agradado muito:

57 by Rafael Palmeira, no Flickr


« Última modificação: 21 de Outubro de 2015, 14:57:32 por Rafa_Meira »


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2015, 15:17:13
Obrigado pelo retorno Marcel.

Eu tenho meu preset oficial que foi baseado em um dos presets do "vsco film". Ele faz algumas alterações semelhantes ao que o bosa postou, como nas cores primarias e no tom de laranja, mas claro que tem algumas outras particularidades. Fui fazendo algumas alterações e cheguei a esse resultado final, que tem me agradado muito:

57 by Rafael Palmeira, no Flickr

Poderia colocar a original Rafa? Acho legal ver o antes e depois.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2015, 15:23:16
Obrigado pelo retorno Marcel.

Poderia colocar a original Rafa? Acho legal ver o antes e depois.

19 by Rafael Palmeira, no Flickr

 ;)


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2015, 15:23:53
Agora com D700 + 85mm 1.8G

Raw


Tratamento Antigo


Tratamento Novo


Com a D700 eu não tenho trabalho, pois sempre gostei das cores dela.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2015, 15:28:29
Ficou bem melhor Rafa, gostei dos tons de pele. Vi que usou nesse evento a D610 e a 6D, deu muito trabalho para deixar as cores parecidas?
« Última modificação: 21 de Outubro de 2015, 15:30:48 por Douglas Soares »


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Outubro de 2015, 15:44:57
Agora com D700 + 85mm 1.8G

Tratamento Novo


Com a D700 eu não tenho trabalho, pois sempre gostei das cores dela.
Achei bem melhor o novo, cor de pele mais natural.

Segue para usarem como comparativo, Canon 5Dc do jeito que saiu da camera (RAW), só exportei via LR sem mexer em nada.

IMG_8838 by Silvano Rocha, no Flickr

IMG_9502-3 by Silvano Rocha, no Flickr

IMG_9488-2 by Silvano Rocha, no Flickr

nessa o foco ficou um pouquinho "pra lá".
IMG_8536 by Silvano Rocha, no Flickr


IMG_8461 by Silvano Rocha, no Flickr

« Última modificação: 21 de Outubro de 2015, 15:56:46 por silvano »
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #9 Online: 21 de Outubro de 2015, 17:45:11
Opa!
Eu iria abrir esse tópico futuramente. hahaha

Então, eu sempre tive bronca com as cores originais da Nikon... não em qualidade mas sim em balanço/distribuição. A Canon por sua vez, tende a ser mais esperta nesse ponto, entregando cores mais bonitinhas(longe do que considero perfeito mas é melhor que a Nikon e seu laranja/verde exagerado).
Como não queria abandonar os sensores e algumas lentes que não vivo sem na linha Nikon, eu fui atrás de mudanças.

Os presets VSCO eu também uso, mas não o efeito inteiro, uso a calibração de cores de alguns filmes, que fazem uma verdadeira bagunça mas fica bonito. O vermelho fica rosa o rosa fica vermelho o verde fica azul o azul fica verde... é uma zueira só mas o resultado me agrada visualmente dependendo da luz/local.

Nos exemplos postados eu gostei mais do tratamento novo, disparadamente pois a pele corou sem ter que puxar demais a temperatura pro lado quente no balanço de brancos, o que é justamente o que eu não curtia na Nikon.

Nos exemplos do Silvano, a primeira foto pra mim está perfeita, com aquele marrom legal, sem pender pra verde, magenta, laranja ou azul.. está no ponto! As demais eu achei mais comuns, próximas de alguns RAW que tiro na Nikon(quando saem bons kkk).

Enfim, ainda estou desenvolvendo minha identidade mas estou quase lá!
Eu trabalho com equipes que só usam Canon(5DII, 5DIII, 6D e 7D) e estou gostando MUITO MAIS das cores finais das minhas fotos em comparação com as do outro lado da força, sinal de que estou no caminho certo!
« Última modificação: 21 de Outubro de 2015, 17:45:58 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 21 de Outubro de 2015, 19:09:57
Show o tópico..... Prometo fazer meus testes.

Douglas pode dizer quais os ajustes de cores, contraste e exposição que fez nas suas fotos.

Ultimamente o que mais tenho estudado em fotografia é o tratamento pois isso, automaticamente, tem mudado a minha forma do click e me deixa mais afiado na hora de pensar na foto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2015, 19:24:53
Marcando pra acompanhar... será que se aplicaria a Nikon DX também?


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2015, 19:39:09
Aqui um exemplo com luz complicada:

RAW:


RAW + saturação e ajuste de WB para laranja do por do sol:


RAW + alterações de cores + ajustes para o por do sol:


Vejam como o arquivo sem alterações deixou a menina com aspecto sujo.. a pele dela ficou com um tom forte de laranja ruim. Já na versão com cores alteradas, o branco se manteve, assim como o preto mas o laranja do por do sol ficou dourado mantendo a pele em um tom legal(ao meu gosto).
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2015, 20:30:43
Silvano já tive a 5DC e conheço bem essas cores, são sensacionais. Dá muito pouco trabalho para tratar, basta um tapa no WB e nos ajustes básicos para ficar pronto.

Bosa tinha muito trabalho para acertar o WB do meu gosto, acontecia justamente isso, quando acertava da pele estragava o resto. Esse novo método é bem melhor, estou fazendo vários testes aqui e estou bem empolgado.

Thales eu segui basicamente o que o Bosa colocou acima com pequenos ajustes a gosto, salvei o preset e agora estou fazendo vários testes em diversos tipos de ambiente. Acho que a Nikon se perde mais em ambientes fechados com luz artificial.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2015, 20:32:34
Marcando pra acompanhar... será que se aplicaria a Nikon DX também?
Claro, o primeiro exemplo q coloquei foi com a D7000.