Autor Tópico: Qual lente eh a sua oficial?  (Lida 17126 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #75 Online: 08 de Novembro de 2015, 23:24:22
Eu, não consigo enxergar uma superioridade tão grande assim das primes que justifiquem a menor versatilidade! Como só uso um corpo, 14-24, 24-70 e 70-200 são imbatíveis em versatilidade e a qualidade de imagem não é inferior às primes...

Sim, as citadas realmente tem qualidade de imagem à nível de primes alto padrão de mercado, porém as 3 são lentes zoom do mais alto nível, um kit de lentes desse hoje sai em torno de 26 mil reais (cotado via mercadolivre, se for cotar no mercado oficial mesmo a brincadeira é bem mais pra cima). Eu uso três lentes primes, 15 2.8 Sigma, 50 1.4 e 85 1.8, esse kit hoje sai em torno de 8100 reais, uma parcela do preço do primeiro. Sem contar que estou comparando uma Zoom top de linha com primes básicas, se por uma 58mm 1.4 Nikon nessa brincadeira (que vai custar o mesmo que uma 70-200 2.8 Nikon mais ou menos), a qualidade ótica da prime é incomparavelmente superior a qualquer zoom ja feita.

Como trabalho com fotografia, tenho que avaliar essa questão de custoXbeneficio, eu sinceramente hoje acostumei com primes e não as vejo como sendo não versáteis, uma troca de lente eu faço em menos de 3 segundos, o peso das zoom's para mim as torna menos versateis que fixa... Sem contar ai a questão de look, que pra mim o look de um foco bem cravado em 1.4 de uma 50mm é incomparável. Pra mim tem outro porém da fixa também além do bokeh em grande abertura, a entrada de luz, faço eventos a noite que muitas vezes opto por não trabalhar com flash que mesmo usando 1.8, 1.4 tenho que jogar o ISO la pra 5000.

Bom, mas é minha opinião, de quem ja usou lente 70-200 e não se adaptou! abrs! :clap:
@jacobfotografiacriativa


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #76 Online: 09 de Novembro de 2015, 09:55:31
Acho que essa questão prime e zoom é carregada de detalhes, dependendo da situação, uma zoom pode ser imprescindível, principalmente para o meu trabalho, ou seja, pra quem tem uma missão pra cumprir e não deseja correr o risco de falhar.

Não tenho duvidas da versatilidade que uma zoom pode proporcionar, de maneira que sempre que preciso levo zoom para fazer alguns trabalhos.

Prefiro as fixas, principalmente em fotos autorais, mas se precisar levo 17-40, 24-70, 70-200.

O barato de fotografar com lentes fixas é que eu gosto da identidade visual e da uniformidade nos trabalhos e coleções.
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #77 Online: 09 de Novembro de 2015, 10:22:13
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #78 Online: 09 de Novembro de 2015, 10:39:23
Acho que essa questão prime e zoom é carregada de detalhes, dependendo da situação, uma zoom pode ser imprescindível, principalmente para o meu trabalho, ou seja, pra quem tem uma missão pra cumprir e não deseja correr o risco de falhar.

Penso por aí também. Em casamentos eu uso apenas fixas, mas eu sempre tenho uma zoom no meu kit pra usar principalmente em infantil e corporativo. Tudo é uma troca, a praticidade das zooms ou a grande abertura das fixas, vai do gosto e de adaptação de cada um.


Bom, mas é minha opinião, de quem ja usou lente 70-200 e não se adaptou! abrs! :clap:

Em tempo, também já tive 24-70/2.8 e 70-200/2.8. Não me adaptei à nenhuma, rsrs.

 :ok:


The Punisher

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
Resposta #79 Online: 09 de Novembro de 2015, 12:36:54
Somos 2!!! Apesar de não ser nem de longe a objtiva que mais uso, é a minha favorita disparada de todas as que já tive. Por conta do ângulo de visão bem fechado, o uso é bem restrito mesmo, por isso a 50 Art é a "oficial", a que passa a maior parte do tempo colada na câmera, mas a 135L é minha favorita. Fico "inventando" situações para usá-la o máximo que posso, rsrs...  :)

Sim, a lente é top, não troco por nada, infelizmente não é a que mais uso, mas a que me dá melhores resultados, costumo usa-la na entrada da noiva e depois para pegar alguns detalhes na cerimonia e deixo o segundo fotógrafo com 40mm 2.8 para a foto mais aberta, gosto dela bastante para detalhes da decoração também e alguns retratos espontâneos na festa.

Agora quero adquirir uma mais ampla a Canon 28mm 2.8 IS, que acredito que ficará 80% na câmera e será a principal para fotos mais abertas em ensaios também, acho que dai fecho meu kit de trabalho hehehe, abraço!   


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #80 Online: 09 de Novembro de 2015, 14:26:55
Tenho notado que muitos gostam das GA... 35mm, 28mm... e por aí vai! Eu tenho a 30mm e a 24-105, tirando fotos de estúdio que faço exclusivamente com a 24-105, nessa principalmente ente 50mm e 105, um muito pouco GA. Gosto muito de retratos... sem mostrar muito o ambiente, então deve ser por isso que mal uso a 30mm..
De longe a que mais uso é a 50mm como já comentei, mas depois desses últimos post, preciso acrescentar que a 135L tbm é minha preferida! Agora com a chegada da 85L acho que vai dar uma parelhada...
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #81 Online: 09 de Novembro de 2015, 16:37:01
Sim, a lente é top, não troco por nada, infelizmente não é a que mais uso, mas a que me dá melhores resultados, costumo usa-la na entrada da noiva e depois para pegar alguns detalhes na cerimonia e deixo o segundo fotógrafo com 40mm 2.8 para a foto mais aberta, gosto dela bastante para detalhes da decoração também e alguns retratos espontâneos na festa.

É bem isso mesmo. Uma pena não poder usar a 135L o casamento inteiro, ahahaha. Gosto muito dela pra decoração e sempre tento fazer uns bons retratos na cerimônia e durante a festa.

Agora quero adquirir uma mais ampla a Canon 28mm 2.8 IS, que acredito que ficará 80% na câmera e será a principal para fotos mais abertas em ensaios também, acho que dai fecho meu kit de trabalho hehehe, abraço!

Eu tenho a 28 IS também, junto com a 50 Art e a 135L. Eu uso ela bem pouco, mais pra ambiente e fotos de grupos, mas a 50mm fica a maior parte do temo na câmera mesmo.


De longe a que mais uso é a 50mm como já comentei, mas depois desses últimos post, preciso acrescentar que a 135L tbm é minha preferida!

Mais um do time!  :D
« Última modificação: 09 de Novembro de 2015, 16:37:57 por Humberto Yoji »


marcelobrunelli

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #82 Online: 09 de Novembro de 2015, 17:33:37
Canon 50mm f1.4
Eu gosto dela mesmo na 7D, o qual muitos não indicam.


Marcelo Kato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Kato
Resposta #83 Online: 10 de Novembro de 2015, 11:16:20
Opa!

Tamron 18-200 - F/3.5-6.3 quebra-galho pau-pra-toda-obra engatada numa Nikon D40X véio de guerra.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #84 Online: 10 de Novembro de 2015, 11:34:07
A minha é, definitivamente, a EF 85mm f/1.8 USM.

Acho que aqui falo tanto da lente (que é espetacular pelo que custa) quanto da distância focal (que mesmo tendo 50mm e 70-200 a disposição, parece que sempre quero os 85mm!).

Gosto do ângulo, da possibilidade de desfoque lindo em retratos em maiores aberturas, da nitidez surpreendente em aberturas intermediárias, da compressão de planos e resolução em landscapes, de tudo o que está relacionado a imagem que ela proporciona. No uso dela, o AF é rápido e silencioso, o corpo parece bem construído (embora não seja uma L), e aquele vidrão do elemento frontal é bonito de ver! hehe Acho que o único defeito mais chatinho é a forte e recorrente aparição de aberrações cromáticas em contra-luz e situações de alto contraste, mas nada que não se resolva com a ativação do perfil da lente no Lightroom...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #85 Online: 10 de Novembro de 2015, 11:43:11
A minha é, definitivamente, a EF 85mm f/1.8 USM.

...Acho que o único defeito mais chatinho é a forte e recorrente aparição de aberrações cromáticas em contra-luz e situações de alto contraste...

Notei muito isso nela, não gostava e no Lr não corrigia como queria!  :( Foi um dos maiores motivos por ter vendido ela!
Mas, em relação a custo x benefício, com certeza é uma das melhores da Canon!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #86 Online: 10 de Novembro de 2015, 11:50:43
Notei muito isso nela, não gostava e no Lr não corrigia como queria!  :( Foi um dos maiores motivos por ter vendido ela!
Mas, em relação a custo x benefício, com certeza é uma das melhores da Canon!

Aqui corrige instantaneamente. Só clico na caixinha lá da correção no perfil da lente e "puf", bordinhas verdes pro limbo!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #87 Online: 10 de Novembro de 2015, 12:03:57
Aqui corrige instantaneamente. Só clico na caixinha lá da correção no perfil da lente e "puf", bordinhas verdes pro limbo!

2x. Aqui tb
Canon


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #88 Online: 10 de Novembro de 2015, 12:11:28
Se o LR estiver desatualizado o perfil da lente pode não estar otimizado com as mais recentes correções, ou até nem estar lá... Com a insistência da Adobe na migração de todos para o Creative Cloud, atualizar LR stand-alone está cada vez mais chato, pois eles "enfurnam" os updates vários níveis "abaixo" justamente para vc jogar a toalha e fazer o upgrade não do software em si, mas migrar para a versão CC. Com o dólar pulando, nada pior do que anuidade em moeda estrangeira...  ;)


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #89 Online: 10 de Novembro de 2015, 13:11:03
Se o LR estiver desatualizado o perfil da lente pode não estar otimizado com as mais recentes correções, ou até nem estar lá... Com a insistência da Adobe na migração de todos para o Creative Cloud, atualizar LR stand-alone está cada vez mais chato, pois eles "enfurnam" os updates vários níveis "abaixo" justamente para vc jogar a toalha e fazer o upgrade não do software em si, mas migrar para a versão CC. Com o dólar pulando, nada pior do que anuidade em moeda estrangeira...  ;)

Acho que era isso efilho... versão do Lr mesmo... pelo que os demais falam! Mas agora não tenho mais para testar... 
Apesar do CA, é uma lente bem bacana!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1