Bom Dia
Conforme prometido, aqui vão algumas informações da experiência que tive com a Zenit 122.
Primeiramente é uma câmera robusta, de fácil focagem e bastante confiável. As fotos sempre tiveram a qualidade que eu esperava de uma SLR.
Houveram alguns problemas de funcionamento, nada que desabonasse o equipamento e que menciono a seguir:
1) Com o passar do tempo o fotômetro deixou de funcionar. Na época levei a uma oficina e o técnico disse que o problema acontecia devido a "ressecamento do isolamen to dos fios que permitia uma fuga de corrente". Não sei se é exatamente nestes os termos, mas básicamente havia problemas que começaram com funcionamento intermitente do fotômetro e culminaram com a parada total do mesmo.
Se bem me lembro o fotômetro indicava através de luz verde ou vermelha a exposição.
Lembro também que algumas vezes as fotos ficavam ligeiramente subexpostas, então logo passei a usar um pouco mais de exposição ( até 1 ponto , mas não lembro se era possível meio ponto ). A eventual "diferença", entre o informado pelo fotômetro e o que eu usava, caso não fosse o correto, era corrigido pelo laboratório da revelação. Em resumo, o erro de um ponto para mais era melhor do que um ponto para menos.
2) A minha apresentou , em algumas ocasiões, exposição parcial do quadro. Isto era causado por um travamento das cortinas do obturador, que as vezes começavam a apresentar ferrugem. Então as vezes uma das cortinas corria e a outra parava na metade.
Neste caso a solução foi bem caseira. Eu usei cotonetes para tirar a ferrugem fina e outro cotonete , muito levemente embebido em óleo de máquina de costura, permitia manter o mecanismo OK. O óleo era removido com outro cotonete seco de modo que restava apenas um leve brilho na parte metálica das cortinas.
Isto eu fiz pela parte de dentro , levantando o espelho e pela tampa traseira , nos dois lados do mecanismo. Mas tem que tomar cuidado para não encostar o óleo nas laterais ou espelho porque aí é chato de limpar.
Mas isto pode ter sido apenas na minha. Aconselho a antes de botar o filme, abrir a tampa de trás e fazer vários disparos com velocidades diferentes e e aberturas diferentes, olhando contra a claridade para ver se a lente, cortinas e velocidade estão ok.
Use também a regulagem B ou T e veja se funcionam corretamente.
3) Fungos nas lentes, se em pequena quantidade ou pouco visíveis não interferirão na qualidade da imagem. No entanto tendem a aumentar com o passar do tempo, se a câmera ficar em lugar escuro e úmido por muito tempo. Se gostar do equipamento, mande limpar. Se for no primeiro ou no último elemento, pode até limpar em casa. Mas tem que ter habilidade para não danificar. Na dúvida, melhor não fazer. Eu fazia isto porque moro em cidade pequena e ficava muito difícil encontrar as oficinas.
4) Se você não teve experiência com câmeras de filme, talvez seja interessante saber que há um trecho do filme usado para prender no carretel. Com habilidade, se você prender bem no inicio deste trecho e avançando apenas uma ou duas vezes a alavanca do filme para ficar firme, pode conseguir 15 fotos no filme de 12; 27 no filme de 24 e 39 no filme de 36. Eu fiz isto sempre.
5) No meu tempo, haviam as seguintes marcas de filmes: Kônica, Fuji, Kodak e Agfa/Orwo. Nesta ordem de qualidade.
6) Quando o fotômetro estragou eu passei a usar a tabela de exposição que vinha na caixinha do filme. Para ISO 100 ou 125: Velocidade 1/125 - F16 para praia ou neve; F11 para lugares ensolarados; F8 para sol " Fraco " ( sombras pouco visíveis no chão ) ; F5.6 para nublado claro ( cena bem luminosa mas olhando para o chão não se via sombras ); F4 para nublado ou lugares na sombra , por exemplo, no lado externo de um ginásio, com o sol no lado oposto e F2.8 para fotos dentro do mato, entardecer e amanhecer ( já sem a presença do sol "visível ".
Para outros ISOs fazer a compensação necessária .
Obviamente pode usar qualquer combinação alternativa de abertura /velocidade , mantendo a relação acima. Em algumas situações haverá necessidade de a velocidade e abertura cooperarem no mesmo sentido, mas são situações menos frequentes.
7) Fotos em dias nublados ou na sombra mais intensa, tendem a ficar menos saturadas. Nas digitais é possível corrigir mas no filme não espere muita coisa. Prefira a melhor iluminação se quiser boas cores.
8) O recurso B/T permite excelentes fotografias noturnas, registrando riscos no céu correspondentes as estrelas. Eu fazia filmes de até 1 a 2 horas de exposição em áreas rurais e em noites de lua nova e céu limpo. Também permite vários truques como foto de fantasma, uma pessoa olhando para ela mesma com roupa e posição diferente. Uma pessoa carregando outra ou ela mesma na mão etc. Haviam várias possibilidades e o limite é a criatividade.
Acho que por enquanto é isto.
Boa sorte com o equipamento e depois nos informe o que achou.
Abç
PMVG